pacifico escreveu:serginho_vectra A escreveu:Na vdd o projeto pra carro sedan eh bem parecido, independente de ser vectra A,B, ouC. So seguir as dicas de projeto do topico que vai ficar top. E ponderar os equips pelo q vc curte ouvir.... Alias o q vc ouve??
Vectra A de Tapatalk tbm haha
Vou ler todos os tópicos, todavia, tenho dúvida em subwoofer e amplificador. Como disse não uso som profissional. Tenho 45 anos e gosto de Rock anos 80 nacional e internacional. Para as porta já está ok, conforme os tópicos acima, duas vias nas portas dianteiras e coaxial nas portas traseira, pensei em selenium (jbl). Amplificador, nem imagino como funciona ou marcas disponíveis e subwoofer, tem muitas variedades, pensei em comprR tudo pela internet e pagar pela instalação. O que seria subwoofer em caixa selada? Em todo caso obrigado pela resposta. Não queria chegar em loja de som cego, senão empurram qualquer coisa. O carro é de trabalho, para lazer uso uma captiva 2011 AWD cujo som é original, maravilhoso, depois de três anos não aguento mais aquele radinho de pilha do vectra. Vlw!
de nada amigo, que isso...
caixa selada, é sem duto, na caixa dutada o duto serve para ganhar mais "pressão" digamos assim, em carro sedam caixa dutada é melhor, pois facilita para o grave "entrar" na cabine, visto que no sedam o porta mala fica separado da cabine...
vamos la, o kit 2 vias se for selenium/jbl é legal, bom custo beneficio, se for apenas selenium, eu particularmente não gostei achei o som ruim, a linha jbl/selenium ainda não ouvi, mas deve ser melhor com certeza... Se for nessa linha, ou bravox, pioneer, nar, vai ter um custo beneficio interessante, mas eu pesquisaria e procuraria um audiophonic sensation igual do amigo pedro, melhor custoXbeneficio da categoria (180 a 250reais) toca muito melhor que todos os outros anteriores.
Coaxial: é a última compra do projeto, use os falantes traseiros originais por enquanto...
Módulo: Aí vc tem 2 opções, pode usar 2 módulos um estereo e outro mono, e caso for melhorando o som fica mais facil trocar os equipamentos e fazer alterações, pois esta udo separado...
Se não for fazer alterações, ou não se preocupar com isso, pegue um módulo 4 canais, 2 canais serão estereo para o kit 2 vias, e os outros 2 canais será ligado em bridge(mono) apenas para o subwoofer (nesse caso deve ser bobina simples 4OHMS)
Quando for escolher um ou mais módulos, sempre se atente a potencia RMS, apenas essa é a verdadeira, não va apenas pelo anuncio.
veja tambem a corrente de consumo, de nada adianta gastar uma grana num módulo de 2000rms e só ter uma bateria de 60ah, não vai tocar nada.Em som automotivo tem que ser tudo proporcional
Alimentação, ai tem q ser de acordo com o módulo, um módulo mediano costuma usar fiação de 16mm a 21mm, instaladoras de bairo costumam usar fios finos demais, isso é perigoso, pode pegar fogo e não vai tocar corretamente.
Cabos rca, procure um de marca conhecida e com boa blindagem, não precisa ser um super caro, com 50 reais vc pega coisa boa, a diferença é que cabo ruim perde sinal e dá chiado...
Tratamento nas portas: É algo que está muito comum hoje em dia, é barato e fácil de fazer, vc mesmo faz, consiste em passar camadas de manta asfaltica adesiva nas portas dianteiras, (e onde mais quiser) a fim de evitar vibrações indesejadas do autofalante e melhorando a acústica, tornando a porta uma espécie de "caixa de som". O objetivo desse tratamento é deixar a lata do carro mais rígida, diminuindo as vibrações que causa o cancelamento de determinadas ondas do som. Além disso, devido ao fechamento dos buracos da porta, melhora a acústica da mesma, aumentando a performance do midbass. Então terei o ganho na acústica do midbass, ganho da reprodução das ondas sonoras e redução do ruído externo dentro do carro.
Subwoofer: ai depende de quanto quer gastar, quanto mais potente mais irá gastar em módulo, pois para tocar corretamente o sub deve ter potencia aplicada pelo módulo, MAIOR ou no minimo igual a pedida pelo alto falante. Quanto mais potente o sub, mais módulo precisa...
isso ai, abraço