Amigo Vectreiro,
Participe do nosso grupo OFICIAL no Whatsapp.
Clique e participe ~> Imagem
~ Fique atento as Regras ~

Vectra CProblemas no Ar condiconado - Vectra C

162 mensagens
vitor valeriano
Member
Member
Nome Completo: vitor valeriano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

VECTRA C - VENTILADOR E AR CONDICIONADO NÃO LIGAM

por vitor valeriano » 14 Jan 2016, 18:05

boa tarde amigos.
sou novo por aqui sendo assim peço desculpas desde já sobre qualquer mal entendido.
tenho um vectra elite 06 07 com ar digital, fato que o mesmo parou de funcionar do nada.
o display de comando funciona normal, assim como a velocidade da ventoinha, porem não liga o motor do ventilador.
já fui ate a caixa de fusiveis e a caixa dos reles, tirei e recoloquei e não voltou a funcionar. li ate um topico aqui no forum porem não respondeu sobre meu problema.
vi algum artigo na internet que fala de um modulo que comanda isto que fica proximo ao pedal do acelerador, que pode ter derretido um plug lá dentro, isto confere para o modelo do meu carro.(pergunto)
se tiver alguma pagina com algum tutorial de como fazer esta manutenção, por favor, agradeceria se alguem pudesse me indicar um caminho, ou algo do tipo.
agradeço desde ja a atenção de todos!

Tiagomos1
Moderador
Moderador
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por Tiagomos1 » 15 Jan 2016, 01:22

DiogoMello escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
DiogoMello escreveu:Quais sao as partes que posso verificar caso o segunso estagio da ventoinha nao esteja armando? Armar eu sei que ela arma, quanso ligo o ar ela gira bem.forte que da pra ouvir de longe, e as vezes desliga e liga toda hora.

Sensor de temperatura, ele é o responsável por trocar informações com a central para armar os estágios.

Esse ta novo, troquei faz 2 semanas, acho que foi ate vc que me deu a dica.

Uma pergunta, desde o momento que você liga ele da primeira vez que ele n gela? Digo, você tá parado 3 liga o ar...Ele já fica sem gelar ou da primeira vez ele gela e quando você volta a parar o carro que ele para de gelar?

Se depois de um tempo com ele ligado, você para e ele para de gelar... Eu olharia o relé de acionamento da ventoinha do ar. Ele pode estar aquecendo e desarmando a ventoinha depois de um tempo com o ar ligado.

Tirando isso, eu olharia a pressão do gás.
Gás com baixa ou alta pressão apresenta irregularidades na refrigeração.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Jan 2016, 08:19

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

vitor valeriano
Member
Member
Nome Completo: vitor valeriano

por vitor valeriano » 15 Jan 2016, 08:48

Thiago Menezes escreveu:Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.

olá Thiago, o meu problema é diferente. no meu caso o display funciona, a ventoinha dispara, o problema é que o ventilador não liga. com isto não funciona nem o ar forçado e nem o ar condicionado, digo não ligam.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro

por Thiago Menezes » 15 Jan 2016, 09:06

vitor valeriano escreveu:

olá Thiago, o meu problema é diferente. no meu caso o display funciona, a ventoinha dispara, o problema é que o ventilador não liga. com isto não funciona nem o ar forçado e nem o ar condicionado, digo não ligam.

Vitor te mandei uma MP :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Tiagomos1
Moderador
Moderador

por Tiagomos1 » 15 Jan 2016, 15:50

Vitor, isso aí é problema na ignição. O meu estava assim, hora funcionava hora n. Aí percebi q a ignição ficava no meio só caminho entre a posição 3 e 2 da chave. Lubrifiquei ela e nunca mais deu problema.

Era exatamente isso, ligava compressor e ventoinha, mas ventilar dentro do carro, nada!
O vectra c tem um problema na ignição, aqui no fórum tem muitos relatos de problemas nela. A maioria se resolve com lubrificação e limpeza

Vectra CD 2.2 16V
Imagem

soldador
Member
Member
Nome Completo: michel franco teixeira
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

Re: Ar condiconado Vectra elegance

por soldador » 16 Jan 2016, 09:54

Luis_Oliveira escreveu:O meu quando comprei não estava gelando, a c$$ trocou o compressor e completou o gás, voltou a gelar.
Troquei em casa mesmo o filtro de cabine, agora ele gela e sumiu o cheiro ruim de mofo, porém ele gela bem pouco !
Ainda essa semana vou voltar na c$$ para trocar o filtro secador !

Espero que com a troca do filtro ele passe a gelar legal..

O Elegance gela bem, galera ? :-)
Abração !!

sera q trocando filtro secador resolve?ja vi alguns caso s q era a polia da correia de ascessorios,q despendia uma parte da outra,ai girava em falso,afetando tanto o ar q funcionava intermitente e tambem a direcao.mas se tiver resolvido da uma ideia pois tive o mesmo problema.

juniorc01
Member
Member
Nome Completo: Jefferson L. N. C. Junior
Fabricação/Modelo: 2002/2002

por juniorc01 » 16 Jan 2016, 21:13

To com um problema no ar também que parou de gelar, FELIZMENTE é a válvula que estragou, ela custa por volta de uns 300,00 por aqui. pede pra conferir a pressão do ar, pois a válvula segundo o cara estraga mesmo depois de um tempo !

