O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1297 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Jan 2025, 14:07

arveck escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCAR ROLAMENTO VENTOINHA e completar com uma manutenção geral, por curiosidade eu procurei na internet como soltar o rolamento dela e nunca achei e resolvi mostrar aqui como fazer e com ferramenta correta acredito que muitos conseguirão fazr este trabalho com facilidade. Tem ainda outos tipos de ventoinhas e aliás mostro isto no video e farei outro mais mostrando que internamente são iguais.
Os videos que vi já mostra a ventoinha e o mecanico com o rolamento nas mãos, outra com ele cortado etc. Se isto era segredo, eu serei massacrado porque o segredo foi revelado no video kakakakak

https://www.youtube.com/watch?v=R1r1dnGi2xc

Almeidão, ficou ótimo esse vídeo sobre a troca de rolamento no motor das ventoinhas, comecei uma revisão nas minhas.
Aqui eu não estou conseguindo separar a hélice do eixo naquela ventoinha que fica na frente do condensador, travada com uma chapinha redonda com 5 pontas. Não estou encontrando o jeito de afrouxar, sabe dizer onde tem que fazer força?

Ventoinha com trava igual essa: https://www.ebay.com/itm/116028094686

Kkakakakak, tenho um video deste também, não postei ainda e se voce amassar esta chapinha a ventoinha ficará folgada, sim tem jeito de ajeitar depois. Tirar o rolamento dela é complicada porque estas ventoinhas da frente é menor e o saca que eu usei para sacar as outras não cabe ali, nem entra, tive que inventar outro e antes disto tive que soltar as esferas do rolamento e isto é fácil, assim o rolamento sai, sai o copinho e usando a nova ferramenta eu consegui sacar a parte interna do eixo. Tem algus loucos que corta ele com maquina de corte, mas isto é doideira
Ao colocar se ela ficar folgada, não sei se voce amassou ela, tem que dar um ajuste nas garras, mas se voce não amassou nada é só tirar e colocar como está. Voce pode tirar de 2 jeito, no video eu mostro como tirar e colocar, mas com este alicate que usei no viceo para colocar dá pra tirar também. Atenão também ao montar este disco interno, você verá qual, não pode dançar, se ficar torto prensa um pouco mais para ele se ajusta e se balancear sozinho

Vou postar o video amanhã pra te ajudar, as 00:00 horas de quinta feira, se você dorme tarde verás hoje ainda kakakak. Eu achei bem fácil, mas sou meio Migyver para fabricar ferramentas.

Não achei nada sobre esta ventoinha, igual atuador de marcha lenta, tive que descobri na marra. Se bem que eles tentaram me enganar kakakakak
Imagem

arveck
Member
Member
Nome Completo: A. R.
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por arveck » 22 Jan 2025, 15:36

A chapinha sobre a hélice ainda está intacta. Tentei bater e mover ela de alguns jeitos, com cuidado, mas não mexeu nada do lugar. Parece estar muito oxidada a chapinha de trás, e eu não quis forçar mais antes de ter certeza de como as peças se travam entre si. Testei uma "ferramenta" ontem que não deu certo, e estou pensando em outra "ferramenta", mas vou esperar seu vídeo. Obrigado por postar, vou ficar no aguardo pra assistir ainda "hoje" kkk

Pena que eu não tenho mais meu atuador de lenta original pra fazer igual. Eu fiquei admirado que você encontrou essa inversão na polaridade do conector, não é algo que a gente espera e já sai tentando numa peça assim, imagino que bateu muito a cabeça kkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Jan 2025, 17:05

arveck escreveu:Fuente del Mensaje A chapinha sobre a hélice ainda está intacta. Tentei bater e mover ela de alguns jeitos, com cuidado, mas não mexeu nada do lugar. Parece estar muito oxidada a chapinha de trás, e eu não quis forçar mais antes de ter certeza de como as peças se travam entre si. Testei uma "ferramenta" ontem que não deu certo, e estou pensando em outra "ferramenta", mas vou esperar seu vídeo. Obrigado por postar, vou ficar no aguardo pra assistir ainda "hoje" kkk

