O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CExiste tampa para a correia do alternador no Vectra 2.4 16v?

24 mensagens
  • 1
  • 2
guilhermoadib
Member
Member
Nome Completo: Guilhermo Adib
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Existe tampa para a correia do alternador no Vectra 2.4 16v?

por guilhermoadib » 31 Jul 2015, 22:24

Pessoal, boa noite!
Registro novo por aqui, apesar de eu já frequentar o site a algum tempo.

Sou um feliz proprietário de um Vectra Elite 2.2 16v 2005. Além disso, o meu coroa tem um Vectra Elite 2.4 16v 2006.

Na realidade, esses são os dois últimos de um total de 5 Vectras na família. Meu coroa teve dois Vectras GLS 97 (praticamente idênticos), depois teve um Vectra CD 2001 com absolutamente todos os opcionais (o meu eterno favorito).

Mas o que motiva esse post é um detalhe sobre o Vectra do meu coroa, o Elite 2006.

Tivemos alguns problemas com ruídos e desgaste da polia da correia do alternador do carro, que sempre que toma água, faz barulho. O carro é dos primeiros (fabricação 2005). Dois mecânicos me disseram que falta uma proteção nessa correia, que em alguma manutenção (ou troca do filtro do óleo), devem ter tirado. Segue a foto do detalhe de onde ficaria essa proteção, na caixa de roda do lado direito:

Imagem

Já procurei por tudo alguma informação sobre essa "capa", mas não achei. Na autorizada, naquele programa deles, não tem qualquer registro..

Enfim, algum outro proprietário (ou alguém que conheça o assunto) pode me informar com certeza sobre isso? Se possível, alguém que verifique no próprio carro se essa capa está lá, ou se é assim, exposto, como no meu carro.

Abraços e muito obrigado!

ps: assim que possível, posto fotos dos carros.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Existe tampa para a correia do alternador no Vectra 2.4

por Almeidão » 03 Ago 2015, 10:19

Amigo, eu fiz uma para mim porque não achei e é super fácil fazer isto, talvez difícil seria achar o material plástico em lamina com nome de polipropileno, aqui na minha cidade tem um local que vendia este produto de 1, 2 e 3 mm e eu fio o meu. Tenho fotos, mas aqui onde estou só daria para enviar por e.mail.

Uma pergunta, no seu filtro de óleo tem a entrada e saida para o radiador. Ele é original do carro ou voce colocou radiador de óleo?
Imagem

guilhermoadib
Member
Member

por guilhermoadib » 03 Ago 2015, 10:29

Opa, então não existe mesmo essa tampa no carro..
Bom, vou seguir a tua dica e fazer uma também. Obrigado!
Quanto a entrada e a saída do filtro do óleo, posso te garantir que é original e nunca foi mexida. Inclusive, é bem complicado trocar o filtro do óleo desse carro sem levantar a roda.
Abraços!

WACD97
GL Member
GL Member
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

por WACD97 » 03 Ago 2015, 17:55

guilhermoadib escreveu:Pessoal, boa noite!

Sou um feliz proprietário de um Vectra Elite 2.2 16v 2005. Além disso, o meu coroa tem um Vectra Elite 2.4 16v 2006.

Na realidade, esses são os dois últimos de um total de 5 Vectras na família. Meu coroa teve dois Vectras GLS 97 (praticamente idênticos), depois teve um Vectra CD 2001 com absolutamente todos os opcionais (o meu eterno favorito).

Mas o que motiva esse post é um detalhe sobre o Vectra do meu coroa, o Elite 2006.

Tivemos alguns problemas com ruídos e desgaste da polia da correia do alternador do carro, que sempre que toma água, faz barulho. O carro é dos primeiros (fabricação 2005). Dois mecânicos me disseram que falta uma proteção nessa correia, que em alguma manutenção (ou troca do filtro do óleo), devem ter tirado. Segue a foto do detalhe de onde ficaria essa proteção, na caixa de roda do lado direito:

Imagem

Já procurei por tudo alguma informação sobre essa "capa", mas não achei. Na autorizada, naquele programa deles, não tem qualquer registro..

Enfim, algum outro proprietário (ou alguém que conheça o assunto) pode me informar com certeza sobre isso? Se possível, alguém que verifique no próprio carro se essa capa está lá, ou se é assim, exposto, como no meu carro.

Guilhermo existe sim essa tampa. No cepchev o PN dela é 90572320 - (Defletor de lama), e tenho uma comigo sem uso. Se te interessar manda MP.

guilhermoadib
Member
Member

por guilhermoadib » 03 Ago 2015, 20:44

WACD97 escreveu:

Imagem

Guilhermo existe sim essa tampa. No cepchev o PN dela é 90572320 - (Defletor de lama), e tenho uma comigo sem uso. Se te interessar manda MP.