Willian Ribeiro da Silva
Member
Member
Nome Completo: Willian Ribeiro da Silva

por Willian Ribeiro da Silva » 25 Jan 2016, 12:03

Bom dia a todos !

Estou com um Elegance 06/07 desde o começo do ano e o ar já não gelava. Semana passada levei a uma oficina especializada para dar um carga de gás, fazer troca do filtro e higienização. Foi meu pai quem levou o carro, falou que fizeram o teste e não foi constatado nenhum vazamento, porém mesmo após a recarga de gás, o ar não gelava. Trocaram uma mangueira que disseram estar entupida, o flexível, e trocaram também o filtro secador. Só que quando meu pai chegou em casa (falou que havia desligado ar porque estava gelando muito) e fui dar uma volta com o carro, escutava o compressor ligado mas nada de sair ar gelado dos difusores. Mesmo rodando trechos em rodovia, o ar não gelava, com o modo auto ligado ou não.

Hoje eu mesmo voltei à oficina, e viram que o sistema estava sem gás, porém o ponteiro do manômetro que foi ligado no sistema para testar se estava vazando não saiu do lugar. Precisei deixar o carro lá porque falaram que pode ser que esteja vazando gás somente com o carro ligado e o sistema funcionando, e que terão que desmontar o compressor e fazer teste em bancada para ver se não está vazando pelo selo.

O antigo dono falou que o ar parou de um dia pro outro de funcionar, e não mexeu mais. Já faz meses isso.

Alguém já passou por problema parecido?

Agradeço a atenção e desculpe pelo texto grande.

Vickthour5
Member
Member
Nome Completo: Victor Emanuel Araujo Januario
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.

por Vickthour5 » 25 Jan 2016, 23:12

Murilo de Melo escreveu:Eu olharia a situação do corpo de borboleta.

Pode estar muito sujo, impedindo que o compressor arme quando esta em marcha lenta.

Amigo corpo de borboletas nao tem absolutamente nada a ver com o problema do cara, kkkkkkkkkkkkkk

Enviado de meu GT-P3110 usando Tapatalk

Murilo de Melo
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Murilo de Melo Rodrigues Ferreira
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

por Murilo de Melo » 26 Jan 2016, 09:04

amigo, tenta lubrificar primeiro, caso o problema persista, pode trocar o comutador de partida.

Esse é um dos primeiros sinais que ele dá de que esta indo embora, rsrs

Só não coloque paralelo, duram pouco.

Luis Gustavo Martins
Member
Member
Nome Completo: Luis Gustavo Martins
Estado: Paraná

Ar digital do vectra elite 2007

por Luis Gustavo Martins » 10 Fev 2016, 16:37

Amigos, quando ligo o ar digital apertando no botâo que tem o símbolo do ar condicionado liga o ventilador mas parece que o ar não gela nem coloca ndo na posição LO, mas quando aperto no automático com 21 graus o ar começa a gelar, alguém já percebeu isso?

Victor Cidão
Member
Member
Nome Completo: Victor da Silva Lages

por Victor Cidão » 16 Fev 2016, 17:37

Boa tarde gnt.

Meu vectra não está gelando bem já há algum tempo. O ac não está dando conta de dias mais quentes. Tem gás no sistema, será que pode ser o compressor com problema?

Edcezar
Moderador
Moderador
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

por Edcezar » 16 Fev 2016, 17:46

Victor Cidão escreveu:Boa tarde gnt.

Meu vectra não está gelando bem já há algum tempo. O ac não está dando conta de dias mais quentes. Tem gás no sistema, será que pode ser o compressor com problema?

Talvez seja. O ideal seria descobrir aonde está o vazamento se houver e repara-lo.

Só uma carga de gás acredito que não resolve. Pode resolver, mas logo vai precisar de outra, outra e mais outra.

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

woodycosta
Member
Member
Nome Completo: Woody Lemes N. Costa
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

por woodycosta » 17 Fev 2016, 17:25

Victor Cidão escreveu:Boa tarde gnt.

Eu tive um problema uma vez com o meu Elite e no final descobri que o problema estava na ventoinha do radiador. Esse carro usa o mesmo radiador do motor para o ar condicionado, sendo que sua ventoinha possui 3 estágios. Quando você ligar o ar, a ventoinha já liga no primeiro estágio, sem fazer barulho, mantendo sempre o radiador mais frio para o bom funcionamento do ar condicionado. Acontece que é comum apresentar mal contato ou problemas no resistor da ventoinha, de forma que os primeiros estágios deixem de funcionar. Nesse caso, você vai notar que ao utilizar o ar condicionado, o carro fica sempre disparando a ventoinha na máxima rotação, parecendo uma turbina, e isso compromete e muito o funcionamento do ar e com certeza deve reduzir bem a vida útil da ventoinha, chicote e outros componentes elétricos.