Pena que eu não tenho mais meu atuador de lenta original pra fazer igual. Eu fiquei admirado que você encontrou essa inversão na polaridade do conector, não é algo que a gente espera e já sai tentando numa peça assim, imagino que bateu muito a cabeça kkkk

kakaka, nem foi muito tempo porque esta peça tem u a regulagem tipo se voce girar ela 1 mm ou o carro fica acelerado ou mesno acelerado, aiesolvi girar ela inteira bingo. Sim, o video já programei para a priemira Zero hora, então hoje meia noite ele entra. Tirar esta hélice foi duro descobrir, fiz várias tentativas, cheguei dobrar a chapinha, mas depois eu recuperei ela facil, mas dá raiva de saber como é fácil tirar kakakakkaka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Jan 2025, 08:35

REPARO DA VENTOINHA DO AR CONDICIONADO VECTRA, Acredito que pela primeira vez está sendo apresentado o serviço feito neste modelo de ventoinha. É igual um truque de mágica, fica muito fácil depois de revelado kakakakka
Detalhe, tem como tirar usando um alicate da forma que eu coloquei

https://www.youtube.com/watch?v=iX222RgKki0
Imagem

arveck
Member
Member
Nome Completo: A. R.
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por arveck » 24 Jan 2025, 16:11

O vídeo me ajudou bastante Almeidão, vou passar uma ideia aqui pra facilitar na hora de soltar a hélice.
A minha ventoinha não tinha sido mexida ainda, estava tudo no lugar como original, e a hélice muito firme. Coloquei bastante desingripante ali, enquanto tentava soltar de várias formas sem sucesso.

Vi seu vídeo, fiz uma chave com dois dentes, e prendi na morsa, como na foto. Os dois dentes entram bem firmes nos dois vãos que têm no disco interno, na mesma ideia do alicate que você mostrou.
Chave na morsa

Depois posicionei o conjunto da ventoinha sobre a chave na morsa, bem encaixado nos dentes.
Conjunto posicionado

O passo final foi pressionar o miolo da hélice contra a morsa (*ler mais abaixo!*), e forçar a hélice a girar no sentido anti-horário, como na foto. Nessa foto a hélice já está separada do motor para facilitar o entendimento.
Pressionar e girar a helice

Com isso a hélice e a chapinha se soltaram, sem deformar nada no conjunto.

A pressão contra a morsa tem que ser apenas suficiente pra liberar a hélice de passar pelos 5 batentes do disco interno.
Não forcem a chapinha para soltar e para montar, que não ajuda em nada, vai apenas estragar.
Abaixo, fotos com mais detalhe da chapinha.
Chapinha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Jan 2025, 16:29

arveck escreveu:Fuente del Mensaje O vídeo me ajudou bastante Almeidão, vou passar uma ideia aqui pra facilitar na hora de soltar a hélice.
A minha ventoinha não tinha sido mexida ainda, estava tudo no lugar como original, e a hélice muito firme. Coloquei bastante desingripante ali, enquanto tentava soltar de várias formas sem sucesso.

Vi seu vídeo, fiz uma chave com dois dentes, e prendi na morsa, como na foto. Os dois dentes entram bem firmes nos dois vãos que têm no disco interno, na mesma ideia do alicate que você mostrou.
Chave na morsa

Depois posicionei o conjunto da ventoinha sobre a chave na morsa, bem encaixado nos dentes.
Conjunto posicionado

O passo final foi pressionar o miolo da hélice contra a morsa (*ler mais abaixo!*), e forçar a hélice a girar no sentido anti-horário, como na foto. Nessa foto a hélice já está separada do motor para facilitar o entendimento.
Pressionar e girar a helice

Com isso a hélice e a chapinha se soltaram, sem deformar nada no conjunto.

A pressão contra a morsa tem que ser apenas suficiente pra liberar a hélice de passar pelos 5 batentes do disco interno.
Não forcem a chapinha para soltar e para montar, que não ajuda em nada, vai apenas estragar.
Abaixo, fotos com mais detalhe da chapinha.
Chapinha

Exatamente isto eu pensei depois que eu descobri como tirar kakakaka, mas se usar o alicate com o bico como eu usei para colocar, também dá para tirar. Um detalhe sobre o saca rolamento, eu fiz 2, um para as ventoinhas grandes e este para as pequenas, sendo que este serve para as duas com um pequeno detalhe, liberar as esferas do rolamento, tirar a capa e o copinho e depois sacar o centro que pra mim não é nada difícil, hoje tenho dois sacas diferentes sendo que somente este tubo era o suficiente para os dois modelos.
Sobre a chapinha eu amassei a minha bem antes de descobrir, mas dá para recuperar e a recuperei e ficou 100% perfeita
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Jan 2025, 09:08

