por luizhbh »
12 Nov 2014, 01:01
Huahuahua! ! ENtao eu to no sal! ! Os engates rápidos dos meus JÁ estao com as travas(o anel branco) na posiçao retraida. E mesmo assim a bagaça nao solta ! ! Vou tentar mandar spray de silicone por cima... possivelmente os O-Rings dentro dos engates devem grudar com partes do aditivo que vai cristalizando com o tempo...
Pelo jeito a ideia é que essa mangueiras seja retiradas e recolocadas de tempo em tempo, talvez para limpeza do sistema...
Na verdade eu comprei hoje a mangueira 93.281.370 que sai da lateral do cabeçote e engata no tubo da direita de entrada da valvula de ar quente.
Aí resolvi testar com a propria válvula, seguindo as instruçoes aqui... a conclusão que cheguei é a seguinte:
APOSTO UM QUILO DE BACON que minhas mangueiras estao vazando NÃO por estarem furadas e SIM por estarem mal engatadas!!!! Não lembro de NENHUMA das quatro pontas com engates estar travada pra frente como ficou aqui e como está na foto do RC Geisel(excelente qualidade aliás
.png)
! !)
Outra coisa, os projetistas do carro que adotaram ESSE tipo de engate rápido pra essas mangueiras, deveriam queimar no inferno ! ! ! A posiçao de manejo delas já nao é das melhores pra usar mesmo estando com tudo desmontado, imagine no espaço apertado do cofre do motor? Elas entram rápido, mas pra tirar é essa novela... talvez pelo fato delas serem quase abraçadas com a tubulaçao de entrada do ar condicionado, roubando espaço para manuseio!
O fabricante delas(NORMA) tem outros tipos de engates pro mesmo tipo de aplicação, e que sao bem mais inteligentes ! ! A propria GM foi mais esperta nos vectras C e Astras ao colocar a entrada do aquecedor mais separada da tubulaçao de gas do A/C. E mesmo assim as malditas sao fonte de dor de cabeça pelo mundo afora, como tenho visto pelos forums de Vauxhalls e Opels mundo afora...
Inclusive eu vi num deles uma sugestao que eu já havia pensado tambem... antes de puxar fora, tentar remover a valvula, retirando as presilhas metálicas, e só depois dar umas giradas nas mangueiras pra descola-las e tentar puxar fora os engates..