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Vectra CPressão da bomba de combustível - Vectra C

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Casanova
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Pressão da bomba de combustível - Vectra C

por Casanova » 18 Jan 2014, 13:48

Bom amigos este fim de semana fui fazer uma viagem e tive o susto em uma ultrapassagem do carro perder toda potencia ao ponto de morrer. Levei ao mecanico para testar a bomba de combustivel e gostaria de saber se a pressão esta correta.

Esta foto que vou postar a medição foi feita da mangueira que vem do tanque para a flauta dos bicos injetores e o motor estava em marcha lenta.

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Alcir Andreoni
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Alcir Andreoni » 18 Jan 2014, 22:02

Já te falei!

Faz e medição na mangueira que vem do tanque na saída do filtro de combustível e mede a estanqueidade da bomba.

Aí sim você vai saber se a bomba está OK!
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Casanova » 18 Jan 2014, 22:18

To com tanta preguiça de voltar onde fui que to pensando em ir na CSS comprar uma nova trocar e mandar esta pro mato.

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por sidnei cbm » 18 Jan 2014, 22:55

A pressa está até que bem alta. Não acredito que seja problema com a bomba de combustivel.
Acredito que esteja até bem mais alta que o normal. Procure na net tabela de pressão de bombas e verá que o seu está até acima do ideal.

Casanova
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Casanova » 18 Jan 2014, 23:23

sidnei cbm escreveu:A pressa está até que bem alta. Não acredito que seja problema com a bomba de combustivel.
Acredito que esteja até bem mais alta que o normal. Procure na net tabela de pressão de bombas e verá que o seu está até acima do ideal.



VECTRA 2.0 16V (97>)3,1 a 3,3 BAR VECTRA 2.0 16V GSI (>96)3,1 a 3,3 BAR VECTRA 2.0 MPFI (>96)3,1 a 3,3 BAR VECTRA 2.0 MPFI (97>)3,1 a 3,3 BAR VECTRA 2.2 16V3,1 a 3,3 BAR VECTRA 2.2 MPFI3,1 a 3,3 BAR ZAFIRA 2.0 (99>)3,1 a 3,3 BAR

Motores FLEX trabalham com uma pressão maior. Um amigo meu de Recife falou que era caso de 4.5BAR

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por sidnei cbm » 19 Jan 2014, 00:09

Filtro de combustível está dentro de vida útil dele? Em torno de 20 Mil km

Não quero dizer que seu amigo está errado, pode estar equivocado. Conforme a tabela de aplicação da bosch a bomba dos vectras 2.0 e 2.4 flex a pressão delas são de 3,0 bar e 95 litros por hora (+- 1,5 litros por minuto).

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/ar ... 1_2012.pdf

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Almeidão » 20 Jan 2014, 13:32

E nem adianta colocar uma outra bomba com pressão maior porque o regulador de pressão é para 3 bar, qualquer coisa maior, ao chegar no regulador voltará a ter 3 bar.

Não sei o que aconteceu contigo, mas tem muitas coisas que podem causar este problema e realmente a principal dele pode ser:

01 - Filtro que deve ser trocado a cada 10.000 km.
02 - A propria bomba que pode falhar e se for trocada por uma de boa procedencia é valido.
03 - regulador de pressão pode ter falhado. Tester esta peça.
04 - Pré filtro da bomba, pode estar muito sujo, deve ser limpo. Esta peça fica dentro do tanque é uma peneira presa
ao alojamento da bomba.
05 - Fusível da bomba precisa ser checado, pode ter um zinabresinho e deve ser limpo. Aproveita e dá uma geral em
todos. Os meus eu só monto com graxa branca, só passo uma camada bem fina nas laminas antes de colocar, isto
inclui todos, inclusive os que estão no cofre do motor, ali tem uns que corta a corrente
06 - Checar os relês da bomba e limpar os contatos dele.
07 - Checar a tampa onde fica a bomba, mangueiras da tampa para fora e acertar o regulador de pressão que no seu caso fica nesta tampa por dentro.


