O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

218 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Instalação de faróis de neblina VB (CONCLUÍDO)

por Almeidão » 30 Nov 2020, 13:45

você precisa entender de relê e saber que este é um auxiliar com contato 85 e 86 em diagonal, ai você pode comprar qualquer um que seja assim desde que tenha 10, 20 ou 30 amperes e que seja 4 terminais.
Imagem

serafimsilva
GL Member
GL Member
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por serafimsilva » 01 Dez 2020, 02:39

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje você precisa entender de relê e saber que este é um auxiliar com contato 85 e 86 em diagonal, ai você pode comprar qualquer um que seja assim desde que tenha 10, 20 ou 30 amperes e que seja 4 terminais.

viva amigo, obrigado pela dica, mas como ja tinha dito eletrônica sou um ZERO a esquerda.
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

serafimsilva
GL Member
GL Member
Nome Completo: serafim fernando pinto silva
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV

por serafimsilva » 05 Dez 2020, 12:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje você precisa entender de relê e saber que este é um auxiliar com contato 85 e 86 em diagonal, ai você pode comprar qualquer um que seja assim desde que tenha 10, 20 ou 30 amperes e que seja 4 terminais.

viva amigo,

mesmo com a troca do rele fica igual, como tiro a caixa de fusíveis tens fotos? para ver os conectores .
:62: :62: :62: conta com o pior. espera o melhor.

Marcos A GOIS
Member
Member
Nome Completo: Marcos Aurélio
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Marcos A GOIS » 22 Set 2022, 12:20

Boa tarde, poderia me dizer em qual impressora posso imprimir esse gabarito

Marcos A GOIS
Member
Member
Nome Completo: Marcos Aurélio
Estado: Paraná
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Marcos A GOIS » 22 Set 2022, 13:35

Olá qual a medida desse gabarito obrigado desde já

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 22 Set 2022, 13:47

Marcos A GOIS escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, poderia me dizer em qual impressora posso imprimir esse gabarito

Não sei o modelo específico da impressora, mas geralmente são as usadas em empresas de comunicação visual (adesivos, banners, etc...) ou qualquer outro local que faça impressão de plantas/projetos de imóveis.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 22 Set 2022, 22:26

Marcos A GOIS escreveu:Fuente del Mensaje Olá qual a medida desse gabarito obrigado desde já

O gabarito e grande ele tem Cuase o tamanho da ponta do para choques a parte de cima do gabarito encaixa e acompanha a parte preta do para choques,

Talles Renan Hunger
Member
Member
Nome Completo: TALLES RENAN HUNGER
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998

por Talles Renan Hunger » 14 Dez 2023, 13:15

Qual o tamanho da impressão?

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 15 Dez 2023, 13:07

Talles Renan Hunger escreveu:Fuente del Mensaje Qual o tamanho da impressão?

nunca imprimi mais olha a foto para ter uma ideia , acho que vai ter que imprimir mais de um ate acertar o tamanho , o farol de milha deve encaixar no buraco do gabarito .
Imagem

Mauricio Estrela
Member
Member
Nome Completo: Mauricio Estrela
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 1998/1999

por Mauricio Estrela » 26 Mar 2025, 14:14

Boa tarde. Um amigo está fazendo esse projeto da elétrica, mas não conseguiu, ele disse que usou esse tutorial. Daí teve que adicionar uma chaveta para acionar as milhas. Uma das dúvidas é o módulo multitimer, não identificou o pino 17.
Ali no multitimer tem 15 pinos de cada lado. Eu imagino que o pino 17 seja o segundo do outro lado ou o penúltimo do outro lado. Contando os pinos da primeira fileira, da 15 pinos, mais dois pinos somam 17 pinos, daí acredito que seja o segundo pino do outro lado , seria isso ???!!! Desde já agradeço, att Maurício

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Mar 2025, 15:35

Mauricio Estrela escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde. Um amigo está fazendo esse projeto da elétrica, mas não conseguiu, ele disse que usou esse tutorial. Daí teve que adicionar uma chaveta para acionar as milhas. Uma das dúvidas é o módulo multitimer, não identificou o pino 17.
Ali no multitimer tem 15 pinos de cada lado. Eu imagino que o pino 17 seja o segundo do outro lado ou o penúltimo do outro lado. Contando os pinos da primeira fileira, da 15 pinos, mais dois pinos somam 17 pinos, daí acredito que seja o segundo pino do outro lado , seria isso ???!!! Desde já agradeço, att Maurício

