O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

235 mensagens
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 04 Jun 2014, 11:26

Rods escreveu:Bom dia Pessoal.

Vou comentar cada resposta:

Adriano Cruz: Legal que você também é adepto do GM 5w30 Dexos1 API-SN. Apenas para enriquecer mais os nossos conhecimentos, li sobre este óleo que ele possui Molibdenio na sua formulação, que tem um alto ponto de fusão (não se modifica em altas temperaturas), aumenta a resistência de alguns metais (no caso do motor, o aço), imagine como se estivessemos criando uma película protetora nos metais sujeitos a desgaste. O Molibdenio também é capaz de eliminar o resíduo de enxofre, gerado na combustão da gasolina, é resistente à corrosão (protege os metais na utilização de Alcool) e por fim é um excelente lubrificante, mesmo em altas temperaturas.

FBorges: Vi a matéria, interessantíssima, valeu!

RapJuliano: Mecânicos como você estão em extinção, continue assim amigo.

Lugier: Sobre marcas, o ideal é sempre usar as mais conhecidas mesmo: Havoline, Mobil, Ipiranga, Lubrax, etc. Porém, entendo que as AcDelco e GM trabalham exatamente dentro das especificações para os motores Chevrolet, uma vez que cada fabricante tem peculiaridades específicas nos seus projetos (temperatura ideal de trabalho de cada motor, matéria-prima dos componentes, pontos de combustão, etc). Sobre o Selenia, é o óleo recomendado para os automóveis da Fiat, ou seja, como eu falei anteriormente, atende as especificações dos projetos dos motores Fiat. Uma coisa que sei que é típico em motores Fiat é trabalhar em altíssimas temperaturas, provavelmente em temperaturas diferentes dos motores GM. Outra coisa que observei na sua opção do óleo Selenia, é que você está usando especificação API-SL, sendo que já temos um sistema de aditivação mais eficiente e avançado em +2 níveis, que o API-SN. É importante você se atentar também ao período de troca em função da utilização do veículo, o manual só recomenda a troca a cada 10.000 KM para carros que são usados somente para viagens, ou seja, se você pega muito trânsito, ou anda constantemente em trajetos curtos, a recomendação é a cada 5.000 KM, lembrando que o manual pede para trocar os filtros de Combustível e Óleo alternadamente, porém, penso que se você trocar junto com o óleo, você estará poupando seu motor de resíduos prejudiciais e aumentando mais a vida útil dele, e isso por um investimento pequeno, R$ 50 em média. Sobre escurecer o óleo, isso é típico do combustível gasolina, que possui muitas moléculas de carbono na sua formulação, e muitas delas não são queimadas totalmente na combustão e estes resíduos escurecem o óleo, pois propositalmente este tem a função de reter estes resíduos para proteger o motor. Por último, também estava preocupado em colocar o 5w30 no meu motor, considerando que está com quase 87.000 KM, e este óleo é mais fino, mas fiz a troca e ficou excelente e concluí que aumentar a viscosidade não vai proteger mais o motor, o que protege o seu motor é a qualidade do lubrificante e seus aditivos, além de que o óleo mais fino faz o seu motor trabalhar mais livre (gera mais potência) e com menos atrito (economiza combustível, pois o sistema tem que fazer menos força, já que não encontra resistência para movimentar o sistema). A especificação 5w40 é para regiões que tenha a temperatura média ambiente (externa) até 50º C, portanto, a não ser que você esteja no Piauí, Tocantins ou regiões MUITO quentes, o 5w30 é o recomendado para o seu carro (este suporta temperaturas ambientes (externa) até 40º C).

Abraço à todos!

Caraca mano! :38:

Temos outro Ricardo Crispim entre nós! :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Rods » 04 Jun 2014, 11:33

KKKKK... Alcirzão, o importante é deixarmos nossas máquinas sempre zeradas!

Abraço!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 04 Jun 2014, 11:35

Rods escreveu:KKKKK... Alcirzão, o importante é deixarmos nossas máquinas sempre zeradas!

Abraço!