Sds
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Casanova » 20 Jan 2014, 20:06

Almeidão escreveu:E nem adianta colocar uma outra bomba com pressão maior porque o regulador de pressão é para 3 bar, qualquer coisa maior, ao chegar no regulador voltará a ter 3 bar.

Não sei o que aconteceu contigo, mas tem muitas coisas que podem causar este problema e realmente a principal dele pode ser:

01 - Filtro que deve ser trocado a cada 10.000 km.
02 - A propria bomba que pode falhar e se for trocada por uma de boa procedencia é valido.
03 - regulador de pressão pode ter falhado. Tester esta peça.
04 - Pré filtro da bomba, pode estar muito sujo, deve ser limpo. Esta peça fica dentro do tanque é uma peneira presa
ao alojamento da bomba.
05 - Fusível da bomba precisa ser checado, pode ter um zinabresinho e deve ser limpo. Aproveita e dá uma geral em
todos. Os meus eu só monto com graxa branca, só passo uma camada bem fina nas laminas antes de colocar, isto
inclui todos, inclusive os que estão no cofre do motor, ali tem uns que corta a corrente
06 - Checar os relês da bomba e limpar os contatos dele.
07 - Checar a tampa onde fica a bomba, mangueiras da tampa para fora e acertar o regulador de pressão que no seu caso fica nesta tampa por dentro.


Sds


Grande almeidão obrigado por ter aparecido vou te enviar uma foto do estado do pre filtro da bomba

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por sidnei cbm » 20 Jan 2014, 22:51

:105: .

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Casanova » 21 Jan 2014, 00:17

Eu acho que com liquido dentro ele colava

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Alcir Andreoni » 21 Jan 2014, 09:55

Casanova escreveu:Eu acho que com liquido dentro ele colava

Ok!

Mas e aí? Melhorou a nave?
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Almeidão » 21 Jan 2014, 10:04

É, tem muita gente que esquece este pré filtro e ele é um dos causadores de falha total e muitas vezes acontece em momentos cruciais.
Que bom que voce resolveu checar esta parte, assim não perdeste muito tempo futucando em vários outros pontos.

Não esqueça de trocar o filtro, ele deve ser trocado com 10.000km, eu lhe confesso que troco ele entre 15 a 20 mil, passado isto já é risco demais por uma peça que é bem barata.
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por fabio.haya » 22 Jan 2014, 14:57

Almeidão,

Desculpe a minha ignorância, mas como eu faço pra chegar nesse pré filtro? Tem algum procedimento para abertura do tanque e acessar a bomba e consequentemente o pré filtro também?

Grato,

Fabio
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Almeidão » 22 Jan 2014, 16:16

fabio.haya escreveu:Almeidão,

Desculpe a minha ignorância, mas como eu faço pra chegar nesse pré filtro? Tem algum procedimento para abertura do tanque e acessar a bomba e consequentemente o pré filtro também?

Grato,

Fabio


Ele fica antes da bomba, ou melhor preso na bomba. Voce precisa desconetar as mangueiras que ficam na tampa em cima do tanque, soltar a tampa, soltar as mangueiras que estão do outro lado da tampa e logo soltar o alojamento de plastico com a bomba dentro e puxa para cima. Esta peneira sairá junto.

Detalhe, os carros mais novos tipo Vectra C, o regulador de pressão fica na tampa na parte de dentro do tanque. Ali ele dificilmente estraga, já que não tem mangueira de vácquo.

Ao fazer isto, sempre fazer com 1/4 de gasolina ou menos.

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Last_Warrior » 25 Jan 2014, 01:13

Realmente se a bomba tem pressão boa mas falha quando o carro anda, é de se desconfiar de sujeira obstruindo a entrada da bomba lá dentro do tanque, já aconteceu com o meu omega 2.2 e não acendia luz da injeção nem nada, o carro morria nos 140 por hora... Ao abrir o tanque, a bomba foi trocada e colocaram excesso de silicone na flange de vedação, o silicone foi passear no tanque até que uma hora obstruiu o pré-filtro...

