O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1167 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Mai 2024, 08:36

DIFUSORES DO PAINEL, com folgas e ruídos. Isto porque não sabem como é fácil tirar esta folga, vejam o video e gastem ali 5 minutos cada um para acertar

https://www.youtube.com/watch?v=F2_964fI8Jo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Mai 2024, 07:28

VECTRA DÁ PARTIDA E NÃO PEGA, RELÊ DA BOMBA, aconteceu isto neste carro e foi previamente resolvido

https://www.youtube.com/watch?v=M8k_aGKgLac
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 25 Mai 2024, 15:12

COLOCAR UM CEBOLÃO EM UM VECTRA DE 99 A 2005, muitos comentam que o sistema original funciona bem, eu se tivesse um Vectra 2000 com certeza eu iria colocar um cebolão nele, esta peça é muito mais confiável que o sensor. Sem contar que não muda o sistema original, é apenas uma segurança maior para o carro.

Eu conheço vários carros perfeitos com temperaturas em rodovias máximo 85 graus, com sensores originais, termostáticas novas, com radiadores novos e brasado e ao chegar na cidade vai lá pra cima tipo 98 a 100 graus. Será que eles devem trocar a central?

https://www.youtube.com/watch?v=q-5r2vgcm1g
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Jun 2024, 12:43

VECTRA DÁ PARTIDA E NÃO PEGA: Max fusível 20 amperes, fiz uns videos curtos sobre o max fusível, ou os maxes e umas dicas para sair do sufoco. Este é o primeiro

https://www.youtube.com/shorts/TG12h0XaxOI
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Jun 2024, 14:01

VECTRA, CHAVE LIGADA, PAINEL APAGADO E SEM SINAL NO ARRANQUE, algumas dicas ai para tentar ir direto ao probelma

https://www.youtube.com/shorts/h0_UdZS5lZA
Imagem

Benicio milanez
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jun 2024, 07:12
Nome Completo: Benicio milanez
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 45

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Benicio milanez » 05 Jun 2024, 07:26

Pessoal bom dia. Algum mecânico/eletricista que entenda muuuito de vectra aqui em Brasília ao qual possa me indicar ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jun 2024, 16:05

TROCAR CORREIA DO ALTERNADOR DO VECTRA, não é tão difícil passar esta correia par dentro apesar que muitos tiram até o suporte do tensor.

https://www.youtube.com/watch?v=nwBfMUGLpAo
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Nov 2020, 21:52
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Cidade: Várzea Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Renan Perez » 11 Jun 2024, 21:39

Boa noite. Perguntei um tempo atrás quem é o responsável por fazer o cut off no vectra e um cara respondeu que é a central. PQP. Até parece que eu não sabia.
O que eu quero saber é quais são os sensores responsáveis que mandam o sinal pra central.
Meu vectra é 2.0 16V automatico 97, e no computador de bordo acusa consumo e acende a luz da injeção quando está em desaceleração. Já testei o sensor de velocidade do abs e tá em ordem. A sonda lambda também é nova, da NTK, marca boa.
Quais outros sensores posso verificar?
Do tempo que to com ele, o cut off funcionou 2 vezes apenas.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Jun 2024, 08:03

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite. Perguntei um tempo atrás quem é o responsável por fazer o cut off no vectra e um cara respondeu que é a central. PQP. Até parece que eu não sabia.
O que eu quero saber é quais são os sensores responsáveis que mandam o sinal pra central.
Meu vectra é 2.0 16V automatico 97, e no computador de bordo acusa consumo e acende a luz da injeção quando está em desaceleração. Já testei o sensor de velocidade do abs e tá em ordem. A sonda lambda também é nova, da NTK, marca boa.
Quais outros sensores posso verificar?
Do tempo que to com ele, o cut off funcionou 2 vezes apenas.


Porque você trocou a sonda? Eu não eliminaria ela desta possibilidade, eu tive probelmas com uma sonda que não era Bosch, na verdade tirei a Bosch e coloquei uma outra e o carro ficou extremanente louco, portanto hoje só uso Bosch. Se nçao for a própria sonda, pode ser bicos com estanqueidade duvidosa.
Sobre o sensor que faz o cut off, não sei nem nunca tive esta curiosidade, mas não acredito que seja um somente, isto proque poderiamos pensar que fosse o TPS, mas se fosse somente ele ao parar o carro ele iria morrer, portanto acredito que seja um conjunto tipo sensor de velocidade com mais alguma coisa. Uma coisa que observei sobre os bicos e não sei se te ajuda, eu fiz uma vez um adaptador para colocar outro bico no carro só para observar o funcionamento da lenta e este bico injetando fora, ao acelerar ele injetava e ao soltar o acelerador ele dá uma boa parada de injetar para estabilizar a lenta e volta a pulsar outra vez, e mesmo eu comentando sobre sensor de velocidade, isto acontece na lenta com o carro parado, ou seja tem cut off mesmo parado.