É complicado ligar este neblina como original, eu já comentei que o meu carro o neblina só ligava com a instalação original se o farol alto fosse acionado, totalmente fora de uso de um neblina que tem que ser tudo baixo. Eu consegui ligar na chave passando por fora do multitimer, porem por se botão de pulso eu tive que cortar os dois fios antes de chegar no multi timer, um liguei negativo e o outro ao acionar o botão sai negativo como pulto e aciona um relê que se usa no farol do passat antigo e ele leva um pulso negativo e aciona e leva outro e desliga, assim eu consegui fazer ligar o neblina somente com a chave ligada e só aciona se eu ligar a chave, acionar o farolete ou farol em qualquer situação e fiz assim para não ligar ele sem ligar nada atrás. Acho que fiz uma boa ecolha porque mexer muito ali pode queimar algumas saidas do multitimer. Hoje eu usaria o relê de pulso DNI 0415, na época não sei ne, se tinha, mas eu não o conhecia.
Eu acho bem simples, porem muito demorado e pode ser feito assim

O relê de pulso saida positiva DNI 0415 é assim.
31 - negativo - Negativo comum
30 - positivo - Usar pós chave para acender somente com a chave ligada, usar um fio da caixa terminal de saida do fusível
87 - saida positiva - entrar no 86 de um relê auxiliar, (veja abaixo sobre este relê)
15 - positivo - usar o fio que manda positivo ao acender o farolete.
S - recebe sinal negativo - Recebe pulto negativo, usar um negativo em um dos fios do botão interno da chave, e outro fio ligado no S do relê (Estes fios tem que ser cortado e esquecer a parte que vai para o multitimer

Relê Auxiliar com 4 terminais, pode ser o DNI 0102
86 - usar o fio saindo do 87 do relê acima
85 - usar negativo direto
30 - entra um positivo, usar um fio da caixa de fusivel, usar terminal saida do fusível, assim se der ruim o fusivel queima e o sistema está protegido
87 - Sairá positivo para a lampada de neblina e o outro fio do neblina faça um negativo onde quiser fazer, la perto da lampada por exemplo

Esta seria a melhor forma de ligar este neblina que acenderá somente com a chave ligada e de quebra com farolete/farol ligado.

Sempre ligar nos terminais saida dos fusíveis, nunca antes, testa, ache os fios e faça o trabalho e não esqueças, energia do carro é contínua, ótima para dar zinabre quando se enrola fios, use solda.
Imagem

paulinhovr
Member
Member
Nome Completo: LUIZ PAULO BARBOZA SILVA
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2000/2001

por paulinhovr » 05 Abr 2025, 20:11

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, depois de um tempo analisando as possibilidades e criando coragem coloquei os faróis de neblina para Vectra B, tinha algumas dúvidas ainda mesmo lendo os tutoriais por ai que já ensinam a fazer e acabei esclarecendo sozinho, assim venho mostrar passo a passo como fiz para que quem for fazer tbm não tenha dúvidas, mas se assim mesmo surgir podemos trocar idéias.

Como só me sobra o fim de semana para fazer isso, e conciliar lazer familiar e outros compromissos farei em etapas, começando pela instalação física dos faróis de neblina/instalação elétrica. Tudo presando pelo mais original possível, entendam original como ativação pelo botão original do carro sem aquelas chavinhas benditas, as peças não garanto que usarei todas originais, sem mais delongas vamos ao que interessa:

Etapa 1 (Furação do Para-choques e Instalação Física dos Faróis):

Ferramentas:
- Serra Tico-Tico (ou serrinha manual, vai dar muito mais trabalho);
- Limas fina e grossa;
- Lixa 800 ou 1000 para ferro;
- Furadeira com broca para aço (na verdade vai furar plástico);
- Chaves básicas como philips, fenda, soquete ou L ou sextavada ou de boca tamanhos 8, 10 e 13, enfim, tenha um kit razoável pois não tem como saber se os parafusos originais estão preservados no carro, no meu caso não estavam;
- Caneta do ClubedoVectra (esse foi o segredo para o sucesso rsrs)

Acessórios:
- 4 parafusos 20mm x 5mm rosca soberbo com arruela
Imagem

- 2 Grampos com rosca e parafuso até 6mm de espessura e até 20mm de comprimento:
Imagem

- Fio paralelo com bitola de 3mm cada, uns 3 metros;

- 2 Conectores compatível com farol de neblina:
Imagem
Comprei esse aqui, mas aqui paguei R$ 15,00 cada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-2005-_JM

Procedimentos:

- Para começar imprima seu molde para recorte do parachoques, de preferência em plotter para não ter emendas de mais, segue arquivo completo no tamanho real (ARQUIVO JÁ UNIDO E NO TAMANHO REAL):

http://imageshack.com/a/img633/6678/HdaE2H.jpg

Abra o link em uma nova janela e salve a imagem.

Imprimindo:
Imagem

Faça como na instrução, junte as partes e recorte as linhas pontilhadas o mais preciso possível, para fazer no outro lado do parachoques apenas inverta o lada montagem.

