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PreparaçãoGUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

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eidimatuo
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eidimatuo » 06 Dez 2016, 11:55

Opa galera, revivendo um pouco aqui kkk.

Então, o meu principal problema foi bomba de óleo que deu zica e foi afetando o motor todo.
Eu troquei ela e mandei trabalhar pra aumentar a pressão de óleo.
Depois de deixar tudo acertado, mantive a mesma turbina e agora rodo com 0,6 de pico a 3 mil RPM.
O carro realmente perde um pouco em alta e parece trabalhar "aspirado", mas porque a turbina já está em pico e não vai mais que aquilo. Mas na cidade já ficou uma beleza pra rodar.
Esses dias andei aqui no Autódromo de Londrina e dei umas 10 voltas rodando forte e aguentou bem, sem dar nenhum tipo de comportamento estranho haha.
Meu próximo passo agora é só instalar um intercooler pra manter o ar mais frio mesmo, porque tem hora que o carro sofre com o ar quente. Mas terminando isso acredito que não vou querer aumentar a potencia tão cedo.
No autódromo andei do lado de uma BMW E36 de 192cv e meu carro acompanhou tranquilo, to feliz com o desempenho! haha.

Famage
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por Famage » 27 Dez 2016, 13:42

Pessoal, pra quem tem dúvidas de quanto pode render um 2.2 v.
Vídeo saiu agora no canal da Fullpower.

https://www.youtube.com/watch?v=eTXUkSc2Gz4

O proprietário por acaso não seria do fórum?

bernardes87
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por bernardes87 » 26 Mai 2017, 15:43

Olá pessoal quero saber se o GNV pode funcionar bem num motor com turbo tenho um 2.2 8v mas sei q preciso gastar um pouco com o motor pois o mesmo já tem 249 mil km já ouvi falar q se bem acertado o carro funciona bem

eduardopessatto
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eduardopessatto » 21 Ago 2018, 19:53

boa noite amates do vectra,me tiren uma duvida por favor tenho um vectra cd 2.0 16v automatico, pretendo turbinar o mesmo, preciso dar alguma atencao especial a caixa para rodar com 0.6 a 0.8 de pressao?
Vectra CD 2.0 16v Automatico 98 branco, teto solar,retrovisor eletrocromico, bancos em couro, ar digital, air bag e controle de som no volante e tudo o resto que um vectrao tem kkk :6:

eidimatuo
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eidimatuo » 22 Abr 2019, 10:52

eduardopessatto escreveu:Fuente del Mensaje boa noite amates do vectra,me tiren uma duvida por favor tenho um vectra cd 2.0 16v automatico, pretendo turbinar o mesmo, preciso dar alguma atencao especial a caixa para rodar com 0.6 a 0.8 de pressao?


Sendo bem sincero... não tenho ideia sobre o cambio AT do Vectra e seu funcionamento. No meu caso, atualmente uso uma injeção programável MS2 e a única coisa original que sobrou no carro foi o controle do ar condicionado.

eidimatuo
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por eidimatuo » 22 Abr 2019, 10:55

bernardes87 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal quero saber se o GNV pode funcionar bem num motor com turbo tenho um 2.2 8v mas sei q preciso gastar um pouco com o motor pois o mesmo já tem 249 mil km já ouvi falar q se bem acertado o carro funciona bem


Com certeza é uma coisa que não recomendo... Nunca ouvi falar de alguém usando GNV em carro turbo e na teoria que o pessoal usa, seria algo totalmente inviável. Porém, claro que pode existir algum corajoso e que tenha dado certo haha. Mas aqui vai uma breve explicação.

O combustível (etanol ou gasolina) serve até mesmo para refrigerar e até mesmo lubrificar o motor e não deixar fritas os pistões, por isso que o pessoal usa mistura rica nos acertos, principalmente na fase turbo. O meu mesmo, a sonda roda em torno de 0.95 até 0.3 BAR e acima disso, fica em torno de 0.85
Com o uso de GNV, não tenho ideia de como funcionaria o sistema, sinceramente já ouvi falar de gente preparando motor pra rua usando o GNV geração 5, mas nunca mais ouvi falar do projeto da pessoa (se não me engano era um Kadett 2.0 8v)

eidimatuo
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GUIA PARA TURBO MOTOR 2.2 8V

por eidimatuo » 22 Abr 2019, 11:29

UPDATE #01

Depois de mais de um ano praticamente inativo aqui no Fórum, decidi dar uma revivida aqui no post e explicar melhor como foi feito a preparação, pra galera ter uma ideia rsrs.