ATENÇÃO ESPECIAL COM OS BICOS INJETORES, achei os profissionais daqui da cidade muito fraco com esta peça, a maioria das vezes que aparecem problemas é por falta de manutenção nos filtrinhos deles, e percebi que aqui metem ná maquina sem observar estes filtrinhos e te entregam com eles arrebentados da mesma forma que chegou na oficina e bastaria antes de mexer tirar os filtros velhos, fazer uma retrolavagem, colocar os novos e ai sim fazer o tabralho e caso tiverem os filtrinhos íntegros que é 99% impossivel, bastaria trocar los e já estaria pronto. É tão fácil esta manutenção e poucos fazem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Jun 2024, 11:28

REGULAR ALAVANCA DE FREIO DE MÃO, Vectra com freio a disco na traseira e serviço feito conforme manual de reparação do Vectra.
Esta é a forma correta de regular esta alavanca e depois de feito isto, as próximas regulagens serão feitas nas rodas traseiras

https://www.youtube.com/watch?v=-UfjbXNcFDw
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 29 Jun 2024, 12:13

FLEXÍVEL DO FREIO DIANTEIRO DO VECTRA é 420mm e as autopeças querem empurrar um de 440 mm, eu usei um deste de 440mm e ele pega na parte de dentro ao fazer manobras. Solução encontrada é comprar o do Vectra 2000 em diante o qual tem outro tipo de trava segundo o fabricante porque a GM não tem esta informação e usar sem a trava ou inventar uma forma de colocar a trava como eu fiz. Mas no manual de reparação da GM de 96 a 2005 são 420 mm e é possível sim usar sem a trava

https://www.youtube.com/watch?v=EQWoFTyY3Aw
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3438
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 01 Jul 2024, 12:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje GM de 96 a 2005 são 420 mm e é possível sim usar sem a trava

olha , eu não sabia que mudava e cuando comprei pro meu carro venderam do modelo mais novo e fiz igual vc no video pra colocar a trava , com uma serrinha fiz a cava para a trava ja faz alguns anos mais olhando o seu video lembre disso .
o mais longo tem mais um problema não só pegar ao virar por ser longo de mais cuando vira acaba forçando a parte aonde é prensada a mangueira nas pontas e isso acaba cortando a capa de fora da mangueira , foi isso que aconteceu no meu carro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 02 Jul 2024, 09:18

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje GM de 96 a 2005 são 420 mm e é possível sim usar sem a trava

olha , eu não sabia que mudava e cuando comprei pro meu carro venderam do modelo mais novo e fiz igual vc no video pra colocar a trava , com uma serrinha fiz a cava para a trava ja faz alguns anos mais olhando o seu video lembre disso .
o mais longo tem mais um problema não só pegar ao virar por ser longo de mais cuando vira acaba forçando a parte aonde é prensada a mangueira nas pontas e isso acaba cortando a capa de fora da mangueira , foi isso que aconteceu no meu carro .


Exatamente isto Chirola, vão fabricando peças para um tipo de carro e descobrem que pode ser usado no Vectra, e isto acontece também com os radiadores tubulares que são para Vectra sem ar condicionado e empurram para um com ar sem contar com as termostáticas que uns vendem Flex ou alcool para carro gasolina.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jul 2024, 07:25

CONSERTANDO UM PEÇA DO PAINEL DO VECTRA, infelizmente não dá para dispensar esta peça, hoje uma usada bem pior que esta custa R$ 500,00, e uma nova é impossivel de achar.

https://www.youtube.com/watch?v=U5h-K8dwG0g
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3438
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 08 Jul 2024, 14:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CONSERTANDO UM PEÇA DO PAINEL DO VECTRA, infelizmente não dá para dispensar esta peça, hoje uma usada bem pior que esta custa R$ 500,00, e uma nova é impossivel de achar

essa peça e de um material bem bagabundo ele reseca e fica quebradizo de mais a minha tambem ta toda remendada por dentro igual a sua ,aquele parafuso que fica detrais do comando das luzes e muito fragil da ultima vez que tire a peça lembro ter colado ela com supesiano e aglgodão kakakakakakka fica bem firminho mais toda vez que desmonto tem que colar ou arrumar algum plastico .
agora no meu carro deu por fazer barulho nos encostos de cbeza dos bancos , as guias dos encostos estão folgadas nos plasticos que encaixam e se tremer um pouquinho o carro fica fazendo barulho alisa tem 2 ou 3 coisas que faz barulho cuando o carro da uma tremida outra é a alavanca de marchas numa das buchas de articulação da alavanca ja troque e duro 1 ano e deu pau , e a outra é a coluna de direção so que aui nao acha o rolamento inferior da coluna e é ele que tem uma folguinha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jul 2024, 14:59

