O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1355 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Jul 2024, 07:48

BIELETAS TRASEIRA DO VECTRA, esta peça paralela comprada da marca Axios, foi a segunda pior peça que eu comprei até hoje no mercado paralelo para o Vectra, o pessoal não se importa mesmo com a sua segurança. Coloquei uma da Febi Bilstein, se não for original é pelo menos 100% igual e não dá pra dobrar ela com as mãos.

https://www.youtube.com/shorts/Qd_2_L0zbgw
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Jul 2024, 12:22

COLOCAR LUZ NA CHAVE DO FAROL DO VECTRA

https://www.youtube.com/watch?v=hWM5hk63dMM
Imagem

Danilo ogrodnik
Member
Member
Nome Completo: Danilo Ogrodnik Ferreira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Danilo ogrodnik » 16 Jul 2024, 20:17

Olá estou precisando de um para-choque dianteiro do Vectra GSI 95, e não consigo achar.
Alguém pode me ajudar?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 17 Jul 2024, 14:43

Danilo ogrodnik escreveu:Fuente del Mensaje não consigo achar

é bem dificil de achar , dei uma procurada ne net e so achei um usado para seu carro , o preço não e barato como todo GM mais antigo mais se achar um original usado em bom estado sempre vai ser melhor do que um paralelo que nunca encaixa dereito .
da uma perguntada para o vendedor para se informar o estado do parachoque (encaixes trilhos rachados ou cualquer detalhe que pousa ter na foto se ve feio mais se não tem quebrados e so pintar e colocar )
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a69490992f

Danilo ogrodnik
Member
Member
Nome Completo: Danilo Ogrodnik Ferreira
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Danilo ogrodnik » 18 Jul 2024, 05:39

Obrigado, vou falar com o vendedor.

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 18 Jul 2024, 08:03

Não se limite a procurar pelo do GSI. É o mesmo parachoque nas 3 versões do Vectra A nacional. Mas atente-se a esta diferença de alguns que são vendidos: viewtopic.php?f=47&t=7687&p=159175&hilit=aplique#p159175
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2024, 10:01

TROCAR MANGUEIRA DE RETORNO TERMOSTÁTICA, fazer manutenção preventiva sempre é bom, você (quase) não perde com isto, mas desta vez deu errado, uma termostática durou 3 meses e me causou um problemão, detalhe eu com o carro frio ainda ciente andei com ele sem agua uns 1000 metros, mas no fim deu tudo certo e este foi o estrago nele.

https://www.youtube.com/watch?v=KOdbZDJ5Sqo
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 23 Jul 2024, 13:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR MANGUEIRA DE RETORNO TERMOSTÁTICA, fazer manutenção preventiva sempre é bom, você (quase) não perde com isto, mas desta vez deu errado, uma termostática durou 3 meses e me causou um problemão, detalhe eu com o carro frio ainda ciente andei com ele sem agua uns 1000 metros, mas no fim deu tudo certo e este foi o estrago nele.

foi sorteado meu amigo , ainda bem que vc e ligado e resolveu rapido , meu carro ainda tem as mangueiras originais e o cano de fabrica, so uma vez uma mangueira do retorno do ar quente vazo mais foi bem aonde fica a abrazadeira então corte a ponta dela e coloque outra vez a mesma , a abraçadeira acabo abrindo um rasgo na mangueira depois de mais de 20 anos , as peças vem cada vez pior de cualidade .
para as abraçadeiras elastica tem que adaptar um alicate ou comprar o especifico pra elas cuando estão em lugares ruim de chegar da um trabalho tirar elas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jul 2024, 15:01

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR MANGUEIRA DE RETORNO TERMOSTÁTICA, fazer manutenção preventiva sempre é bom, você (quase) não perde com isto, mas desta vez deu errado, uma termostática durou 3 meses e me causou um problemão, detalhe eu com o carro frio ainda ciente andei com ele sem agua uns 1000 metros, mas no fim deu tudo certo e este foi o estrago nele.

