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Vectra CCabos e Velas de Ignição - Vectra C

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Pedro Josino
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Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Pedro Josino » 30 Out 2013, 02:40

Fala turma!

Mais um tópico para debatermos.

Em busca da maior linearidade do motor, estou pensando em adotar as velas Iridium.

Originalmente o carro veio equipado com as ACDelco 041LR6XB que segundo o pessoal da concessionária é a NGK BPR6EY com GAP de 0,8mm.

Olhando o catálogo da NGK, não existe nenhuma vela Iridium recomendada para o Vectra, enquanto isso no catálogo da Denso eles recomendam a vela IW20-27 porém o GAP é 1,1mm.

Há algum tempo atrás eu comprei no eBay um jogo desses de velas mas acabei vendendo, agora estou pensando em comprar outro. Porém o GAP me preocupa. Alguns dizem que basta regular, outros dizem que não se deve regular o GAP.

Pretendo usar uma vela o mais próximo possível da original, para não correr riscos de ter problemas com pré detonação ou algo grande demais na câmara de combustão.

Alguém já adotou esse tipo de velas?

Almeidão
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Re: Velas de Ignição

por Almeidão » 30 Out 2013, 17:07

Eu uso a Bosch super 4 desde 2005 e não pretendo trocar por outra, ela tem eletrodo central revestido em prata e pra mim foi a melhor que apareceu. Nunca comprei no Brasil e la fora as ultimas que comprei paguei 25 dollares nas 4 e já comprei em vários paises e sempre consegui com o mesmo preço. Estas ultimas que estou usando comprei em Santo Domingo em uma loja Bosch e assim descarto qualquer possibilidade de falsificação.
A diferença delas pelas outras sem duvida que elas duram mais. O restante só com computador para para confirmar sobre queima e ganho de potencia ou economia, dizem que há um ganho de 0,4 segs. acelerando de 0 a 100, Como vou ver isto?
É que meu pscológico é forte, pé no chão e não se abala fácil com essas coisas, mas que elas são realmente melhores que as comuns do Brasil, podem ter certeza que são, e são fabricadas na Alemanha onde a Bosch realmente é Bosch.

Acredito que nestas que voce está comentando também sejam melhores e tem que ser melhor por ser outra tecnologia, mas vá se preparando para uma longa vida com seu carro em ótimo funcionamento usando elas e isto sem dúvida já é um máximo de uma vela, porque muitos dizem coisas que mesmo eu querendo acreditar ainda não consigo.

Eu usaria estas sem problema, e com certeza não vai estragar nada no seu carro.

Sds
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rgapski
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Re: Velas de Ignição

por rgapski » 30 Out 2013, 18:11

Pedro Josino escreveu:Fala turma!

Mais um tópico para debatermos.

Em busca da maior linearidade do motor, estou pensando em adotar as velas Iridium.

Originalmente o carro veio equipado com as ACDelco 041LR6XB que segundo o pessoal da concessionária é a NGK BPR6EY com GAP de 0,8mm.

Olhando o catálogo da NGK, não existe nenhuma vela Iridium recomendada para o Vectra, enquanto isso no catálogo da Denso eles recomendam a vela IW20-27 porém o GAP é 1,1mm.

Há algum tempo atrás eu comprei no eBay um jogo desses de velas mas acabei vendendo, agora estou pensando em comprar outro. Porém o GAP me preocupa. Alguns dizem que basta regular, outros dizem que não se deve regular o GAP.

Pretendo usar uma vela o mais próximo possível da original, para não correr riscos de ter problemas com pré detonação ou algo grande demais na câmara de combustão.

Alguém já adotou esse tipo de velas?


Pedro,

Eu vou dar minha contribuição para a discussão (no bom sentido, sempre).

Eu gosto das NGK iridium e uso dessas no meu carro e não tenho nada a reclamar.
Eu não uso a iridium para ganhar 500cv, fazer 20km/l, ou qualquer outra maravilha que se costuma ver ao pesquisar sobre estas velas.
Uso as iridium porque duram mais, aquecem menos a bobina do carro e ponto. Apenas isso.

Eu comecei testando essas velas em moto.
Moto é uma "desgraça" pra comer vela. Como trabalha em alta rpm, com maior calor (motor a ar), elas vão pro "saco" rapidinho.