Opa, interessante!

Só um detalhe, pelo que pesquisei agora, essa peça é listada como para o Vectra B. Até, olhando o formato dela, é igual à que tem no meu Elite 2005. A pergunta é: essa peça encaixaria no Vectra C? Até, pelo formato, não me parece que daria certo na cavidade que mostrei na foto acima.

Seguem as fotos da PN 90572320 que achei na net:

Imagem
Imagem
Imagem

Já colocou ela em um Vectra C?
abraços!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 04 Ago 2015, 09:11

Não me lembro de ter essa peça no Elite que eu tinha, estranho pois até meu Corsa tem... :47:

Mas tem os locais para prender, seria bom outros membros que tem até o NE se posicionarem...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 04 Ago 2015, 18:34

Meu Collection 2011 também não tem proteção ali.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Ago 2015, 22:01

Ok, sobre o radiador de óleo, eu não sabia que vinha de fábrica neste carro e para quem não sabe estas mangueiras fazem a mudança dando a volta em um radiador que acredito ser por água, ou seja uma sai levando o óleo do Carter a ser refrigerado e entra no outro ponto para ir ao cabeçote.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 05 Ago 2015, 00:08

Me interessei por este sistema do óleo passando pelo filtro .
O óleo passa mesmo por um radiador de óleo? Original de fábrica muito bom , o Amigo tem como postar alguma foto , seria de grande importância.

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 05 Ago 2015, 10:17

Mantenedor escreveu:Me interessei por este sistema do óleo passando pelo filtro .
O óleo passa mesmo por um radiador de óleo? Original de fábrica muito bom , o Amigo tem como postar alguma foto , seria de grande importância.

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.

Eu não tenho fotos, mas parece ser o mesmo sistema do Santana, e estas mangueiras pode circular a agua ao invez do óleo e esta peça já ser o radiador, seria como o link abaixo ou pode ser como o link mais abaixo e ao invez de circular agua, circula o óleo para um radiador frontal. Eu há muito tempo atrás usei um tipo o segundo link em um monza e o radiador que usei foi um radiador de Variante colocado na frente do carro, óbvio por dentro da grade, fica muito bom, aliás tudo que ajuda baixar uns grauzinhos é ótimo.

Sobre o protetor, eu sou meio chato, e não troco o que eu fiz por qualquer um original.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -20-ap-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aveiro-_JM
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 07 Ago 2015, 22:07

Então comentei por que carros customizados tendem a colocar inter cooler e radiador de óleo para justamente baixar a temperatura do lubrificante , no caso de turbo o mesmo óleo do motor é o mesmo que faz a lubrificação da turbina .
Na minha opinião deveria ter seu sistema independente do motor.
Aqui nesta loja onde compro a maioria das peças que preciso , aqui um link de uma das peças que pretendo colocar no urubu.
https://www.spaturbo.com.br/loja//compo ... /vmcchk,1/

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Ago 2015, 22:49

Eu só não concordo com a propaganda. O intercooler é para refrigerar o ar e com isto aumentar o volume dele dentro da camara de explosão, ao aumentar este volume se adquire potencia extra, até ai está perfeito. Só não concordo que ele ira esfriar o motor, isto nunca, tendo uma explosão amplificada a tendencia é esquentar mais.
Com certeza, seu carro terá mais potencia, mas não será mais frio e voce pode incluir o radiador de óleo.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 10 Ago 2015, 09:01

Então Almeidão generalizei , a solução para inclusão do Intercooler é justamente melhorar a qualidade do ar coletado pelo filtro que fica dentro do cofre.
Em períodos frios meu motor rende muito melhor comparando com períodos até um pouco mais quente.
Isto se da por que neste sistema o ar é coletado de dentro do cofre e enviando direto para o motor sem tratamento algum ! Se o motor estiver bem quente vai ser coletado ar quente para dentro da tbi. Isto quando o carro roda em trajetos onde não é possível atingir uma velocidade adequada a ponto do motor receber ar forçado vindo de fora.
Com o intercooler a coisa muda de figura , tenho relatos de amigos aqui em SP. Que possuem carros com sistema iguais .Os resultados de autonomia e desempenho de seus carros são bem diferentes.
Já até pensei seria possível aproveitar parte do ar refrigerado produzido pelo sistema de AC. Para ajudar no resfriamento do ar admitido pelo motor?
Em períodos muito quente e trânsito parado de SP seria uma boa saída para poupar a vida útil do motor não é mesmo !?
Quanto ao óleo o radiador funciona perfeitamente ! E com certeza ajuda muito e faz seu papel muito bem , principalmente quando é colocado em lugar estratégico , lugar este que no VCD não existe , diga se de passagem.

