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Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoProjeto swap de 8v para 16v
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

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Mateus Luiz
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 11 Dez 2017, 19:24

E aí, pessoal. Tudo bem?

Uma das coisas que quero fazer é uma preparação aspirada no meu carro.
Não sei se vai se concretizar tão cedo, devido ao fato de ser estudante, e tenho ciência de que o ganho é menor que montando um turbo, e o custo é mais alto. Porém não estou buscando montar nenhum monstro, mas sim um motor numa configuração que gosto e o qual terei prazer em dirigir, levar para pista, pegar algumas serras cheias de curvas e etc.
Meu atual motor é um 2.2 8v (C22NE), atualmente 100% original.
A configuração que eu penso em motar é um misto quente com a parte de baixo original do 2.2, cabeçote 16v coscast e pistões do CD 2.0 16v de 141 cv ou do próprio C20XE. Penso em talvez alterar a litragem para 2.4 usando vira e pistões da S-10 2.4, em vista que o bloco do 2.2 é o mesmo do 2.4. Injeção pretendo usar uma Megasquirt MS2.
Uma dúvida que eu tenho também: As bielas da S-10 2.4 são mais resistentes do que a original do VGLS 2.2? Sei que as medidas são literalmente idênticas. Um amigo meu tem essas bielas e talvez eu consiga um preço interessante por elas.

Mas eu criei o tópico na verdade com o objetivo principal de comparar informações como diâmetro e ângulo dos dutos, válvulas, diferença entre galerias (caso tenham) e outras informações sobre os cabeçotes 16v que sairam nos GM FII. Gostaria de saber sobre essas informações antes de colocar minhas ideias em prática.

Algumas dúvidas que tenho são:
O cabeçote do X20XEV é igual o do X22XEV e do X24XEV (dutos, válvulas, molas, comandos e etc)?
Os KS realmente apresentam problemas em relação à fundição e são realmente "inferiores" aos Coscast?

Por mais que meu objetivo seja um Coscast, não descarto a possibilidade de usar um ECOTEC I ou um KS. O problema não é nem tanto o preço, mas a raridade. Cheguei a ver um Coscast por um preço ótimo a venda lá pra junho desse ano, mas estava sem dinheiro na hora...
Cheguei a ver outro a venda, por quase o dobro do preço, mas parece que também foi vendido e agora que eu realmente estou com o dinheiro não encontro mais nenhum! kkkkkkkk
As diferenças que eu já tenho conhecimento são:
Os cabeçotes de C20XE possuem 135 cfm de fluxo e os ECOTEC I, 125 cfm.
Os cabeçotes de C20XE tem válvulas com ângulos simétricos entre admissão e escape e que o ECOTEC I possui admissão com mesmo ângulos das do calibra, porem as de escape tem um angulo menor no intuito de ganhar torque em baixa.
O diâmetro das válvulas do C20XE são 2mm maiores que a dos X20XEV e as hastes do C20XE tem diâmetro 1mm maior.
que os comandos são diferentes:
C20XE:
1) 252º cam duration @ 0.1mm valve lift
2) 214º cam duration @ 1mm valve lift
3) 9.5mm MAX valve lift
4) 0.5mm valve lift @ TDC
X20XEV:
1) 243º cam duration @ 0.1mm valve lift
2) 208º cam duration @ 1mm valve lift
3) 9.2mm MAX valve lift
4) 0.45mm valve lift @ TDC"

Inclusive o maior motivo de eu querer um coscast são os comandos. A diferença é grande, principalmente da duração, e acho que não compensaria eu comprar um cabeçote de X20XEV e ir atrás dos comandos de C20XE separados, pois são bem caros e o preço ficaria superior ao valor de um Coscast, até.
Caso não consiga um Coscast, pensei em pegar um cabeçote de X20XEV mesmo e ir atrás de algum comando Opel ou aftemarket mais agressivo, de maior graduação e maior lift. Porém não tenho muitas informações sobre outros comandos.

E estou achando que essa segunda opção compensa mais, também.

Se alguém aqui que tiver mais conhecimento sobre e quiser compartilhar, agradecerei muito!

