O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1370 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 18 Mar 2025, 14:51

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tenho um cabeçote de Astra 2.0 Gasolina, porem com 94 mm, original é 95.

se for pra colocar em um motor que esta montando e não quer mudar para o etanol tem alguns recursos das antigas que funcionam muito bem sem afetar o funcionamento ou durabilidade do motor .
um facil e relativamente rapido e tornear 1mm na cabeça do pistão e compensa a taxa , outro e frezar o cabeçote um milimetro com o formato ca camisa e fica como uma area de squish , opistão do 8v tipo monza aquele que tem um buraco no meio da cabeça pode aumentar o diametro dele para compensar , vielas 1mm mais curtas , temmuito recurso mais a maioria e facil de aplicar em motores totalmente desmontados , recursos ja testado faz tempo pra destaxar carros quando se colocava turbo nas antigas que não tinha tanta eletronica pra controlar kakakakakakkaka

Eu pensei exatamente nisto Chirola, trabalhar no cabeçote mesmo, ali perto onde entra a vela e assim quando for preciso mexer no meu bastaria tirar um e colocar outro. Mas não sei se ando ainda 80 mil km para mexer outra vez neste mesmo carro, e com a média de 1000 por mês levaria quase 7 anos e acho que neste caso melhor desfazer deste cabeçote kakakkaka. Na verdade é a média que uso para mexer no cabeçote, entre 80 a 100 mil km e não tem um ano que eu fiz este. E comprei este danado bem caro e mandei fazer e ficou bem caro também kakakka. Conhecendo as minhas peças, eu ficaria muito feliz se eu achesse algo assim perfeito com preço bom, diria metade do preço de um feito como o meu foi. Acho que farei um video dele e colocarei na descrição, to vendendo kakakka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Mar 2025, 16:14

Agora meti na cabeça que tenho que trocar a bendita válvula do cabeçote que está no carro, ela eu nunca troquei e esqueci de trocar desta vez que mexi, troquei neste que está fora. Comprei válvula e a tampa na GM, e fiz algumas ferramentas para trocar ela no local, acho que vai dar certo, não achei algo plausivo na internet trocando ela no local. Estou me preparando como sempre com ferramentas especiais, vamos ver se consigo mostrar algo melhor.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mar 2025, 09:35

COMO FECHAR A TAMPA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO, não faz muito tempo fiz um video de 1 minuto mostrando como fechar esta tampa, houve comntários não concordando e eu resolvi então mostrar na prática no meu carro com ele frio, quente e depois muito quente que apertando 1/8 de aperto não vaza se a tampa tiver ainda boa, O maior erro é quando depois de dias com ela fechada e abrem ela em um ponto, mas não começa a fechar naquele ponto onde ela foi aberta, infelizmente não observam isto e vão estragando a querida tampinha. Levei meu carro acima do meio, onde ele nunca vai só para mostrar com certeza que ela estava fechada com apenas um toque.

https://www.youtube.com/watch?v=WFNTlQTMyHc
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 19 Mar 2025, 13:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas não sei se ando ainda 80 mil km para mexer outra vez neste mesmo carro, e com a média de 1000 por mês levaria quase 7 anos

isso e vdd imagina meu carro tem quase 30 anos e esta com 196mil kilometros ,roda 16 kilometros por dia 10 km em estrada o motor pode dobrar essa kilometragem se for bem cuidado tem coisas que não vale a pena guardar mesmo , eu acompanhei os videos desse cabeçote realmente foi feito a zero e a gasolina tem cada vez mais etanol em pouco tempo nem vai ter que mexer nele pra rodar na gasolina kkakakkakaka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 19 Mar 2025, 14:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas não sei se ando ainda 80 mil km para mexer outra vez neste mesmo carro, e com a média de 1000 por mês levaria quase 7 anos

isso e vdd imagina meu carro tem quase 30 anos e esta com 196mil kilometros ,roda 16 kilometros por dia 10 km em estrada o motor pode dobrar essa kilometragem se for bem cuidado tem coisas que não vale a pena guardar mesmo , eu acompanhei os videos desse cabeçote realmente foi feito a zero e a gasolina tem cada vez mais etanol em pouco tempo nem vai ter que mexer nele pra rodar na gasolina kkakakkakaka

kakka, é verdade tem 30% anidro pela Petrobras e como hoje não em fiscalização porque o governo cortou estas verdas, acredito que já estamos abastecendo com bem mais de 50% de alcool sendo que o que vem do posto é hidratado. Meu carro onde fazia 9 a 9,5, depois da troca de pistões, aneis e bronzina de biela começou a fazer 7,5, não acredito que foi a troca das peças que fez ele beber, mas sim a troca de governo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Mar 2025, 14:32

TROCAR OS BICOS INJETORES DO VECTRA, na hora de limpar e tenho esta facilidade, tenho um jogo reserva e o serviço fica rápido, basta tirar um e colocar outro e agora com tempo limparei o que estava no carro e guardo.

https://www.youtube.com/watch?v=A1HikNNrk7s
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Mar 2025, 08:45

