O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Preparaçãoescapamento 2,5
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

8 mensagens   •   Página 1 de 1
Derico
Member
Member
Nome Completo: derik casagrande costa
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

escapamento 2,5

por Derico » 19 Fev 2015, 22:52

boa noite amigos

quero trocar todo o escapamento original por um 2/5 polegadas, quero saber se muda alguma coisa alem do barulho!
porem ja me informaram que a uma perca significativa de potencia.
se for real vou deixar o original e apenas colocar uma abafador de inox
Imagem
auguem pode me ajudar? :88:

corsa turbo
GLS member
GLS member
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: escapamento 2/5

por corsa turbo » 20 Fev 2015, 09:51

Bom dia.
Perda de potencia não haverá, pode haver ganho insignificativo e impercepitivo ao motorista. o que pode acontecer, é dos gases estarem mais livres e com isso se perder/ou deslocar um pouco a curva de torque do motor, mas com todo restante original não creio q sentirá algo tambem.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Derico
Member
Member
Nome Completo: derik casagrande costa
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por Derico » 20 Fev 2015, 11:38

valew amigo
entao axo que desse jeito da pra trocar o escapamento!

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Rodrigo-Vectra » 26 Mar 2015, 19:45

se fizer como eu fiz melhora a alta e mata a baixa. mas eu fiz tudo coletor, e escape todo . o berro em alta é felomenal!

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: mateus felipe
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por maat » 10 Mai 2015, 18:21

Ola amigo, vou dar meu parecer, ando atualmente com a configuração: 4x1 + catalisador + tubulação 2,5 +abafador intermediário de 2,5 + abafador inox com saída de 3 1/2", o carro com esse escape citado, em comparação ao original, ficou um pouco fracote e bebendo um pouco mais em baixas rotações, o motor que antes murchava acima dos 5.5k rpm passou a trabalhar mais solto ate os 6.5k.... sinto uma melhora relativa dos 3k pra cima... Rodei também um tempo com o coletor 4x1 + catalisador + intermediário original + abafador final original, e foi notada leve melhora em baixas rotações em comparação ao escapamento de 2,5, porém leve estrangulamento acima dos 5.5k! a diferença de consumo nos meus trajetos (urbanos na maioria das vezes e curtos) obtive uma perca de aproximadamente 0.5 km/l com o escape 2,5 em comparação ao original. Espero ter clareado alguma coisa!
:88:
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

diegotwim
GL Member
GL Member
Nome Completo: Diego
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

por diegotwim » 20 Mai 2015, 13:10

O motor quando funciona, boa parte do enchimento do cilindro se deve a velocidade de saida dos gases da camara de combustão, criando uma pressão negativa e puxando o ar para dentro do motor. Quando voce aumenta muito o diametro doo escapamento, coletor de escape, dutos, voce diminui a velocidade desses gases. Só aumentaria diametro de escapamento, se melhorar todo o conjunto do motor, senão deixo o original. Se quiser ronco mais grosso, da pra usar apenas um abafador com menor restrição atras e filtro de ar esportivo tambem muda o som do motor.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

MatthSantoos
Member
Member
Nome Completo: MATHEUS SOUZA DOS SANTOS
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2000

escapamento 2/5

por MatthSantoos » 03 Jul 2024, 20:12

Eu tenho o coletor 4x1 longo no meu 2.2 e escape direto, só uma ponteira hks 3,5” final, mas quando tiro o pé o barulho parece meio embrulhado em uma faixa de rpm, será q seria por conta do coletor, da muita vazão pro diâmetro original de escape, vale a pena eu fazer um 2,5”? Não uso filtro original também, uso cônico 2,5” na mangueira original de ar

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

escapamento 2/5

por chirola » 09 Jul 2024, 13:47

MatthSantoos escreveu:Fuente del Mensaje Eu tenho o coletor 4x1 longo no meu 2.2 e escape direto, só uma ponteira hks 3,5” final, mas quando tiro o pé o barulho parece meio embrulhado em uma faixa de rpm, será q seria por conta do coletor, da muita vazão pro diâmetro original de escape, vale a pena eu fazer um 2,5”? Não uso filtro original também, uso cônico 2,5” na mangueira original de ar

cara na verdade não faz sentido colocar um abafador de 3,5' em um carro original nem escapamento de 2,5' , o carro não tem como prencher esse escapamento .
os gases funcionam no escapamento igual a os fluidos se for muito grande a velocidade disminui cuando vc coloca um escapamento de menor diametro acelera os gases (igual uma mangueira de agua) por isso carros aspirados sempre tem uma faixa de giro ideal limitada pelo escapamento se for muito grande so vai conseguir que os gases fluam a giros altos mais vai perder torque em baixa ,se for fino de mais vai perder em alta porque o escapamento vi chegar no limite e começar a criar restrição nos gases , cual é o idelal , vai depender da faixa de giro que vc utiliza o carro por mais tempo .
e bem complexo chegar num ideal , filtro esportivo so vai dar potencia se o filtro original cria restrição na faixa de giro que vc procura o maximo do motor o sistema original esta projetado para rotaçoes medias por isso cuando coloca no dino com filtro esportivo ganha alguma mixaria em rotação maxima igual a descarga .
faz um teste se quiser antes de trocar cualquer coisa , pode colocar um redutor la no final do escapamento e testar para ver cual é o diametro que fica melhor pode ser uma redução presa com abraçadeira mesmo so para disminuir a saida do escapamento asim vc vai ter ideia do que fica melhor tanto para barulho cuantopara performance . tem formulas para calcular o escapamento mais como comentei sempre vai ficar limitado a uma faixa de giro em carros aspirados

8 mensagens   •   Página 1 de 1