ABS.

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Ago 2015, 14:06

O radiador de óleo que está na foto já é perfeito porque tem a propria agua esfriando ele, no meu monza eu fiz diferente, como eu disse usei um radiador de variant que é ótimo, deve dar uns 15 cm de altura por uns 10 de largura, porem eu coloquei ele no monza na frente do radiador bem no canto, seria ali perto onde fica o filtro do gás do ar no Vectra. Imagina só, trazer duas mangueiras la do filtro de óleo e colocar nele ali, mas com certeza fica bem melhor que o original na agua. Bem, eu não faria isto hoje, ia preferir usar um deste agua que é super fácil de adaptar.
Já o intercooler, lógico que ele aumenta a potencia, mas não esfria o motor não, a turbina ao receber o ar frio vai comprimir que será a mesma quantidade dele quando quente, só que ao esquentar, ele terá uma expansão maior e fará uma explosão maior trambém e com certeza mais quente. Até acredito que andando nas ruas com um RPM onde a turbina não entra, neste caso sim o motor pode ficar mais frio por está sendo aspirado, mas ao injetar ar para comprimir a tendencia é esquentar mais, porem neste caso terás ar frontal sobrando para resfriar o motor kakkakka.

Sem duvida que se eu olhar seu carro no retrovisor, colocarei o braço na porta disfarçadamente demostrando que estou só passeando kakakkakkak.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 11 Ago 2015, 00:56

Sim , concordo com você , meu motor rende e muito na estrada pois ao receber ar frontal e frio a leitura permanece na casa dos 79 x 82' . Fiz um vídeo estes dias utilizando o ac. Ligado o tempo todo no trânsito intenso de SP. E o resultado foi muito bom , a temperatura do motor no relógio do Painel de instrumento cravou na casa dos 80 x 82· , enquanto que a leitura agora no módulo gerenciador do sistema turbo ficou na casa dos 79· . Percebi que até o consumo de combustível melhorou comparando com dias quentes no trânsito com o ac. Desligado.
Infelizmente ainda não tenho dados informativos reais , pois ao meu CB. Não está consertado
Mas eu percebi no bolso no momento de abastecer , eu não tenho hábito de encher o tanque para rodar percursos pequenos , o jeito aguardar mais um pouco para finalizar este teste .

Abraço !

Enviado de meu GT-P5100 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

WACD97
GL Member
GL Member
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

por WACD97 » 11 Ago 2015, 14:04

Olá! Quanto à tampa para a correia do alternador, a que eu mencionei realmente é para o vectra B, no C não é aplicado. Ok?

guilhermoadib
Member
Member

por guilhermoadib » 11 Ago 2015, 19:56

Pessoal, boa noite!

Bom, estou devendo fotos do sistema de refrigeraçao do óleo do motor do vectra 2.4. Vou mandar assim que eu visitar o meu coroa novamente (provavelmente no final de semana).

Quanto a tampa da correia do alternador no Vectra C, pelo jeito ela não existe mesmo.. Bom, o jeito é fazer uma.

Abraços!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Ago 2015, 12:57

Bom, estou devendo fotos do sistema de refrigeraçao do óleo do motor do vectra 2.4. Vou mandar assim que eu visitar o meu coroa novamente (provavelmente no final de semana).

Quanto a tampa da correia do alternador no Vectra C, pelo jeito ela não existe mesmo.. Bom, o jeito é fazer uma.

Abraços!

é Fácil demais fazer isto, ela não precisa ter as curvs que tem uma original, basta seguir o protetor paralamas e achar o local a parafusar, não precisa ter nada embaixo, quem joga agua ali é o pneu e da forma que fiz fica perfeito. Fiz a minha em meia hora
Imagem

Filipe Souza
GL Member
GL Member
Nome Completo: Filipe Souza
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Filipe Souza » 29 Ago 2015, 21:08

Se vem ou não eu não sei, mas o meu Elite 06 não tem ....
Eu pretendo colocar pois rodar na chuva e passar em poça de água joga na correia dos acessórios, ai faz aquela bela cantada irritante.

Tsilva
Member
Member
Nome Completo: Thiago Ferreira
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Tsilva » 11 Dez 2015, 16:19

Filipe Souza escreveu:Se vem ou não eu não sei, mas o meu Elite 06 não tem ....
Eu pretendo colocar pois rodar na chuva e passar em poça de água joga na correia dos acessórios, ai faz aquela bela cantada irritante.

Não só barulho... no meu caso quando passo em poças d'água a água que bate está de alguma forma causando um desconforto digamos assim na direção... a direção endurece, mas só quando está chovendo e passo em alguma poça maior... Alguém já passou por isso?
Imagem

24 mensagens
  • 1
  • 2