Ah, e conforme for comprando as peças e montando, vou postando todo o progresso e fotos do processo.

Abraços.
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valmir
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Projeto swap de 8v para 16v

por valmir » 13 Dez 2017, 09:37

bom amigo depende de qtos cavalos vc deseja alcançar , qual sua meta ? motor aspirado e mais complicado tirar cavalaria , se vc quer cavalaria alta vai de turbo mas se quiser um aspirado de uns 150 a 170 cv prepara o seu 8v mesmo.

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Mateus Luiz
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 13 Dez 2017, 12:44

valmir escreveu:Fuente del Mensaje bom amigo depende de qtos cavalos vc deseja alcançar , qual sua meta ? motor aspirado e mais complicado tirar cavalaria , se vc quer cavalaria alta vai de turbo mas se quiser um aspirado de uns 150 a 170 cv prepara o seu 8v mesmo.

Creio que 170 cv no 8v aspirado, principalmente usando o cabeçote com balancins comuns, seja uma tarefa não muito fácil.
De qualquer jeito quero um carro que renda bem em alta, e devido ao fluxo mais limitado de um 8v seria difícil montar um motor mais girador.
Pra se ter uma ideia, conseguir um fluxo de 110 cfm em um 8v GM não é algo tão fácil sendo que um 16v já vem de fábrica com algo entre 125 e 135 cfm.
Abs.
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alexbrigido
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 04 Jan 2018, 10:06

Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

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Mateus Luiz
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 15 Jan 2018, 14:02

alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 19 Fev 2018, 15:02

Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.


Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.

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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 20 Fev 2018, 20:08

alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.


Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.


Pro meu projeto comprei um cabeçote KS recém retificado, com válvulas, molas pratos e todo o resto novo, só os tuchos que não estão tão bons e é bem provável que vou ter que troca-los. Foi feito 3 ângulos de válvula nele e equalização de dutos e pretendo motar com ele assim mesmo, com o cabeçote original, no geral.
Comprei por se tratar de ser uma peça de procedência, de um preparador de confiança.
Agora é correr atrás de outras peças necessárias pro projeto.

Conversando com um amigo aqui, decidi que seria mais vantagem montar um 2.4 do que fazer o swap no meu motor.
Sei que a altura do bloco do 2.2 pro 2.4 é o mesmo, e que a diferença no bloco se dá só pelo diâmetro, mas fazer uma retífica pra aumentar em 1,5mm seria um rombo, acho que compensa mais comprar um bloco de 2.4 ou de 2.2 que já tenha recebido alguma retífica.
Não tenho certeza absoluta se meu carro é std, até porque ele já é beem rodado, mas como tenho contato com o último dono (fora meu pai), que teve o carro por bastante tempo, vou perguntar pra ele e ver se ele sabe de algo, sem a necessidade de eu desmontar o motor, por enquanto, pra ver se realmente compensa pegar outro bloco.

Outra coisa que gostaria de saber é se as bielas da S10 2.4 possuem resistência maior comparado as originais do 2.2 8v, porque sei que o comprimento é o mesmo.

A altura do meu cabeçote, se não me engano, também está em 135,5mm, mas como pretendo montar aspirado vou deixar assim mesmo, só tomar um certo cuidado com a taxa de compressão, mas como a ideia é justamente montar um motor mais taxado pra montar aspirado no etanol, talvez venha ser útil o cabeçote mais baixo.

Depois tiro fotos do cabeçote e mando aqui, mas é provável que demore um pouco pra montar. Vai ser um projeto a longo prazo.
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corsa turbo
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Projeto swap de 8v para 16v

por corsa turbo » 01 Mar 2018, 09:03

Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje Mateus, bom dia!

Como ficou o seu projeto? Conseguiu finalizar parceiro? Estou iniciando um projeto semelhante em um Vectra GT e gostaria de compartilhar informações.

Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.


Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.


Pro meu projeto comprei um cabeçote KS recém retificado, com válvulas, molas pratos e todo o resto novo, só os tuchos que não estão tão bons e é bem provável que vou ter que troca-los. Foi feito 3 ângulos de válvula nele e equalização de dutos e pretendo motar com ele assim mesmo, com o cabeçote original, no geral.
Comprei por se tratar de ser uma peça de procedência, de um preparador de confiança.
Agora é correr atrás de outras peças necessárias pro projeto.

