O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra GT - Volante treme muito em paralelepípedos ou buraco

21 mensagens
  • 1
  • 2
LeonLima
Member
Member
Nome Completo: Leonardo Lima de Freitas
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Vectra GT - Volante treme muito em paralelepípedos ou buraco

por LeonLima » 23 Set 2015, 14:42

Caros membros,

A pouco mais de 4 meses comprei um setor de direção hidráulica DHB original 0km do Vectra GT 2008, pois havia folga na cremalheira que dava para ser notada ao balançar as rodas. Achei mais barato e seguro do que fazer o tal reparo. A folga ao balançar as rodas não existe mais. Em compensação, estou sentindo uma folga "monstra" no volante. Pedi para o mecânico olhar se era a barra de direção. Ao ver ele disse que a folga era nessa peça da direção abaixo.

Imagem

Estou para desistir do Vectra GT. Já troquei 4 amortecedores, bieletas, batentes, coxins, bucha da barra estabilizadora, caixa de direção hidráulica... e o carro parece que vai se desmontar ao passar em um simples desnível. Alem de balançar(de frouxo), o volante gira fácil ao passar por um simples buraco ou desnível. Nem me atrevo em andar em alta velocidade, pois tenho medo dessa instabilidade.

Alguém tem alguma dica? Isso é normal?

Agradeço desde já.

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Vectra GT - Volante treme muito em paralelepípedos ou bu

por Edcezar » 23 Set 2015, 14:59

Bom, realmente andando no vectra gt percebe - se que sua suspensão é um pouco mais dura que os demais gm.

O meu tem rodas de aro 17, e o que fiz para reduzir um pouco essa "dureza" foi aumentar um pouco o perfil dos pneus originais que eram 225 45 17 para 215 50 17.

O carro ficou mais macio, mas nada absurdo, até já me acostumei pra falar a verdade.

Não saberia se posso ajudar muito, mas já trocou as molas ?
Qual os pneus que está utilizando ? Qual a calibragem deles ?

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Carlos H
Member
Member
Nome Completo: Carlos Hermes
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Carlos H » 23 Set 2015, 15:43

Já fez o alinhamento do carro? As rodas convergentes (fechadas) possuem esses mesmos sintomas: pouca estabilidade, direção leve, quando passa num buraco o carro se joga pra cá e pra lá.
Se já fez o alinhamento era bom fazer uma revisão.

Abraços.

LeonLima
Member
Member

por LeonLima » 24 Set 2015, 19:17

De antemão já agradeço quem respondeu.

Edcezar escreveu:Bom, realmente andando no vectra gt percebe - se que sua suspensão é um pouco mais dura que os demais gm.

O meu tem rodas de aro 17, e o que fiz para reduzir um pouco essa "dureza" foi aumentar um pouco o perfil dos pneus originais que eram 225 45 17 para 215 50 17.

O carro ficou mais macio, mas nada absurdo, até já me acostumei pra falar a verdade.

Não saberia se posso ajudar muito, mas já trocou as molas ?
Qual os pneus que está utilizando ? Qual a calibragem deles ?

S5

Olá Edcezar,

O meu GT possui aro 16. Estou usando pneus Pirelli Phanton 205/55 r16. Uso a calibragem de 29 nos 4 pneus. As molas não foram trocadas, são as originais do carro. Valeu!

Carlos H escreveu:Já fez o alinhamento do carro? As rodas convergentes (fechadas) possuem esses mesmos sintomas: pouca estabilidade, direção leve, quando passa num buraco o carro se joga pra cá e pra lá.
Se já fez o alinhamento era bom fazer uma revisão.

Abraços.

Eae, Carlos H,

Eu fiz um alinhamento assim que coloquei o setor de direção hidráulica novo, rodei uns 3 mil km de lá até aqui. Só se fizeram um alinhamento x balanceamento mal feito. Valeu!

