O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas com a correia do Alternador - Vectra C

24 mensagens
  • 1
  • 2
thauanf
Member
Member
Nome Completo: Thauan Almeida
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Problemas com a correia do Alternador - Vectra C

por thauanf » 23 Mar 2015, 11:32

Bom dia Galera
Estou com um Vectra Gt 2011 e verifiquei que quando em dias de calor ou secos , quando vou subir uma rampa mesmo que pequena ou sair em uma subida comum vejo que quando estou praticamente no final do curso da embreagem percebo que o carro canta ( da um grito ) , principalmente com o ar condicionado ligado , como a correia foi trocado achei estranho o barulho, pois toda pessoa que converso sobre o assunto fala que é a benedita da correia , ai é que me pergunto será uma correia de marca e qualidades inferiores ou outro problema no carro ? Ah e também quando estico o carro e troco para segundo ele da esse mesmo "gritinho" só que bem mais curto o som , tenho mecânico de confiança mas o mesmo quando junta com o meu pai são dois teimosos , mesmo sendo que meu pai que também usa o carro escuta o benedito do barulho :47: , alguém pode me ajudar ? e se eu trocasse essa correia por uma original será que pararia ? Obrigado

Obs: em dias de chuva ou bem úmidos o barulho não ocorre .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: [VECTRA C]Problemas com a correia do Alternador

por Almeidão » 23 Mar 2015, 13:35

A correia nova não faz este ruido a não ser que colocarom uma com tamanho maior e é uma grande possibilidade de isto ter ocorrido. Não sei qual seria a correia certa, mas do meu que é um B, usa a 6PK1900, este numero final é o tamanho dela, neste caso 1,90 mts, porem meu carro tem ajuste de correia e posso usar uma de 1,85 que dá jeito, no seu não tem e não pode ser errada. O numero vem marcado nas costas da correia.

Sds
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 23 Mar 2015, 14:18

Então amigo acabei de dar uma olhada e está 6PK1890 será que realmente é esse o tamanho da original ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Mar 2015, 15:54

thauanf escreveu:Então amigo acabei de dar uma olhada e está 6PK1890 será que realmente é esse o tamanho da original ?

Realmente eu não sei qual é o tamanho original e não sei se voce trocou também o esticador, o correto era conferir antes de trocar. Veja um exemplo besta mas que pode trazer problemas e trouxe para mim. Os esticadores do Vectra, Astra, Corsa, zafira e Omega 2.2 todos dão no meu carro que é 97, porém tem uns que mesmo aparentando ser igual, são pra frente e ao usar a correia original do meu carro ficava folgada. A solução foi eu adaptar um regulador de correia do Opala, assim posso usar 1900, variando para menos até 1885. Caso voce tenha trocado o esticador ou alguem tenha trocado antes de voce, isto pode vir a ocorrer. Pelas suas informações ela está frouxa, não canta sem está assim.
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 23 Mar 2015, 16:23

Almeidão escreveu:
thauanf escreveu:Então amigo acabei de dar uma olhada e está 6PK1890 será que realmente é esse o tamanho da original ?

Realmente eu não sei qual é o tamanho original e não sei se voce trocou também o esticador, o correto era conferir antes de trocar. Veja um exemplo besta mas que pode trazer problemas e trouxe para mim. Os esticadores do Vectra, Astra, Corsa, zafira e Omega 2.2 todos dão no meu carro que é 97, porém tem uns que mesmo aparentando ser igual, são pra frente e ao usar a correia original do meu carro ficava folgada. A solução foi eu adaptar um regulador de correia do Opala, assim posso usar 1900, variando para menos até 1885. Caso voce tenha trocado o esticador ou alguem tenha trocado antes de voce, isto pode vir a ocorrer. Pelas suas informações ela está frouxa, não canta sem está assim.

