Thiago Menezes escreveu:Então pelo o que eu entendi, com freio a disco na traseira tem que regular na roda certo? Bom que eu já vou com essa informação para o mecânico não dar uma de bobo e falar que é só ajustar na alavanca.
Uma pergunta Almeidão: Porque quando paro o carro de ré ele não volta? Ele tipo que é posicionado sobre algo que o trava daí logo em seguida eu jogo no P para desligar o carro?
Na descida de frente já era não para nem a pau!
Thiago com certeza que o freio de mão por está na roda traseira tem mais segurança de ré que para frente, mas mesmo assim ele deve segurar estando ao contrário e pode ser reulagem errada, tipo na alavanca. Para acertar isto, voce deve soltar os parafusos da alavanca, regular as rodas e depois regular a alavanca. Feito isto, não mexa mais na alavanca a não ser se for trocar o cabo.
Isto serve para todos, sendo disco traseiro e precisar trocar o cabo. Antes de apertar ele na alavanca, regular primeiro as rodas, estando tudo regulado ai sim apertar e regular na alavanca. Feito isto só mexer na alavanca se quebrar o cabo, ou seja, mexe uma vez só e depois sempre regular nas rodas.
Na verdade ao regular nas rodas a alavanca das rodas voltam porque ao regular a lona as lonas empurram esta alavanca para trás e vai baixar automaticamente a alavanca de freio que hora puxamos as vezes e lógico vai frear outra vez e assim que gastar, deve ser regulado outra vez e sempre que regular a lona empurra a alavanca da roda outra vez para o ponto inicial e claro a alavanca la da mão volta outra vez e assim deve ser feito sempre que for necessário.
Se olhar bem o sistema, quem regula na alavanca sem regular na roda, verão que estarão levando a alavanca la da roda para frente e não mais terão espaço para puxar esta alavanca na roda porque a cada vez mais estará para frente e não tem como voltar ao ponto de partida porque o cabo não deixa. Seria como a cada pisada de freio, o pedal ficasse cada vez mais baixo, chegaria um momento que ele estará lá no fim e não tinha como pisar mais.
Não sei se conseguem entender, mas é mecanica pura e é exatamente isto que não tenho visto nos mecanicos.
Sobre o código que o nosso amigo perguntou, não há como errar, basta comprar este reparo para freios traseiros ATE do Vectra ou omega que são o mesmo e isto é igual para os pistões. De qualquer forma olharei este código ou tentarei ver e rescrever aqui.