O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningRodas - qual a melhor medida
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

45 mensagens
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Rodas - qual a melhor medida

por Ricardo Pinto » 18 Ago 2013, 16:01

KHAN escreveu:
Arquiteto escreveu:a medida 195/65 R15 e a original para o aro 15 ... eu ja acho meio boia mas acredito que

vc vai gostar quanto ao conforto e rodar macio

agora pneu off no vectra e estas outra medidas malucas que vc citou ...

parafraseando o Jose leal ...Ta de sacanagem né :11:

Hum

E a medida 175/70 R14 não é original do Vectra?
Então um aro 17 com um pneu 175 não vira.
Vou ficar com o 15 e esse pneu 195/65, acho que ele fica mais alto, raspa menos, pois essas 14 com 165 na frente raspa que da do.

Abraços

175 em um carro grande como o Vectra eh suicídio...

HANK
Organizador
Organizador
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por HANK » 18 Ago 2013, 19:56

Ricardo Pinto escreveu:
KHAN escreveu:
Arquiteto escreveu:a medida 195/65 R15 e a original para o aro 15 ... eu ja acho meio boia mas acredito que

vc vai gostar quanto ao conforto e rodar macio

agora pneu off no vectra e estas outra medidas malucas que vc citou ...

parafraseando o Jose leal ...Ta de sacanagem né :11:

Hum

E a medida 175/70 R14 não é original do Vectra?
Então um aro 17 com um pneu 175 não vira.
Vou ficar com o 15 e esse pneu 195/65, acho que ele fica mais alto, raspa menos, pois essas 14 com 165 na frente raspa que da do.

Abraços

175 em um carro grande como o Vectra eh suicídio...

Hum

Qual a medida que tu recomenda 185, 195 ou menor?

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por RicardoGLS » 19 Ago 2013, 12:53

O meu é 185/70/14 original, mais se não tiver cuidado arrasta sim em lombadas, buraco, e também em declives. o ideal seria 195/70/14. Essa é minha opnião!
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

allan tavernard 2015
Member
Member
Nome Completo: allan anderson tavernard da silva
Estado: Pará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por allan tavernard 2015 » 13 Jul 2015, 12:54

querendo trocar as rodas do meu vectra, 17 e lindo mais ta bebendo bem , hehehe, c alguem tiver a original eu troco

RicardoGLS
Organizador
Organizador

por RicardoGLS » 13 Jul 2015, 13:41

rgapski escreveu:
KHAN escreveu:Essa combinação 195/65 R15 vai interferir no meu velocimentro ou prejudicar a saída, consumo, etc?
A 185/70 R14 é de boa, mas eu vou ver pois vou trocar essas rodas, raspa demais no meio fio, pois é para fora, quero uma lisa ou para dentro de forma a morde menos no meio fio.

Abraços

Sim. Usar o 195/65 vai aumentar o diâmetro do conjunto roda+pneu. Vai deixar ser carro mais lento de saída (como se alongasse o cambio), aumentar o consumo (motor faz mais força), forçar mais o sistema de suspensão/direção, além de deixar o conjunto roda+pneu mais pesado, interferindo na estabilidade em situações em que o há movimentação (buraco, costelas, etc).

Mas não se assuste, tudo que citei acima vai acontecer, mas é bem pouco, quase imperceptível, ainda mais no vectra.

Eu já fiz isso em um carro 1.0 que tive. Ele usava 165/70R13 e eu enfiei um 175/70R13 (por causa do preço).
Andou, mas ficou um pouquinho mais "pesado" pra dirigir.

Se você quiser encarar o 195, não terá problemas graves.
O problema maior ai vai ser o preço, rs.
O 185/70 é uma medida mais comum no mercado, tornando o 195 bem mais caro!

Abs!

rgapski o meu é 205/55/16, tô pensando em colocar 205/60/16, pois eu aumentando mais borracha, talvez o veca não pule muito na pista. O que vc acha, esse meu raciocínio está certo?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por rgapski » 13 Jul 2015, 13:44

RicardoGLS escreveu:
rgapski escreveu:
KHAN escreveu:Essa combinação 195/65 R15 vai interferir no meu velocimentro ou prejudicar a saída, consumo, etc?
A 185/70 R14 é de boa, mas eu vou ver pois vou trocar essas rodas, raspa demais no meio fio, pois é para fora, quero uma lisa ou para dentro de forma a morde menos no meio fio.