- Cabeçote: Foi utilizado um cabeçote do C20NE, com alguns ajustes especiais rsrs. Aqui vai
Destaxado até na lua
Mola de válvula dupla
Feito ângulo de válvula
Trabalhado dutos de admissão e escape
Comando trocado (não faço ideia das especificações, mas suficiente pra deixar o carro embaralhando até em torno de 1300 rpm e ficar bom mesmo só depois dos 3k rpm)
Tuchos e balanceiros roletados do Gol Power 1.6

Obs.: Por que este cabeçote? Ia usar o original, mas o balanceiro comum quebrou, caiu válvula no cilindro e saiu no lugar da vela. Por sorte, não fez nada na parte de baixo, pois o carro ainda estava parado. Dessa forma, já peguei um cabeçote preparado que o preparador usava em pista hehe.

- Motor: Tudo original, apenas a bomba de óleo foi trocada com trabalho feito, para aumentar a pressão.

- Turbina: MasterPower R4449, suficiente pra rodar ali até 0,6BAR com pico em torno dos 3.500rpm

- Intercooler: Intercooler VW dos 1.8T (sim, é pequeno, mas suficiente pra manter a temperatura sempre abaixo dos 60ºC com carga e em cruseiro em torno dos seus 40ºC).

- Injeção: MegaSquirt 2 (MS2) importada dos EUA e feito toda a montagem. Chicote novo para a parte de sinais (bicos, bobina, MAF...).

- Embreagem: Disco de cerâmica, com plato e volante originais, sem necessidade de maior carga (até porque com atuador hidráulico, seria necessário trabalhar com adaptação).

- Bicos: DEKA 80lbs

- Bomba de combustível: Astra Flex (Para preparação leve, é totalmente dispensável o uso de bomba de alta vazão, Mercedes, ou o que for, só usar uma bomba original que é sucesso)

- Combustível: Etanol, desde o primeiro acerto foi utilizado a MS1 e agora a MS2 e nunca tive problemas por causa da alteração de combustível, sendo necessário apenas a troca da bomba.

- Consumo atual: Aproximadamente 4km/l cidade e 7km/l rodovia em velocidades de aproximadamente 110km/h.

Obs.: Pontos que ainda pretendo corrigir:

1. Colocar um cabeçote "original", é legal ter comando bravo e a lenta embaralhando, mas pra Daily, é um infern* usar o carro, primeiro que consumo nunca fica bom e é preciso brigar com a embregem toda hora que o carro fica abaixo dos 2.000 rpm, então quebra-molas, tartarugas de estacionamento, desnível de asfalto, tudo necessita uso da embreagem (que ajuda a desgastar ela).

2. Módulo Flex. Rodar no etanol é tranquilo e trocando o cabeçote, espero conseguir um consumo melhor, porém ainda pretendo ter um acerto com gasolina, até porque usar etanol fora do Paraná é pedir pra morrer (um salve para o pessoal de Santa Catarina haha).

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por chirola » 22 Abr 2019, 13:37

bernardes87 escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal quero saber se o GNV pode funcionar bem num motor com turbo tenho um 2.2 8v mas sei q preciso gastar um pouco com o motor pois o mesmo já tem 249 mil km já ouvi falar q se bem acertado o carro funciona bem

nao sei como anda os kit gnv no brasil acompanhe ate a 5ta geraçao aqui na argentina tem kit gnv para carro turbo, e mais no autodromo tem um gol turbo a gnv que incomoda , foi feito o kit de 6ta geraçao para os carros turbo de fabrica sinao da para conseguir com um de 3ra e pasiencia ate a audi lanso um carro a gas turbo de fabrica
da uma olhada
https://www.motorpasion.com/coches-hibr ... -gnc-crece

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por chirola » 22 Abr 2019, 13:45

eidimatuo escreveu:Fuente del Mensaje UPDATE #01

Depois de mais de um ano praticamente inativo aqui no Fórum, decidi dar uma revivida aqui no post e explicar melhor como foi feito a preparação, pra galera ter uma ideia rsrs.

- Cabeçote: Foi utilizado um cabeçote do C20NE, com alguns ajustes especiais rsrs. Aqui vai
Destaxado até na lua
Mola de válvula dupla
Feito ângulo de válvula
Trabalhado dutos de admissão e escape
Comando trocado (não faço ideia das especificações, mas suficiente pra deixar o carro embaralhando até em torno de 1300 rpm e ficar bom mesmo só depois dos 3k rpm)
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Obs.: Por que este cabeçote? Ia usar o original, mas o balanceiro comum quebrou, caiu válvula no cilindro e saiu no lugar da vela. Por sorte, não fez nada na parte de baixo, pois o carro ainda estava parado. Dessa forma, já peguei um cabeçote preparado que o preparador usava em pista hehe.