Conversando com um amigo aqui, decidi que seria mais vantagem montar um 2.4 do que fazer o swap no meu motor.
Sei que a altura do bloco do 2.2 pro 2.4 é o mesmo, e que a diferença no bloco se dá só pelo diâmetro, mas fazer uma retífica pra aumentar em 1,5mm seria um rombo, acho que compensa mais comprar um bloco de 2.4 ou de 2.2 que já tenha recebido alguma retífica.
Não tenho certeza absoluta se meu carro é std, até porque ele já é beem rodado, mas como tenho contato com o último dono (fora meu pai), que teve o carro por bastante tempo, vou perguntar pra ele e ver se ele sabe de algo, sem a necessidade de eu desmontar o motor, por enquanto, pra ver se realmente compensa pegar outro bloco.

Outra coisa que gostaria de saber é se as bielas da S10 2.4 possuem resistência maior comparado as originais do 2.2 8v, porque sei que o comprimento é o mesmo.

A altura do meu cabeçote, se não me engano, também está em 135,5mm, mas como pretendo montar aspirado vou deixar assim mesmo, só tomar um certo cuidado com a taxa de compressão, mas como a ideia é justamente montar um motor mais taxado pra montar aspirado no etanol, talvez venha ser útil o cabeçote mais baixo.

Depois tiro fotos do cabeçote e mando aqui, mas é provável que demore um pouco pra montar. Vai ser um projeto a longo prazo.



Bom dia.
motor 2.4 tem virabrequim com curos diferente (maior)...
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Projeto swap de 8v para 16v

por alexbrigido » 05 Mar 2018, 08:11

corsa turbo escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje
Mateus Luiz escreveu:Fuente del Mensaje
Tudo bem, Alex? Meu projeto nem começou ainda! kkkkkk
Ainda estou um pouco em dúvida se devo prosseguir mesmo com o 16v, mas acho que é o que vou fazer mesmo. É um projeto pra longa data, vai demorar um pouco para ser concluído.
Atualmente o que estou fazendo é negociando um cabeçote coscast de C20XE, mas ainda não fechei negócio justamente pela dúvida.


Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.


Pro meu projeto comprei um cabeçote KS recém retificado, com válvulas, molas pratos e todo o resto novo, só os tuchos que não estão tão bons e é bem provável que vou ter que troca-los. Foi feito 3 ângulos de válvula nele e equalização de dutos e pretendo motar com ele assim mesmo, com o cabeçote original, no geral.
Comprei por se tratar de ser uma peça de procedência, de um preparador de confiança.
Agora é correr atrás de outras peças necessárias pro projeto.

Conversando com um amigo aqui, decidi que seria mais vantagem montar um 2.4 do que fazer o swap no meu motor.
Sei que a altura do bloco do 2.2 pro 2.4 é o mesmo, e que a diferença no bloco se dá só pelo diâmetro, mas fazer uma retífica pra aumentar em 1,5mm seria um rombo, acho que compensa mais comprar um bloco de 2.4 ou de 2.2 que já tenha recebido alguma retífica.
Não tenho certeza absoluta se meu carro é std, até porque ele já é beem rodado, mas como tenho contato com o último dono (fora meu pai), que teve o carro por bastante tempo, vou perguntar pra ele e ver se ele sabe de algo, sem a necessidade de eu desmontar o motor, por enquanto, pra ver se realmente compensa pegar outro bloco.

Outra coisa que gostaria de saber é se as bielas da S10 2.4 possuem resistência maior comparado as originais do 2.2 8v, porque sei que o comprimento é o mesmo.

A altura do meu cabeçote, se não me engano, também está em 135,5mm, mas como pretendo montar aspirado vou deixar assim mesmo, só tomar um certo cuidado com a taxa de compressão, mas como a ideia é justamente montar um motor mais taxado pra montar aspirado no etanol, talvez venha ser útil o cabeçote mais baixo.