Mencionei o Crispim, pois ele é nosso expert em lubrificantes... :88:
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 04 Jun 2014, 11:36

Opa, show... vamos nos dar bem...kkk

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 04 Jun 2014, 11:37

Rods escreveu:Opa, show... vamos nos dar bem...kkk

Com certeza! :88:
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por lugier » 05 Jun 2014, 23:45

Adriano Cruz: Legal que você também é adepto do GM 5w30 Dexos1 API-SN. Apenas para enriquecer mais os nossos conhecimentos, li sobre este óleo que ele possui Molibdenio na sua formulação, que tem um alto ponto de fusão (não se modifica em altas temperaturas), aumenta a resistência de alguns metais (no caso do motor, o aço), imagine como se estivessemos criando uma película protetora nos metais sujeitos a desgaste. O Molibdenio também é capaz de eliminar o resíduo de enxofre, gerado na combustão da gasolina, é resistente à corrosão (protege os metais na utilização de Alcool) e por fim é um excelente lubrificante, mesmo em altas temperaturas.

Lugier: Sobre marcas, o ideal é sempre usar as mais conhecidas mesmo: Havoline, Mobil, Ipiranga, Lubrax, etc. Porém, entendo que as AcDelco e GM trabalham exatamente dentro das especificações para os motores Chevrolet, uma vez que cada fabricante tem peculiaridades específicas nos seus projetos (temperatura ideal de trabalho de cada motor, matéria-prima dos componentes, pontos de combustão, etc). Sobre o Selenia, é o óleo recomendado para os automóveis da Fiat, ou seja, como eu falei anteriormente, atende as especificações dos projetos dos motores Fiat. Uma coisa que sei que é típico em motores Fiat é trabalhar em altíssimas temperaturas, provavelmente em temperaturas diferentes dos motores GM. Outra coisa que observei na sua opção do óleo Selenia, é que você está usando especificação API-SL, sendo que já temos um sistema de aditivação mais eficiente e avançado em +2 níveis, que o API-SN. É importante você se atentar também ao período de troca em função da utilização do veículo, o manual só recomenda a troca a cada 10.000 KM para carros que são usados somente para viagens, ou seja, se você pega muito trânsito, ou anda constantemente em trajetos curtos, a recomendação é a cada 5.000 KM, lembrando que o manual pede para trocar os filtros de Combustível e Óleo alternadamente, porém, penso que se você trocar junto com o óleo, você estará poupando seu motor de resíduos prejudiciais e aumentando mais a vida útil dele, e isso por um investimento pequeno, R$ 50 em média. Sobre escurecer o óleo, isso é típico do combustível gasolina, que possui muitas moléculas de carbono na sua formulação, e muitas delas não são queimadas totalmente na combustão e estes resíduos escurecem o óleo, pois propositalmente este tem a função de reter estes resíduos para proteger o motor. Por último, também estava preocupado em colocar o 5w30 no meu motor, considerando que está com quase 87.000 KM, e este óleo é mais fino, mas fiz a troca e ficou excelente e concluí que aumentar a viscosidade não vai proteger mais o motor, o que protege o seu motor é a qualidade do lubrificante e seus aditivos, além de que o óleo mais fino faz o seu motor trabalhar mais livre (gera mais potência) e com menos atrito (economiza combustível, pois o sistema tem que fazer menos força, já que não encontra resistência para movimentar o sistema). A especificação 5w40 é para regiões que tenha a temperatura média ambiente (externa) até 50º C, portanto, a não ser que você esteja no Piauí, Tocantins ou regiões MUITO quentes, o 5w30 é o recomendado para o seu carro (este suporta temperaturas ambientes (externa) até 40º C).

Abraço à todos!

Obrigado pelas dicas, usando severamente ou não, troco a cada 5mil KM o óleo junto com o filtro.

Sobre a especificação API, este era um dos motivos que eu queria migrar de óleo, SL já está antigo, mas só para ter uma idéia, o manual do nosso vectra pede a partir do SJ, ou seja, já estou usando um óleo superior ao requesitado.
Eu uso selênia pois acompanho muito os vídeos do ADG da hightorque, aonde vejo ele sempre usando esse óleo, e também por ser o mesmo óleo do meu antigo siena 1.0, que nunca baixava o nível.

Eu ahcava que fosse a Texaco que fazia os óleos para a GM ACDELCO, por isso eu estava pensando ir para o Havoline, até na embalagem diz que é aprovado por "Tal norma" GM. Também Estou pensando usar Militec 1 em conjunto com o óleo.

Eu já fiz uma limpeza do cárter e da trompa de sucção, em Janeiro, deve ser por causa da gasolina mesmo, só uso gasolina, mas volta e meia sempre estou comprando aditivos para carbonização, mas será que pelo menos a cada 6 meses seria bom encher com Etanol pra da uma soltada na carbonização?