Pelo estado desse pré-filtro, tem que descobrir COMO essa sujeira toda entrou no tanque, se no gargalo não tem nada rachado fazendo entrar sujeira no tanque.
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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Casanova » 25 Jan 2014, 18:43

Last_Warrior escreveu:Realmente se a bomba tem pressão boa mas falha quando o carro anda, é de se desconfiar de sujeira obstruindo a entrada da bomba lá dentro do tanque, já aconteceu com o meu omega 2.2 e não acendia luz da injeção nem nada, o carro morria nos 140 por hora... Ao abrir o tanque, a bomba foi trocada e colocaram excesso de silicone na flange de vedação, o silicone foi passear no tanque até que uma hora obstruiu o pré-filtro...

Pelo estado desse pré-filtro, tem que descobrir COMO essa sujeira toda entrou no tanque, se no gargalo não tem nada rachado fazendo entrar sujeira no tanque.



Este meu vectra era do meu falecido avô depois que ele faleceu ficou um ano e meio parado na garagem ai minha vó me deu ele.

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por figueiro » 27 Mai 2014, 18:02

Boa noite pessoal.

Também estou desconfiado que a bomba de combustível esta danificada. Ele é 2.2 8V, fiz a medição ontem e o resultado foi 2.1 Bar na entrada da flauta. Estou querendo fazer a troca, mas o pessoal da auto peca disseram que à dois modelos.

Um modelo menor e mais barato, e outro maior que é o dobro do preço. Alguém sabe qual é o correto???

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Almeidão » 28 Mai 2014, 09:25

figueiro escreveu:Boa noite pessoal.

Também estou desconfiado que a bomba de combustível esta danificada. Ele é 2.2 8V, fiz a medição ontem e o resultado foi 2.1 Bar na entrada da flauta. Estou querendo fazer a troca, mas o pessoal da auto peca disseram que à dois modelos.

Um modelo menor e mais barato, e outro maior que é o dobro do preço. Alguém sabe qual é o correto???


Os dois modelos entram no carro, porem ela precisa ser completa, ou seja uma não aproveita a peneira da outra. Os modelos maiores são as mais antigas e nem é tão maior assim embora onde entra a mangueira seja realmente mais grosso e usa mangueira de borracha. O modelo mais novo é um pouco menor e o bico é realmente menor e não dá para usar com a mangueira de borracha que vem nos carros mais antigos. Os novos usam mangueira sanfonadas de plastico descartável e se um carro antigo quiser usar uma bomba mais nova, basta trocar a mangueira para esta plástica porque o alojamento da bomba tem ajuste para ela (Eu uso uma bomba mais nova no meu 97).

Não troque a bomba sem trocar a mangueira plástica, ESTA PEÇA NÃO É REAPROVEITÁVEL. Se tirar, tem que trocar senão é impossivel manter a pressão na linha.

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por figueiro » 29 Mai 2014, 20:33

Valeu pelas dicas Almeidao, realizei a troca da bomba completa ontem.
Tudo sem problemas, o mais difícil é fechar a tampa metálica :38:
Valeu.

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Re: Pressão da bomba de combustivel

por Almeidão » 30 Mai 2014, 08:49

figueiro escreveu:Valeu pelas dicas Almeidao, realizei a troca da bomba completa ontem.
Tudo sem problemas, o mais difícil é fechar a tampa metálica :38:
Valeu.


Esta tampa fica mais fácil de ser colocada usando vaselina na borracha, se não fizer isto dá um trabalhão daanado e nunca temos certeza que ficou bem feito. As que são rosqueável, use vaselina e vai enroscando sem problemas e a que tem o anel de borracha grosso, coloque bastante vaselina neste anel, coloque ele no lugar acentado e depois pressione a tampa. O uso de vaselina ai, é viável porque ela some com o tempo enquanto outro produto pode destruir a borracha.
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