Abraços

Sim. Usar o 195/65 vai aumentar o diâmetro do conjunto roda+pneu. Vai deixar ser carro mais lento de saída (como se alongasse o cambio), aumentar o consumo (motor faz mais força), forçar mais o sistema de suspensão/direção, além de deixar o conjunto roda+pneu mais pesado, interferindo na estabilidade em situações em que o há movimentação (buraco, costelas, etc).

Mas não se assuste, tudo que citei acima vai acontecer, mas é bem pouco, quase imperceptível, ainda mais no vectra.

Eu já fiz isso em um carro 1.0 que tive. Ele usava 165/70R13 e eu enfiei um 175/70R13 (por causa do preço).

Abs!

rgapski o meu é 205/55/16, tô pensando em colocar 205/60/16, pois eu aumentando mais borracha, talvez o veca não pule muito na pista. O que vc acha, esse meu raciocínio está certo?

Esta errado. Vai aumentar o diametro do conjunto, deixando o carro mais fraco, alterando o velocimetro e talvez o pneu raspe bo paralama em determinadas situações.

O vectra eh um carro macio por natureza, e se teu carro ta duro, sugiro revisao na suspensão e talvez troca das molas e amortecedores.

Abs.
Abs

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.

Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador

por RicardoGLS » 13 Jul 2015, 13:48

rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:
rgapski escreveu:

Abraços

Abs!

Esta errado. Vai aumentar o diametro do conjunto, deixando o carro mais fraco, alterando o velocimetro e talvez o pneu raspe bo paralama em determinadas situações.

O vectra eh um carro macio por natureza, e se teu carro ta duro, sugiro revisao na suspensão e talvez troca das molas e amortecedores.

Abs.
Abs

Amortecedor eu sei que não é? qual a melhor medida q vc surgere?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 13 Jul 2015, 13:56

RicardoGLS escreveu:
rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:
rgapski escreveu:[quote="KHAN"]
Essa combinação 195/65 R15 vai interferir no meu velocimentro ou prejudicar a saída, consumo, etc?

Abraços

Abs!

Abs.
Abs

Amortecedor eu sei que não é? qual a melhor medida q vc surgere?[/quote]
A medida original ja é bem conservadora.
Se o amortecedor ta bom, experimenta trocar as molas e fazer um bom balanceamento e alinhamento (inclusive traseiro).

Abs

Garagens:
Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador

por RicardoGLS » 13 Jul 2015, 16:09

As molas tem 4 anos, será que ainda não estão novas ainda? o meu carro está com 55.000 km rodados.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 14 Jul 2015, 08:30

Ai precisa fazer uma analise mais minuciosa. Mas carro pulando eh sinal de amortecedor/mola ruim. As vezes a gente acha q ta tudo bom, mas não.
Um dos meus kadetts ficou bobo logo apos troca de amortecedor. Estranhei e insisti na troca novamente. O amortecedor veio com defeito e nao tinha ação, embora parecesse novo (e era).

Experimenta mudar a calibragem, as vezes o pneu ta muito cheio. Pneu perfil 55 não é baixo pra chegar a ponto de pular.
Se vc quer muito mudar o pneu, experimenta usar a roda aro 15 com pneu 195/60.

Abs.

Garagens:
Imagem

RicardoGLS
Organizador
Organizador

por RicardoGLS » 14 Jul 2015, 09:56

rgapski escreveu:Ai precisa fazer uma analise mais minuciosa. Mas carro pulando eh sinal de amortecedor/mola ruim. As vezes a gente acha q ta tudo bom, mas não.
Um dos meus kadetts ficou bobo logo apos troca de amortecedor. Estranhei e insisti na troca novamente. O amortecedor veio com defeito e nao tinha ação, embora parecesse novo (e era).

Experimenta mudar a calibragem, as vezes o pneu ta muito cheio. Pneu perfil 55 não é baixo pra chegar a ponto de pular.
Se vc quer muito mudar o pneu, experimenta usar a roda aro 15 com pneu 195/60.

Abs.

