O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra C(Resolvido)Polia Louca do Alternador do Vectra C

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Raphaelzaum
Member
Member
Nome Completo: Raphael dos Santos Silva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

(Resolvido)Polia Louca do Alternador do Vectra C

por Raphaelzaum » 12 Dez 2013, 16:40

Boa Tarde,

Estava lendo em outros fóruns que alguns proprietários de Vectra C automáticos, tem problemas de vibração na lenta quando o veículos está engatado, com o AC ligado.

Eles dizem que o problema está na polia do alternador, que deveria ser essa com catraca como a da foto abaixo.
Imagem

Mas a grande maioria dos carros foram equipados com uma polia simples s/ catraca.

Praticamente todos que reclamaram do problema citado, trocaram a polia e fim do problema.

Estou quase trocando tb pq já troquei tudo e o problema persiste.

O que quero saber é se mais alguém daqui do forum passou pelo mesmo problema.

Onde achou a peça para troca?

Estou achando da marca ZEN e INA....qual indicam?

Qual valor pagou?

E o principal: O problema realmente foi resolvido? :13:

Obrigado!!!
Editado pela última vez por Raphaelzaum em 19 Dez 2013, 10:25, em um total de 1 vez.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Polia Louca do Alternador do Vectra C

por Arquiteto » 12 Dez 2013, 23:09

da mesma forma que vc ja li sobre esta questão acho que tem fundamento

mas infelizmente não posso afirmar , poi não passei por isto

a marca ina e mais conhecida, ja vi anunciso no mL, estavam na faixa de 100 pratas se não me engano

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 13 Dez 2013, 08:43

Estou contigo, acho também que tem fundamento. E a explicação disto pode ser que ele fique armando e desarmando e todos sabemos que o alternador pesa muito quando está armado, ou seja ao ligar o ar, não somente pesa o compressor, pesa o alternador também e pesa ao ponto que não conseguiriamos girar com as mãos.

Um alternador sem esta polia, estará sempre gerando algo mesmo que esteja sendo disperdiçada esta energia e a central com os sensores vão mantendo a lenta de acordo já que ele não oxila.

Esta polia sendo louca, ao engatar a marcha em um automático certamente forçará o alternador em algo e o sensor envia informação que precisa mais combustivel e logo pode liberar ele tirando o combustivel, ficando assim entrando e saindo e os sensosre poderão não dar conta do serviço de lenta normal.

NÃO ESTOU GARANTINDO QUE SEJA ISTO, estou tentando explicar o funcionamento do sistema e deixar no ar a conclusão para voces.
Imagem

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por corsa turbo » 13 Dez 2013, 16:17

Não sei falar do motor do vectra, pois não tive experiencia com ele, mas em outros motores a polia louca travada faz sim vibrar o motor e tambem costuma fazer barulho, a troca soluciona sim..
As suas marcas são boas
Att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Raphaelzaum
Member
Member

por Raphaelzaum » 15 Dez 2013, 10:09

Arquiteto escreveu:da mesma forma que vc ja li sobre esta questão acho que tem fundamento

a marca ina e mais conhecida, ja vi anunciso no mL, estavam na faixa de 100 pratas se não me engano

Pois é Arquiteto, já li e reli um milhão de vezes e não consigo acreditar rsrs....
Não tem mais essa polia da INA...liguei em um monte de lugares, só tem da ZEN...
Mas um mecânico amigo meu disse ter usado vários componentes desta empresa e ficou admirado com a qualidade...e o preço melhor ainda.
Desculpe perguntar...
Mas seu carro não é automático?
Não acontece isso?
Qual a polia que está no seu alternador?
Abraço

Raphaelzaum
Member
Member

por Raphaelzaum » 15 Dez 2013, 10:12

Almeidão escreveu:Estou contigo, acho também que tem fundamento. E a explicação disto pode ser que ele fique armando e desarmando e todos sabemos que o alternador pesa muito quando está armado, ou seja ao ligar o ar, não somente pesa o compressor, pesa o alternador também e pesa ao ponto que não conseguiriamos girar com as mãos.

Um alternador sem esta polia, estará sempre gerando algo mesmo que esteja sendo disperdiçada esta energia e a central com os sensores vão mantendo a lenta de acordo já que ele não oxila.

Esta polia sendo louca, ao engatar a marcha em um automático certamente forçará o alternador em algo e o sensor envia informação que precisa mais combustivel e logo pode liberar ele tirando o combustivel, ficando assim entrando e saindo e os sensosre poderão não dar conta do serviço de lenta normal.

NÃO ESTOU GARANTINDO QUE SEJA ISTO, estou tentando explicar o funcionamento do sistema e deixar no ar a conclusão para voces.