Eu tive uma suzuki intruder 125 que foi cobaia nesse teste. A vela original ficava comprometida com 10mil km apenas.
Ao resolver trocar por uma iridium, e comecei a fazer os testes.
De cara senti a partida mais fácil e o funcionamento a frio mais regular (sinto isso no challenge tbm).
Na intruder, retiro a vela a cada 5mil km para inspecionar o funcionamento.
Fiz umas anotações sobre o estado delas, ai vai:
- Com 5mil km: sem nenhuma alteração visível, parecia nova;
- Com 10mil km (onde a original falecia): alguma carbonização perto da rosca, mas nada demais. Gap sem alteração (0,8mm)
- Com 15mil km: sem carbonização (limpei aos 10mil) e gap alterado para 0,85mm. Corrigi para 8mm.
- Com 20mil km: pouca carbonização e gap normal;
- Com 25 mil km: idem 20mil km ( aos 20 mil km fiz regulagem do carburador);
- Com 27 mil km vendi a moto para meu pai, mas continuei acompanhando a manutenção.
- Com 30mil km: idem ao 20mil km
- Com 35mil km: gap em 0,9mm. Corrigido.
- Com 40mil km: gap em 0,8 e sem carbonização.
- Com 45mil km: Carbonização considerável, denunciando que a queima já não era a mesma ou o combustível era ruim. Por se tratar de moto, pode estar subindo óleo para a vela. Limpei a vela e não mexi no gap pois estava certo. Não notei nenhum desgaste na cabeça do eletrodo.

Estou aguardando chegar nos 50mil km para abrir novamente, mas duvido que ela esteja gasta.
Aposto mais em vedadores de válvulas, anéis, etc. do que vela ruim.

Custo da vela original: R$ 10,00
Custo da vela iridium: R$ 35,00

Já no vectra, eu uso com gap de 1,2mm, pois como o eletrodo iridium é mais fino, posso trabalhar com GAP maior sem sobrecarregar a bobina.
Antes das iridium, eu usava a NGK comum cód BKR5ES (corrigindo: era BKR6ES). Com essas velas, ouvia umas batidinhas de pino de leve com pouca carga, denunciando aquecimento da vela.
Passei a usar NGKBKR7EIX (iridium) e não ouvi mais os grilos, não tive aumento de consumo (notei uma ligeira melhora, inclusive), e a dirigibilidade do carro, principalmente partidas/motor frio.

Antes de usar a iridium, meu consumo instantâneo com motor quente sem nada de acessórios ligado era de 1.1~1.2 l/h.
Depois da iridium ele passou a oscilar entre 0.9~1.0 l/h.
O consumo com o carro andando é praticamente o mesmo, mas pela minha planilha, ta fazendo 0,1km/l a mais, o que nem da pra considerar como ganho.

Abs!
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Re: Velas de Ignição

por Alcir Andreoni » 30 Out 2013, 21:39

Raphael,

Você sabe qual eo modelo de aplicação nos motores de 140cv?
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Pedro Josino
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Re: Velas de Ignição

por Pedro Josino » 31 Out 2013, 03:39

O meu objetivo não é ganho de potência ou economia de combustível, mas um motor com funcionamento mais linear.

Vou continuar usando os cabos de vela originais, vou mudar apenas as velas. Estou querendo substituir o filtro de ar comum por um K&N e adicionar o Militec-1. Esses serão os meus upgrades de "performance" que farei no Vectra.

As Denso Iridium Power são fabricadas no Japão e serão adquiridas em loja física com nota fiscal e garantia, nada de mercadolivre.

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Re: Velas de Ignição

por Alcir Andreoni » 31 Out 2013, 09:17

Denso aqui em São Paulo R$ 220,00 e NGK Iridium R$ 200,00.

Só que o vendedor não atende aos sábados...
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Re: Velas de Ignição

por Alez » 31 Out 2013, 11:55

O manual recomenda para o 2.0 8V essas velas: BPR6EY NGK ou 041LR6XB Ac Delco.

Se eu utilizar diferente do recomendado para um carro original não dá problema?

Outra dúvida que fico sempre que leio esses tópicos: Como regula esse GAP da vela?