A marca dos pneus é DEXTONE importado, realmente não conheço, derrepente pode ser que seja ele. Agora ontem eu calibrei os pneus do jeito que pede no manual, e melhourou muito. A calibragem ficou assim: 26 libras na frente e 24 atrás.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda

por rgapski » 14 Jul 2015, 10:22

RicardoGLS escreveu:
A marca dos pneus é DEXTONE importado, realmente não conheço, derrepente pode ser que seja ele. Agora ontem eu calibrei os pneus do jeito que pede no manual, e melhourou muito. A calibragem ficou assim: 26 libras na frente e 24 atrás.

Ricardo,

Pneus "importados", são complicados. Alguns são muito bons, outros muito ruins. Eu não arrisco.

Um dos meus amigos de faculdade (estudante de engenharia) tinha uma parati quadrada, zerada, versão surf, etc.
Ele era um cara mega cuidadoso com o carro, andava muito na boa, sempre fazia revisão no carro, filho de mecânico.

Um dia fomos fazer um bate-e-volta na praia com a parati dele.
Ele havia acabado de colocar as tão sonhadas rodas orbital, aro 15 (que na época era roda grande, rs), e tava doidinho pra exibir...
Como estudante é um bicho lascado de grana, ele gastou "tudo" nas rodas, e por óbvio não sobrou muito dinheiro pros pneus; nessa ele acabou colocando um pneu desses "importados" e acho que estava tudo bem.

Um pneu estourou em uma das curvas da rodovia anchieta e meu amigo, por ser inexperiente, teve uma reação que acarretou no capotamento do carro.
Não estávamos rápido, coisa de uns 60~70km/h no máximo.
Eu estava no banco traseiro com um outro amigo. Nós nos machucamos um pouco (alguns arranhões por causa do vidro e falta de uso do cinto de segurança), mas o irmão do motorista, que estava no banco do carona na frente não teve a mesma sorte que eu e foi à óbito.
Esse meu amigo perdeu o irmão, o carro, largou a faculdade, enfrentou bons anos de terapia psiquiátrica, tudo por causa de um pneu que não presta.

Outro dia precisei sair com o carro da minha sócia, uma Tucson 2011.
Não dava pra andar a mais de 100km/h com o carro. Ele simplesmente "sambava" na pista, parecia que a frente estava toda solta, mas em velocidade baixa, não tinha qualquer problema.

Quando cheguei no destino, resolvi conferir se tinha alguma roda solta, ou algo do gênero.
Aí notei que tinham dois pneus "roadstone" na frente.
Liguei pra minha sócia e me ofereci pra resolver isso pra ela, e ela de pronto aceitou e agradeceu.
Quando cheguei na oficina, o rapaz levantou o carro e girou a roda com a mão.
Dava pra ver a banda do pneu dançando de um lado pro outro!
Mandei colocar dois pneus bons e pronto, tudo resolvido.

Se aceita um conselho de amigo: coloque pneus bons no seu carro.
Não confie em certificado de inmetro. Nosso país vive uma onda de corrupção e deturpação moral e ética, portanto, não deve ser difícil conseguir um atestado do inmetro pagando uma "caixinha" pra alguém de lá de dentro.
Eu sei que as vezes nosso orçamento aperta, mas acho que pneu é uma coisa que não da pra economizar, afinal, ele é o que coloca o carro no chão.

Pense que pneus bons não colocam a tua vida e dos teus entes queridos em risco, duram mais, fazem menos barulho e são mais macios que os concorrentes baratos.

Bem que eu tava achando estranho vc reclamar do teu carro com o conjunto na medida original.
Um dos predicados do vectra é ser um carro macio e muito estável.

Abs!

Garagens:
Imagem

Richarlles
GL Member
GL Member
Nome Completo: Richarlles Deivid Giarola
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Richarlles » 14 Jul 2015, 10:39

Pessoal bom dia! No meu também é 185/70 14,muito macio,não sei se é o original dele,coloquei Michelan bom demais o vectra acaba mas o pneu fica,agora se caso for possível e o clube aceitar vai aí um link que vocês vão gostar muito,até uma loja de som e rodas aqui da minha cidade não conhecia é uma tabela de conversão de rodas onde vc coloca a roda que usa original e a roda e pneus que quer usar ,a tabela acusa se é possivel ou não e te da as medidas em mm,uma vez que a porcentagem e tolerância é de 3% do diâmetro externo pra mais ou para menos!!