foi sorteado meu amigo , ainda bem que vc e ligado e resolveu rapido , meu carro ainda tem as mangueiras originais e o cano de fabrica, so uma vez uma mangueira do retorno do ar quente vazo mais foi bem aonde fica a abrazadeira então corte a ponta dela e coloque outra vez a mesma , a abraçadeira acabo abrindo um rasgo na mangueira depois de mais de 20 anos , as peças vem cada vez pior de cualidade .
para as abraçadeiras elastica tem que adaptar um alicate ou comprar o especifico pra elas cuando estão em lugares ruim de chegar da um trabalho tirar elas

Sim eu fiz um alicate para isto, mas ali por cima do motor tive que abraçar ele porque não dá para ver, com uma mão eu ajeitava e a outra para apertar. Esta mangueira ai eu troquei tem uns 20 anos. Bem vou mexer no motor final do ano nas trocas dos pistões, bronzina de biela etc, aproveiei e comprei a tipo S no fim do tubo e comprei esta também sem precisar porque esta que fiz ficou ótima, mas para aproveitar o frete comprei as duas por 130,00 da marca Gates, original as duas fica em 600,00. Comprei também hoje 3 litros de havoline xtended life concentrado por R$ 128,70. Os pistões, aneis e bronzinas já chegarom, comprei também bronzina de mancal, pelo menos a do meio irei trocar também. Vai ser um trbalho duro, mas tem que ser feito e estas mangueiras já era projeto trocar no fim do ano também, mas tive que antecipar uma.

Detalhe, esta mangueira ai sem tirar o alternador no meu carro é impossivel trocar, então mesmo se trocar por baixo é preciso desmontar tudo daquele lado onde eu desmontei. Deu certo mesmo andando uns 800 metros sem agua kakakakakak.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Jul 2024, 14:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe, esta mangueira ai sem tirar o alternador no meu carro é impossivel trocar

no 16V e pior ainda o coletor faz uma volta pra baixo e volta o cano fica literalmente cuase imposivel de mexer eu tiro lo o cletor , perco menos tempo asim .

agora que vc fala em mexer no motor uma coisa muito importante para revisar ao demontar é a folga axial dele , mede com lamina de calibre e ja que desmonta tudo não custa checar ela , ajusta a folga no mancal do meio do birabrequim e chato se tever que ajustar mais se folgar vai perdendo preção de oleo e judeia dos retentores .
Imagem
vc ja deve saber como se ajusta , tira a medida pra ver se esta no padrão , se não esta compra os encostos sobre medida e lixa eles no plano ate chegar na medida , chato , se coloca vielas novas tambem e bom medira as folgas axila delas se estever fora da folga padrão ajusta igual lixa ou retifica a viela a ideia disso e que o conjunto virabrequim viela e pistão trabalhe alinhado com a camisa .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jul 2024, 15:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Detalhe, esta mangueira ai sem tirar o alternador no meu carro é impossivel trocar

no 16V e pior ainda o coletor faz uma volta pra baixo e volta o cano fica literalmente cuase imposivel de mexer eu tiro lo o cletor , perco menos tempo asim .

agora que vc fala em mexer no motor uma coisa muito importante para revisar ao demontar é a folga axial dele , mede com lamina de calibre e ja que desmonta tudo não custa checar ela , ajusta a folga no mancal do meio do birabrequim e chato se tever que ajustar mais se folgar vai perdendo preção de oleo e judeia dos retentores .
Imagem
vc ja deve saber como se ajusta , tira a medida pra ver se esta no padrão , se não esta compra os encostos sobre medida e lixa eles no plano ate chegar na medida , chato , se coloca vielas novas tambem e bom medira as folgas axila delas se estever fora da folga padrão ajusta igual lixa ou retifica a viela a ideia disso e que o conjunto virabrequim viela e pistão trabalhe alinhado com a camisa .