- Preparação do local, muitos aqui são cuidadosíssimos com os carros, ainda bem, assim indico que trabalhe em local limpo e forrado, no meu caso forrei o chão com uma lona de borracha para não riscar o para choques que já está riscadíssimo, mas um cobertor ou papelão tbm ajudam:
Imagem

Recipiente para guardar parafusos e similares, seja organizado!
Imagem

Remova a grade frontal, provavelmente será parafuso sextavado cabeça 8, dois parafusos superiores fixados nos faróis e um ao centro na lata:
Imagem

Solte os grampos dos para-barros, 1 embaixo (parafuso philips), 1 em cima (porca), 1 frete a torre e 1 perto do filtro de oleo, se esterçar a roda pra fora ficar muito fácil:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Na parte superior do canto do para-choques olhe por dentro e verá uma porca chave 8, com catraca fica moleza, mas uma chave de boca vai bem tbm, solte ambos os lados, daí em diante se puder ter uma pessoa junta para segurar ele na posição seria bom, pois depois de solto pode forçar muito dos encaixes do farol a seguir.
Imagem

Solte os parafusos superiores com encaixe nos faróis, tbm 8 sextavado:
Imagem

Por baixo do carro solte os parafusos que seguram o para-choques a lata, devem ser 4 de 10 sextavado, mas no meu caso estava tudo errado, faltando parafusos e um de 13 sextavado, solte-os e peça ao ajudante aguentar firme segurando hahahaha, vá tomar uma cerva e deixe-o lá, depois de remover o para choques já estará todo solto, basta puxá-lo com cuidado para frente do vectra em linha reta, não deixe cair nem dobrar pois as guias podem quebrar ou desprender do para-choques, coisa que vc não irá gostar muito:
Imagem
Imagem
Sujo que é uma beleza eheheh
Imagem

Separe 4 pedaços pequenos de fita adesiva ou isolante e prenda a ponta A do molde rente ao "borrachao" parte preta do para-choques, lembrando que vamos furar primeiro o lado esquerdo:
Imagem

Em seguida o canto esquerdo do molde, passando a mão para não levantar muito e ficando alinha, 100% não vai ficar alinhado mesmo pois o papel não é flexível:
Imagem

Finalize prendendo as partes de baixo, alinhando junto a linha do para-choques (foto 2)
Foto1:
Imagem
Foto2:
Imagem

Agora o segredo, use a caneta mágica do Clube do Vectra para marcar o corte, use ela reta e deixe deslizar pela marcação do furo:
Imagem
Imagem

Faça um furo com um broca de aço de 8mm para entrar a serra e comece a brincadeira ahuahuahuah, vá com muita cautela de 4 em 4 cm, para retirar o plástico derretido em volta da serra, ele faz a serra vibrar muito e pode "desembestar" fazendo cáca:
Imagem

No meio do percurso senti a necessidade de reforçar a marcação pois não estava enxergando bem, e um detalhe, como não conhecia o molde cortei 3mm dentro da marcação, vai que tava estava certo né?
Imagem
Jesus!!!! :55:
Imagem

Retire um pouco as rebarbas:
Imagem

Agora coloque o farol por dentro e parafuse até a metade da rosca para ficar maleável um dos lados das fixações inferiores, para vc ver onde tem que limar para passar o farol:
Imagem

Veja que ainda não passou, assim vá limando o lado que não passou com uma lima grossa até atingir o objetivo, meu passou e ficou bem justinho, mas foram horas de acabamento:
Imagem
Imagem
Esse foi o resultado:
Imagem

Agora com uma Lâmina retire as rebarbas e uma lima mais fina e a lixa dê o acabamento:
Imagem
Imagem

Mais perfeito que o original :11:
Imagem
Fim do ano irei pintar o carro, daí o funileiro pinta essa tudo e cobre esse plástico preto, agora se tu for neurótico mande fazer tinta da sua cor e retoque com pincel:

Faça o mesmo do outro lado virando o molde.

Coloque no lugar os faróis com os parafusos inferiores com arruela:
Imagem

Os grampos e o parafuso superior:
Imagem
Imagem

Está pronta a parte grosseira da coisa:
Imagem

Agora o fio que vai ligá-los, passei por dentro do reforço, mantendo bem esticado para não correr risco de entrar no eletroventilador e virar uma caquinha, deixei sobrando para passar para segunda etapa na semana que vem hehehe:
Imagem
Deixei a ponta dele amarrada no chicote do farol esquerdo, aguardando a próxima etapa:
Imagem

Imagem

Para montar faço o procedimento inverso de desmontagem, aproveitando já ajuste folgas no para-choques e faróis, até a próxima hehehe!

Etapa 2 (Instalação elétrica dos faróis de neblina e acionamento original).

Bom pessoal, seguindo as dicas aqui do pessoal do fórum e alguns tópicos sobre o assunto resolvi por a mão na massa para fazer a ligação original para acionamento dos faróis de neblina.

Ao iniciar o processo notei que meu carro já tinha tudo pronto para receber os faróis de neblina, com exceção do chicote que vai do painel até o para-choques, entendam tudo pronto, já possuía o relê devidamente no lugar, fusível, ligação ao módulo multitimer. Vou iniciar o processo abaixo seguindo o tutorial do Seiti, vindo o antigo fórum já extinto e postado aqui pelo José Leal, porém com mais detalhes e fotos, o que ajuda muito, e algumas dúvidas não colocadas que para "semi-leigos" nos assunto como eu não tropecem muito e não tenham medo, lógico que não me responsabilizo por algum dano que alguém tenha no veículo.