Sobre a temperatura externa, aqui na minha cidade, Santa Maria, faz muito frio no inverno e muito calor no verão, é uma panela de pressão, rodeada de morros, chega fazer mais de 40 graus no verão, e esse era também mais um dos motivos que eu queria aumentar a viscosidade no verão. Será que pode alternar 5w30 no inverno e 5w40 no verão, pois ando 5mil Km em aproximadamente 6 meses, dando certinho para essa troca.

obrigado,
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 06 Jun 2014, 13:04

Lugier:

Já que você vai trocar de óleo, recomendo você usar o 100% sintético Original GM Dexos1 5W30 API-SN que eu usei (os detalhes da minha pesquisa você pode rever no início deste tópico). Também já falado aqui, mas relembrando para você, este óleo possui Molibdenio na sua formulação, que tem um alto ponto de fusão (não se modifica em altas temperaturas), aumenta a resistência de alguns metais (no caso do motor, o aço), imagine como se estivessemos criando uma película protetora nos metais sujeitos a desgaste. Sobre você usar o 5W40 no Verão, entendo como correto, já que sua região está sujeita a temperaturas mais altas que 40º C nesta época. No 5W30 Original GM, paguei R$ 30.00 cada litro.

Sobre Etanol e Gasolina, vou te dar minha opinião e experiências e você decide o que você acha melhor. No passado todos os carros a Alcool que tive me deram trabalho, já fiquei muito sem bateria e empurrei muito esses "benditos" de manhã, e por essa razão, desde então, optei somente por carros à gasolina e com isso nunca mais tive problemas. Mas agora com a geração Flex, tive que novamente rever os meus conceitos. Minhas pesquisas e estudos, me mostraram que o Etanol é muito melhor para o motor do que a Gasolina, e explico: sou assinante da Quatro Rodas, e vários carros do Longa Duração (teste de desmontagem total do carro após 60.000 KM) mostram que os componentes dos carros que rodaram a maior parte do tempo com Alcool se mostraram íntegros e limpos, e explico isso também: O Etanol ele tem naturalmente ação detergente e é um combustível "limpo" que quase não deixa resíduos na queima, totalmente diferente da gasolina, que carboniza o motor e gera a famosa borra preta (como se fosse uma graxa). Considerando que agora temos o advento da injeção eletrônica que não afoga o motor por excesso de combustível tão facilmente e injeção auxiliar de gasolina automática controlada eletrônicamente, me rendi ao Etanol. E as minhas pesquisas foram mais além, pois os pontos negativos do Etanol são: ação nativa corrosiva e água na composição que oxida as peças, além de não ter ação lubrificante natural, e por isso os carros a Alcool sofrem da "Borra Branca". Mas criei uma formuleta que entendo que vai manter meu motor o mais saudável possível:

Como não sou o único dono do meu Vectra, comprei 2 frascos do Aditivo FlexPower e estou usando o primeiro agora para tirar resíduos da gasolina que o antigo dono possa ter gerado (Crostas de Carbonização e Borra Preta), isso no tanque somente com Etanol. Na próxima vez que encher o tanque, vou colocar Gasolina Comum, para não misturar aditivos de Gasolina Aditivada com o resto que houver do Aditivo FlexPower no meu tanque. Vou colocar gasolina para lubrificar os componentes que o Alcool resseca, por exemplo: os anéis de vedação. Segundo ainda as minhas pesquisas, os engenheiros automobilisticos recomendam usar também a gasolina a cada 5.000 KM rodando no Alcool para fazer esse lubrificação que falei (dos componentes que ficam expostos pela não lubrificação do Alcool) e também para limpar o tanque e filtro de combustível da borra branca gerada pela corrosão e oxidação dos componentes. No meu caso, após consumir o tanque com gasolina, vou encher novamente de Etanol e colocar o outro aditivo FlexPower para limpar possíveis impurezas que a Gasolina Comum vai deixar e a surpresa: A Shell lançou recentemente o Etanol Aditivado V-Power, que tem justamente a função de lubrificar os componentes que o Etanol Comum não lubrifica, além de conter aditivos de limpeza como a Gasolina Aditivada. Desta forma, não vou mais precisar utilizar o aditivo FlexPower a cada 4 tanques de Alcool como recomenda o manual. Vou apenas a cada 5.000 KM repetir o processo de rodar com 1 tanque de Gasolina Comum para usá-la como solvente de possíveis resíduos gerados que o Alcool Aditivado pode não remover e novamente colocar Etanol Comum com Aditivo FlexPower.