Segue link:http://www.abcpneus.com.br/tabela_conversao.asp

Se gostarem deem um ok!

Abraço a todos!!

luiz seniores
Member
Member
Nome Completo: LUIZ CARLOS QUEIROZ
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por luiz seniores » 15 Jul 2015, 22:41

GALERA RODO COM AS 17 COM PENEUS 215/45 SUPER MACIO NAO TENHO PROBLEMAS COM SUSPENÇAO MAIS EO SEGUINTE COMSUMO E IQUAL POIS NAO FAZ DIFERENÇA PRO 2.2/8V ZERADO ACABEI DE FAZER ELE GASTEI 5.000 DILMAS KKKKKKK

luiz seniores
Member
Member
Nome Completo: LUIZ CARLOS QUEIROZ
Estado: Goiás
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por luiz seniores » 15 Jul 2015, 22:45

allan tavernard 2015 escreveu:querendo trocar as rodas do meu vectra, 17 e lindo mais ta bebendo bem , hehehe, c alguem tiver a original eu troco

BRODER EU TENHO AS ORIGINAIS 14 COM PENEUS 185/70/14 SE TEM WHATS MANDA AI PRA TE MANDAR UMAS FOTOS

Richarlles
GL Member
GL Member
Nome Completo: Richarlles Deivid Giarola
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por Richarlles » 16 Jul 2015, 13:36

É Luis de acordo com o link que passei ,não sei se você utilizou mas o conjunto de rodas com os pneus que você está utilizando está 10,7 mm maior que o diâmentro original,não era pra mudar muito o consumo,ja tive rodas 17 mas em outro modelo de veículo mas no vectra por enquanto quero deixá-lo assim!!!Valeu!
Editado pela última vez por Richarlles em 16 Jul 2015, 14:30, em um total de 1 vez.

RicardoGLS
Organizador
Organizador

por RicardoGLS » 16 Jul 2015, 14:22

rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:

Ricardo,

Pneus "importados", são complicados. Alguns são muito bons, outros muito ruins. Eu não arrisco.

Um dos meus amigos de faculdade (estudante de engenharia) tinha uma parati quadrada, zerada, versão surf, etc.
Ele era um cara mega cuidadoso com o carro, andava muito na boa, sempre fazia revisão no carro, filho de mecânico.

Um dia fomos fazer um bate-e-volta na praia com a parati dele.
Ele havia acabado de colocar as tão sonhadas rodas orbital, aro 15 (que na época era roda grande, rs), e tava doidinho pra exibir...
Como estudante é um bicho lascado de grana, ele gastou "tudo" nas rodas, e por óbvio não sobrou muito dinheiro pros pneus; nessa ele acabou colocando um pneu desses "importados" e acho que estava tudo bem.

Um pneu estourou em uma das curvas da rodovia anchieta e meu amigo, por ser inexperiente, teve uma reação que acarretou no capotamento do carro.
Não estávamos rápido, coisa de uns 60~70km/h no máximo.
Eu estava no banco traseiro com um outro amigo. Nós nos machucamos um pouco (alguns arranhões por causa do vidro e falta de uso do cinto de segurança), mas o irmão do motorista, que estava no banco do carona na frente não teve a mesma sorte que eu e foi à óbito.
Esse meu amigo perdeu o irmão, o carro, largou a faculdade, enfrentou bons anos de terapia psiquiátrica, tudo por causa de um pneu que não presta.

Outro dia precisei sair com o carro da minha sócia, uma Tucson 2011.
Não dava pra andar a mais de 100km/h com o carro. Ele simplesmente "sambava" na pista, parecia que a frente estava toda solta, mas em velocidade baixa, não tinha qualquer problema.

Quando cheguei no destino, resolvi conferir se tinha alguma roda solta, ou algo do gênero.
Aí notei que tinham dois pneus "roadstone" na frente.
Liguei pra minha sócia e me ofereci pra resolver isso pra ela, e ela de pronto aceitou e agradeceu.
Quando cheguei na oficina, o rapaz levantou o carro e girou a roda com a mão.
Dava pra ver a banda do pneu dançando de um lado pro outro!
Mandei colocar dois pneus bons e pronto, tudo resolvido.