Então amigo não entendo muito , mas pelo o que me disse eu particularmente acho que não tenha sido trocado o esticador pois peguei o carro com 24 .000 km e como ele bastante usado para estradas hoje ele está com quase 80.000 km creio eu que é apenas a correia que tenha sido trocada , como fui atrás de pesquisar e vi uma correia no site da Jocar https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=71775 , diz lá que é original do meu carro que seria a 6PK1725 , mas achei a diferença meio grande , liguei na Metronorte que é uma concessionária Chevrolet em Londrina que a cidade onde o carro foi comprado , o vendedor não soube me falar o tamanho dela mas me falou que o preço da correia fica em torno de R$ 100,00 + R$ 100,00 de mão obra mas conversei com o mecânico de lá que me disse que possa ser o transformador mas o carro é relativamente novo , e sempre faço as revisões dele em dia ( cuido como se fosse um filho meu ) , então ainda acredito no problema do tamanho da correia , me desculpe por tantas questões , sou muito curioso e apaixonado por carro .

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Mar 2015, 19:01

Não é o transformador, deve ser o alternador. Não isto não é, só se ele tem regulage, mas pelo que eu sei não tem. Sobre esta correia informada, esxquece, não dá mesmo se a sua roda com 1.890, a diferença de 1725 chega ser absurda por ser 16,5 cm diferença. O que pode caber ali para ficar justa seria 1.885, mas que isto nem entra.

Só tenho esta maneira de voce verificar com certeza é se o seu esticador for igual a este do link abaixo. Se for assim, é fácil de ver olhando por cima do motor logo atras da bomba óleo hidráulico. Observe que na parte de baixo dele no nome import, exatamente no Ó de tem um top, este top no lugar fica pra cima e ele se movinta ao pressionar a correia e voce mesmo pode fazer isto com o carro desligado. Verás que tem um espaço onde ele se movimenta, sendo que o local de descanço é bem no meio, se tiver para trás é porque a correia está frouxa e precisa ser regulada, se o seu carro não tiver regulagem e eu acho que não tem mesmo, ai só trocando a correia mesmo por uma menor, mas nada menos que 2 ou máximo 3 cm e como já informei este numero dela é centimetro. Checa isto e volte informando por favor, se tiver como tirar uma foto, também ajuda bastante.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-2011-_JM
Imagem

kelerson
Member
Member
Nome Completo: sebastião irineu dos santos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

por kelerson » 23 Mar 2015, 21:25

Olá amigo. No meu Vectra 2003 o problema não era correia. Ninguém achava o defeito até que eu olhei uns vídeos na net e descobri que era a polia que e dividida em duas partes por uma borracha que quebrou e aí dava umas griladas horríveis principalmente com ar ligado. Espero ter ajudado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mar 2015, 08:44

kelerson escreveu:Olá amigo. No meu Vectra 2003 o problema não era correia. Ninguém achava o defeito até que eu olhei uns vídeos na net e descobri que era a polia que e dividida em duas partes por uma borracha que quebrou e aí dava umas griladas horríveis principalmente com ar ligado. Espero ter ajudado

Kelerson, existe esta possibilidade sim, mas só se o mecanico for muito idióta e ligar o carro com a correia trepada em uma lateral da polia tanto do ar, alternador ou compressor. Com certeza se isto ocorreu no seu carro, o erro foi na montagem e não podemos discartar esta possibilidade de ter ocorrido isto no dele.

Chegar este ponto também, mas antes saber como está ela tencionada e de longe sem ajuda de fotos é quase impossivel.
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 24 Mar 2015, 09:54

Almeidão escreveu:Não é o transformador, deve ser o alternador. Não isto não é, só se ele tem regulage, mas pelo que eu sei não tem. Sobre esta correia informada, esxquece, não dá mesmo se a sua roda com 1.890, a diferença de 1725 chega ser absurda por ser 16,5 cm diferença. O que pode caber ali para ficar justa seria 1.885, mas que isto nem entra.

Só tenho esta maneira de voce verificar com certeza é se o seu esticador for igual a este do link abaixo. Se for assim, é fácil de ver olhando por cima do motor logo atras da bomba óleo hidráulico. Observe que na parte de baixo dele no nome import, exatamente no Ó de tem um top, este top no lugar fica pra cima e ele se movinta ao pressionar a correia e voce mesmo pode fazer isto com o carro desligado. Verás que tem um espaço onde ele se movimenta, sendo que o local de descanço é bem no meio, se tiver para trás é porque a correia está frouxa e precisa ser regulada, se o seu carro não tiver regulagem e eu acho que não tem mesmo, ai só trocando a correia mesmo por uma menor, mas nada menos que 2 ou máximo 3 cm e como já informei este numero dela é centimetro. Checa isto e volte informando por favor, se tiver como tirar uma foto, também ajuda bastante.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... v-2011-_JM