NUNCA USE UM RELÊ AUXILIAR só por ser quadrado e tem a mesma quantidade de terminais, o acionamento é sempre o mesmo, 85 (-) com 86 (+) mas estes terminais podem está em posições diferentes e muitos não observam isto.
Na descrição do video lhe direciona para um outro video que informo quais os relês podem ser usados no Vectra

https://www.youtube.com/shorts/Lv_5PmSJHJc
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Mar 2025, 08:22

TROCAR A VÁLVULA DE ALÍVIO DE PRESSÃO DO ÓLEO, cabeçote 8V GM e eu fiz em um Vectra, esta válvula sim pode ocasionar batidas de tuchos e possível desgastes no comando, antes condenar os tuchos é preciso trocar esta peça e mostro que não é tão complicado trocar sem desmontar o motor.

https://www.youtube.com/watch?v=Fyan1p_CvdE

Tive que editar o video, faltou incluir por uma falha de edição a ferramenta de colocação desta válvula.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Abr 2025, 13:34

SEPARAR O ÁLCOOL DA GASOLINA e de quebra conferir se realmente o posto que eu abasteço cumpre com os 30% por lei. É simples e fácil e se todos fizessem e colocassem na internet, acho que os postos que fazem esta treta iria pensar um pouco antes de fazer.
A ideia não é denunciar o posto ruim, isto é perigoso, mas podemos mostrar pelo menos os bons.

https://www.youtube.com/watch?v=BaBRcOQEXnc

É difícil achar um produto que se mistura 100% com a gasolina e que seja viável, achei o eter mas o danado é caro e copiei estas informações abaixo do google.

"O álcool e a gasolina se misturam, mas não 100%. Isso acontece porque o etanol tem uma parte polar e outra apolar, enquanto a gasolina é apolar"
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Abr 2025, 08:14

TIRAR O ISQUEIRO DO VECTRA, Alguem já teve dificuldades para tirar esta peça?

https://www.youtube.com/watch?v=mRL3VBUBSV4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Abr 2025, 10:29

Começo a acreditar que estou ficando bom nesse negócio kakakka.
Resolvi dar mais um UP no painel, coloquei LED vermelho nos ponteiros, eu achei que ficou bonito demais. Não achei intessante fazer ele mudar de cor ao andar, apesar que da forma que fiz não vi dificuldades em fazer isto também. Estou terminando o vídeo, editando algumas partes e logo postarei, acredito que na próxima semana. Pensa em algo que fica bonito!
Imagem

Patrick souza
Member
Member
Nome Completo: Patrick Gabriel Pereira Souza
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Patrick souza » 09 Abr 2025, 21:46

Boa noite, meu Vectra 97 GLS está com o cabo do ABS desconectado e não sei onde conecta

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Abr 2025, 13:15

Patrick souza escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, meu Vectra 97 GLS está com o cabo do ABS desconectado e não sei onde conecta

Alguem mexeu ali e esqueceu de conectar? Onde fica esta tomada ali no ABS mesmo? Entenda que existem muitas tomadas no Vectra que não são conectadas. Não seria uma desta? O ABS está funcionando?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Abr 2025, 08:44

TELESCÓPICO DA COLUNA DE DIREÇÃO DO CRUZE NO VECTRA de 96 a 05, consegui com uma certa dificuldade adaptar uma. Seria uma solução para salvar esta peça do Vectra que praticamente não encontra mais, pelo menos nova. Mas não foi nada fácil e nem barato.

https://www.youtube.com/watch?v=uy7AkaC9Fyg
Imagem

Patrick souza
Member
Member
Nome Completo: Patrick Gabriel Pereira Souza
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Patrick souza » 11 Abr 2025, 21:26

Bom meu não tem ABS, daí como vou ficar sem velocímetro? GLS 97 sla onde é senhor ou se é painel que não marca velocidade

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 12 Abr 2025, 12:54

Patrick souza escreveu:Fuente del Mensaje Bom meu não tem ABS, daí como vou ficar sem velocímetro? GLS 97 sla onde é senhor ou se é painel que não marca velocidade

oi ,
o plug ta la na caixa de roda mesmo , passa do lado da linha de freio e fica pressa na lata com uma presilha

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Abr 2025, 18:40

Patrick souza escreveu:Bom meu não tem ABS, daí como vou ficar sem velocímetro? GLS 97 sla onde é senhor ou se é painel que não marca velocidade

