por diegudsv »
01 Dez 2015, 10:16
Thiago Menezes escreveu:diegudsv escreveu:Boa tarde pessoal,
Procurei em outros sites, youtube e até aqui no fórum mas não encontrei um tutorial ou tópico que explica/detalha a desmontagem do Parachoque traseiro do vectra C. Algum membro já realizou tal serviço? Teria fotos ou poderia fornecer um pequeno tutorial de como desmontar? Meu parachoque traseiro provavelmente levou algum "totozinho" no estacionamento e está "esmagando" a lanterna... Estou desconfiado de que tenha alguma presilha ou peça de plástico quebrada...
Obrigado!
Diego,
Dá uma olhada nesses dois tópicos abaixo, talvez possam te dar uma luz:
viewtopic.php?f=46&t=11079&p=138447&hilit=parachoque+vectra+GT#p138447viewtopic.php?f=49&t=105
Valeu pelo apoio Thiago,
No tópico
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=105 encontrei uma parte em que ele apresenta um "mapa" dos parafusos e presilhas, além é claro da descrição dos passos que executou para retirar o parachoque:
Agora vamos partir pra parte mais chata: tirar o parachoque.
Eu levantei o carro, olhei por baixo, pelos lados, por tudo quanto é lado e não consegui um espaço legal pra passar a fiação sem retirar o parachoque... então, optei por tirar mesmo.
7 - Para tirar o parachoque, primeiro retire as duas lanternas. Nas laterais pelo porta mala existem 4 parafusos: 2 de 10mm que prendem a lanterna e 2 de fenda que prendem o acabamento. Retire os de fenda primeiro e retire o acabamento preto. Muito cuidado ao retirar esse acabamento. São 3 presilhas pequenas que encaixam na lanterna. Para solta-los, empurre o acabamento aos poucos para trás a fim de desencaixar as presilhas da lanterna.
Imagem
8 - Depois de retirar o acabamento, retire a lanterna. A lanterna só é presa com os dois parafusos de 10mm, portanto ela vai ficar solta do lado dos parafusos e presa na lateral. O encaixe da lateral é de presilha tbem... é um pininho redondo que encaixa em um suporte de borracha... é só puxar com cuidado para desprender. Soltando o encaixe, a lanterna sai na sua mão. Cuidado com o conector. Retire a lanterna dos dois lados. Do lado direito, não é preciso desencaixar o acabamento de pano. Tem uma espécie de "portinha" que dá acesso aos 2 parafusos de 10mm... você verá!
9 - Depois de retirar a lanterna, vamos começar a retirar o parachoque. No total são 15 parafusos.
São 5 parafusos de 7mm, 8 parafusos Torx (Se não me engano são T10), 2 na placa (aí depende.. no meu caso eram de fenda).
10 - Retire todos os parafusos...
Imagem
11 - Retire o parachoque. Existem algumas travinhas de encaixe perto do paralama. É só puxar com cuidado. Cuidado com a placa e a fiação das luzes da placa. O conector da fiação está do lado esquerdo. Desconecte-o e passe a placa pelo buraco do parachoque.
12 - Agora com o parachoque fora, repare que só existe espaço no parachoque perto do conector da luz da placa... o resto, é onde fica o isopor. Eu preferi não danificar o isopor, portanto fiz o furo nos locais onde não possui isopor.
Abaixo o link para a imagem que apresenta tal mapa:
http://imagizer.imageshack.us/a/img823/7263/sensor12.jpgResolvido!