Outra: esses cabos de vela coloridos são bons?

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Re: Velas de Ignição

por Alcir Andreoni » 31 Out 2013, 12:09

Alez escreveu:O manual recomenda para o 2.0 8V essas velas: BPR6EY NGK ou 041LR6XB Ac Delco.

Se eu utilizar diferente do recomendado para um carro original não dá problema?

Outra dúvida que fico sempre que leio esses tópicos: Como regula esse GAP da vela?

Outra: esses cabos de vela coloridos são bons?

O pessoal que entende de velas recomenda essa aplicação é para motores até 2009, ou seja 128cv. Para os motores de 140cv o modelo é BPR7E.

Antigamente a gente utilizava uma lâmina de serra, colocava entre o eletrodo e a ponta da vela e dava umas batidinhas. O certo é pegar aquela ferramenta de ajuste de válvulas que lá tem a lâmina na medida certa. Só que não é bom bater...
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rgapski
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Re: Velas de Ignição

por rgapski » 31 Out 2013, 12:30

Alcir Andreoni escreveu:
Alez escreveu:O manual recomenda para o 2.0 8V essas velas: BPR6EY NGK ou 041LR6XB Ac Delco.

Se eu utilizar diferente do recomendado para um carro original não dá problema?

Outra dúvida que fico sempre que leio esses tópicos: Como regula esse GAP da vela?

Outra: esses cabos de vela coloridos são bons?

O pessoal que entende de velas recomenda essa aplicação é para motores até 2009, ou seja 128cv. Para os motores de 140cv o modelo é BPR7E.

Antigamente a gente utilizava uma lâmina de serra, colocava entre o eletrodo e a ponta da vela e dava umas batidinhas. O certo é pegar aquela ferramenta de ajuste de válvulas que lá tem a lâmina na medida certa. Só que não é bom bater...


Alcir,

Nos motores 140cv o hexágono e rosca tem padrão "BP", e a vela é do tipo resistiva "R".
O grau de temperatura original é "7", logo temos uma vela "BPR7".
Não recomendo colocar abaixo de 7, pois favorece a batida de pino.
Se você escutar algum grilo, principalmente rodando na gasola, sobre um grau (8) e pronto.

A iridium NGK para o motor 140cv é o seguinte: BPR7EIX ou BPR7EIX-11.

A final 11 já tem GAP em 1,1mm (ideal). A "padrão" vem com GAP em 0,7 ou 0,8mm.
Tanto faz comprar qualquer uma, pois sempre há necessidade de conferir o GAP antes de instalar.

Ajustar não é difícil. Eu uso um alicate pequeno de corte para levantar a ponta massa da vela. Não encoste nada no eletrodo de iridium.
Não use chave de fenda ou algo do tipo para fazer alavanca, pois o eletrodo de iridium é fino, e se forçar ele, ele entorta e quebra.
Você vai precisar também de um jogo de lâminas de calibre. Eu comprei um na mercadocar e paguei baratinho (uns 7 reais).

Eu compro na ancona (www.ancona.com.br). Loja super confiável.
Paguei R$ 170,00 nas minhas iridium (BKR7EIX).

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Re: Velas de Ignição

por Alcir Andreoni » 31 Out 2013, 13:07

Bom saber!

Me pediram R$ 220,00 na Denso e R$ 200,00 na NGK.
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Re: Velas de Ignição

por Alez » 01 Nov 2013, 09:43

Então para o 2005 segue o manual mesmo?

Vou pesquisar mais sobre esse GAP.

rgapski
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Re: Velas de Ignição

por rgapski » 01 Nov 2013, 09:58

Alez escreveu:Então para o 2005 segue o manual mesmo?

Vou pesquisar mais sobre esse GAP.


Sim. Siga o manual no que se refere à temperatura da vela.
A temperatura só precisa ser alterada caso o carro possua maior taxa.
Em alguns casos, após retifica de cabeçote, o carro ganha um aumento de taxa, que pode exigir uma vela de grau mais frio.

No meu caso, tive que subir um grau na vela porque a gasolina não contribui. Quando o dia esta quente, ele dava uma grilada, e eu como sou muito chato, resolvi subir um grau.