Ferramentas:
- Chave sextavada ou de boca ou catraca 10
- Fita isolante
- Espaguete termo retrátil
- Alicates, chave de fenda, estilete e ferramentas básicas
- Ferro de solda e apetrechos

Acessórios:
- 1 Chaveador para faróis de neblina para vectra
- 1 Relê Auxiliar Cód GM: 90229206 (pode ser DNI 0123)
- 1 Fusível 20ah
- Terminais de Encaixe médio e mini
- 1 Terminal argola médio
- 2 Metros fio paralelo 2,5mm

Adicionado ao tópico esquema da ligação elétrica ilustrada, criado pelo nosso amigo ArnaldoRJ:

Imagem

Imagem
Imagem

Conhecendo a caixa de fusíveis onde tudo funcionará, abra a caixa de fusíveis principal, aperte a trava que fica no lado de baixo para soltá-la, e solte a parte de cima para tê-la em mãos:
Imagem

Como dizem por aí, seguro morreu de velho, assim deixei um extintor por perto (sem estar vencido é lógico):
Imagem

Localize a quinta posição da esquerda pra direita desses mini reles, esse é o local original dele, como disse no meu já existia, olhando por tras da caixa notará que só existe lugar para colocar 2 terminais apenas (na foto 2 vermelho e marrom no destaque), já que os mini 85 e 86 já estão embutidos na caixa ligados ao módulo multitimer.
Foto1:
Imagem

Foto2:
Imagem

Nessa mesma foto2 note o fio vermelho superior, nesse local caso não tenha o fio ele será o responsável pela perna 30 do rele, solde um conector de encaixe médio e "acople" ao local da caixa dos reles, esse fio de bitola 2,5mm deve ser ligado a uma perna do fusível 20ah que fica na posição 12 dos fusíveis, e a outra perna deverá ser ligada a uma fonte de 12v direto, ou seja, cuidado para não pegar um 12v pós fusível, geralmente são fios vermelhos e mais grossos:

Imagem

Pronto, já tem energia entrando no nosso rele, agora vamos ao acionamento pelo botão original, desmonte a saída de ar esquerda e retira o botão acionador dos faróis, retire o conector do acionador, coloque lado a lado e localize no acionado o pino 1, que é responsável pelo acionamento dos faróis de neblina, ache o local onde colocaremos um conector de encaixe médio:

Imagem

Lembrando que a posição fica invertida se for desconecta-lo:

Imagem

No meu caso como já tinha, é esse fio preto/verde, se o seu não tiver acople um fio aí com conector de encaixe de uns 40cm, esse fio deverá chegar ao conector do módulo multitimer:

Imagem

Na foto abaixo em detalhe o conector do módulo multitimer, remova-o do local, desmonte e localize o pino 17, não tenho foto desse detalhe pois o meu já tinha, mas desmontando o conector fica fácil localizar:

Imagem

No detalhe veja o fio preto/verde que vem do acionador, aqui fiz o teste com multímetro de condutividade e certifiquei que era ele:

Imagem

Feito isso está pronta a ligação do acionador, agora vamos acoplar o outro conector de encaixe médio á caixa de reles da perna 87 do rele, esse conector deve ser colocado um fio que deverá chegar a um dos terminais dos faróis de neblina, no meu caso tbm já tinha, mas não sei o destino, portanto descasquei-o e roubei o sinal:

Imagem
Imagem

Sempre use solda nos conectores e emendas, e sempre bem isolado.

Hora de puxar o fio dos neblinas, aqueles que deixei "pendurados" próximo ao farol, primeiro o local por onde o fio entrará na cabine, eu escolhi o local do foto, que fica do lado esquerdo, ali tem um tampão de borracha já o utilizo para outro fio que aciono a ventoinha de emergência do radiador, aproveitei e passei junto, do lado de baixo da borracha coloque silicone para evitar infiltrações:

Imagem

Vamos ligar o aterramento, que será a outra perna do terminal dos farois de neblina, escolhi essa distribuição do aterramento que fica acima do vazo de expansão, nada como roubar terra direto da fonte hehehe, para isso solte um desses terminas e solde o terminal argola no fio terra:

Imagem

Solda nas emendas e termo retrátil:
Imagem

Imagem

Agora vá até os faróis para ligação nos plugues, no episódio anterior contei que comprei um plugue por aqui, mas me arrependi, pois além de não encaixarem direito não travava, então resolvi soldar mini terminais de encaixe nos fios provisório até comprar o plugue original:

Imagem

Imagem

Imagem

A título de provisório até que ficou bão!

Bom, está aí o resultado:

Imagem

Qualquer dúvida podem falar que trocamos idéias.