- Motor: Tudo original, apenas a bomba de óleo foi trocada com trabalho feito, para aumentar a pressão.

- Turbina: MasterPower R4449, suficiente pra rodar ali até 0,6BAR com pico em torno dos 3.500rpm


- Intercooler: Intercooler VW dos 1.8T (sim, é pequeno, mas suficiente pra manter a temperatura sempre abaixo dos 60ºC com carga e em cruseiro em torno dos seus 40ºC).

- Injeção: MegaSquirt 2 (MS2) importada dos EUA e feito toda a montagem. Chicote novo para a parte de sinais (bicos, bobina, MAF...).

- Embreagem: Disco de cerâmica, com plato e volante originais, sem necessidade de maior carga (até porque com atuador hidráulico, seria necessário trabalhar com adaptação).

- Bicos: DEKA 80lbs

- Bomba de combustível: Astra Flex (Para preparação leve, é totalmente dispensável o uso de bomba de alta vazão, Mercedes, ou o que for, só usar uma bomba original que é sucesso)

- Combustível: Etanol, desde o primeiro acerto foi utilizado a MS1 e agora a MS2 e nunca tive problemas por causa da alteração de combustível, sendo necessário apenas a troca da bomba.

- Consumo atual: Aproximadamente 4km/l cidade e 7km/l rodovia em velocidades de aproximadamente 110km/h.

Obs.: Pontos que ainda pretendo corrigir:

1. Colocar um cabeçote "original", é legal ter comando bravo e a lenta embaralhando, mas pra Daily, é um infern* usar o carro, primeiro que consumo nunca fica bom e é preciso brigar com a embregem toda hora que o carro fica abaixo dos 2.000 rpm, então quebra-molas, tartarugas de estacionamento, desnível de asfalto, tudo necessita uso da embreagem (que ajuda a desgastar ela).

2. Módulo Flex. Rodar no etanol é tranquilo e trocando o cabeçote, espero conseguir um consumo melhor, porém ainda pretendo ter um acerto com gasolina, até porque usar etanol fora do Paraná é pedir pra morrer (um salve para o pessoal de Santa Catarina haha).

cual e a preçao utilizada? cabeçote de pista para a rua acredito que o comando tambem e meio brabinho so palo consumo da para ver, tomara nao pegue muito engarrafamento vc pode ficar doido trocando marchas, um cabeçote original bem equalizado deveria funcionar legal para o dia a dia o comando tem que escolher bem para atender a faixa de torke y acompanhar a curva,

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por eidimatuo » 22 Abr 2019, 14:25

cual e a preçao utilizada? cabeçote de pista para a rua acredito que o comando tambem e meio brabinho so palo consumo da para ver, tomara nao pegue muito engarrafamento vc pode ficar doido trocando marchas, um cabeçote original bem equalizado deveria funcionar legal para o dia a dia o comando tem que escolher bem para atender a faixa de torke y acompanhar a curva,


Rodando ai em torno de 0,6BAR. Galera chega a usar até 1BAR, mas eu sinceramente não tenho coragem, prefiro ter uma margem de segurança e ter motor para bastante tempo.
Quanto a trânsito, é bem chato usar a embreagem, não é a toa que eu tive que trocar ela com menos de 10k km. Eu estou correndo atrás de outro cabeçote pra ter um carro melhor para Daily e se alguém quiser eu vendo esse meu de hoje pra rodar na pista ou se for corajoso igual eu, rodar na rua. Pra carro de role fica TOP, eu continuar usando, mas quando se vem para dia a dia, é meio inviável.

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por chirola » 22 Abr 2019, 17:52

0,6 e uma preçao legal para rodar dia a dia e da para curtir um truk day sem facer feio na verdade o consumo ta legal no alchool ,
na verdade por ser um cabeçote depista deve estar preparado para andar com mais preçao e uma borboleta maior ,
pode ser que colocando um comando mais leve vc posa manter o cabeçote o 8v tem bastante torke em baija a 3k rpm esta no maximo do torke do motor original abria que ver um comando que se encaije melhor e encha a turbina mais cedo seria melhor ter torke em baixa e meia rotaçao e alongar a caixa ficaria mais divertido sei la cada um tem seu gosto

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