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Vectra CFarol de milha/neblina não ativando - encontrando causas.

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rvectra2006
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Farol de milha/neblina não ativando - encontrando causas.

por rvectra2006 » 10 Mar 2025, 19:15

Olá Vectreiros, este é um tópico com caráter informativo.

Problema: Farol de neblina não funciona.

Esquema de ligação do Farol de Milha (alterado do modelo no post viewtopic.php?t=6819):
Imagem


Começando do começo:
1 - Verificar se fusível está funcionando.
-- com um multímetro em corrente continua ira verificar se a amperagem do fusível nº12 de 15A está passando 12V (mesmo com o carro desligado)
Motivo: o fio que vai ao pino 30 do relé antes passa por este fusível.

2 - Verificar a partir do relé se as lâmpadas e fiação até os faróis de milha estão funcionando.
-- Você vai remover o relê e com um pedaço de fio (2,5 ou 4mm) conectar na entrada ref. 87 e 30 do relé.
--- Os faróis de milha devem ligar (não deixar ligado por muito tempo).
Motivo: garantindo que os faróis funcionam, resta apenas a parte complicada, módulo ou botão.

3 - Sinalização do farol de milha ligado aparece no painel e existe som do relé ligando.
-- Ligue a ignição, ligue o farol baixo e pressione o botão do farol de milha.
--- deve-se escutar um click (que é o relé ativando) e no painel acender a luz do Farol de milha.
Motivo: O botão ao ser pressionado envia um pulso ao módulo multi-timer que faz a ligação ou desligamento.
__________________________
Bom, encontrando o problema só soluciona-lo.

O caso mais complicado que pode encontrar é o 3º, que era o meu caso.

diagrama do caso:
- Comprei o carro 2006 totalmente original.
- Não funcionava luz de neblina.
--- Tive que primeiro trocar as lâmpadas (estavam queimadas)
--- Inverti o relé com o da lanterna de neblina que estava funcionando (para descartar relé com mal funcionamento)
--- Fiz o teste 2 e os faróis acenderam.

Então o problema era módulo multi-timer ou botão. No meu caso era o multi-timer.

Solucionei simplesmente pegando a tomada do multi-timer e dando uns apertos/tremendo, me senti um mago.
Fui testar e funcionou.
Verei por quanto tempo irá funcionar, mas é bom saber onde está o problema.
O ideal seria uma limpeza no módulo ou a troca.

Acredito na maioria das vezes que caso tenha o problema do teste 3 compensa ver primeiro o módulo multi-timer (não apenas por relatos na internet de problemas neste módulo mas também porque é bem difícil um botão simples e bem construído quebrar).

Almeidão
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Farol de milha/neblina não ativando - encontrando causas.

por Almeidão » 11 Mar 2025, 08:06

rvectra2006 escreveu:Fuente del Mensaje Olá Vectreiros, este é um tópico com caráter informativo.

Problema: Farol de neblina não funciona.

Esquema de ligação do Farol de Milha (alterado do modelo no post viewtopic.php?t=6819):
Imagem


Começando do começo:
1 - Verificar se fusível está funcionando.
-- com um multímetro em corrente continua ira verificar se a amperagem do fusível nº12 de 15A está passando 12V (mesmo com o carro desligado)
Motivo: o fio que vai ao pino 30 do relé antes passa por este fusível.

2 - Verificar a partir do relé se as lâmpadas e fiação até os faróis de milha estão funcionando.
-- Você vai remover o relê e com um pedaço de fio (2,5 ou 4mm) conectar na entrada ref. 87 e 30 do relé.
--- Os faróis de milha devem ligar (não deixar ligado por muito tempo).
Motivo: garantindo que os faróis funcionam, resta apenas a parte complicada, módulo ou botão.

3 - Sinalização do farol de milha ligado aparece no painel e existe som do relé ligando.
-- Ligue a ignição, ligue o farol baixo e pressione o botão do farol de milha.
--- deve-se escutar um click (que é o relé ativando) e no painel acender a luz do Farol de milha.
Motivo: O botão ao ser pressionado envia um pulso ao módulo multi-timer que faz a ligação ou desligamento.
__________________________
Bom, encontrando o problema só soluciona-lo.

O caso mais complicado que pode encontrar é o 3º, que era o meu caso.

diagrama do caso:
- Comprei o carro 2006 totalmente original.
- Não funcionava luz de neblina.
--- Tive que primeiro trocar as lâmpadas (estavam queimadas)
--- Inverti o relé com o da lanterna de neblina que estava funcionando (para descartar relé com mal funcionamento)
--- Fiz o teste 2 e os faróis acenderam.

Então o problema era módulo multi-timer ou botão. No meu caso era o multi-timer.

Solucionei simplesmente pegando a tomada do multi-timer e dando uns apertos/tremendo, me senti um mago.
Fui testar e funcionou.
Verei por quanto tempo irá funcionar, mas é bom saber onde está o problema.
O ideal seria uma limpeza no módulo ou a troca.

Acredito na maioria das vezes que caso tenha o problema do teste 3 compensa ver primeiro o módulo multi-timer (não apenas por relatos na internet de problemas neste módulo mas também porque é bem difícil um botão simples e bem construído quebrar).


O multi timer você pode abrir e fazer uma ressolda nos pinos, para os leigos os pontudos poque não se pode ressoldar tudo, mas nem sempre dará certo e no seu com certeza 100% dará. E é bom saber que esta peça queimam algumas sáidas com uma facilidade danada, até mesmo soldando alguma coisa no carro ela pode ser queimada, aliás sempre comento nunca soldar nada no carro com o ferro quente conectado na tomada, esquenta, tira da tomada, solda e volta a esquentar esta é a forma de proteger todas as centrais e principalmente alarme seja qual marca for e a multi timer. Sim, se você ressoldar a sua com certeza ficará garantido e acredito ser um dos pinos que sai para tomada dele e lembre se somente os pinos com pontas saindo, nada de ressoldar chips ou smds.
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