AbraçoCréditos e dicas: José Leal, Seiti (VC), Almeidão, ArnaldoRJ

Boa noite amigos
achei esse post dei uma lida e gostaria de tirar uma dúvida.
Meu vectra tem farol de milha ( botao adaptado) e a chave dele so tem o botao de neblina traseiro, vi uns tutoriais pra ligar p milha nesse botao de neblina. Porem meu neblina nao esta funcionando, vou contar alguns testes que fiz e com base no esquema de ligacao que vi nesse post queria tirar umas dúvidas
Teste o fusível 16( lanterna de neblina) tem positivo nos dois lados, ai testei o relé da neblina ( rele 6) senao me engano, o positivo sai do fusível 16 e vai pro pino 30 do rele, e a saida 87 estap ligado os dois fios azul com preto que vao pra lanterna traseira. Porem onde seria o pino 86, onde o sinal viria do botao, passando pelo mulitimer para fechar a bobina do rele e energizar os fios la de tras, nao tem energia, eu apertando o botao ele acende so se eu ficar segurando e msm assim nao chega sinal. Gostaria de entender como funciona o original? Eu aperto o botao ele manda um pulso pro conector no multitimer( com a chave do farol ligada) e faz oq descrevi acima? Oq pode ta acontecendo? Pensei pegar um positivo jogar na entrada do botao e do botao jogar direto no pino 86 do rele 6 sem passar pelo multitimer e testar sera que da certo?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 06 Abr 2025, 14:24

paulinhovr escreveu:Fuente del Mensaje
JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, depois de um tempo analisando as possibilidades e criando coragem coloquei os faróis de neblina para Vectra B, tinha algumas dúvidas ainda mesmo lendo os tutoriais por ai que já ensinam a fazer e acabei esclarecendo sozinho, assim venho mostrar passo a passo como fiz para que quem for fazer tbm não tenha dúvidas, mas se assim mesmo surgir podemos trocar idéias.

Como só me sobra o fim de semana para fazer isso, e conciliar lazer familiar e outros compromissos farei em etapas, começando pela instalação física dos faróis de neblina/instalação elétrica. Tudo presando pelo mais original possível, entendam original como ativação pelo botão original do carro sem aquelas chavinhas benditas, as peças não garanto que usarei todas originais, sem mais delongas vamos ao que interessa:

Etapa 1 (Furação do Para-choques e Instalação Física dos Faróis):

Ferramentas:
- Serra Tico-Tico (ou serrinha manual, vai dar muito mais trabalho);
- Limas fina e grossa;
- Lixa 800 ou 1000 para ferro;
- Furadeira com broca para aço (na verdade vai furar plástico);
- Chaves básicas como philips, fenda, soquete ou L ou sextavada ou de boca tamanhos 8, 10 e 13, enfim, tenha um kit razoável pois não tem como saber se os parafusos originais estão preservados no carro, no meu caso não estavam;
- Caneta do ClubedoVectra (esse foi o segredo para o sucesso rsrs)

Acessórios:
- 4 parafusos 20mm x 5mm rosca soberbo com arruela
Imagem

- 2 Grampos com rosca e parafuso até 6mm de espessura e até 20mm de comprimento:
Imagem

- Fio paralelo com bitola de 3mm cada, uns 3 metros;

- 2 Conectores compatível com farol de neblina:
Imagem
Comprei esse aqui, mas aqui paguei R$ 15,00 cada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-2005-_JM

Procedimentos:

- Para começar imprima seu molde para recorte do parachoques, de preferência em plotter para não ter emendas de mais, segue arquivo completo no tamanho real (ARQUIVO JÁ UNIDO E NO TAMANHO REAL):

http://imageshack.com/a/img633/6678/HdaE2H.jpg

Abra o link em uma nova janela e salve a imagem.

Imprimindo:
Imagem

Faça como na instrução, junte as partes e recorte as linhas pontilhadas o mais preciso possível, para fazer no outro lado do parachoques apenas inverta o lada montagem.

- Preparação do local, muitos aqui são cuidadosíssimos com os carros, ainda bem, assim indico que trabalhe em local limpo e forrado, no meu caso forrei o chão com uma lona de borracha para não riscar o para choques que já está riscadíssimo, mas um cobertor ou papelão tbm ajudam:
Imagem

Recipiente para guardar parafusos e similares, seja organizado!
Imagem

Remova a grade frontal, provavelmente será parafuso sextavado cabeça 8, dois parafusos superiores fixados nos faróis e um ao centro na lata:
Imagem

Solte os grampos dos para-barros, 1 embaixo (parafuso philips), 1 em cima (porca), 1 frete a torre e 1 perto do filtro de oleo, se esterçar a roda pra fora ficar muito fácil:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Na parte superior do canto do para-choques olhe por dentro e verá uma porca chave 8, com catraca fica moleza, mas uma chave de boca vai bem tbm, solte ambos os lados, daí em diante se puder ter uma pessoa junta para segurar ele na posição seria bom, pois depois de solto pode forçar muito dos encaixes do farol a seguir.
Imagem

