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Faça você mesmo / TutoriaisManutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B
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Almeidão
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Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Almeidão » 21 Nov 2023, 09:11

M-Heringer-CD escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos, sou novo aqui no fórum, sou do RJ e sou reparador automotivo.
Essa semana comprei um vcd 2.2 16v 2001.
Comprei o carro com um problema no motor e encaminhei o bloco pra retifica estou aguardando chegar pra eu montar, enfim...
Tudo que eu pude testar de função do carro, eu testei porém sem poder ligar o motor, quando ligo o comando do ar condicionado (digital)
A ventilação na posição 0 é desligado, ok.. mas quando coloco na 1 ele já vai pra uma velocidade como se fosse 7 ou 8, independe da posição entre 1 e 8 a velocidade é a mesma, só altera na 9 que é uma velocidade maior, alguém já passou por isso ?


Eu não conheço muito de ar digital, nunca cheguei perto de um Vectra com este ar, mas as velocidades das ventoinhas antes da última são feitas pela resistencia, quando chega na última é acionado um relê e tendo toda a energia para este ponto. Este relê fica na caixa de fusível embaixo do volante é um relê originalmente verde e no video abaixo de própósito coloquei um azul porque a cor não importa desde que seja com os mesmos valores elétricos.

Resumo geral tudo indica ser problemas na resistencia, talvez alguem mexeu ali e fez alguns jumps para não comprar uma, É APENAS UMA SUPOSIÇÃO, nunca mexi no ar digital, mas sei que a ultima velocidade sempre é direta e o relê que faz isto.

https://www.youtube.com/watch?v=0hrcnYqRPgA
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Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por M-Heringer-CD » 25 Nov 2023, 10:19

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
M-Heringer-CD escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite a todos, sou novo aqui no fórum, sou do RJ e sou reparador automotivo.
Essa semana comprei um vcd 2.2 16v 2001.
Comprei o carro com um problema no motor e encaminhei o bloco pra retifica estou aguardando chegar pra eu montar, enfim...
Tudo que eu pude testar de função do carro, eu testei porém sem poder ligar o motor, quando ligo o comando do ar condicionado (digital)
A ventilação na posição 0 é desligado, ok.. mas quando coloco na 1 ele já vai pra uma velocidade como se fosse 7 ou 8, independe da posição entre 1 e 8 a velocidade é a mesma, só altera na 9 que é uma velocidade maior, alguém já passou por isso ?


Eu não conheço muito de ar digital, nunca cheguei perto de um Vectra com este ar, mas as velocidades das ventoinhas antes da última são feitas pela resistencia, quando chega na última é acionado um relê e tendo toda a energia para este ponto. Este relê fica na caixa de fusível embaixo do volante é um relê originalmente verde e no video abaixo de própósito coloquei um azul porque a cor não importa desde que seja com os mesmos valores elétricos.

Resumo geral tudo indica ser problemas na resistencia, talvez alguem mexeu ali e fez alguns jumps para não comprar uma, É APENAS UMA SUPOSIÇÃO, nunca mexi no ar digital, mas sei que a ultima velocidade sempre é direta e o relê que faz isto.

https://www.youtube.com/watch?v=0hrcnYqRPgA

Ko

Boa tarde amigo, obrigado pela atenção, então, eu retirei a resistência (que por sinal é horrível a posição que ela se encontra, ao lado do pedal do acelerador) mas ela está toda original, agora não sei se e problema no comando, ou na resistência

rahonejm
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Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por rahonejm » Ontem, 22:12

Vou comentar aqui porque fiquei quebrando a cabeça uma semana com essa resistência, e pode ser que ajude alguém. Resumindo, meu ar digital estava com o mesmo problema do amigo que criou o tópico, ou seja, meu ventilador ligava em todas as velocidades, mas parava depois de alguns minutos e só funcionava na 9. Sabendo que era a resistência, segui o tutorial desse tópico e troquei os transistores da minha, mas o problema de desligar depois de alguns minutos continuou. Eu percebi que a resistência estava esquentando demais e acabava desarmando por proteção. Depois de várias manutenções para tentar resolver isso, o problema persistiu, e eu acabei condenando a peça e comprando uma nova na internet. Depois de colocar a nova, para minha tristeza, depois de alguns minutos, o ventilador desligou, e eu vi que a peça estava esquentando do mesmo jeito da original. Estudei todo o sistema elétrico do carro para ver o que podia ser, se era alguma outra peça ou sensor ou como a resistência poderia estar esquentando mais do que deveria (essa resistência esquenta mesmo, mas estava em excesso). No fim, o problema era bastante simples: eu estava testando a resistência fora da caixa de ar (fora do buraco que ela fica). Sendo uma peça de terrível acesso, eu deixei o chicote pendurado do lado do pedal e deixava tudo ali, solto, para testar. Acontece que aquele buraco da peça é da caixa de ar, ou seja, o próprio ventilador resfria a resistência. Encaixei a peça nova no buraco e não desliga mais. Enfim, talvez pareça idiota para alguns, mas fica aí a dica. Eu não encontrei nada nenhum lugar comentando sobre a resistência superaquecendo.

Edit: idiota eu não ter sabido antes, eu quis dizer.
Editado pela última vez por rahonejm em 15 Jun 2024, 14:42, em um total de 1 vez.

Almeidão
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Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por Almeidão » Hoje, 13:17

rahonejm escreveu:Fuente del Mensaje Vou comentar aqui porque fiquei quebrando a cabeça uma semana com essa resistência, e pode ser que ajude alguém. Resumindo, meu ar digital estava com o mesmo problema do amigo que criou o tópico, ou seja, meu ventilador ligava em todas as velocidades, mas parava depois de alguns minutos e só funcionava na 9. Sabendo que era a resistência, segui o tutorial desse tópico e troquei os transistores da minha, mas o problema de desligar depois de alguns minutos continuou. Eu percebi que a resistência estava esquentando demais e acabava desarmando por proteção. Depois de várias manutenções para tentar resolver isso, o problema persistiu, e eu acabei condenando a peça e comprando uma nova na internet. Depois de colocar a nova, para minha tristeza, depois de alguns minutos, o ventilador desligou, e eu vi que a peça estava esquentando do mesmo jeito da original. Estudei todo o sistema elétrico do carro para ver o que podia ser, se era alguma outra peça ou sensor ou como a resistência poderia estar esquentando mais do que deveria (essa resistência esquenta mesmo, mas estava em excesso). No fim, o problema era bastante simples: eu estava testando a resistência fora da caixa de ar (fora do buraco que ela fica). Sendo uma peça de terrível acesso, eu deixei o chicote pendurado do lado do pedal e deixava tudo ali, solto, para testar. Acontece que aquele buraco da peça é da caixa de ar, ou seja, o próprio ventilador resfria a resistência. Encaixei a peça nova no buraco e não desliga mais. Enfim, talvez pareça idiota para alguns, mas fica aí a dica. Eu não encontrei nada nenhum lugar comentando sobre a resistência superaquecendo.


Não é nada idiota, ela tem o motivo de está ali.
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