Bom dia Amigo
Me desculpe a demora estava na faculdade ontem a noite
Então acabei de ligar na Accioly e descobri que realmente a correia é a 6pk1890 , só que é a metade do preço da concessionária está por R$ 49,00 lá e é original Gm também , agora que me pergunto o que será que pode ser ? agora estou em dúvida pois diz o meu pai que ele trocou , mas não sei não , tem como eu saber se ta gasta? ela deteriora ? ou será que é o que o nosso amigo ali em cima falou será a polia? Agora começo a ficar meio doido pois o que eu tinha certeza que era, talvez não seja .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mar 2015, 10:57

A correia em este numero marcado em cima dela, se ela for nova o numero está ainda perfeito se for velha já começa ficar marcado, para voce vê este numero voce tem 3 opções, uma coloque uma quinta, levante a roda direita dianteira e vai girando ela até aparecer o numero em cima. Segunda opção, coloque ele em local plano, coloque uma quinta com o capô levantado vai arrastando ele que a correia vai girando e aparecerar o numero em cima; Terceira, vai dando toque na chave e olhando que uma hora ela fica em cima.

Melhor se voce tirar uma foto do tensionador ou mais de uma na parte de cima dele e saberemos se está folgada ou não. Desde que o tensionador seja igual a este que lhe enviei no link.

Sds
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 24 Mar 2015, 11:37

Almeidão escreveu:A correia em este numero marcado em cima dela, se ela for nova o numero está ainda perfeito se for velha já começa ficar marcado, para voce vê este numero voce tem 3 opções, uma coloque uma quinta, levante a roda direita dianteira e vai girando ela até aparecer o numero em cima. Segunda opção, coloque ele em local plano, coloque uma quinta com o capô levantado vai arrastando ele que a correia vai girando e aparecerar o numero em cima; Terceira, vai dando toque na chave e olhando que uma hora ela fica em cima.

Melhor se voce tirar uma foto do tensionador ou mais de uma na parte de cima dele e saberemos se está folgada ou não. Desde que o tensionador seja igual a este que lhe enviei no link.

Sds

Olha ai a foto da correia com me disse pra fazer Imagem

Pelo o que vi parece estar nova,o esticador está do lado logo em cima do MICRO-V não deu pra focar direito ele , mas puxei a correia e ela está firme , mas não sei exatamente o "firme" que tem que ser . parece que o problema de ser o tamanho não tenho mais dúvidas é esse mesmo agora fico em dúvida em relação ao esticador . :47:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mar 2015, 14:53

Pode trocar ela, colocar uma com 2 cm menor. Olhando esta foto se vê claramente que o esticador está recolhido, a peça que movimenta está extamente na direção do nome gates, ela teria que está entre o I e o C de MICRO, mais para o C que o I. Usar a 6PK 1888

Esta parte que voce vê ali com o V, não é o parâmetro de ajuste, ali é onde está o furo para travar o esticador para soltar a correia. Do jeito que está, não sei porque ainda não ouviste uns tec, tec. Porque ela está bem frouxa.

Assim que voce acertar, deixa aqui por escrito se foi este mesmo o problema.

Se voce arrumasse um deste como na foto do link, ficaria perfeito para usar esta ai e outras mais, assim eu fiz no meu carro por motivo de não achar nunca a correia que eu precisava. Fácil de colocar, ele entra no alternador, basta tirar o que tem no seu carro que não tem regulage e assim era o meu também.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -15-cm-_JM
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 24 Mar 2015, 16:56

Muitissimo Obrigado amigo , vou comprar o esticador do opala para ficar perfeito como disse , se eu colocar ele não tem erro então? é só eu trocar pelo o o esticador original que está no alternador do meu carro por esse? você acha que pelo fato mesmo de eu estar usando a correia original o carro possa ter vindo com alguma defeito de fabrica nessa parte ? ou uma correia original serviria ?

Vou atrás dessa peça do opala e assim que instala-la posto aqui pra vocês informando se o problema foi resolvido ou não .