Solte os parafusos superiores com encaixe nos faróis, tbm 8 sextavado:
Imagem

Por baixo do carro solte os parafusos que seguram o para-choques a lata, devem ser 4 de 10 sextavado, mas no meu caso estava tudo errado, faltando parafusos e um de 13 sextavado, solte-os e peça ao ajudante aguentar firme segurando hahahaha, vá tomar uma cerva e deixe-o lá, depois de remover o para choques já estará todo solto, basta puxá-lo com cuidado para frente do vectra em linha reta, não deixe cair nem dobrar pois as guias podem quebrar ou desprender do para-choques, coisa que vc não irá gostar muito:
Imagem
Imagem
Sujo que é uma beleza eheheh
Imagem

Separe 4 pedaços pequenos de fita adesiva ou isolante e prenda a ponta A do molde rente ao "borrachao" parte preta do para-choques, lembrando que vamos furar primeiro o lado esquerdo:
Imagem

Em seguida o canto esquerdo do molde, passando a mão para não levantar muito e ficando alinha, 100% não vai ficar alinhado mesmo pois o papel não é flexível:
Imagem

Finalize prendendo as partes de baixo, alinhando junto a linha do para-choques (foto 2)
Foto1:
Imagem
Foto2:
Imagem

Agora o segredo, use a caneta mágica do Clube do Vectra para marcar o corte, use ela reta e deixe deslizar pela marcação do furo:
Imagem
Imagem

Faça um furo com um broca de aço de 8mm para entrar a serra e comece a brincadeira ahuahuahuah, vá com muita cautela de 4 em 4 cm, para retirar o plástico derretido em volta da serra, ele faz a serra vibrar muito e pode "desembestar" fazendo cáca:
Imagem

No meio do percurso senti a necessidade de reforçar a marcação pois não estava enxergando bem, e um detalhe, como não conhecia o molde cortei 3mm dentro da marcação, vai que tava estava certo né?
Imagem
Jesus!!!! :55:
Imagem

Retire um pouco as rebarbas:
Imagem

Agora coloque o farol por dentro e parafuse até a metade da rosca para ficar maleável um dos lados das fixações inferiores, para vc ver onde tem que limar para passar o farol:
Imagem

Veja que ainda não passou, assim vá limando o lado que não passou com uma lima grossa até atingir o objetivo, meu passou e ficou bem justinho, mas foram horas de acabamento:
Imagem
Imagem
Esse foi o resultado:
Imagem

Agora com uma Lâmina retire as rebarbas e uma lima mais fina e a lixa dê o acabamento:
Imagem
Imagem

Mais perfeito que o original :11:
Imagem
Fim do ano irei pintar o carro, daí o funileiro pinta essa tudo e cobre esse plástico preto, agora se tu for neurótico mande fazer tinta da sua cor e retoque com pincel:

Faça o mesmo do outro lado virando o molde.

Coloque no lugar os faróis com os parafusos inferiores com arruela:
Imagem

Os grampos e o parafuso superior:
Imagem
Imagem

Está pronta a parte grosseira da coisa:
Imagem

Agora o fio que vai ligá-los, passei por dentro do reforço, mantendo bem esticado para não correr risco de entrar no eletroventilador e virar uma caquinha, deixei sobrando para passar para segunda etapa na semana que vem hehehe:
Imagem
Deixei a ponta dele amarrada no chicote do farol esquerdo, aguardando a próxima etapa:
Imagem

Imagem

Para montar faço o procedimento inverso de desmontagem, aproveitando já ajuste folgas no para-choques e faróis, até a próxima hehehe!

Etapa 2 (Instalação elétrica dos faróis de neblina e acionamento original).

Bom pessoal, seguindo as dicas aqui do pessoal do fórum e alguns tópicos sobre o assunto resolvi por a mão na massa para fazer a ligação original para acionamento dos faróis de neblina.

Ao iniciar o processo notei que meu carro já tinha tudo pronto para receber os faróis de neblina, com exceção do chicote que vai do painel até o para-choques, entendam tudo pronto, já possuía o relê devidamente no lugar, fusível, ligação ao módulo multitimer. Vou iniciar o processo abaixo seguindo o tutorial do Seiti, vindo o antigo fórum já extinto e postado aqui pelo José Leal, porém com mais detalhes e fotos, o que ajuda muito, e algumas dúvidas não colocadas que para "semi-leigos" nos assunto como eu não tropecem muito e não tenham medo, lógico que não me responsabilizo por algum dano que alguém tenha no veículo.