Chirola eu estou até preocupado com isto porque não achei folga na mão ali na polia com alavanca, empurrando com o pé etc, mas tenho plano de trocar as bronzinas dos mancais, eu consigo trocar 4 delas ali sem desmontar e a principal se tiver folga no eixo eu terei que usar outra mais grossa ali no meio, mas se tiver folga só com desgaste das bronzinas ai será fácil, só trocar. Comprei as bronzinas das bielas, e comprei as bronzinas dos mancais tudo otiginal e falta chegar as dos mancais.
A minha dúvida é: Será que sou tão bom assim que não achei folga ali? kakakkakak. Afinal são 200 mil km com este motor.

Este seria o jogo e tem esta grossa que pode ser colocada ali com lixa e usinando na mão o eixo, estou na duvida se compro e fico com ela na expectativa de precisar e se não precisar guardo elas. Sim, dá pra trocar sem tirar o eixo.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... gAQAvD_BwE
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Jul 2024, 16:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje dá pra trocar sem tirar o eixo

da pra trocar todas as bronzinas sem tirar o eixo , pode ser que não tenha folga mesmo ate porque o motor do vectra e de baixo giro não e um motor como os fiat ou volks que a 120 km\h eles estão a 4\5 mil giros o vectra a 120 gira la suas cuase 3mil voltas cuase a metade.
so desmontando pra ver o desgaste , geralmente nos motores as bronzinas e cilindro que mais sofre são as do cuarto cilindro por estar mais longe da bomba de agua por isso a temperatura e medida la seria o ponto mais quente do cabeçote .
a duravilidade dos motores GM vou te falar que realmente me sorprendeu muito , a ultima vez que tire o cabeçote do meu carro ele tinha la seus 180mil kilometros e conferi ovalização das camisas e se tinha rebarba no topo das camisas por desgaste e não tinha , acredito que se cuidar bem do motor a parte de baixo consegue facil seus 400mil km sem retificar,
mais sabendo como vc é acho que vai acabar tirando fora o bloco e trocar tudo kakakakakka
conheço vc e vai querer trocar ate os retentor .
cual modelo de pistão vc compro ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jul 2024, 16:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje dá pra trocar sem tirar o eixo

da pra trocar todas as bronzinas sem tirar o eixo , pode ser que não tenha folga mesmo ate porque o motor do vectra e de baixo giro não e um motor como os fiat ou volks que a 120 km\h eles estão a 4\5 mil giros o vectra a 120 gira la suas cuase 3mil voltas cuase a metade.
so desmontando pra ver o desgaste , geralmente nos motores as bronzinas e cilindro que mais sofre são as do cuarto cilindro por estar mais longe da bomba de agua por isso a temperatura e medida la seria o ponto mais quente do cabeçote .
a duravilidade dos motores GM vou te falar que realmente me sorprendeu muito , a ultima vez que tire o cabeçote do meu carro ele tinha la seus 180mil kilometros e conferi ovalização das camisas e se tinha rebarba no topo das camisas por desgaste e não tinha , acredito que se cuidar bem do motor a parte de baixo consegue facil seus 400mil km sem retificar,
mais sabendo como vc é acho que vai acabar tirando fora o bloco e trocar tudo kakakakakka
conheço vc e vai querer trocar ate os retentor .
cual modelo de pistão vc compro ?

kakakka, não estou com esta coragem, mas com vontade. O retentor vou deixar quieto porque se tiver que mexer na embreagem, ai troco ele mais pra frente, mas ele já foi trocado há uns 3 anos atrás usei original.
Você acredita que o ruído chato vem ali do primeiro cilìndro? acho que alí ou bate pino do pistão ou biela, é difícil de detectar o que é e parece um pouco com tuchos, mas é alí o danado sendo que você está certo, o quarto que mais sofre porque ali a agua passa por ultimo e com certeza mais quente.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 25 Jul 2024, 07:18

Essa conversa da folga axial me dá calafrios... pelo que andei vendo por aí, parece ser algo recorrente isso acontecer de forma precoce em motores GM.
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Jul 2024, 07:35

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Essa conversa da folga axial me dá calafrios... pelo que andei vendo por aí, parece ser algo recorrente isso acontecer de forma precoce em motores GM.