Abraços

Muitissimo Obrigado ,você é o cara !

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Mar 2015, 17:18

thauanf escreveu:Muitissimo Obrigado amigo , vou comprar o esticador do opala para ficar perfeito como disse , se eu colocar ele não tem erro então? é só eu trocar pelo o o esticador original que está no alternador do meu carro por esse? você acha que pelo fato mesmo de eu estar usando a correia original o carro possa ter vindo com alguma defeito de fabrica nessa parte ? ou uma correia original serviria ?

Vou atrás dessa peça do opala e assim que instala-la posto aqui pra vocês informando se o problema foi resolvido ou não .

Abraços

Sendo original se for deste tamanho não vai dar, não é porque ela não seja original que ela seja diferente, aliás esta marca é a melhor que existe e quando a chevrolet usava ela tinhamos menos probelmas, eu estou procurando na minha cidade e não estou encontrando para trocar do meu carro, aqui só entra coisa barata e se um compra algo e vende barato todas as lojas fazem o mesmo.

A vantagem desta peça do opala ou de outro carro que possa vir a dar certo ali, é que voce pode regular ela enquanto a do Vectra é unica, não tem este trilho para regular. Colocar ela ali é super fácil, tem um parafuso 8mm chave treze no pé dela, onde tem este furo e é preso no motor, o outro lado voce coloca no alternador e coloca o parafuso que está lá dentro deste trilho, logo voce pode empurrar o alternador para trás e apertar o parafuso que já estica a correia como voce quiser.

Detalhe, em cima do alternador tem um parafuso prendendo uma chapinha que vai atrás da TBI, voce solta o parafuso de tras da TBI, arruma um 8mm, 10 mm maior. Arruma uma porca para o parafuso passar folgado nela, tipo uma porca 10 a 15mm, logo ao montar voce coloca o parafuso na chapinha, coloca a porca nele e depois voce aperta o parafuno no local onde voce tirou na TBI, esta porca serivirá como calço e afastará a chapinha da TBI e assim facilitará o manuseio do alternador já que ele aumentará o espaço de movimento.

Parece algo difícil explicando, mas se voce olhar e fizer, verás que é super fácil.

Voce precisa achar algo assim, o meu é exatamente igual a este do link abaixo, parece que foi feito para o Vectra, até a curva lateral é perfeita

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aravan-_JM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Mar 2015, 08:59

Esqueci de acrescentar isto, ao remontar a correia, não coloque de qualquer jeito, olha se ela está no trilho correto no alternador, na bomba hidráulica e no compressor. Se colocar trepada ao ligar o carro ela corta uma fila inteira. Não fique com prequiça de deitar embaixo do carro e olhar o compressor se está ela no local certo.
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 27 Mar 2015, 09:28

Almeidão escreveu:
thauanf escreveu:Muitissimo Obrigado amigo , vou comprar o esticador do opala para ficar perfeito como disse , se eu colocar ele não tem erro então? é só eu trocar pelo o o esticador original que está no alternador do meu carro por esse? você acha que pelo fato mesmo de eu estar usando a correia original o carro possa ter vindo com alguma defeito de fabrica nessa parte ? ou uma correia original serviria ?

Abraços

Sendo original se for deste tamanho não vai dar, não é porque ela não seja original que ela seja diferente, aliás esta marca é a melhor que existe e quando a chevrolet usava ela tinhamos menos probelmas, eu estou procurando na minha cidade e não estou encontrando para trocar do meu carro, aqui só entra coisa barata e se um compra algo e vende barato todas as lojas fazem o mesmo.

A vantagem desta peça do opala ou de outro carro que possa vir a dar certo ali, é que voce pode regular ela enquanto a do Vectra é unica, não tem este trilho para regular. Colocar ela ali é super fácil, tem um parafuso 8mm chave treze no pé dela, onde tem este furo e é preso no motor, o outro lado voce coloca no alternador e coloca o parafuso que está lá dentro deste trilho, logo voce pode empurrar o alternador para trás e apertar o parafuso que já estica a correia como voce quiser.