Se aceita um conselho de amigo: coloque pneus bons no seu carro.
Não confie em certificado de inmetro. Nosso país vive uma onda de corrupção e deturpação moral e ética, portanto, não deve ser difícil conseguir um atestado do inmetro pagando uma "caixinha" pra alguém de lá de dentro.
Eu sei que as vezes nosso orçamento aperta, mas acho que pneu é uma coisa que não da pra economizar, afinal, ele é o que coloca o carro no chão.

Pense que pneus bons não colocam a tua vida e dos teus entes queridos em risco, duram mais, fazem menos barulho e são mais macios que os concorrentes baratos.

Bem que eu tava achando estranho vc reclamar do teu carro com o conjunto na medida original.
Um dos predicados do vectra é ser um carro macio e muito estável.

Abs!

É rgapski um texto fuito forte! E que esse texto sirva de reflexão. Bem, descobrir uma coisa. mandei fazer alinhamento e balanceamento, pois estava puchando um pouco para a direita, qdo foi fazer o balanceamento de rodas, tinha uma empenada, estava um lado de dentro amassada. tenho que corrigir o quanto antes, pois dessa forma não balanceia, e o pior, os meus pneus estão muitos novos e tá comendo de dentro pra fora. Tenho que alinhar em uma oficina que seja computadorizada, pois onde alinhei não prestou. Vou negociar esses pneus e colocar um jogo de qualidade. Lembro que usei Michelan no outro vectra q tinha era show de pneu.

marcelo462
Member
Member
Rodas - qual a melhor medida

por marcelo462 » 01 Abr 2016, 20:52

oi galera eu hoje tava andando com meu vectra aqui e eu sozinho dentro dele ele incsta muito em quebra molas a medida dele e aro 14 .185.65 eu conserta isso pois doi ate a alma quando isso pega nossa e meu prrimeiro vectra e nao sei si isso e normal

thunderblue
GL Member
GL Member
Nome Completo: Daniel de Oliveira Sousa
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por thunderblue » 01 Abr 2016, 21:25

Legal esse assunto...

Eu percebi esses dias uma diferença:

Meu GLS, 185/70 r14, acredito ser original, está dando diferença na marcação do velocímetro com as lombadas eletrônicas. Enquanto no painel acusa 40kmh, nas lombadas eletrônicas fica em 36kmh. Obvio que não passo em 40kmh, sempre menos, mas a diferença é de 4kmh sempre... graças a Deus que pra menos..rs :38:

Pretendo colocar aro 15, mas to fugindo de pneus 195/55 ou 195/50... pq, além de ser rebaixado meu carro e com as 14 raspa sempre, eu pretendo levantá-lo e fica feio aquele pneus perfil mais baixo com o carro mais alto.

Enfim, o que pode acontecer quando eu colocar 195/60 r15, ou mesmo 195/65 r15? O velocímetro adianta ou atrasa?

:2: :2:
Sintam-se em casa... mas não repara a bagunça. rs
Garagem: viewtopic.php?t=12113

thunderblue
GL Member
GL Member
Nome Completo: Daniel de Oliveira Sousa
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por thunderblue » 01 Abr 2016, 21:30

marcelo462 escreveu:Fuente del Mensaje oi galera eu hoje tava andando com meu vectra aqui e eu sozinho dentro dele ele incsta muito em quebra molas a medida dele e aro 14 .185.65 eu conserta isso pois doi ate a alma quando isso pega nossa e meu prrimeiro vectra e nao sei si isso e normal

A medida original do r14, pelo que sei é 185/70.

Seu carro tem altura normal ou está rebaixado?

E outra coisa: se o carro fica pulando muito, quando passa por lombada e tal, talvez seu amortecedor não esteja bom. Pq o certo é o amortecedor deixar o pneu ao máximo colado no chão e esticar as molas, deixando "duro" pra que fique macio.. mas não pode ser duro demais, senão ele pula msmo rs

Faz um teste. Com o carro parado, dá umas empurradas pra que as molas balancem e veja se ele demora muito pra estabilizar. Se demorar muito é pq a mola ta sem a pressão causada pelo amortecedor.

:88:
Sintam-se em casa... mas não repara a bagunça. rs
Garagem: viewtopic.php?t=12113

45 mensagens