Esse tutorial vai em especial para o Janderson que me procurou questionando sobre esse assunto. Já me desculpo antecipadamente pelos erros de português. Peço também que se alguém realiza esse procedimento de forma diferente coloque suas considerações logo após o tutorial por favor
.png)
Para retirar o forro do teto é bem simples, porém exige cuidados pois o material é frágil e qualquer ''forçada'' na retirada pode quebrar. Lembrando que apenas tirei algumas fotos para ilustrar um pouco e ir complementando com as informações, já que não irei retirar o forro pois já fiz isso
.gif)
1º Retire todos os puxadores, alças, (pqp) ou como quiserem chamar do teto. Em todos eles é só enfiar uma chave Philips e abrir essa duas capinhas que o parafuso vai aparecer:
2º Retire os ''Tapas Sol'' ,como exemplo tirei foto do lado do motorista onde o lado esquerdo tem um parafuso e o lado direito tem uma travinha de plástico que fica nas costas do mesmo (no lado direito as posições são inversas):
Reparem bem que no centro dele tem um vãozinho e lá em cima tem um quadradinho ali você enfia uma chave pequena, um grampo e puxe que vai sair uma varetinha que serve para fixar o lado direito do tapa sol do motorista.
Depois de tirado a varetinha, e só puxar cuidadosamente que o tapa sol vai sair, porém tem que desplugar o cabo que liga as luzes do espelho. Fique atentos que nesse fixador também tem uma molinha, tire o tapa sol com cuidado para não perder essa molinha pois ela é extremamente importante para fazer o movimento de abre e fecha do tapa sol.
3º Agora continue tirando as colunas do carro, primeiro tire as da frente, depois as do meio e por fim as de traz conforme fotos abaixo respectivamente:
retire as 6 colunas cuidadosamente, elas não são parafusadas, apenas encaixadas só que elas são fixadas com aquele conector de plástico que não sei o nome que quebra fácil, é baratinho se quebrar é só comprar no tamanho certo que fica tudo beleza
.png)
4º Por último, retire a moldura da lâmpada do teto. Se eu não me engano os dois parafusos que fixam essa parte com o forro junto ao teto fica na parte da lâmpada mesmo ou na moldura da frente que tem vários risquinhos no meio. Mas tentem na lâmpada primeiro, só retirar a carcaça de acrílico que vocês irão chegar aos parafusos.
Como podem ver eu tirei o acabamento maior, da até pra ver o feltro aparecendo, pois ali eu enfio a mão para desconectar o cabo da lâmpada, mas vocês podem desconectar ele também depois que o forro estiver forra das colunas aí ele vai descer automaticamente.
OBS: Lembrando que o que segura o forro praticamente são as colunas, tire as borrachas das portas primeiro pois elas impedem de retirar as colunas, depois faça movimento de torção cuidadosamente para ir soltando as travas das colunas para retira-las. As únicas colunas que iram sair por completo são as do para-brisa, pois as do meio e as traseiras só da para mexer deslocando elas, pois o cinto de segurança impede de retira-lás.
Quando o forro descer desconecte o fio da lâmpada dos bancos traseiros também, pronto ele estará todo solto. Ahhhhhh lembrei de um detalhe, o forro é fixado também através de tipo um velcro que fica no meio do forro e na parte traseira é só forçar um pouquinho que descola.
Para retirar o forro, chegue os bancos do motorista e do carona todos para traz até o limite e deite-os até o limite também, até chegar a pegar no banco traseiro, dai você tem duas opções: 1º desmonte a parte da moldura que pega no câmbio ou coloque um pano forrando pois ele passará bem próximo e se forçar um pouquinho na hora de retirar ele pode arranhar a moldura coisa que aconteceu comigo
.png)
.png)
Depois como o forro vai está na posição horizontal, você precisará coloca-lo na posição vertical para retirar o mesmo pela porta do carona, com jeitinho e com cuidado, apertando aqui e ali (peça ajuda a alguém) o forro vai sair.
Daí aproveite e de uma boa lavada com sabão em pó. Antes que alguém fale que estraga que não pode fazer isso eu já logo adianto PODE FAZER SIM, só não fique esfregando nada no forro com força, pegue uma escovinha de lavar roupa e faça o movimento de traz para frente sem força e enxague bem várias vezes (coloque o sabão em pó diluído com água em um balde e assim utilize a escova mergulhando no balde e passando com movimento como disse acima.
Depois só colocar para secar que vocês vão se surpreender com o resultado, novinho em folha
.png)
Então é isso pessoal, depois de seco só fazer o processo todo descrito acima de forma inversa que estará feito.
qualquer dúvida só me procurar que terei maior prazer em responde-los, forte abraço e até mais!
.png)