O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningProjeto som interno
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

39 mensagens
  • 1
  • 2
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Projeto som interno

por Thiago Menezes » 10 Dez 2014, 09:14

PedroPoppinger escreveu:
Thiagão, o selenium que vc diz é o tornado?

Agora basta saber qual vai ser o melhor custo x beneficio!
hahah

Valeu galera :)

Então o tornado é bacana mas o Extreme é superior, estou buscando um projetinho de som para o Vectra no sub claro vou usar o extreme sou apaixonado por esse sub.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por serginho_vectra A » 10 Dez 2014, 12:58

PedroPoppinger escreveu:Então, to procurando um som com uma "empurrada" legal, mas com qualidade.

Quase comprei o som esse mes, mas não deu certo.. ainda bem! Vou demorar um pouco mais pra montar, mas vou montar do jeito que quero, melhor né ;p

O Serginho me deu ideia de usar o SD800.4 ao invés dos SD400.1 + SDd250.2 ... Dei uma pesquisada e realmente pareceu interessante, inclusive pelo preço.

O sub ainda to na dúvida. Sou bem leigo no assunto, to aprendendo agora, daí surgem várias duvidas. O que exatamente é o SPL? É aquelas batidas secas e fortes pra caramba, tipo de funk e tals? Qual a diferença de bobina simples pra bobina dupla?

Dei uma olhada nesses subs que vocês falaram, e em um da audiophonic também, rs, são eles:

Questo QS250A-12SVC4 (350W bobina simples) - cerca de 300 reais.
Questo QS350A-12DVC (350W bobina dupla) - cerca de 420 reais.
Pioneer 310 d4 (400w) - cerca de 350 reais
Audiophonic Club C1-12 (400W) - cerca de 380 reais

Thiagão, o selenium que vc diz é o tornado?

Agora basta saber qual vai ser o melhor custo x beneficio!
hahah

Valeu galera :)

a diferenca do bobina Simples e dupla é a ligação apenas. O sub se for bobina simples 4OHMS serve pra ligar em bridge de módulo 4 canais.

o bobina dupla D4OHMS serve pra ligar em módulo de um canal 2OHMS (liga as bobinas em série se não me engano)

o bobina dupla D2OHMS serve pra ligar em módulo de 1 canal 1OHMS (liga as bobinas em série se não me engano)

Um exemplo de SPL https://www.youtube.com/watch?v=MraqFZo3LHs

SQPL https://www.youtube.com/watch?v=N0SlubfR0Ek

SQ https://www.youtube.com/watch?v=_GGhcjI27-s

ISSO AI PEDRAO, ABRAÇO :88:
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 10 Dez 2014, 13:00

Isso no caso de usar apenas 1 subwoofer, se for usar 2 subwoofer ai muda um pouco... mas como vc só pretende usar 1 melhor não complicar muito as coisas rsrsrs

Imagem

Imagem

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por PedroPoppinger » 10 Dez 2014, 15:01

Olhando os videos, o sistema que eu quero é o "SQPL"... qualidade com grave

Reparei que o gol do rapaz do video do "SLP" ta usando um kit duas vias e um cara preta, e não deu pra ver qual módulo. Isso é basicamente o que eu tava querendo montar, então já posso descartar o cara preta?

Agora sobre o questo, audiophonic e o extreme. hahahah
Até eu comprar decido qual usar.
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 10 Dez 2014, 17:28

PedroPoppinger escreveu:Olhando os videos, o sistema que eu quero é o "SQPL"... qualidade com grave

Reparei que o gol do rapaz do video do "SLP" ta usando um kit duas vias e um cara preta, e não deu pra ver qual módulo. Isso é basicamente o que eu tava querendo montar, então já posso descartar o cara preta?

Agora sobre o questo, audiophonic e o extreme. hahahah
Até eu comprar decido qual usar.

Mano hoje escutei um som desse tipo que vc curte, um sub de 10 litghing audio e um modulo ligthing audio, seu eu falar pra vc que tremia o retrovisor brincando... fora a definição do som, mto top...

Imagem

Imagem

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por PedroPoppinger » 10 Dez 2014, 20:57

Galera, dei mais uma pesquisada. Realmente, to achando melhor eu demorar mais pra montar e comprar uma coisa do jeito que eu quero do que montar agora e sempre ficar pensando que não ta 100%

Vi muitos videos de todos os subs que foram citados aqui no tópico, e os que eu mais gostei são o Questo e o Audiophonic! Ambos tão com o preço bem parecido com o cara preta, que era minha ideia inicial, então acho que vou pegar um deles mesmo.