Seu carro não tem ABS, mas todas homocinéticas lado esquerdo tem que ser do carro com ABS. Sensor de velocímetro as vezes desmontando o relê e ressoldando pode dar certo.
https://www.youtube.com/watch?v=U7G5Hepw4dI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Abr 2025, 13:25

bom final de semana deu tempo de trocar o radiador que estava com vazamento e a mangueira superior que ja com seus 28 anos não queria mais guerra kakakakakak,
não foi um china de esta vez instalei um da marca denso acho que é nacional de aqui, dos paralelos que instalei foi o que melhor coincidia os furos dos parafusos ventoinhas encaixes etc ...
foi uns 7 litros de agua com aditivo pra dentro e no primeiro dia de uso notei uma leve melhora na temperatura que não era ruim mais no percurso casa trabalho que o carro chegava a seus quase 90 graus hoje fico al pelos 85 graus ,
agora vamos pelo que falta de manutenção , velas , correia dentada e o vazamento da tampa de valvulas .
vazamento, cansei de trocar junta todo ano vai ser na cola mesmo um silicone black la e deu pra mim de trocar junta .
Correia , não sei o motivo mais a ultima que coloquei no carro ela não fica bem esticada , fica meio frouxa ta la a mais de 2 anos não pula dente nem nada mais sabe quando não gosta de algo , ja vi celta com o mesmo não sei pq mais ate pra instalar vc não faz nem esforço ela entra frouxa vou ver isso .
Velas , não tenho ideia de que vela vou colocar , tenho um jogo de bosch 3 eletrodos mais acho meio comprida de mais , ou comprar as original dele que são as AC delco 2 eletrodos grau 5 e com isso so vai faltar uma geral no ar condicionado que sei la pq não gela .
o ar ele tem um residual de gas dentro do sistema , se fosse um vazamento grande ele ficaria sem gas mesmo deve ser algum oring ou um vazamento no evaporador que so vaza cuando esfria e esquenta ele , igual vazamento em radiador

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Abr 2025, 13:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom final de semana deu tempo de trocar o radiador que estava com vazamento e a mangueira superior que ja com seus 28 anos não queria mais guerra kakakakakak,
não foi um china de esta vez instalei um da marca denso acho que é nacional de aqui, dos paralelos que instalei foi o que melhor coincidia os furos dos parafusos ventoinhas encaixes etc ...
foi uns 7 litros de agua com aditivo pra dentro e no primeiro dia de uso notei uma leve melhora na temperatura que não era ruim mais no percurso casa trabalho que o carro chegava a seus quase 90 graus hoje fico al pelos 85 graus ,
agora vamos pelo que falta de manutenção , velas , correia dentada e o vazamento da tampa de valvulas .
vazamento, cansei de trocar junta todo ano vai ser na cola mesmo um silicone black la e deu pra mim de trocar junta .
Correia , não sei o motivo mais a ultima que coloquei no carro ela não fica bem esticada , fica meio frouxa ta la a mais de 2 anos não pula dente nem nada mais sabe quando não gosta de algo , ja vi celta com o mesmo não sei pq mais ate pra instalar vc não faz nem esforço ela entra frouxa vou ver isso .
Velas , não tenho ideia de que vela vou colocar , tenho um jogo de bosch 3 eletrodos mais acho meio comprida de mais , ou comprar as original dele que são as AC delco 2 eletrodos grau 5 e com isso so vai faltar uma geral no ar condicionado que sei la pq não gela .
o ar ele tem um residual de gas dentro do sistema , se fosse um vazamento grande ele ficaria sem gas mesmo deve ser algum oring ou um vazamento no evaporador que so vaza cuando esfria e esquenta ele , igual vazamento em radiador

A correia dentada um pouco frouxa não afeta muito, pelo menos por experiência própria, talvez atrase o ponto em alguns míseros graus, mas isto é talvez. O que faz pular dente seria girar o comando com a correia no local, bem ao contrário de girar o girabrequim que com certeza assim nunca pula dentes. Sobre estas velas de 3 eletrodos não as conheço, ou conheço e nunca usei eu sempre uso a Bosch WR78 de 4 eletrodos importada da Alemanha ou Russia. Para o 16V seria a FR91, eu já usei ela no meu carro usando um calço no conector por ela ser mais fina e lógico comprei por ser barata com estoque agarrado e tem até por R$ 131,00 o jogo no Mercado livre.

Sobre o ar é complicado se for o evaporador eu nunca achei defeito no meu, mas ao trocar resolveu o problema e não vazava na conexão.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 15 Abr 2025, 01:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o ar é complicado se for o evaporador eu nunca achei defeito no meu, mas ao trocar resolveu o problema e não vazava na conexão

sospeito donevaporador porque revisei rodas as conexão enfiei nitro ate 260 libras pra ver se vazava ou estourava de vez e nada ,procoramos com agua esabão pra ve se vazava e nada , tirei o notro do sistema diz vacuo coloquei gas deixei ligado uma hora e nada so resta o que não consigo ver que é o ecaporador .
o da correia e confuso , porque procurando achei correia de 169 e 168 dentes as duas indicadas para o modelo 2.0 16v , mais fica frouxa mesmo acho que vou comprar a de 168 dentes pra ver , a que esta no carro é gates de 169 dentes e pela folga mexe quase um dente no ponto .
as velas acho que vou comprar as original ac delco de dois eletrodos não esta caro .
a tampa de valvulas vai cola mesmo essa junta sem vergonha a que mas duro sem vazar foi 2 anos cansei pra abrir a tampa de valvulas so se for fazer o cabeçote mesmo o 16v não tem balancim então mexe pouco ou nada ali em cima . vamos ver se na semana adianto mais alguma coisa

1370 mensagens