Ferramentas:
- Chave sextavada ou de boca ou catraca 10
- Fita isolante
- Espaguete termo retrátil
- Alicates, chave de fenda, estilete e ferramentas básicas
- Ferro de solda e apetrechos

Acessórios:
- 1 Chaveador para faróis de neblina para vectra
- 1 Relê Auxiliar Cód GM: 90229206 (pode ser DNI 0123)
- 1 Fusível 20ah
- Terminais de Encaixe médio e mini
- 1 Terminal argola médio
- 2 Metros fio paralelo 2,5mm

Adicionado ao tópico esquema da ligação elétrica ilustrada, criado pelo nosso amigo ArnaldoRJ:

Imagem

Imagem
Imagem

Conhecendo a caixa de fusíveis onde tudo funcionará, abra a caixa de fusíveis principal, aperte a trava que fica no lado de baixo para soltá-la, e solte a parte de cima para tê-la em mãos:
Imagem

Como dizem por aí, seguro morreu de velho, assim deixei um extintor por perto (sem estar vencido é lógico):
Imagem

Localize a quinta posição da esquerda pra direita desses mini reles, esse é o local original dele, como disse no meu já existia, olhando por tras da caixa notará que só existe lugar para colocar 2 terminais apenas (na foto 2 vermelho e marrom no destaque), já que os mini 85 e 86 já estão embutidos na caixa ligados ao módulo multitimer.
Foto1:
Imagem

Foto2:
Imagem

Nessa mesma foto2 note o fio vermelho superior, nesse local caso não tenha o fio ele será o responsável pela perna 30 do rele, solde um conector de encaixe médio e "acople" ao local da caixa dos reles, esse fio de bitola 2,5mm deve ser ligado a uma perna do fusível 20ah que fica na posição 12 dos fusíveis, e a outra perna deverá ser ligada a uma fonte de 12v direto, ou seja, cuidado para não pegar um 12v pós fusível, geralmente são fios vermelhos e mais grossos:

Imagem

Pronto, já tem energia entrando no nosso rele, agora vamos ao acionamento pelo botão original, desmonte a saída de ar esquerda e retira o botão acionador dos faróis, retire o conector do acionador, coloque lado a lado e localize no acionado o pino 1, que é responsável pelo acionamento dos faróis de neblina, ache o local onde colocaremos um conector de encaixe médio:

Imagem

Lembrando que a posição fica invertida se for desconecta-lo:

Imagem

No meu caso como já tinha, é esse fio preto/verde, se o seu não tiver acople um fio aí com conector de encaixe de uns 40cm, esse fio deverá chegar ao conector do módulo multitimer:

Imagem

Na foto abaixo em detalhe o conector do módulo multitimer, remova-o do local, desmonte e localize o pino 17, não tenho foto desse detalhe pois o meu já tinha, mas desmontando o conector fica fácil localizar:

Imagem

No detalhe veja o fio preto/verde que vem do acionador, aqui fiz o teste com multímetro de condutividade e certifiquei que era ele:

Imagem

Feito isso está pronta a ligação do acionador, agora vamos acoplar o outro conector de encaixe médio á caixa de reles da perna 87 do rele, esse conector deve ser colocado um fio que deverá chegar a um dos terminais dos faróis de neblina, no meu caso tbm já tinha, mas não sei o destino, portanto descasquei-o e roubei o sinal:

Imagem
Imagem

Sempre use solda nos conectores e emendas, e sempre bem isolado.

Hora de puxar o fio dos neblinas, aqueles que deixei "pendurados" próximo ao farol, primeiro o local por onde o fio entrará na cabine, eu escolhi o local do foto, que fica do lado esquerdo, ali tem um tampão de borracha já o utilizo para outro fio que aciono a ventoinha de emergência do radiador, aproveitei e passei junto, do lado de baixo da borracha coloque silicone para evitar infiltrações:

Imagem

Vamos ligar o aterramento, que será a outra perna do terminal dos farois de neblina, escolhi essa distribuição do aterramento que fica acima do vazo de expansão, nada como roubar terra direto da fonte hehehe, para isso solte um desses terminas e solde o terminal argola no fio terra:

Imagem

Solda nas emendas e termo retrátil:
Imagem

Imagem

Agora vá até os faróis para ligação nos plugues, no episódio anterior contei que comprei um plugue por aqui, mas me arrependi, pois além de não encaixarem direito não travava, então resolvi soldar mini terminais de encaixe nos fios provisório até comprar o plugue original:

Imagem

Imagem

Imagem

A título de provisório até que ficou bão!

Bom, está aí o resultado:

Imagem

Qualquer dúvida podem falar que trocamos idéias.

AbraçoCréditos e dicas: José Leal, Seiti (VC), Almeidão, ArnaldoRJ

Boa noite amigos
achei esse post dei uma lida e gostaria de tirar uma dúvida.
Meu vectra tem farol de milha ( botao adaptado) e a chave dele so tem o botao de neblina traseiro, vi uns tutoriais pra ligar p milha nesse botao de neblina. Porem meu neblina nao esta funcionando, vou contar alguns testes que fiz e com base no esquema de ligacao que vi nesse post queria tirar umas dúvidas
Teste o fusível 16( lanterna de neblina) tem positivo nos dois lados, ai testei o relé da neblina ( rele 6) senao me engano, o positivo sai do fusível 16 e vai pro pino 30 do rele, e a saida 87 estap ligado os dois fios azul com preto que vao pra lanterna traseira. Porem onde seria o pino 86, onde o sinal viria do botao, passando pelo mulitimer para fechar a bobina do rele e energizar os fios la de tras, nao tem energia, eu apertando o botao ele acende so se eu ficar segurando e msm assim nao chega sinal. Gostaria de entender como funciona o original? Eu aperto o botao ele manda um pulso pro conector no multitimer( com a chave do farol ligada) e faz oq descrevi acima? Oq pode ta acontecendo? Pensei pegar um positivo jogar na entrada do botao e do botao jogar direto no pino 86 do rele 6 sem passar pelo multitimer e testar sera que da certo?

