Os plásticos do para-choques do meu VA estavam cheios de tinta spray, e com o tempo, criam rachaduras na tinta e isso fica extremamente horrível! Pro meu alivio de consciência, pintar os plásticos não foi arte de minha autoria hahaha
Procurei em alguns fóruns e com amigos sobre como tirar a tinta velha de la, e a solução eu achei no monzeiros.com com um tutorial feito pelo membro Diego Paiva. Minha preocupação era de usar algum produto muito forte e acabar prejudicando ou deformando o para-choque, e acabei usando o tutorial como inspiração pra botar em pratica no meu, e deu certo.
Infelizmente não fiz fotos do serviço que eu fiz no meu, mas a mudança foi extrema, realmente voltam ao original. Colocarei junto ao tutorial, os materiais que eu usei no meu deixando ''•'' com as letras em caixa alta pra vocês identificarem, tive que alterar a ''receita'' pois a minha situação estava muito, muito, mas muito ruim!
Diego Paiva escreveu:É bem comum vermos os parachoques do monza tubarão pintados de preto fosco... com o tempo a tinta fica descascando, dando aquele aspecto horrível ao carro.
Meu monza tinha os parachoques pintados, a parte que é preta, pintaram de preto fosco. Quando comprei o carro, os dois parachoques eram originais, mas uma senhora deu uma pequena encostada no meu carro, arranhando um pouco o parachoque. Leivei a uma oficina por conta dela, onde trocaram os 2 apliques do parachoque dianteiro e me fizeram o favor de pintar o parachoque traseiro e dianteiro de preto fosco :smt011
Com o tempo a tinta começou a descascar, primeiro no parachoque da frente. Tirei o parachoque do carro e removi toda a tinta, depois dei polimento com nugget. Isso foi há um ano... o parachoque ficou zero, mas não tirei fotos do processo.
Este ano o traseiro começou a descascar. Então hoje, aproveitando as férias, decidi dar um trato no parachoque do monzão.
Coisas que foram utilizadas:
-Removedor pastoso(procure o mais fraco q tiver, para não agredir o plástico) -R$ 12,00 ;
-1 Pincel
-1 Pano velho
-500ml de solvente aguarrás
-1 pacote de bombril
• USE LUVAS PLASTICAS( AQUELAS QUE VENDEM EM MERCADO) E NÃO MEXA COM ISSO PERTO DE ANIMAIS E CRIANÇAS.
• EVITE AO MAXIMO TER O CONTATO NA PELE COM O REMOVEDOR PASTOSO, NÃO, A SUA PELE NÃO CAI MAS A SENSAÇÃO É CHATA, VAI POR MIM!
• NO MEU CASO QUE ESTAVA PÉSSIMO, EU USEI 2 PANOS, NO LUGAR DA AGUARRÁS EU USEI THINNER E PELO EXCESSO DE TINTA EU TIVE QUE USAR UMA ESPATULA DE FERRO.
• DE PREFERENCIA FAÇA ESSE SERVIÇO EM LOCAIS ABERTOS
-------------------------------------
Comece removendo o parachoque do carro, remova os apliques (válido para monza GLS e Classic), tire os frisos cromados e as luzinhas da placa.
Coloque o parachoque no sol e aplique removedor em uma área do parachoque, quando fizer isso a tinta vai "ferver" e se soltar do parachoque, ficando assim:
Passe mais removedor esfregando com o pincel, que vai soltar toda tinta do parachoque.
Agora umedeça o pano com o solvente e passe no parachoque, tirando todo o excesso de tinta que tiver soltado.
• NO MEU CASO QUE TINHA UM GRANDE EXCESSO DE TINTA, TIREI A TINTA COM A ESPATULA DE FERRO TENDO MUITO CUIDADO, E DEPOIS PASSEI O PANO
• USE O SOLVENTE SEM DÓ, FACILITA NA RETIRADA DA TINTA
• TOME MUITO CUIDADO COM A PINTURA DO PARACHOQUE
Em seguida pegue o bombril umedeça com um pouco de solvente e esfregue no parachoque, limpando tudo. O parachoque vai ficar assim:
Para limpar melhor, pegue um novo pedaço de bombril e repita processo acima.
No final o parachoque fica assim:
Aqui já montado com os apliques, frisos, etc:
Agora pronto, adeus a parachoques "trincados":smt025
depois de encerado com nugget...
Minha dica é fazer tudo com o máximo de calma possível, tomando o máximo de cuidado e prestando atenção nos detalhes. Se pegar um dia de domingo, comprar umas brejas (ou uma coca pra quem não bebe) da pra fazer em um dia fazendo tudo em passos de lesma. O custo x beneficio é excelente, da outra cara pro carro.
Pra quem for fazer, tira algumas fotos e manda aqui pro pessoal ver o resultado de antes e depois.
Abraço!