O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra 2.0 8V (128cv) - Lentidão: Peso x Potência x Válvulas

9 mensagens   •   Página 1 de 1
Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Vectra 2.0 8V (128cv) - Lentidão: Peso x Potência x Válvulas

por Rods » 02 Jul 2014, 10:58

Bom dia Amigos:

Li um artigo hoje recomendado por um companheiro do Clube do Vectra, sobre as características dos motores 16V, que abordou potência, consumo, desempenho, etc.

A partir disso abro aqui uma discussão sobre o motor 2.0 8V com 128cv do meu Vectra Elegance 2007:

Ele é lento nas retomadas em marchas mais altas (3 e 4) e demonstra pouco torque quando o carro está em uma dessas marchas e se depara com subidas. Com isso, eu sempre tenho que ficar esperto com o trecho que está a minha frente, ou seja, se estou vindo numa reta em 3a marcha, e ocorre uma subida de 45º e o carro da frente reduz a velocidade, eu sou obrigado a reduzir para 2a, que é incorreto pois a velocidade faz com que a segunda entre já com um giro de aproximada 2500-3000 rpm, pois se eu manter a 3a o carro perde força e velocidade rapidamente. Enfim... é uma vergonha eu estar dentro do meu Vectrão, Lindo e Imponente com um emblema 2.0 na tampa do porta-malas e perder terreno para qualquer carrinho de menor cilindrada que está atrás de mim e ainda me dá farol.

Fico pensando nos motivos para tal comportamento: Será que o Vectra é muito pesado? Será que a relação do câmbio em 3a e 4a marchas é muito longa e por isso ele é lento nas retomadas e subidas?

Pergunto aos amigos do Clube do Vectra: Será que isso tá certo?

Um abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Vectra 2.0 8V (128cv) - Lentidão: Peso x Potência x Válv

por Almeidão » 02 Jul 2014, 12:55

Rods, o Vectra B é bem pesado e eu sei disto porque tenho um, com certeza o C sem os meus conhecimentos sobre ele, sei que é mais leve. Mas sem uma mudanças nas rodas originais eu não vejo o B tão lento como muitos veém, não considero o meu lento, ele é muito bom em retomada e não acredito que seja melhor que um Vectra C porque seria humanamente impossivel, tendo em vista que o meu tem uma cavalaria menor. Eu acho que é mais falta de cuidado que a potencia em sí, ou pode ser bem cuidado porem com um mecanico descuidado.

O que pode deixar um carro brocha e pode ser este o problema:

01 - Ponto atrasado, bem comum isto e até ao conferiri muitos mecanicos afirma que o ponto está certo mesmo ele
estando atrasado. Falta de conhecimento mesmo.
02 - catalizador ou algo tapando a descarga, tipo manta se soltando no intermediário ou parte final, neste caso se
for automático e pisar fundo ele não passa a ultima marcha.
03 - carro acima de 90 mil km, passando óleo pelas válvulas e com certeza muito carbonizado. Resolve se fazendo o
cabeçote.
04 - Filtro de Gasolina entupido, esta peça precisa ser trocada a cada 10 mil km.
05 - Regulador de pressão ou problema na tampa plastica do tanque onde fica o regulador (neste caso Vectra C).
06 - Bomba de Gasolina fraca.
07 - Velas e cabos cansados, neste caso ele rateia na baixa.

O meu é um 2.0 em todos os aspéctos.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 02 Jul 2014, 13:38

Consegui a fiche técnica do seu Carro Rods e de um GLS 1998, segue abaixo:

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... codigo=270

http://www.carrosnaweb.com.br/fichadeta ... codigo=754

Como pode ver o peso é praticamente o mesmo, diferença de 6kg.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 02 Jul 2014, 14:56

Show Thiagão!!

Almeidão:

Primeiramente obrigado, vou colocar as minhas considerações por tópicos:

01 - Não creio se ponto atrasado, pois não constato alguns sintomas característicos disso como: dificuldade para pegar quente, o meu pega sempre de primeira, seja frio ou quente, não grila ou bate-pino, não tem consumo errado, não "pipoca".

02 - Sistema de escape teria que dar uma checada, mas ele tem expelido bem, dá para perceber quando estou no alcool com temperatura externa fria

03 - Não creio, não está baixando ou queimando óleo... carbonizado num tá não, constatei na última manutenção

04 - Troquei o Filtro de Combustível tem 1 mês

05 - Isso teria que mandar checar (nem sabia que tinha...rsrs, achei que era só a bomba de combustível)

06 - Se fosse problema n bomba de combustível não faria o carro falhar

07 - Troquei as velas, os cabos não.. será que ele pode ser o causador de lentidão nas retomadas??

Abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Jul 2014, 15:56

Rods escreveu:Show Thiagão!!