Como to usando um kit 2 vias da audiphonic, e o sub vai ser no mesmo nível, vou ajuntar uma grana e comprar o módulo audiophonic club 800.4 .. pelo que pesquisei, e pelo que me falaram, em questão de SQ ele é um dos melhores custo x beneficio aqui no Brasil.

No final das contas, meu projetinho vai ficar assim:
Player Pioneer DEH-X6680BT (já tenho)
Kit 2 vias Audiophonic Sensation (já tenho)
Coaxial Audiophonic ou mais um kit 2 vias igual para as portas traseiras
Módulo Audiophonic Club 800.4
Subwoofer 12" Audiophonic club 400rms ou Questo 400rms

Acho que vai ficar bacana!
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 10 Dez 2014, 21:08

PedroPoppinger escreveu:Galera, dei mais uma pesquisada. Realmente, to achando melhor eu demorar mais pra montar e comprar uma coisa do jeito que eu quero do que montar agora e sempre ficar pensando que não ta 100%

Vi muitos videos de todos os subs que foram citados aqui no tópico, e os que eu mais gostei são o Questo e o Audiophonic! Ambos tão com o preço bem parecido com o cara preta, que era minha ideia inicial, então acho que vou pegar um deles mesmo.

Como to usando um kit 2 vias da audiphonic, e o sub vai ser no mesmo nível, vou ajuntar uma grana e comprar o módulo audiophonic club 800.4 .. pelo que pesquisei, e pelo que me falaram, em questão de SQ ele é um dos melhores custo x beneficio aqui no Brasil.

No final das contas, meu projetinho vai ficar assim:
Player Pioneer DEH-X6680BT (já tenho)
Kit 2 vias Audiophonic Sensation (já tenho)
Coaxial Audiophonic ou mais um kit 2 vias igual para as portas traseiras
Módulo Audiophonic Club 800.4
Subwoofer 12" Audiophonic club 400rms ou Questo 400rms

Acho que vai ficar bacana!

só deixaria o coaxial bem por ultimo no projeto

colocaria o
-tratanebto acustico
-módulo
-sub
e se precisar um par de coaxial...

Imagem

Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 10 Dez 2014, 21:09

melhor compra um par de rca e fiação top, do que gastar com coaxial... pelo menos por enquanto..

Imagem

Imagem

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por PedroPoppinger » 10 Dez 2014, 21:59

Sim sim, o coaxial/2vias vai ser o ultimo :)
Imagem

pacifico
Member
Member
Nome Completo: fabio pacifico marques
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por pacifico » 13 Dez 2014, 22:59

Boa noite,

Não entendo nada de som automotivo, tenho um vectra expression 2011 que veio com radio e auto falantes ( não tem tweeter ou subwoofers). O radinho original até que é bom, mas os auto-falantes são horríveis. Comprei um central pionner avic-f960bt e se alguém tivesse a possibilidade de me sugerir um conjunto de auto-falantes dianteiros e traseiros, bem como tweeters, subwoofer e amplificador. Diga ainda se vou precisar comprar cabos específicos. Não quero nada profissional apenas um som definido e agradável nos graves e agudos. Na mala tem dois espaços na lata cobertos pelo carpete, seriam para os subwoofers? Acho que ali somente caberia 8" pelo que andei vendo. Agradeceria algumas sugestões.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 15 Dez 2014, 17:25

pacifico escreveu:Boa noite,

Não entendo nada de som automotivo, tenho um vectra expression 2011 que veio com radio e auto falantes ( não tem tweeter ou subwoofers). O radinho original até que é bom, mas os auto-falantes são horríveis. Comprei um central pionner avic-f960bt e se alguém tivesse a possibilidade de me sugerir um conjunto de auto-falantes dianteiros e traseiros, bem como tweeters, subwoofer e amplificador. Diga ainda se vou precisar comprar cabos específicos. Não quero nada profissional apenas um som definido e agradável nos graves e agudos. Na mala tem dois espaços na lata cobertos pelo carpete, seriam para os subwoofers? Acho que ali somente caberia 8" pelo que andei vendo. Agradeceria algumas sugestões.

Aqui nesse tópico você já tem algumas dicas de marcas para kit duas vias para as portas e coaxiais para as portas traseiras e até mesmo sub e amplificadores, olhando nesse mesma seção tem vários tópicos de membros com Elite, Elegance, GT de uma olhada nesses vai encontrar bastante informação :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 15 Dez 2014, 18:25

Na vdd o projeto pra carro sedan eh bem parecido, independente de ser vectra A,B, ouC. So seguir as dicas de projeto do topico que vai ficar top. E ponderar os equips pelo q vc curte ouvir.... Alias o q vc ouve??

