O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriaislimpando Sist Ar condicionado
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

48 mensagens
RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: limpando Sist Ar condicionado

por RC Geisel » 23 Out 2014, 22:48

WD 40 deve ajudar sim...
Sobre o pessoal não querer fazer o serviço, eles devem ter seus motivos...
O local onde estão essas mangueiras já por si só é de difícil acesso...
Já penso se vc leva o carro numa oficina e na hora de desmontar quebram algo..., é complicado

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por luizhbh » 10 Nov 2014, 00:36

Afff!! ! Comprei a valvula do aquecedor nova completa com as mangueiras e tudo.. é a do 2002 pra frente. Realmente os caras usaram a cabeça dessa vez e projetaram uma valvula em que o diafragma de vácuo do acionamento fica afastado do calor da água. Deve durar bem mais.

Só que tô com um problema... NAO CONSIGO tirar as mangueiras lá de baixo... elas estão com as conexões de engate rapido, mas nem com reza braba elas soltam. Como é que se faz pra funcionar?? Puxa e empurra?? Uma delas tá com aquele anelzinho verde solto, tipo pendurado na pontinha que sobra do cano que vai pro painel do carro...

Alguma dica?
Imagem

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Max Rogério Ribeiro Manso
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por Max Manso » 10 Nov 2014, 08:04

luizhbh escreveu:Afff!! ! Comprei a valvula do aquecedor nova completa com as mangueiras e tudo.. é a do 2002 pra frente. Realmente os caras usaram a cabeça dessa vez e projetaram uma valvula em que o diafragma de vácuo do acionamento fica afastado do calor da água. Deve durar bem mais.

Só que tô com um problema... NAO CONSIGO tirar as mangueiras lá de baixo... elas estão com as conexões de engate rapido, mas nem com reza braba elas soltam. Como é que se faz pra funcionar?? Puxa e empurra?? Uma delas tá com aquele anelzinho verde solto, tipo pendurado na pontinha que sobra do cano que vai pro painel do carro...

Alguma dica?

Fala Luiz, tudo certo?
Cara precisei trocar do meu também, e tive o mesmo problema o engate rápido de rápido não tinha nada , não desengatava de modo algum, levei em dois mecânicos e nenhum conseguiu tirar, no meu caso nem foi tanto problema pois eu já ia comprar as mangueiras e aquela peça plastica de conexão novas também, então troquei tudo....

Mas respondendo a sua pergunta, depois de retirada as peças o mecânico conseguiu desengatar o engate rápido deixando as peças mergulhadas em um tipo de solvente, provavelmente com o tempo e a temperatura o engate acaba soldando na conexão e não sai mais.

:62:
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Minha Nave -> http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5449

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por RC Geisel » 11 Nov 2014, 20:15

Aqui tem uma foto de um engate rápido, é do outro conjunto de mangueiras que vem do motor para o radiador do ar quente, o sistema de engate é o mesmo...

Na foto, está como se estivesse montado na tubulação...

Imagem

Primeiro, a parte marcada com o circulo, force pra fora a fim de destravar...
Então a parte branca puxe para baixo até encostar na parte preta...
Assim já estará pronto para retirar a mangueira, ai é só puxar...

Imagem

O anel verde é um vem montado nas mangueiras novas a fim da peça branca não sair do seu lugar até montar na tubulação...
É normal eles ficarem em cima da tubulação depois de montado...
Aqui estão as mangueiras novas que troquei dias atras já montadas na peça plástica que fica antes da válvula do ar quente...

Imagem

Você mesmo vai fazer o serviço ?

luizhbh
GLS member
GLS member
Nome Completo: Luiz
País: Brasil

por luizhbh » 12 Nov 2014, 01:01

Huahuahua! ! ENtao eu to no sal! ! Os engates rápidos dos meus JÁ estao com as travas(o anel branco) na posiçao retraida. E mesmo assim a bagaça nao solta ! ! Vou tentar mandar spray de silicone por cima... possivelmente os O-Rings dentro dos engates devem grudar com partes do aditivo que vai cristalizando com o tempo...

Pelo jeito a ideia é que essa mangueiras seja retiradas e recolocadas de tempo em tempo, talvez para limpeza do sistema...

Na verdade eu comprei hoje a mangueira 93.281.370 que sai da lateral do cabeçote e engata no tubo da direita de entrada da valvula de ar quente.

Aí resolvi testar com a propria válvula, seguindo as instruçoes aqui... a conclusão que cheguei é a seguinte:

APOSTO UM QUILO DE BACON que minhas mangueiras estao vazando NÃO por estarem furadas e SIM por estarem mal engatadas!!!! Não lembro de NENHUMA das quatro pontas com engates estar travada pra frente como ficou aqui e como está na foto do RC Geisel(excelente qualidade aliás :88: ! !)

Outra coisa, os projetistas do carro que adotaram ESSE tipo de engate rápido pra essas mangueiras, deveriam queimar no inferno ! ! ! A posiçao de manejo delas já nao é das melhores pra usar mesmo estando com tudo desmontado, imagine no espaço apertado do cofre do motor? Elas entram rápido, mas pra tirar é essa novela... talvez pelo fato delas serem quase abraçadas com a tubulaçao de entrada do ar condicionado, roubando espaço para manuseio!

O fabricante delas(NORMA) tem outros tipos de engates pro mesmo tipo de aplicação, e que sao bem mais inteligentes ! ! A propria GM foi mais esperta nos vectras C e Astras ao colocar a entrada do aquecedor mais separada da tubulaçao de gas do A/C. E mesmo assim as malditas sao fonte de dor de cabeça pelo mundo afora, como tenho visto pelos forums de Vauxhalls e Opels mundo afora...

Inclusive eu vi num deles uma sugestao que eu já havia pensado tambem... antes de puxar fora, tentar remover a valvula, retirando as presilhas metálicas, e só depois dar umas giradas nas mangueiras pra descola-las e tentar puxar fora os engates..
Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por RC Geisel » 12 Nov 2014, 08:28

Inclusive eu vi num deles uma sugestao que eu já havia pensado tambem... antes de puxar fora, tentar remover a valvula, retirando as presilhas metálicas, e só depois dar umas giradas nas mangueiras pra descola-las e tentar puxar fora os engates..[/quote]

Faça isso e antes da uma boa passada de WD40, espere uns dias se puder para o WD fazer efeito e quando for tentar desmontar, ligue o motor, espere esquentar um pouco, isso pode ajudar também a soltar as mangueiras...

Cristiano Canaan
Member
Member
Nome Completo: Cristiano Canaan de Souza
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Cristiano Canaan » 22 Dez 2015, 15:19

NAO ESTOU CONSEGUINDO VER AS FOTOS

Peko
GL Member
GL Member
Nome Completo: Ramon
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V

limpando Sist Ar condicionado

por Peko » 04 Jun 2016, 00:41

Cristiano Canaan escreveu:Fuente del Mensaje NAO ESTOU CONSEGUINDO VER AS FOTOS

É dois amigo kkkkk
Vectra Challenge 2002 - Azul Darsena

______________________________________________________________________________________
Os que confiam no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanecem para sempre.

48 mensagens