Almeidão:

Primeiramente obrigado, vou colocar as minhas considerações por tópicos:

01 - Não creio se ponto atrasado, pois não constato alguns sintomas característicos disso como: dificuldade para pegar quente, o meu pega sempre de primeira, seja frio ou quente, não grila ou bate-pino, não tem consumo errado, não "pipoca".

02 - Sistema de escape teria que dar uma checada, mas ele tem expelido bem, dá para perceber quando estou no alcool com temperatura externa fria

03 - Não creio, não está baixando ou queimando óleo... carbonizado num tá não, constatei na última manutenção

04 - Troquei o Filtro de Combustível tem 1 mês

05 - Isso teria que mandar checar (nem sabia que tinha...rsrs, achei que era só a bomba de combustível)

06 - Se fosse problema n bomba de combustível não faria o carro falhar

07 - Troquei as velas, os cabos não.. será que ele pode ser o causador de lentidão nas retomadas??

Abraço!

Então vamos para as controversias.

1 - Um dente atrasado que é o máximo que possa acontecer de não ter problemas nenhum com estas suas observações.
Ele pega de primeira, não falha e nem consome muito por isto, não grila e nem bate pino. A lenta fica quase
perfeita, porem com pequena oxilação e tem muita gente que nem repara isto. Sintoma principal, fraco ao
retomar, fraco ao subir ladeiras de rua, falo de rua porque em asfalto não há ladeiras iguais a não ser Pestropolis,
se voce sai com ele, mal se movimenta e coloca uma segunda e aperta fundo ele faz um ronco e demora sair.
Enquanto o meu, quase sai em segunda sem brochar e não ronca ao pisar fundo. UM DENTE ATRASADO ENGANA PRA
CARAMBA, principalmente o Vectra que tem uma injeção que corrige quase tudo.

2 - Escape, voce olhando não consegue ter acerteza de como está por dentro, algo tem que sair porque se não sai nada
o carro nem funciona. Lembro que um radiador com 15% entupido, já ferve o motor.

5 - é um outro vilão.

6 - A bomba fraca porem com capacidade proxima do Bar que é o necessário para um bom funcionamento, o carro
não vai falhar. Ele fica fraco mesmo.

Ao fazer o teste de pressão da bomba, voce elimina o 5 e o 6 se der pressão boa. Porém se der ruim, só desontando para saber qual dos dois é o problema

Sds
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 02 Jul 2014, 16:32

Putz, aí sim hein Almeidão, representando como sempre..! hehehe

Então sobre a bomba e escape só vendo mesmo, posso fazer o teste da bomba em qualquer lugar?

Sobre o ponto agora fiquei cabrero... meu carro tah exatamente igual vc falou... e fico pensando se na última troca de correia dentada o mecânico não fez merda... vou ter q mandar olhar isso... não lembro de ter visto o ponto correto do Vectra C 2006/2007, você sabe? Outra dúvida, para mexer no ponto só no ajuste da polia da correia dentada, ou nestes carros mais modernos tem ajuste de ponto com estroboscópio igual nos antigos?

Abraço!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Last_Warrior » 02 Jul 2014, 17:04

Lembrando que a potência máxima do motor só é atingida em torno de 5.200 a 5.400rpm, então a hora que precisar chamar mesmo tem que subir o giro, não tem nada de errado!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Jul 2014, 17:27

Rods escreveu:Putz, aí sim hein Almeidão, representando como sempre..! hehehe

Então sobre a bomba e escape só vendo mesmo, posso fazer o teste da bomba em qualquer lugar?

Sobre o ponto agora fiquei cabrero... meu carro tah exatamente igual vc falou... e fico pensando se na última troca de correia dentada o mecânico não fez merda... vou ter q mandar olhar isso... não lembro de ter visto o ponto correto do Vectra C 2006/2007, você sabe? Outra dúvida, para mexer no ponto só no ajuste da polia da correia dentada, ou nestes carros mais modernos tem ajuste de ponto com estroboscópio igual nos antigos?

Abraço!

´
Seria ótimo ter uma luz estroboscópica, aliás esta marca que eu sempre comento da capa protetora da correia externa é exatemente para o uso desta luz, principalmente a do Vectra B. Mas acho que os mecanicos de hoje nem sabem onde ligar esta peça.

Veja este link abaixo, seu ponto não pode está diferente disto, embora as polias externa sejam diferentes os pontos são sempre iguais e pode ser comparado com as polias interna. Qualquer mecanico entenderá este desenho feito a mão. Bem, pelo menos um mecanico que tenha trocado uma coreia dentada ainda que tenha trocado errado.

viewtopic.php?f=39&t=2397&start=30
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Rods » 07 Jul 2014, 11:35

Entendi, valeu Almeidão!

9 mensagens   •   Página 1 de 1