Se subir muito o grau (vela fria) ela carboniza mais fácil, causando falha na ignição.
Se baixar o grau (vela quente), ela provocará batida de pino, e em alguns casos, até furo na cabeça do pistão.

Sobre o GAP, nos 8v é recomendado ficar em 0,8mm. Nas iridium, pode usar uns 0,1~0,2mm a mais que ta tudo bem.

Abs.
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Re: Velas de Ignição

por Rafael Gouveia » 01 Nov 2013, 16:46

Legal... vou acompanhar, as próximas manutenções do GTX é trocar velas, cabos e óleo de freio.
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Re: Velas de Ignição

por Pedro Josino » 02 Nov 2013, 01:14

Pedi ontem um jogo de velas Denso Iridium para o Ka, as do Vectra são novas e o Ka pediu arrego, é um carro muito problemático em relação ao sistema de ignição, as velas ficam atrás do motor, desgastando mais os cabos de vela e bobina, acabando com tudo bem rápido. O vendedor já vai enviar as velas no GAP correto.

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Re: Velas de Ignição

por Diego Jose de Paula » 22 Ago 2014, 12:06

Pessoal estou sem o manual no momento, mais qual seria a vela mais indicada para meu carro. :47:
modelo vectra 97 GLS....
Vectra 97 Gls, vermelho Breton + aro 17" (viewtopic.php?f=70&t=1999)

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Re: Velas de Ignição

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 12:16

Diego Jose de Paula escreveu:Pessoal estou sem o manual no momento, mais qual seria a vela mais indicada para meu carro. :47:
modelo vectra 97 GLS....

BPR5DY-D da NGK ou WR8KC da Bosch. :88:
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Re: Velas de Ignição

por Diego Jose de Paula » 23 Ago 2014, 08:49

Alcir Andreoni escreveu:
Diego Jose de Paula escreveu:Pessoal estou sem o manual no momento, mais qual seria a vela mais indicada para meu carro. :47:
modelo vectra 97 GLS....

BPR5DY-D da NGK ou WR8KC da Bosch. :88:


Alcir, não consegui encontrar esses modelos indicados, elas seriam de iridium...
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Re: Velas de Ignição

por Thiago Menezes » 25 Ago 2014, 09:31

Diego

Entra nesse site aqui e faça um contato rápido por chat com eles e peça o modelo certo para seu carro:

http://www.mrcentelha.com.br/

Abraços!
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Velas de ignição - Vectra C

por silvio luiz menti » 19 Set 2014, 19:57

Alguém já teve problemas de grudar a rosca das velas de ignição no cabeçote? Como resolver sem retirar o cabeçote? Estou com esse problema no meu Vectra que está tudo original no motor.

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Re: Velas de ignição

por Almeidão » 19 Set 2014, 20:08

Será que é o problema de uso excessivo do alcool? As minhas nunca agarrarom porque eu tiro elas pelo menos duas vezes ao ano e nunca aperto como os MEXANICOS apertam, aliás ali quando nova ao apertar dá para sentir claramente a arruela fechando, depois de usada, basta encostar e dar menos de 1/4 de volta para apertar e sempre colocando graxa ou óleo na rosca e nunca, jamais mesmo comece colocando ela com a chave, deve ser colocada com a mão e enroscar o máximo possivel antes de usar a chave. Já para os carros que não tem jeito e precisa usar a chave, precisa está 120% concentrado.

Sinceramente, não tenho a minima idéia de como tirar sem tirar o cabeçote, mas se acontecer comigo, tento de todas as formas tirar elas com o motor totalmente frio, colocando um cabo de força longo e dando choque nele com a mão, tipo dando tapões de leve para afrouxar no choque, caso quebrar já estarei ferrado mesmo, então não deixarei de tentar. Não tente forçando de vez, vai na base do choque mesmo e com o motor 100% frio.

Se a rosca estiver arrebentada e voce tiver certeza que passando um macho para acertar não dará jeito, ai voce chama alguem da retífica e peça para ele colocar um Helicoil. Esta rosca fica uns 90% melhor que a original, fazer rosca ali é fácil usando óleono macho para não deixar cair muitas fagulhas na câmara e o que cair será derretido.
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