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 24 Set 2015, 19:34

Cara, quando li seu primeiro post, ja vim seco pedir se por acaso não usava Pirelli Phantom. Pior pneu possível pra se usar, ao menos no meu carro que usa 225/45 R17 são umas verdadeiras m****.
Se conseguir com alguém, tente pegar nem que seja emprestado 2 pneus/rodas que usem Michelin, Continental, Kumho, Goodyear ou algo do tipo. Se o problema do teu carro não for algo muito grave, pode ter certeza que o comportamento dele vai mudar muito.
Imagem

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 24 Set 2015, 20:56

Jeferson.eng escreveu:Cara, quando li seu primeiro post, ja vim seco pedir se por acaso não usava Pirelli Phantom. Pior pneu possível pra se usar, ao menos no meu carro que usa 225/45 R17 são umas verdadeiras m****.
Se conseguir com alguém, tente pegar nem que seja emprestado 2 pneus/rodas que usem Michelin, Continental, Kumho, Goodyear ou algo do tipo. Se o problema do teu carro não for algo muito grave, pode ter certeza que o comportamento dele vai mudar muito.

2x

Uso essa me#### de pneus no meu elite aro 17 e são duros ao ponto do forro das portas barulharem.

Antes eu tinha Pneus bridgestone e não tinha oque reclamar. Se você tivesse um borracheiro camarada, trocasse os 4 pneus por uns meia vida de marca boa primeira linha e faria um teste, paga o serviço de montagem e faz o teste, se melhorar, tenta passar esses pneus pra frente e compra primeira linha.

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 24 Set 2015, 21:05

mdemarquinho escreveu:Antes eu tinha Pneus bridgestone e não tinha oque reclamar. Se você tivesse um borracheiro camarada, trocasse os 4 pneus por uns meia vida de marca boa primeira linha e faria um teste, paga o serviço de montagem e faz o teste, se melhorar, tenta passar esses pneus pra frente e compra primeira linha.

Eu até final do ano quero descartar 2 que estão mais de meia vida e depois descartar os outros 2 que estão praticamente novos. Vou de Michelin ou Continental dessa vez.
Imagem

flpsccp
GL Member
GL Member
Nome Completo: Felipe Bandeira
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por flpsccp » 24 Set 2015, 21:05

Vou fazer uma pergunta q não tem nada a ver com o tópico, alguém sabe qual o cod. das velas e cabo de velas do vectra GTX 2010?

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

dennis_suzano
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: denis silva
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por dennis_suzano » 24 Set 2015, 21:17

tive estes pneus pirelli phanto meu carro pra nunca mais
pneus gastam acho que pior que remold ....faz barulho lascado .... qualquer buraco da bolha eu perdi dois pneus destes ......
ai troquei minhas rodas veio dois zeros acerrella olha vou te falar o pneu bom ,...... ja cai em cada buraco que achei agora deu bolha e nada ............
e estou dois maxxi victra zero atraz nada a reclamar ...... tudo isso aro 18 ....... 215/35/18

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 24 Set 2015, 21:18

flpsccp escreveu:Vou fazer uma pergunta q não tem nada a ver com o tópico, alguém sabe qual o cod. das velas e cabo de velas do vectra GTX 2010?

Cabos de vela = 93374938
Jogo de velas = 93230926
Aconselho buscar esses itens em alguma concessionária, pois pelo menos aqui na minha região o preço deles é pouca coisa mais caro que em auto peças.
Imagem

flpsccp
GL Member
GL Member
Nome Completo: Felipe Bandeira
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por flpsccp » 24 Set 2015, 21:37

Jeferson.eng escreveu:
flpsccp escreveu:Vou fazer uma pergunta q não tem nada a ver com o tópico, alguém sabe qual o cod. das velas e cabo de velas do vectra GTX 2010?

Cabos de vela = 93374938
Jogo de velas = 93230926
Aconselho buscar esses itens em alguma concessionária, pois pelo menos aqui na minha região o preço deles é pouca coisa mais caro que em auto peças.

Opa.
Valeu pela informaçao

Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 24 Set 2015, 21:59

Se pudesse trocar os pneus pra testar seria o ideal, pelo menos eliminaria mais um ponto.

E as molas também...

S5
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

LeonLima
Member
Member

por LeonLima » 25 Set 2015, 10:53

Valeu galera!

Não sabia que ao informar o pneu que uso iria causar tantas respostas negativas com relação à marca/modelo. Vou tentar trocar os pneus, pois são novos, o mais rápido possível.

Aquele Michelin Primacy 205/55 r16 é bom? Queria uma recomendação de um pneu macio e resistente. Fortaleza tem mais buraco do que asfalto :D.

Com relação a essa folga no volante, alguém tem alguma dica?

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Nome Completo: Marco Souza
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por mdemarquinho » 25 Set 2015, 12:41

LeonLima escreveu:Valeu galera!