Vectra A de Tapatalk tbm haha

Imagem

Imagem

pacifico
Member
Member

por pacifico » 15 Dez 2014, 21:15

serginho_vectra A escreveu:Na vdd o projeto pra carro sedan eh bem parecido, independente de ser vectra A,B, ouC. So seguir as dicas de projeto do topico que vai ficar top. E ponderar os equips pelo q vc curte ouvir.... Alias o q vc ouve??

Vou ler todos os tópicos, todavia, tenho dúvida em subwoofer e amplificador. Como disse não uso som profissional. Tenho 45 anos e gosto de Rock anos 80 nacional e internacional. Para as porta já está ok, conforme os tópicos acima, duas vias nas portas dianteiras e coaxial nas portas traseira, pensei em selenium (jbl). Amplificador, nem imagino como funciona ou marcas disponíveis e subwoofer, tem muitas variedades, pensei em comprR tudo pela internet e pagar pela instalação. O que seria subwoofer em caixa selada? Em todo caso obrigado pela resposta. Não queria chegar em loja de som cego, senão empurram qualquer coisa. O carro é de trabalho, para lazer uso uma captiva 2011 AWD cujo som é original, maravilhoso, depois de três anos não aguento mais aquele radinho de pilha do vectra. Vlw!

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 15 Dez 2014, 22:52

pacifico escreveu:
serginho_vectra A escreveu:Na vdd o projeto pra carro sedan eh bem parecido, independente de ser vectra A,B, ouC. So seguir as dicas de projeto do topico que vai ficar top. E ponderar os equips pelo q vc curte ouvir.... Alias o q vc ouve??

Vou ler todos os tópicos, todavia, tenho dúvida em subwoofer e amplificador. Como disse não uso som profissional. Tenho 45 anos e gosto de Rock anos 80 nacional e internacional. Para as porta já está ok, conforme os tópicos acima, duas vias nas portas dianteiras e coaxial nas portas traseira, pensei em selenium (jbl). Amplificador, nem imagino como funciona ou marcas disponíveis e subwoofer, tem muitas variedades, pensei em comprR tudo pela internet e pagar pela instalação. O que seria subwoofer em caixa selada? Em todo caso obrigado pela resposta. Não queria chegar em loja de som cego, senão empurram qualquer coisa. O carro é de trabalho, para lazer uso uma captiva 2011 AWD cujo som é original, maravilhoso, depois de três anos não aguento mais aquele radinho de pilha do vectra. Vlw!

de nada amigo, que isso...

caixa selada, é sem duto, na caixa dutada o duto serve para ganhar mais "pressão" digamos assim, em carro sedam caixa dutada é melhor, pois facilita para o grave "entrar" na cabine, visto que no sedam o porta mala fica separado da cabine...

vamos la, o kit 2 vias se for selenium/jbl é legal, bom custo beneficio, se for apenas selenium, eu particularmente não gostei achei o som ruim, a linha jbl/selenium ainda não ouvi, mas deve ser melhor com certeza... Se for nessa linha, ou bravox, pioneer, nar, vai ter um custo beneficio interessante, mas eu pesquisaria e procuraria um audiophonic sensation igual do amigo pedro, melhor custoXbeneficio da categoria (180 a 250reais) toca muito melhor que todos os outros anteriores.

Coaxial: é a última compra do projeto, use os falantes traseiros originais por enquanto...

Módulo: Aí vc tem 2 opções, pode usar 2 módulos um estereo e outro mono, e caso for melhorando o som fica mais facil trocar os equipamentos e fazer alterações, pois esta udo separado...

Se não for fazer alterações, ou não se preocupar com isso, pegue um módulo 4 canais, 2 canais serão estereo para o kit 2 vias, e os outros 2 canais será ligado em bridge(mono) apenas para o subwoofer (nesse caso deve ser bobina simples 4OHMS)

Quando for escolher um ou mais módulos, sempre se atente a potencia RMS, apenas essa é a verdadeira, não va apenas pelo anuncio.

veja tambem a corrente de consumo, de nada adianta gastar uma grana num módulo de 2000rms e só ter uma bateria de 60ah, não vai tocar nada.Em som automotivo tem que ser tudo proporcional

Alimentação, ai tem q ser de acordo com o módulo, um módulo mediano costuma usar fiação de 16mm a 21mm, instaladoras de bairo costumam usar fios finos demais, isso é perigoso, pode pegar fogo e não vai tocar corretamente.

Cabos rca, procure um de marca conhecida e com boa blindagem, não precisa ser um super caro, com 50 reais vc pega coisa boa, a diferença é que cabo ruim perde sinal e dá chiado...