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje CONSERTANDO UM PEÇA DO PAINEL DO VECTRA, infelizmente não dá para dispensar esta peça, hoje uma usada bem pior que esta custa R$ 500,00, e uma nova é impossivel de achar

essa peça e de um material bem bagabundo ele reseca e fica quebradizo de mais a minha tambem ta toda remendada por dentro igual a sua ,aquele parafuso que fica detrais do comando das luzes e muito fragil da ultima vez que tire a peça lembro ter colado ela com supesiano e aglgodão kakakakakakka fica bem firminho mais toda vez que desmonto tem que colar ou arrumar algum plastico .
agora no meu carro deu por fazer barulho nos encostos de cbeza dos bancos , as guias dos encostos estão folgadas nos plasticos que encaixam e se tremer um pouquinho o carro fica fazendo barulho alisa tem 2 ou 3 coisas que faz barulho cuando o carro da uma tremida outra é a alavanca de marchas numa das buchas de articulação da alavanca ja troque e duro 1 ano e deu pau , e a outra é a coluna de direção so que aui nao acha o rolamento inferior da coluna e é ele que tem uma folguinha


Realmente estas peças são frágeis mesmo, eu troquei ela esta semana e tem um segredo besta ali para trocar se não soltar a caixa de fusíveis ela não entra e ai começa a quebrar, mas isto eu mostrarei no outro video e a minha está boa por fora com um trincadinho quase imperceptivo, mas eu via, agora ficou zerada e logo terei que buscar uma la do lado direito.
A folga no encosto de cabeça é complicado porque mexer ali é terrivel, mas são dois tubos plástico que ela entra e vende separado estes tubos e tem também algo que afrouxa no próprio encosto, ali é até mais fácil desmontar, mas se for trocar os tubos complica porque precisa tirar a capa e tem também uma peça plastica grande que fica presa nos fios de aço se soltar ou quebrar umas garras faz um ruído chato e o cara que mexeu no meu banco na última vez colocou ela ao contrário e assim as garrinhas não prendia nada e eu mesmo acertei.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3438
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 08 Jul 2024, 15:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje são dois tubos plástico que ela entra e vende separado

sim , a folga e nos tubos plasticos e tirar eles e bem dificil a maioria quebra ao tentar tirar por isso não mexi ali , achei pra vender originais mais achei caro na epoca e não compre o a articulação do encosto não tem folga ,acho que pra tirar os originais sem quebrar o melhor e levantar a forração do banco e bater com algo de madeira por baixo (por dentro do encosto do banco ) pra tirar puxando por cima acho que vai quebrar ja estão muito resequidos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Jul 2024, 07:43

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje são dois tubos plástico que ela entra e vende separado

sim , a folga e nos tubos plasticos e tirar eles e bem dificil a maioria quebra ao tentar tirar por isso não mexi ali , achei pra vender originais mais achei caro na epoca e não compre o a articulação do encosto não tem folga ,acho que pra tirar os originais sem quebrar o melhor e levantar a forração do banco e bater com algo de madeira por baixo (por dentro do encosto do banco ) pra tirar puxando por cima acho que vai quebrar ja estão muito resequidos


Por cima é impossivel sair inteiro, ele é encaixado e mesmo tirando da forma correta ainda quebra alguma coisa, o certo é ter os novos para repor e ai pode empurrar eles sem medo para cima. Vi rápido aqui alguns no Mercado Livre tipo 35,00 cada e uns por R$ 179,00 o par, tem uns loucos achando que o Vectra vale ouro. R$ 70,00 em um par tudo bem, mas 179,00 é abuso
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3438
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 09 Jul 2024, 13:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tem uns loucos achando que o Vectra vale ouro

pois e é a mesma peça do corsa wind

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8471
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Jul 2024, 16:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje tem uns loucos achando que o Vectra vale ouro

pois e é a mesma peça do corsa wind


Eu preciso dar uma geral nos bancos, parte da pintura descascando, mas antes o motor. Comprei pistões, aneis e bronzina de biela aqui na GM e chegou hoje, R$ 1.000,00. Logo saberei de onde vem o raio do ruído chato e estou torcendo que seja pino de pistão porque seia mais fácil acertar. Logo vou mexer nisto, nçao sei se esperarei até dezembro jejejejejej
Imagem

1167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 72 visitantes