DISPLAY DO ESTACIONAMENTO DENTRO DO TID OU RELOGIO DO VECTRA, para quem gosta de emoções fortes pode fazer em casa, mas a dica é enviar para um profissional fazer. Na época quando fiz e tem mais de 10 anos isto, foi muito tenso para não estragar nada e por este motivo gastei um dia trabalhando nele e não podia falhar, no caso de um profissional se houver falha ele conserta.

https://www.youtube.com/watch?v=eBDGoA-ZYTY
Imagem

hirinhu
Member
Member
Nome Completo: ENIO HIROYUKI YAMASHIRO ETO
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por hirinhu » 28 Jan 2025, 22:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DISPLAY DO ESTACIONAMENTO DENTRO DO TID OU RELOGIO DO VECTRA, para quem gosta de emoções fortes pode fazer em casa, mas a dica é enviar para um profissional fazer. Na época quando fiz e tem mais de 10 anos isto, foi muito tenso para não estragar nada e por este motivo gastei um dia trabalhando nele e não podia falhar, no caso de um profissional se houver falha ele conserta.

Ficou top mestre!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Jan 2025, 08:26

hirinhu escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DISPLAY DO ESTACIONAMENTO DENTRO DO TID OU RELOGIO DO VECTRA, para quem gosta de emoções fortes pode fazer em casa, mas a dica é enviar para um profissional fazer. Na época quando fiz e tem mais de 10 anos isto, foi muito tenso para não estragar nada e por este motivo gastei um dia trabalhando nele e não podia falhar, no caso de um profissional se houver falha ele conserta.

Ficou top mestre!!

O próximo será regulagem de faróis, aproveitei que mexi muito no carro trocando coxim do radiador etc, e o meu estava muiiiiito torto.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Fev 2025, 16:04

AJUSTAR FAROL DO VECTRA, e qualquer outro carro, esta é a forma mais correta de se fazer este trabalho.

https://www.youtube.com/watch?v=eD0DYXvzC1I
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Fev 2025, 09:19

TEMPERATURA CORRETA DO VECTRA, assim registro o meu em 2025.

https://www.youtube.com/watch?v=8xux4NcjdAU
Imagem

hirinhu
Member
Member

por hirinhu » 06 Fev 2025, 13:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TEMPERATURA CORRETA DO VECTRA, assim registro o meu em 2025.

abre clube de membros no canal do youtube!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Fev 2025, 15:10

hirinhu escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TEMPERATURA CORRETA DO VECTRA, assim registro o meu em 2025.

abre clube de membros no canal do youtube!

Estou pensando nisto, talvez eu abra sim, mas seria mais pra frente.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Fev 2025, 22:28

GUADA PÓ DA ALAVANCA DE MARCHA, tem como fazer em casa também

https://www.youtube.com/watch?v=skSNASJQfak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Fev 2025, 09:11

VÁLVULA DE SEGURANÇA DA BOMBA DE ÓLEO, muitos tem dúvidas sobre esta válvula e me perguntam se trocar esta peça irá aumentar a pressão da bomba, por este motivo resolvi fazer este video e mostra a real função desta peça que não retem o óleo de dentro para fora e sim ao contrário de fora pra dentro.
CUIDADO ESPECIAL para aqueles que acha que usando um óleo muito mais grosso vai resolver problemas de ruídos no motor

https://www.youtube.com/watch?v=UZRa0bX ... RCt4AaABAg
Imagem

hirinhu
Member
Member

por hirinhu » 11 Fev 2025, 11:13

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje VÁLVULA DE SEGURANÇA DA BOMBA DE ÓLEO, muitos tem dúvidas sobre esta válvula e me perguntam se trocar esta peça irá aumentar a pressão da bomba, por este motivo resolvi fazer este video e mostra a real função desta peça que não retem o óleo de dentro para fora e sim ao contrário de fora pra dentro.
CUIDADO ESPECIAL para aqueles que acha que usando um óleo muito mais grosso vai resolver problemas de ruídos no motor

https://www.youtube.com/watch?v=UZRa0bX ... RCt4AaABAg

boa!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Fev 2025, 09:27

TROCA DO COMANDO DE VÁLVULAS DO VECTRA 8V. mas uma vez fiz este trabalho e voltei a usar o óleo 20W50 mineral Havoline.

https://www.youtube.com/watch?v=KPq468nO6wc
Imagem

1297 mensagens