Detalhe, em cima do alternador tem um parafuso prendendo uma chapinha que vai atrás da TBI, voce solta o parafuso de tras da TBI, arruma um 8mm, 10 mm maior. Arruma uma porca para o parafuso passar folgado nela, tipo uma porca 10 a 15mm, logo ao montar voce coloca o parafuso na chapinha, coloca a porca nele e depois voce aperta o parafuno no local onde voce tirou na TBI, esta porca serivirá como calço e afastará a chapinha da TBI e assim facilitará o manuseio do alternador já que ele aumentará o espaço de movimento.

Parece algo difícil explicando, mas se voce olhar e fizer, verás que é super fácil.

Voce precisa achar algo assim, o meu é exatamente igual a este do link abaixo, parece que foi feito para o Vectra, até a curva lateral é perfeita

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aravan-_JM

Bom dia Amigo
Acabei de comprar esse esticador http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aravan-_JM
agora é esperar chegar , o que acha melhor será que levo no meu eletricista ou eu tenho que levar em algum mecânico ?ou você acha que da pra fazer em casa?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Mar 2015, 16:19

Amigo, isto é muito fácil de fazer, segue estes dados que te passei acima e não precisa mais que uma chave 13 de estria para tirar o antigo e colocar este novo. A unica coisa que voce precisa fazer é colcoar um calço no parafuso que fica atrás da TBI, já que ele ficará mais afastado, eu mandei fazer um tubinho bonito de metal, mas antes coloquei uma porca igual passei ai para voce fazer. Não precisa desmontar nada alé da mangueira de ar que entra na TBI e tirar a tampa do filtro fora. Regular ele depois de montado é fácil, basta afrouxar um pouquinho o parafuso do alternador e empurrar ele para trás e imeditamente apertar que já fica esticado.
De qualquer forma, se voce ficar com duvida, leve em um mecanico e comente que além de trocar esta peça, voce quer que coloque uma porca como calço na haste que sai da TBI para a parte de cima do alternador. Aliás esta haste será a ultima a ser apertada.
Imagem

amf
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Marcos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por amf » 27 Mar 2015, 16:30

Ja vi isto acontecer com correia montada de forma errada nas polias e esticadores, canta o tempo todo. Se for isso troque por uma nova em uma oficina de gabarito, para não correr o risco de fazerem cagada novamente. :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Mar 2015, 16:26

Amigo, o problema dele não é montagem errada, pela foto que ele passou do esticador, para quem conhece está claro que ela está folgada. É possível que a anterior poderia ser uma tipo 2 cm menor
Imagem

thauanf
Member
Member

por thauanf » 13 Abr 2015, 14:23

Almeidão escreveu:Amigo, isto é muito fácil de fazer, segue estes dados que te passei acima e não precisa mais que uma chave 13 de estria para tirar o antigo e colocar este novo. A unica coisa que voce precisa fazer é colcoar um calço no parafuso que fica atrás da TBI, já que ele ficará mais afastado, eu mandei fazer um tubinho bonito de metal, mas antes coloquei uma porca igual passei ai para voce fazer. Não precisa desmontar nada alé da mangueira de ar que entra na TBI e tirar a tampa do filtro fora. Regular ele depois de montado é fácil, basta afrouxar um pouquinho o parafuso do alternador e empurrar ele para trás e imeditamente apertar que já fica esticado.
De qualquer forma, se voce ficar com duvida, leve em um mecanico e comente que além de trocar esta peça, voce quer que coloque uma porca como calço na haste que sai da TBI para a parte de cima do alternador. Aliás esta haste será a ultima a ser apertada.

Então amigo o que mais suspeitávamos , no final de tudo não é levei no eletricista meu que é ótimo e mexe com correia e tudo mais falou que a correia está boa , o problema é que quando da aquela forçadinha no motor o motor treme todo como se tivesse algum coxim solto , como estava com pressa e ele também não sabe ver onde é o problema , mas ele disse com certeza de que não é a correia e disse que ela está bem esticada ( desculpa a demora para ver isso mas realmente estava com tempo nenhum ) , ele disse que talvez seja o coxim pois o motor treme todo e ele disse que provavelmente está pegando em algum lugar na hora que isso acontece , o que me indica de fazer ? levar logo ao mecânico pra ele verificar ?

24 mensagens
  • 1
  • 2