Tratamento nas portas: É algo que está muito comum hoje em dia, é barato e fácil de fazer, vc mesmo faz, consiste em passar camadas de manta asfaltica adesiva nas portas dianteiras, (e onde mais quiser) a fim de evitar vibrações indesejadas do autofalante e melhorando a acústica, tornando a porta uma espécie de "caixa de som". O objetivo desse tratamento é deixar a lata do carro mais rígida, diminuindo as vibrações que causa o cancelamento de determinadas ondas do som. Além disso, devido ao fechamento dos buracos da porta, melhora a acústica da mesma, aumentando a performance do midbass. Então terei o ganho na acústica do midbass, ganho da reprodução das ondas sonoras e redução do ruído externo dentro do carro.

Subwoofer: ai depende de quanto quer gastar, quanto mais potente mais irá gastar em módulo, pois para tocar corretamente o sub deve ter potencia aplicada pelo módulo, MAIOR ou no minimo igual a pedida pelo alto falante. Quanto mais potente o sub, mais módulo precisa...

isso ai, abraço

Imagem

Imagem

pacifico
Member
Member

por pacifico » 16 Dez 2014, 14:06

Obrigado pelas dicas.

Se for possível, veja se o conjunto abaixo é compatível :

Um Modulo
Hurricane Ha 4.250 lOOOwrms 4 Canais
Estéreo / Mono
R$ 339,99

Um Par De Alto Falantes 5 Jbl Gto528 Coaxial 90w Rms40hms
R$219,00

Um Kit 2 Vias De 6 Polegadas Jbl Selenium 62v4a 140w Rms40hms
R$219,90

Dois Subwoofers de 8 Polegadas Jbl Selenium Bass 8sw17a 120wRms
R$ 169,90 cada

Vwl.

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 16 Dez 2014, 17:44

de nada, sou apenas um humilde entusiasta, estou longe de ser um profissional....

bom vamos la
Primeiro passo é o player, qual vc usa? pioneer, jvc, original? tem entrada rca?

o módulo; eu uso esse mesmo módulo no meu som, há mais de um ano
prós- bom preço, boa assistenca técnica
contras- assim como todo módulo classe A\B ele esquenta muito, gasta uma boa bateria e em volume elevado por um certo período arma proteção, e a potencia dele ele da um pouco menos que os 1000...

hoje em dia tem a tecnologia digital, que não esquenta e gasta menos bateria, perde um pouquinho na qualidade de som, mas no geral compensa

eu iria nesse módulo (alias pode ser minha próxima aquisição, ou esse de 4 canais ou um mono)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icador-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-hoje-_JM

Coaxiais, esses que vc citou são ótimos, mas se o kit dianteiro não for compatível não adianta... compraria os coaxiais como última coisa ou nem compraria...

kit 2 vias; esse que vc colocou é legal, tem o nar áudio serie 1 que tbm é bom e mais em conta ( por volta de 180\200reais) eu particularmente não gastaria em coaxial e gastaria num kit de 200 a 300 reais de melhor qualidade.. sai mais barato e fica melhor...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... weeter-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sation-_JM

subwoofer; esses são legais, mas particularmente não gosto de sub de 8, esse de 12 vai tocar muito melhor e vai sair mais barato
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-ohms-_JM

esse é o que eu uso
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... imples-_JM

Não esqueca que tem que comprar a caixa pro sub e o kit instalação com cabos de forca, RCA, disjuntor e ou porta fusível...

Que eu me lembre é só isso... rsrsrsr

Imagem

Imagem

pacifico
Member
Member

por pacifico » 17 Dez 2014, 13:30

Ok, comprei uma central pionner avic-f960bt, pretendia usar os furos já existentes no tampão traseiro para colocar os Subwoofers de 8 Polegadas ( o carro é sedan). Vwl.

pacifico
Member
Member

por pacifico » 17 Dez 2014, 13:36

O TS400 DA TRAMPS com quatro canis de 440w seria suficiente?

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member

por serginho_vectra A » 18 Dez 2014, 22:37

Entao pacifico, subwoofer de 8 tocando free-air, sem caixa, nao sei como fica, e parece q nao sao todos modelos q aceitam essa utilizacao. Eu deixaria os originais no lugar desligados.

Se quiser usar esse modulo, tera q usar 2 canais para o kit2vias e outros 2 canais em bridge para o sub (esse deve ter ate 200rms nesse caso)

Poderia tambem usar 2 modulos, um de dois canais pro estereo e um mono pro sub. (caso queira usar um sub com mais de 200rms)

Mas como quer um som interno pode por a taramps+sub+2vias que fica legal. Mas deixe os coaxiais ligados no Radio,senao vc perde o efeito palco e o som fica desequilibrado...

Imagem

Imagem

39 mensagens
  • 1
  • 2