Não sabia que ao informar o pneu que uso iria causar tantas respostas negativas com relação à marca/modelo. Vou tentar trocar os pneus, pois são novos, o mais rápido possível.

Aquele Michelin Primacy 205/55 r16 é bom? Queria uma recomendação de um pneu macio e resistente. Fortaleza tem mais buraco do que asfalto :D.

Tem um pessoal aqui que usam esse pneu e falam muito bem, parece que é o melhor custo benefício pois não são caros.

Seria uma boa você fazer um teste, mas na boa, esses pneus são uma porcaria, Comprei pelo preço mas me falaram que qualquer ching ling é melhor que eles, como estou passando por uma crise (acho que o pais todo está), vou manter esses malditos por mais um tempo até me sobrar um dinheiro e comprar algo realmente bom que vala a pena, esses Primacy estão na minha lista.

Quanto a folga no volante, recomendo ir em algum centro automotivo de confiança ou mecanico, pode ser os terminais da barra de direção que estão gastos, troquei os 2 lados do meu e melhorou bem, só que agora meu problema é uma roda torta, preciso mandar desamassar mas dificil um cara que faça isso na hora ou no dia (só desamassar, não quero reformar).

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 25 Set 2015, 21:00

LeonLima escreveu:Valeu galera!

Vai de Michelin sem medo, é um dos melhores do mercado, senão o melhor. Quanto a folga, você ja trocou bastante coisa ali, é estranho. Quem sabe um jogo novo de pneus e um bom alinhamento resolvam.
Imagem

Tiagomos1
Moderador
Moderador
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por Tiagomos1 » 26 Set 2015, 00:35

Uma coisa que faz a direção tremer e pode ser confundido com balanceamento e alinhamento (por algumas pessoas) é a folga do terminal de direção ou a chamada ponteira.

Pois descontrole de direção ao pegar buracos é sintoma de ponteira com folga.

A direção treme, e em casos extremos o motorista perde o controle do carro(pino mestre do terminal rompido). Além do barulho que ele faz como se tivesse com algo solto na bandeja da suspensão (batidas que ocorrem quando passa em pisos como você relatou).

O terminal ruim apresenta folga na direção e quando o carro está suspenso, é possível ver a folga nas rodas. O meu apresentou isso, era passar em um desnível e o bico puxava para o lado do desnível. Troquei o par e agora tá 100%.

Faça o teste, com a roda no ar, tente virar a roda de um lado para o outro (no volante seria um zigue-zague), se tiver com folga a roda vai bater como se tiver bamba.

Nos vectras c, segundo ouvi falar, essa peça não dura muito e normalmente os "mexanicos" trocam amortecedores, buchas e por aí vai e "esquecem" da peça mais barata que existe no conjunto direção-suspensão.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Jeferson.eng » 26 Set 2015, 00:43

Bem lembrado, é interessante verificar os terminais de direção. Caso seja verificado folga, opte pelos genuínos GM ou alguma marca de qualidade, pois são peças de extrema importância no conjunto.
Imagem

Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por Rafael Rodrigues » 26 Set 2015, 07:13

Eu tenho 4 Phanton novos no meu vectra e não tenho nada a reclamar. Não fazem barulho como todo mundo aqui reclamou.

stylerjoao
Member
Member
Nome Completo: joao luis dos santos silva

por stylerjoao » 26 Set 2015, 11:16

Amigo, tenho exatamente o mesmo carro Vectra GT 2008, o mesmo problema eu tenho, vendo seu depoimento to para achar que é do carro mesmo kkkkkk, enfim, troquei caixa de direção, todos terminais, amortecedores e etc. e continua igual, pensei em até trocar a a coluna de direção, mas o investimento nao compesaria. :(

em relação ao os pneus, usei 2 jogos de pneus pirelli phanton, realmente ele é mais duro mesmo, dá uma diferença, hoje estou com o michelin primacy 3 que dizem que é o melhor pneus q tem, obs: ele é mais macio para dirigir ( mais conforto) só tenho outra obs: com os michelin acima de 130 km ele fica mais leve, direção mais leve, no phantom em alta velocidade era mais estável.

LeonLima
Member
Member

por LeonLima » 01 Out 2015, 23:54

Obrigado pelas respostas, pessoal. Com base no que disseram vou ver o que posso melhorar ainda.

Queria saber, se possível, qual marca de molas é da mesma linha de fábrica. Não encontro originais na internet.

21 mensagens
  • 1
  • 2