Almeidão, obrigado pelo comentário.

Na verdade o problema mesmo é a vibração da correia quando aumenta a carga do motor...
Tipo quando se liga o ar ou quando vira a direção, aí além do peso do motor, alternador ainda tem o compressor e a bomba....e como o carro é automático, vc está com ele engatado e pisando no freio....aí vem o barulho e a vibração....mas não chega a ser uma "falha" no motor entende?
E essa polia por ter a catraca, compensa esses "EXCESSOS" de vibração em conjunto do esticador que tem a mola interna....vou tentar fazer um video antes e depois de trocar a polia pra postar aqui.
Abraço

Raphaelzaum
Member
Member

por Raphaelzaum » 15 Dez 2013, 10:16

corsa turbo escreveu:Não sei falar do motor do vectra, pois não tive experiencia com ele, mas em outros motores a polia louca travada faz sim vibrar o motor e tambem costuma fazer barulho, a troca soluciona sim..
As suas marcas são boas
Att,

Corsa Turbo,

Com certeza isso acontece, pq como falei acima com a polia "travada" ou como uma polia comum, a compensação da catraca fica inutilizada fazendo com que a correia "pule" muito.

E uma coisa interessante, a maioria dos carros "grandes" e pesados usam alternador com esse sistema de polia catracada.
Acho que justamente pela carga que o motor sofre com todos os equipamentos.

Quantos as marcas, valeu pela confirmação.

Abraços.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 15 Dez 2013, 10:17

Raphaelzaum escreveu:
Arquiteto escreveu:da mesma forma que vc ja li sobre esta questão acho que tem fundamento

Pois é Arquiteto, já li e reli um milhão de vezes e não consigo acreditar rsrs....
Não tem mais essa polia da INA...liguei em um monte de lugares, só tem da ZEN...
Mas um mecânico amigo meu disse ter usado vários componentes desta empresa e ficou admirado com a qualidade...e o preço melhor ainda.
Desculpe perguntar...
Não acontece isso?
Abraço

todos são automaticos, no caso dos VCDs a polia são originais ainda e tem sua construção mais robusta

este problema e recorrente na linha C, no meu caso e ainda original e não apresentou este sintona ainda

vamos ver o quanto vai durar isto ...

Raphaelzaum
Member
Member

por Raphaelzaum » 15 Dez 2013, 10:38

Arquiteto escreveu:
Raphaelzaum escreveu:

Desculpe perguntar...
Não acontece isso?
Abraço

todos são automaticos, no caso dos VCDs a polia são originais ainda e tem sua construção mais robusta

este problema e recorrente na linha C, no meu caso e ainda original e não apresentou este sintona ainda

vamos ver o quanto vai durar isto ...

Entendi....

MAs quando vc diz original...é com catraca ou sem?

Pq a minha é sem....e tb original...mas na verdade segundo a concessionária....deveria ser com catraca....

Tomara que dure muito e vc não passe por isso....

Não é nada de outro mundo, mas as vezes no calorzão que tá fazendo....vc para num posto de gasolina....depois liga o carro e vai sair com o ar ligado...o carro parece que vai jogar o motor no chão....todo mundo vira e olha para o capô do carro ......rsrsrs.....

Raphaelzaum
Member
Member

Re: (Resolvido)Polia Louca do Alternador do Vectra C

por Raphaelzaum » 19 Dez 2013, 10:29

Bom Dia!

Só para registro, a troca da polia simples pela catracada deu certo.

O carro não treme nem faz mais barulho quando engatado a R e o Ar ligado...a vibração agora é normal de um carro automático.

Fiz eu mesmo a troca.

Retirei o alternador ( por cima...tem de retirar o filtro de ar, a correia Poly e a TBI)

Levei o alternador até um amigo e com a pneumática retiramos a polia antiga (Uma chave 24mm)

E colocamos a polia nova com uma chave especial estriada.

Somente o torque da pneumática foi suficiente, pois testamos depois com um torquimetro e deu os 20 Newtons solicitados no manual.

Fica a Dica....rsrs....
:38:
Abraços

WACD97
GL Member
GL Member
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

por WACD97 » 04 Fev 2014, 19:51

Hoje meu alternador começou a fazer barulho parecendo ser rolamento e a luz da bateria ficou piscando. Pode ser essa polia com catraca do alternador?

WACD97
GL Member
GL Member
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

por WACD97 » 16 Fev 2014, 18:54

WACD97 escreveu:Hoje meu alternador começou a fazer barulho parecendo ser rolamento e a luz da bateria ficou piscando. Pode ser essa polia com catraca do alternador?

Troquei a polia e resolveu o problema. :38:

12 mensagens   •   Página 1 de 1