Ufa. Espero auxiliar você na suas dúvidas sobre Etanol e Gasolina. Tire suas conclusões meu amigo e veja o melhor para o seu Vectrão.

Um abraço!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 13:28

Resumindo tudo o que você escreveu:

Eu uso o Etanol V-Power misturado na gasolina V-Power e não ponho mais aditivo Flex a cada quatro tanques.

Isso já foi amplamente discutido aqui.. :88:

viewtopic.php?f=9&t=2797&p=40569&hilit=etanol+Vpower#p40569
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 13:35

lugier escreveu:... Também Estou pensando usar Militec 1 em conjunto com o óleo.

Nos motores "novos" da GM não é necessário aditivar o lubrificante, mas se mesmo assim você quer, por que não põe o Molikote A2, que é mais barato que o Militec?

Veja o que o RODS escreveu sobre o óleo possuir molibdênio e o A2 são microesferas de bisulfeto de Molibdênio.

Ele não é aditivo de óleo, mas um condicionador de metais.
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 06 Jun 2014, 16:16

Alcirzão:

Li o tópico, mas no final a discussão girou mais sobre consumo e desempenho do que aditivação e limpeza.

Vamos as minhas observações:

Sabemos que combustível aditivado tem a função de manter o motor com o mínimo possível de resíduos, não há promessa de desempenho ou economia.

A questão que quero apontar é: Etanol é um combustível "limpo" por natureza, ou seja, gera o mínimo de resíduos, bem diferente da gasolina que gera borra e carbonização do motor, e quando falamos deste ponto, estamos sim falando sobre aumento de consumo, baixa de desempenho e redução da vida útil do motor, pois devemos considerar que um motor sujo, trabalha com muito mais dificuldade e condições para desempenhar sua função, e foi por esses motivos que detalhei acima, entendi o quão melhor é utilizar Etanol ao invés de Gasolina. Porém, restava um ponto negativo para o Etanol que era o fator lubricidade, e com a nova solução do Etanol V-Power, isso foi resolvido... e MAIS: agora aditivaram o Etanol... ou seja, não preciso mais me utilizar de aditivos a parte, pois o Etanol agora ja está aditivado e meus componentes expostos a resíduos permanecerão limpos, incluindo os bicos injetores e câmara de combustão. Resta porém, observarmos que o Etanol Aditivado não deixou suas características e propriedades típicas, ou seja, é um combustível corrossivo e oxidante por conter água, e por isso salientei a recomendação de engenheiros automobilísticos de se utilizar 1 tanque de gasolina a cada 5.000 KM para limpar a "borra branca" do tanque de combustível e do filtro de combustível (técnicamente isso se chama ciclagem).

Sobre misturar Alcool com Gasolina, apesar de ser uma prática antiga e difundida por muitos, engenheiros da Magneti Marelli e Bosch desaconselham tal ação, pois levam a um desgaste prematuro dos bicos injetores.

Sendo assim, chegamos a minha conclusão com alguns pontos já difundidos anteriormente:

1. Esqueça consumo, isso deve ser considerado no ato da compra do carro, Vectra 2.0 gasta muito, é fato, mas eu adoro meu Vectra luxuoso e potente, eu já sabia disso quando comprei. Se ainda assim, quer fazer conta, faça aquela conta do Alcool x Gasolina mediante o seu preço na bomba do posto de gasolina.

2. Estou limpando qualquer tipo de resíduos do meu motor com Aditivo FlexPower, Óleo Novo e todos os Filtros novos. Depois disso vou colocar gasolina comum para não criar incompatibilidade de aditivos e com isso limpar o meu tanque de combustível e qualquer resíduo não limpo pelo Alcool e Aditivo FlexPower, pois não podemos esquecer que a gasolina também é naturalmente um solvente (em oficina mecânica as peças são limpas com gasolina!). Porém, a queima desse 1 tanque de gasolina vai deixar resíduos novamente (borra e carbonização), mesmo que em quantidade mínima, pois trata-se de 1 tanque de 58 litros. Para deixar meu motor tinindo, vou colocar mais 1 frasco de Aditivo FlexPower com Alcool. Por fim, vou começar a usar o Etanol Aditivado V-Power para MANTER meu motor limpo, e com isso preservar a potência e torque, e aí sim, economia de combustível... pois todos os componentes não terão nenhum impedimento ou dificultador para trabalhar, e com ele sempre limpo, não preciso mais do aditivo FlexPower a cada 4 tanques, apenas da gasolina a cada 5.000 KM como solvente para residúos desse novo combustível, SE HOUVER.