Depois tiro fotos do cabeçote e mando aqui, mas é provável que demore um pouco pra montar. Vai ser um projeto a longo prazo.



Bom dia.
motor 2.4 tem virabrequim com curos diferente (maior)...


Não sei dizer se as da S10 são mais resistentes. Se forem, melhor. Mas como você não está com pressa, poderia colocar uma forjada também ou então colocar as do GSI/Calibra em um bloco 2.0 mesmo.

No meu caso, comprei as bielas SPA Turbo 1000 cv. Ainda vou comprar os pistões. Quero montar aspirado mesmo, porém forjado. E quando eu enjoar, coloco um turbo heheheheh.

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Mateus Luiz
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Projeto swap de 8v para 16v

por Mateus Luiz » 11 Mar 2018, 13:56

alexbrigido escreveu:Fuente del Mensaje
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Legal... o meu também vai demorar. No momento estou em busca de uma preparadora de cabeçote que faça um bom serviço. Estou com o coscast, mas precisa de banho químico, preenchimento (está com 135,5mm e acredito que o original seja 135,63mm) e um retrabalho nos dutos para aumentar o CFM.


Pro meu projeto comprei um cabeçote KS recém retificado, com válvulas, molas pratos e todo o resto novo, só os tuchos que não estão tão bons e é bem provável que vou ter que troca-los. Foi feito 3 ângulos de válvula nele e equalização de dutos e pretendo motar com ele assim mesmo, com o cabeçote original, no geral.
Comprei por se tratar de ser uma peça de procedência, de um preparador de confiança.
Agora é correr atrás de outras peças necessárias pro projeto.

Conversando com um amigo aqui, decidi que seria mais vantagem montar um 2.4 do que fazer o swap no meu motor.
Sei que a altura do bloco do 2.2 pro 2.4 é o mesmo, e que a diferença no bloco se dá só pelo diâmetro, mas fazer uma retífica pra aumentar em 1,5mm seria um rombo, acho que compensa mais comprar um bloco de 2.4 ou de 2.2 que já tenha recebido alguma retífica.
Não tenho certeza absoluta se meu carro é std, até porque ele já é beem rodado, mas como tenho contato com o último dono (fora meu pai), que teve o carro por bastante tempo, vou perguntar pra ele e ver se ele sabe de algo, sem a necessidade de eu desmontar o motor, por enquanto, pra ver se realmente compensa pegar outro bloco.

Outra coisa que gostaria de saber é se as bielas da S10 2.4 possuem resistência maior comparado as originais do 2.2 8v, porque sei que o comprimento é o mesmo.

A altura do meu cabeçote, se não me engano, também está em 135,5mm, mas como pretendo montar aspirado vou deixar assim mesmo, só tomar um certo cuidado com a taxa de compressão, mas como a ideia é justamente montar um motor mais taxado pra montar aspirado no etanol, talvez venha ser útil o cabeçote mais baixo.

Depois tiro fotos do cabeçote e mando aqui, mas é provável que demore um pouco pra montar. Vai ser um projeto a longo prazo.



Bom dia.
motor 2.4 tem virabrequim com curos diferente (maior)...


Não sei dizer se as da S10 são mais resistentes. Se forem, melhor. Mas como você não está com pressa, poderia colocar uma forjada também ou então colocar as do GSI/Calibra em um bloco 2.0 mesmo.

No meu caso, comprei as bielas SPA Turbo 1000 cv. Ainda vou comprar os pistões. Quero montar aspirado mesmo, porém forjado. E quando eu enjoar, coloco um turbo heheheheh.