Na verdasde não é GM, mas a forma de dirigir, preguissa de pisar no freio em ladeira e as vezes uns que nçao domina muito o carro em subidas e fazer a ladeira é mais fácil do que pisar no freio, parar em semafaro com pé na embreagem e engatado, em resumo viciado em embreagem kakakak. Eu não faço isto, parei ponto morto e freio para avisar atrás que estou parado, talvez por isto estes 200 mil km deste carro não apresenta esta folga. Outro detalhe seria embreagem dura demais por está já pedindo arrego faz tempo e o pessoal não troca, e cada pisada é um estrago. Detalhe isto faz acender as vezes a luz do óleo porque começa a perder pressão.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 25 Jul 2024, 07:58

Bem, isso me tranquiliza um pouco, pois não dirijo desta maneira. Os últimos 30 mil km do meu motor foram bem cuidados... só não faço ideia de como foram os primeiros 108 mil kkk...
JULIANO -

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 25 Jul 2024, 12:25

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Bem, isso me tranquiliza um pouco, pois não dirijo desta maneira. Os últimos 30 mil km do meu motor foram bem cuidados... só não faço ideia de como foram os primeiros 108 mil kkk...

vdd tem muito a ver com a forma de dirigir , e como o almedão comento e por causa de como usa a embreagem , costumes que ajudam a um desgaste prematuro são variadas, reduzir marchas com giro alto achando que e piloto de fuga de GTA , aqueles aceleros de partida parado com giro alto dosando a embreagem pra não patinar , ou cualquer coisa que junte os dois fatores giro alto e pisar na embreagem .
cuando vc pisa na embreagem esta emujando o virabrequim pra frente por isso cuanto maior o giro maior o desgaste da arruela de encosto dele (chama de arruela mais é o mancal do meio que gasta na lateral , em alguns modelos vai umas meia lua para ajustar essa folga )

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior

por Ju_Bueno » 25 Jul 2024, 15:25

E sobre dar a partida no motor (pelo menos a 1ª do dia) pisando na embreagem? Ajuda em algo... prejudica em algo? O que dizem?
JULIANO -

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Jul 2024, 16:16

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E sobre dar a partida no motor (pelo menos a 1ª do dia) pisando na embreagem? Ajuda em algo... prejudica em algo? O que dizem?

Não é uma boa idéia, aliás usar a embreagem somente para a função dela, com certeza se você pisar na embreagem para ligar o carro o motor fica mais livre e com menos peso, mas você prejudica mais o eixo, não tem bonus sem onus. Eu tinha isto no meu Monza, para ligar tinha que pisar na embreagem e isto era sempre seja em ponto morto ou não. Antes de prejudicar algo alguem me avisou e eu tirei esta invenção e tem um porém, pisar nela com o carro funcionando é um desgaste, pisar nela para começar a funcionar é outro, é igual aquela broca de aço que ao colocar velocidade nela ela não fura e ao diminuir ela entra furando com força.
Tem algumas explicações que vai que o carro esteja engrenado e ele pula, se você pisou não vai pular. Mas tudo passa a ser automático, piso na embreagem, coloca em ponto morto e pode soltar que vai desacoplar.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 25 Jul 2024, 16:24

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje E sobre dar a partida no motor (pelo menos a 1ª do dia) pisando na embreagem?

realmente não sei , tem carro que se não pisa na embreagem não liga , falam que é pra poupar um pouco motor de partida mais os motores de partida mais novos não faz cuase esforço por ter engrenagens planetaria , outros falam que poupa bateria mais as baterias 90% morre com o tempo e a descarga da partida vai ser a mesma pisando ou não na embreagem . não sei se se entende no meu carro pisando ou não na embreagem ele vai ligar na segunda ou tercera volta por causa do sinal de rotação , cuanto pode judiar duas voltas de motor a bateria e motor de partida so deus sabe .
me asusta mais problema no acionamento hidraulico da embreagem do que o motor de partida kakakakakakakka
teria que facer um teste de girar o motor na mão pisando e sem pisar na embreagem mais acredito que mudaria pouca coisa ou cuase nada

1355 mensagens