Abraços!

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 06 Jun 2014, 16:30

Mais um post para você que gosta do assunto.

viewtopic.php?f=9&t=4537&hilit=goma&start=75

:88:
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por Adriano cruz » 07 Jun 2014, 17:53

lugier escreveu:

Abraço à todos!

Obrigado pelas dicas, usando severamente ou não, troco a cada 5mil KM o óleo junto com o filtro.

Sobre a especificação API, este era um dos motivos que eu queria migrar de óleo, SL já está antigo, mas só para ter uma idéia, o manual do nosso vectra pede a partir do SJ, ou seja, já estou usando um óleo superior ao requesitado.
Eu uso selênia pois acompanho muito os vídeos do ADG da hightorque, aonde vejo ele sempre usando esse óleo, e também por ser o mesmo óleo do meu antigo siena 1.0, que nunca baixava o nível.

Eu ahcava que fosse a Texaco que fazia os óleos para a GM ACDELCO, por isso eu estava pensando ir para o Havoline, até na embalagem diz que é aprovado por "Tal norma" GM. Também Estou pensando usar Militec 1 em conjunto com o óleo.

Sobre aditivação de óleo coloca logo um SN, e sobre o fornecedor ACDELCO é a TEXACO mesmo quem fabrica. Até a embalagem é do mesmo formato do HAVOLINE. :88:

Renato Costa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Renato domingos da costa
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Renato Costa » 07 Jun 2014, 20:21

Deixe eu aproveitar este post super expert nivel hard... Para tirar uma duvida que estou faz um tempo já, a um tempo atrás troquei o óleo do meu vectra, como acabara de compralo olhei no manual para saber as especificações... O motor dele é um 2.2 8 v 123cv...
Depois de ver vários tipos de óleos diferentes no manual especificados por tipo de rodagem... O correto pra mim pelo manual foi o, AC Delco 20 w50, ai perguntei no face do clube e muita gente disse que era muito grosso porem no 8 válvulas ficava bom, depois disso fiquei com muitas duvidas em relação a lubrificantes... Dai surge a pergunta, para o meu tipo de motor este seria o melhor ? No site da AC Delco li que pode se usar um óleo melhor do que o especificado no manual... Más qual seria este melhor ? E se estiver neste meio tempo diminuindo a vida do meu motor por um lubrificante errado ?

:61:
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por serginho_vectra A » 07 Jun 2014, 20:48

dahora, muito esclarecedor, vou ter q fazer esse trampo mes que vem quando completa o tempo de troca, e trocar a junta da tampa, a minha ainda é original só deu defeito agora, depois de 20 anos, fica meio suja de óleo as vezes...
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 08 Jun 2014, 02:08

Renato:

Antes de te passar alguma recomendação, me diga:

1. Quanto tempo está com seu Vectrão?

2. Quantas vezes trocou o óleo dele e quais os óleos que utilizou?

3. Qual a kilometragem atual do seu motor?

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 08 Jun 2014, 06:46

Renato Costa escreveu:Deixe eu aproveitar este post super expert nivel hard... Para tirar uma duvida que estou faz um tempo já, a um tempo atrás troquei o óleo do meu vectra, como acabara de compralo olhei no manual para saber as especificações... O motor dele é um 2.2 8 v 123cv...
Depois de ver vários tipos de óleos diferentes no manual especificados por tipo de rodagem... O correto pra mim pelo manual foi o, AC Delco 20 w50, ai perguntei no face do clube e muita gente disse que era muito grosso porem no 8 válvulas ficava bom, depois disso fiquei com muitas duvidas em relação a lubrificantes... Dai surge a pergunta, para o meu tipo de motor este seria o melhor ? No site da AC Delco li que pode se usar um óleo melhor do que o especificado no manual... Más qual seria este melhor ? E se estiver neste meio tempo diminuindo a vida do meu motor por um lubrificante errado ?

:61:

O ACDELCO(HAVOLINE) 20w50 já é um óleo bom para o seu motor mas ele é API SJ. Você pode melhorar a aditivação colocando um API SL ou SM ou melhorar a viscosidade na partida a frio colocando um 15W50 e dependendo do estado do seu motor talvez dê pra colocar um 5w40 100% sintético que vai deixa o funcionamento mais macio principalmente quando frio. :88:

Renato Costa
GL Member
GL Member
Nome Completo: Renato domingos da costa
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Renato Costa » 08 Jun 2014, 21:13

Rods escreveu:Renato:

Antes de te passar alguma recomendação, me diga:

1. Quanto tempo está com seu Vectrão?

2. Quantas vezes trocou o óleo dele e quais os óleos que utilizou?

3. Qual a kilometragem atual do seu motor?

Valeu por me ajudar Rods..