Veja se não é esse o seu caso. Se for, procure um BOM eletricista para que ele arrume o seu chicote pois caso tenha que trocá-lo, gastará uns 500 reais.
VECTRA ELITE 2010 COM TETO SOLAR.

Imagem

kleber.rausis
Member
Member
Nome Completo: Kleber Rausis
Estado: Pará
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Problemas no Ar condiconado - Vectra C

por kleber.rausis » 10 Abr 2016, 16:10

Jailsonviana escreveu:Amigos,

Boa tarde, tenho um vectra elite 2006 e estou com uma dor de cabeça com meu ar-condicionado, e um tempo atrás estava no transito em SP e do nada um barulho e uma fumaça branca saindo debaixo do capô, desci e vi que não tinha vazamento, percebi que o ar não gelava
mais, levei em uma oficina especializada e ele deu uma carga de gás, fui embora e quando peguei trânsito novamente ouvi o mesmo barulho e a fumaça, na verdade era o gás saindo pela válvula de segurança, levei novamente o carro ficou dois dias mexeram e trocaram filtro e mais um monte de coisa, entregaram o carro e novamente o mesmo problema, levei no sábado de novo e trocaram o gás retiraram os relês tudo funcionando, o carro ficou quase uma hora e ar funcionando, sai ontem a noite com o carro e o mesmo problema, o gás vazou todo pela válcula de segurança, não sei vocês já passaram por isso, pode me dar uma luz.

Abração a todos

Faz o seguinte amigo, aparentemente o ventilador de baixa pode não está entrando quando liga o ar condicionado, assim apenas com o ventilador de alta o sistema de ar fica funcionando com alta pressão (não recomendado). Experimente fazer a seguinte checagem:
1. Com o motor frio, desligado, mantenha o ar totalmente desligado;
2. De a partida no motor ainda com o ar e ventilação totalmente desligados. ( a ventoinha em baixa rotação fixada para o lado de dentro do motor ainda não acionará;
3. Ligue o ar condicionado ainda com o motor em funcionamento. (Após alguns segundos o compressor deve ligar e em seguida a ventoinha interna deve funcionar em baixa rotação, caso não funcione o sistema de ar condicionado irá trabalhar apenas sob alta pressão, comprometendo o sistema todo).
Espero ter ajudado. Tive um problema semelhante no meu Vectra C e o problema estava na resistência que acionava a ventoinha de baixa.

Thiago2014
Member
Member
Nome Completo: Thiago Eriksson
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

por Thiago2014 » 30 Ago 2016, 16:01

Olá pessoal, comprei um Vectra Gt-X 2010 a uns 15 dias. E estou achando estranho o funcionamento do ar condicionado. Primeiramente, as vezes, o painel do ar fica ligado direto (aceso) mesmo com a ventilacao desligada. E as vezes fica desligado o painel, só acendendo ao acionar a ventilacao. O que seria o correto? Ficar sempre aceso ou só quando ligo a ventilação?

E não está muito quente aqui em Floripa, então usei o ar 2 vezes. 1 vez funcionou certinho, na outra mesmo subindo a ventilacao pro nivel 4 ele nao ventilava. Apos desligar o carro e ligar novamente voltou a funcionar corretamente. Li nos forum que pode ser rele, ou algo no eletro ventilador, confere?

Muito bom esse forum, já tirei várias dúvidas, inclusive a do cabo do cambio automático com folga. :D

Tiagomos1
Moderador
Moderador

por Tiagomos1 » 31 Ago 2016, 00:32

Esse negócio de acender o painel. Quando vi diz que ele acende sem ligar o ar, fica o desenho de um banco com uma seta de retorno? Se sim, é porque o recirculador está ativado. Só isso, é portanto é normal

Sobre o ar não ventilar, já comentei sobre isso em algum lugar.... O comutador da sua chave está agarrando entre a posição III e II da chave de ignição. Por isso que quando vc desliga e liga eu volta ao normal. Pois aí destrava.

Sugiro dar uma manutenção nele, passar um lubrificante e ver se para de ocorrer isso.

Mais já adianto, é um problema que acontece no carro (problema com o comutador da ignição)

Vectra CD 2.2 16V
Imagem

Thiago2014
Member
Member

por Thiago2014 » 01 Set 2016, 12:28

Valeu, entendi, o painel ligado realmente é com a recirculacao ligada que ele fica aceso, sem recirculação apaga.

Sobre a ignicao vou conferir também, valeu.

Thiago2014
Member
Member

por Thiago2014 » 09 Set 2016, 16:54

Sobre o ar não ventilar, já comentei sobre isso em algum lugar.... O comutador da sua chave está agarrando entre a posição III e II da chave de ignição. Por isso que quando vc desliga e liga eu volta ao normal. Pois aí destrava.

Sugiro dar uma manutenção nele, passar um lubrificante e ver se para de ocorrer isso.

Mais já adianto, é um problema que acontece no carro (problema com o comutador da ignição)

Conferi e é a chave agarrando mesmo. Já peguei o jeito, e assim que der vou dar uma lubrificada na ignição. Valeu pela dica.

162 mensagens