Pois é, ainda estou pensando na possibilidade de usar bielas forjadas. Acho que usar as do C20XE talvez não role tanto pelo fato de piorar o R/L que já não é tão bom com as bielas mais longas. Pistões penso usar os originais mesmo porque creio que já dê uma taxa bem interessante pra rodar com etanol e porque acho que pela configuração que pretendo usar não há a necessidade de pistões forjados, mas as bielas forjadas seriam beem interessantes sim pro meu objetivo.
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Ronnie P Roepke
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Projeto swap de 8v para 16v

por Ronnie P Roepke » 04 Jul 2019, 22:29

Boa noite galera

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chirola
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Projeto swap de 8v para 16v

por chirola » 05 Jul 2019, 13:49

o vectra permite muitas modificaçoes por ter saindo com uma variedade grande de motores e ter muita opçao de peças intercanviaveis, por exemplo com peças originais nao e dificil chegar a 160\170 cv tem muita variedade de pistoes vielas blocos comandos cabeçotes, etc se pensar em prjetos turbo tambem nao e dificil a adaptaçao tem coletores como os dos modelos 2.0 16v tubo diesel que sao plug and play ao igual que a decida da descarga presurisaçao original so mudando o modelo da turbina o com a turbina do diesel e trocand os rotores mantendo a carcaza original a embreagem hidraulica facilita a instalaçao de plator com maior carga sem sofrir com o peso no pedal, rodas 14 15 e 16 de modelos mais novos da gm freios a disco nas 4 rodas sem gambiarras modelos de pinças de freio maiores dos modelos mais potentes e dos modelos 6 cilindros com discos maiores tem uma infinidade de combinaçoes vielas longas curtas pistoes hipereuteticos bloco alto baixo tem para tudos os gostos ao igual que nos motores vw

kovacszera
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Cabeçote do C20XE no 2.0 8v

por kovacszera » 18 Mai 2020, 22:00

Boa noite, tenho um Vectra CD 2.0 8v 1996 e pretendo fazer uma preparação aspirada nele. Tenho uma lista já do que tenho certeza que vou comprar : coletor 4x1, escape direto e filtro k&n. Porém estava pensando em adaptar um cabeçote do C20XE, é possível ?

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Ju_Bueno
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Projeto swap de 8v para 16v

por Ju_Bueno » 19 Mai 2020, 09:32


Mensagem trazida para tópico já existente sobre o assunto!
JULIANO -
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11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

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PedroPoppinger
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Guia para swap de cabeçote: 8v para 16v

por PedroPoppinger » 25 Nov 2022, 14:53

Oi, gente. Como vão?

Bom, tenho um Vectra 1997 2.0 8v e quero colocar um cabeçote 16v nele. Sei que financeiramente não compensa, mas é um carro que tenho uma história com ele (último carro do meu falecido pai, meu primeiro carro...) e trocá-lo não é uma opção.

O carro queimou junta de cabeçote e desmontei todo o motor. Agora, meu objetivo é catalogar todas as peças, comprar aos poucos e montar ele 2.0 16v turbo.

Revirei aqui o fórum e não achei um tópico a lista de peças necessárias para o swap de 8v para 16v. Criei esse tópico com a finalidade de reunir essas informações conforme eu for descobrindo, com a colaboração dos senhores se possível. Se já houver um tópico semelhante que não encontrei, podem excluir esse aqui.

Bom, vamos lá. Lista inicial beeeem básica que descobri até agora:

- Cabeçote;
- Polias;
- Kit de correia dentada: correia 169 dentes, tensor e duas polias de apoio;
- Bomba de óleo: aparentemente muda, o part number é diferente - 93382730 para os 8v e 24406585 para os 16v;
- Coletor de admissão: estou na dúvida se o part number é o 93244911 ou o 93233362;
- Pistões: part number 90500463.

Falta MUITA coisa.

Abraços, senhores.
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Guia para swap de cabeçote: 8v para 16v

por chirola » 25 Nov 2022, 18:58

opa o que facilita é que todos os 16v tem o mesmo cabeçote .
pistão muda o do 16v ele é flat e tem as cavas para as valvulas .
bomba de oleo pode manter a mesma do 8v , muda o part number porque no 16v muda o pescador aonde encaixa na bomba que no 8v é redondo e no 16v é oval .
correia 169 dentes para o 2.0 para o 2.2 e 2.4 tem mais dentes não lembro a cuantia mais a correiaé mais longa porque o blocko é mais alto .
carcaza da termostatica ,
coletor de escpe , o da admição eu conheço so um modelo para o cabeçote nacional .
borboleta ,
e a mangueira que vai da caixa do filtro ate a borboleta .
cabo de acelerador .

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