Estou com o carro a uns 10 meses, fiz duas trocas de óleo ambas pelo que citei, ac delco 20w50 e ambas trocando o filtro, o motor esta com 120 mil, o dono anterior me informou que realizou manutenção aos 75 mil, disse que fez o motor completo e gastou por volta de 3 mil, assim disse ele né.... Más o motor esta redondinho, só reparo que as vezes ao ligalo pela manha ele da umas batidinhas anormal nos tuchos hidráulicos, quase imperceptível, más acho que outro tipo de óleo mais fino e 100% sintético cairia melhor né? Ou não ? Tenho algumas duvidas, alias obrigado ao Adriano tbm que me deu umas dicas sobre o sintético...
Vectra 1999 2.2 8V zerado.... Gl que já virou GLS, a caminho de virar CD
Anterior: Corsa wind
Anterior: Gol GL 1.8
:)

Adriano cruz
GLS member
GLS member

por Adriano cruz » 08 Jun 2014, 22:20

Beleza, qualquer dúvida é só perguntar.

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Alcir Andreoni » 09 Jun 2014, 14:24

Adriano cruz escreveu:[
O ACDELCO(HAVOLINE) 20w50 já é um óleo bom para o seu motor mas ele é API SJ. Você pode melhorar a aditivação colocando um API SL ou SM ou melhorar a viscosidade na partida a frio colocando um 15W50 e dependendo do estado do seu motor talvez dê pra colocar um 5w40 100% sintético que vai deixa o funcionamento mais macio principalmente quando frio. :88:

Tem 20w50 SL mineral e o Mobil 20w50 SM também mineral...
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 09 Jun 2014, 15:16

Renatão:

Então... 120.000 Km para um motor 2.0 não é muito, este motores rodam bastante. Claro que não tem como ele bater todo justinho, pois há componentes que sofrem um desgate natural de uso, e isso cria inevitavelmente algumas folgas. No passado sempre escutei que deveríamos usar um óleo mais grosso para compensar as folgas das peças, mas hoje entendo que o importante é um óleo de qualidade e com aditivos próprios para os nossos motores GM. Por isso optei pelo 5w30 API-SN. Estou com o meu Vectrão a 8 meses aproximadamente e esta foi a primeira troca de óleo que fiz nele, pois quando peguei ele já tinha vindo com o óleo novo, porém, não havia a especificação de qual óleo foi utilizado. O que posso te dizer é que antes desta troca, eu ouvia umas batidinhas também, como se houvesse folga na parte de baixo do motor, mas era assim: quando eu ligava não fazia, quando começava a aquecer fazia, depois que esquentava parava. Com o novo óleo de última geração, não há mais este barulho. Minha conclusão é de que o importante é o óleo ser de excelente desempenho, pois não temos como evitar o desgaste natural do motor pelo uso, isso é um processo natural e ruídos ou batidas oriundas deste ciclo acontecerão mesmo. O importante é observarmos o comportamento do motor (força, potência e consumo) e saber quando de fato ele está chegando no seu limite de utilização (desgaste excessivo dos anéis por exemplo, onde começa a queimar óleo na câmara de combustão e soltar fumaça branca pelo escapamento), pois aí então será necessário mandá-lo para um retífica. Coloquei o 5w30 no meu motor com 87.000 KM e ficou redondinho, mas lembre-se usei o ORIGINAL GM DEXOS1 5W30 API-SN 100% SINTÉTICO, são 4,5 litros considerando o filtro (4,25 + 0,25). No seu lugar eu faria o teste, até para verificar como o seu motor se comporta, pois uma coisa é certa, este óleo tem tudo o que é necessário para lubrificar e proteger o seu motor, se houver algum ruído, é sinal de que algum componente está passando pelo desgaste de sua vida útil, mas mesmo assim, é melhor que você consiga identificar onde está para saber quando deverá começar a se preocupar, se é que vai gerar algum ruído, espero que não!

Só uma coisa não entendi, seu motor foi feito depois de 75.000 KM? Por quê.

Abraço!

235 mensagens