Rods escreveu:Bom dia Pessoal.
Vou comentar cada resposta:
Adriano Cruz: Legal que você também é adepto do GM 5w30 Dexos1 API-SN. Apenas para enriquecer mais os nossos conhecimentos, li sobre este óleo que ele possui Molibdenio na sua formulação, que tem um alto ponto de fusão (não se modifica em altas temperaturas), aumenta a resistência de alguns metais (no caso do motor, o aço), imagine como se estivessemos criando uma película protetora nos metais sujeitos a desgaste. O Molibdenio também é capaz de eliminar o resíduo de enxofre, gerado na combustão da gasolina, é resistente à corrosão (protege os metais na utilização de Alcool) e por fim é um excelente lubrificante, mesmo em altas temperaturas.
FBorges: Vi a matéria, interessantíssima, valeu!
RapJuliano: Mecânicos como você estão em extinção, continue assim amigo.
Lugier: Sobre marcas, o ideal é sempre usar as mais conhecidas mesmo: Havoline, Mobil, Ipiranga, Lubrax, etc. Porém, entendo que as AcDelco e GM trabalham exatamente dentro das especificações para os motores Chevrolet, uma vez que cada fabricante tem peculiaridades específicas nos seus projetos (temperatura ideal de trabalho de cada motor, matéria-prima dos componentes, pontos de combustão, etc). Sobre o Selenia, é o óleo recomendado para os automóveis da Fiat, ou seja, como eu falei anteriormente, atende as especificações dos projetos dos motores Fiat. Uma coisa que sei que é típico em motores Fiat é trabalhar em altíssimas temperaturas, provavelmente em temperaturas diferentes dos motores GM. Outra coisa que observei na sua opção do óleo Selenia, é que você está usando especificação API-SL, sendo que já temos um sistema de aditivação mais eficiente e avançado em +2 níveis, que o API-SN. É importante você se atentar também ao período de troca em função da utilização do veículo, o manual só recomenda a troca a cada 10.000 KM para carros que são usados somente para viagens, ou seja, se você pega muito trânsito, ou anda constantemente em trajetos curtos, a recomendação é a cada 5.000 KM, lembrando que o manual pede para trocar os filtros de Combustível e Óleo alternadamente, porém, penso que se você trocar junto com o óleo, você estará poupando seu motor de resíduos prejudiciais e aumentando mais a vida útil dele, e isso por um investimento pequeno, R$ 50 em média. Sobre escurecer o óleo, isso é típico do combustível gasolina, que possui muitas moléculas de carbono na sua formulação, e muitas delas não são queimadas totalmente na combustão e estes resíduos escurecem o óleo, pois propositalmente este tem a função de reter estes resíduos para proteger o motor. Por último, também estava preocupado em colocar o 5w30 no meu motor, considerando que está com quase 87.000 KM, e este óleo é mais fino, mas fiz a troca e ficou excelente e concluí que aumentar a viscosidade não vai proteger mais o motor, o que protege o seu motor é a qualidade do lubrificante e seus aditivos, além de que o óleo mais fino faz o seu motor trabalhar mais livre (gera mais potência) e com menos atrito (economiza combustível, pois o sistema tem que fazer menos força, já que não encontra resistência para movimentar o sistema). A especificação 5w40 é para regiões que tenha a temperatura média ambiente (externa) até 50º C, portanto, a não ser que você esteja no Piauí, Tocantins ou regiões MUITO quentes, o 5w30 é o recomendado para o seu carro (este suporta temperaturas ambientes (externa) até 40º C).
Abraço à todos!
Caraca mano!
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Temos outro Ricardo Crispim entre nós!
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