Não use o multitimer para isto, use o botão, mas mude a ligação. O botão é pulso e por isto não dá certo. Este esquema que passei você consegue usar este botão para usar neblina, milha, faroletes ets

Use um relê de pulso saída positiva DNI 0415 é assim.
31 - negativo - Negativo comum
30 - positivo - Usar pós chave para acender somente com a chave ligada, usar um fio da caixa terminal de saida do fusível
87 - saída positiva - entrar no 86 de um relê auxiliar, (veja abaixo sobre este relê)
15 - positivo - usar o fio que manda positivo ao acender o farolete.
S - recebe sinal negativo - Recebe pulso negativo, usar um negativo em um dos fios do botão interno da chave, e outro fio ligado no S do relê (Estes fios tem que ser cortado e esquecer a parte que vai para o multitimer

Relê Auxiliar com 4 terminais, pode ser o DNI 0102
86 - usar o fio saindo do 87 do relê acima
85 - usar negativo direto
30 - entra um positivo, usar um fio da caixa de fusível, usar terminal saída do fusível, assim se der ruim o fusível queima e o sistema está protegido
87 - Sairá positivo para a lâmpada de neblina e o outro fio do neblina faça um negativo onde quiser fazer, la perto da lâmpada por exemplo

Esta seria a melhor forma de ligar este neblina que acenderá somente com a chave ligada e de quebra com farolete/farol ligado.

Sempre ligar nos terminais saída dos fusíveis, nunca antes, testa, ache os fios e faça o trabalho e não esqueças, energia do carro é contínua, ótima para dar zinabre quando se enrola fios, use solda.
Imagem

paulinhovr
Member
Member

por paulinhovr » 07 Abr 2025, 07:21

Obrigado almeidao vou comprar os reles e tentar fazer a instalação e volto aqui.
Mais uma dúvida os neblina traseiro original sao dos doi lados? Ou somente do esquerdo?
Pq fui pesquisar o soquete da lanterna traseira pra comprar e nas fotos tem uns que tem dois contatos no soquete da neblina somente na esquerda e tem outros que tem nos dois

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 07 Abr 2025, 07:44

Lanterna de neblina é somente do lado esquerdo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Abr 2025, 08:51

Eu acho que é por economia de lâmpada, kakakak. O Vectra tem este espaço na placa para colocar esta lâmpada, basta mudar a ligação se preciso for cortar algo ou soldar etc. No video abaixo mostro como é a placa destas lâmpadas eu fiz algumas mudanças e não é difícil mudar.
https://www.youtube.com/watch?v=B6vOO430OxQ
Imagem

paulinhovr
Member
Member

por paulinhovr » 07 Abr 2025, 15:40

Eu ja tinha assistido esse video seu almeidao, muito bom por sinal, como todos.

Entao no meu eu ja tinha adaptado pra ter neblina nos dois lados, pois estava na dúvida se tinha so do lado esquerdo kkkk, eu tinha um outro circuito velho aki retirei o contato da lampada e adaptei no lado direito também.
Engraçado, se tem so do lado esquerdo pq no chicote chega o cabo azul com preto que é do neblina nos dois lados? Sao tantos questionamentos kkkk
Editado pela última vez por paulinhovr em 07 Abr 2025, 15:43, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Abr 2025, 16:39

paulinhovr escreveu:Fuente del Mensaje Eu ja tinha assistido esse video seu almeidao, muito bom por sinal, como todos.

Entao no meu eu ja tinha adaptado pra ter neblina nos dois lados, pois estava na dúvida se tinha so do lado esquerdo kkkk, eu tinha um outro circuito velho aki retirei o contato da lampada e adaptei no lado direito também.
Engraçado, se tem so do lado esquerdo pq no chicote chega o cabo azul com preto que é do neblina nos dois lados? Sao tantos questionamentos kkkk

Por isto que eu acho que em alguns casos fizeram isto para economizar lâmpadas, igual os novos que só tem uma lâmpada de ré, eu acho que você deve fazer nos dois lados, aliás a melhor forma de defeza são as luzes traseira e o meu quando eu freio parece uma arvore de natal, mas ninguem pode reclamar de não ter as luzes e é horrivel você andar atrás de alguem que freia e não acende nada.

Aliás nem sei porque não acabaram com as setas do lado direito, aqui na minha cidade quase ninguem usa kakakakaka
Imagem

218 mensagens