O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 11 Set 2024, 16:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não é pastilha travada? Neste caso bastaria voce colocar a mão em uma roda e comparar o calor com a outra, e lembre se as da frente sempre é mais quente e nunca coloque o dedo no disco com ele quente.

eu olhe pra ver se era pastilha ou pinça trancada mais não esquenta , ontem pegue um trecho de estrada a uns 60 km\h e fui direto la nos discos e pinças , não esquentam deva pra encostar a mão sem problema , todas as pinças discos e cubos estabam frios , não tem jogo nos rolamentos pelo barulho se fosse rolamento teria que sentir a foga na mão balançando a roda. to pensando que pode ser uma das molas da fita do freio de mão aquela que segura ela presa no espelho e pode ter quebrado a trava dai fica pegando de lado no cubo .
pensei no diferencial mais não de barulho de batida cuando força marcha , mesmo o carro trepidando por causa do giro baixo o barulho é constante não modifica em momento algum so acelera com o carro e disminui ao desacelear.

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje o Alê faz parte aqui do Clube do Vectra e vou dar uma mexida no Vectra 16V dele, tipo trocar Ventoinha, calços do radiador, maçanetas, ele quer antena levantando etc

pra trocar a ventoinha tem que tirar o parachoque esse sistema de montagem do tipo sandwiche que prende radiador condensador ventoinhas tudo junto e meio chato , e antena eletrica não sei se vende ainda a gramalheira nova ou vai ficar mais curta kakkakakk, no meu carro eu monte uma anena com parte da original dele e pate de outra que eu tinha guardada fico funcionando legal

Antena (haste e cremaleira) ele comprou na china, eu vou ter que mexer no motor da dele, mas ela grande já falei com ele é terrivel, falha muito, para as vezes no meio, o bom é fazer como eu fiz, duas hastes, fica quase da altura do teto e nunca falha, e fica bem resistente por que uso a grossa, e proxima e a tampinha kakakaka.
A ventoinha de dentro não precisa tirar o para choques, mas, aquele terrível mas, tenho que colocar os dois coxins do radiador e precisarei tirar o para choques de qualquer jeito e tenho que fazer uma chapinha para prender o cano do ar condicionado que é preso em um parafuso do radiador e até isto roubaram dele onde ele guardou um tempo para viajar. Por fim trocar maçanetas da frente e trocar um chip que ele quer testar se ficará bom. Será um sábado daqueles.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Set 2024, 09:02

ADITIVO RUIM, "para" aqueles que gosta de usar o tal de "para" alguma coisa mais, não demora "para" ir "para" uma oficina gastar muitas e muitas vezes mais o que ele economizou ao comprar aitivo barato e com isto sobrar alguma coisa para tomar umas e outras. Ar quente entupido, bomba dágua, termostática, radiador tudo foi pro saco.

https://www.youtube.com/shorts/miKBDSMWbSM
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 16 Set 2024, 15:13

bom esta semana vou colocar o carro em dia e resolver o barulho da roda , ja fiz orçamento e pelo momento vai ficar perto dos mil reais de peças .
vou trocar , amortecedores dianteiros (cofap) , correia dentada (gates) , velas (original 2 eletrodos), a coifa da homocinetica dereita furada que esta cagando tudo de graxa, vazamento do carter (junta), vazamento da caixa de marchas (junta carter) , vazamento da tampa de valvulas .
depois vou ver como fazo pra concertar o ar condicionado , foi dada uma carga de gas com corante pre achar vazamento depois de um tempo o ar deixo de gelar por falta de gas mais não tem vazamento com marca do corante nas partes e peças que da pra ver pelo que imagino que deve ser no evaporador da caixa de ventilação mais isso vai ser par o mes que vem .

sesta feira o carro me dio uma dica de aonde pode estar entrando agua com chuvas fortes , abri a porta e nçao ligo a luz do teto , ao tirar o botão da coluna e desmontar ele vi que por dentro ele estaba com sinal de ferrugem e marcas de humidade demtro e marcas brancas como zinabre por dentro e fora da peça , acho que pode estar entrando agua pela coluna vou ter que dar uma olhada e checar aporta pra ver se não tem marca de agua perto do altofalante que ja e um lugar conhecido pelo cual entra agua tambem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 16 Set 2024, 15:19

uma coisa que me incomoda e sempre da ruim é o buchão do carter de oleo do motor ele tem aquele o´ring de vedação que é uma porcaria e sempre fica dando um bafo de oleo , tenho que ver se acho o buchão do carter dos corsa antigos , eles tinha uma arruela de cobre no buchão .
o buchao baza oleo igual a junta da tampa de vavulas o oleo passa entre o anel de vedação e a cabeza do parafuso , ja troque ele umas 2 vez e continua a mesma meleca .
tambem tenho que trocar o anel de vedção do sensor de nivel de oleo que a casa X cuantidade de tempo tambem deixa passar um bafo de oleo e da um aspecto de pau velho no cofre do carro .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2024, 15:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje uma coisa que me incomoda e sempre da ruim é o buchão do carter de oleo do motor ele tem aquele o´ring de vedação que é uma porcaria e sempre fica dando um bafo de oleo , tenho que ver se acho o buchão do carter dos corsa antigos , eles tinha uma arruela de cobre no buchão .
o buchao baza oleo igual a junta da tampa de vavulas o oleo passa entre o anel de vedação e a cabeza do parafuso , ja troque ele umas 2 vez e continua a mesma meleca .
tambem tenho que trocar o anel de vedção do sensor de nivel de oleo que a casa X cuantidade de tempo tambem deixa passar um bafo de oleo e da um aspecto de pau velho no cofre do carro .

Interessante, pra mim o oring ali é a melhor opção, uso no carro um oring bem fino, quando o bujão encosta nele só resta 1mm de aperto para amassar-lo e nunca vaza e pior ainda, troco varias vezes com o mesmo oring e só troco ele quando eu enjoei dele. Acho que voce está usando um oring muito grosso e está sendo mastigado. Dá uma olhada no video o oring que eu uso, outro detalhe arruela de aluminio é melhor que cobre pra vedar.
Sobre a água na coluna, fique atento pode ser no vidro, entra por ai e desce pra coluna.

Aqui o video e no bujão que está no carro a trilha no parafuso para colocar o oring é ainda mais funda. Talvez seja este o problemas, usar um oring fino pra não ser mastigado
https://www.youtube.com/watch?v=_A6ukVJDAmI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 16 Set 2024, 15:42

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Interessante, pra mim o oring ali é a melhor opção, uso no carro um oring bem fino, quando o bujão encosta nele só resta 1mm de aperto para amassar-lo e nunca vaza e pior ainda, troco varias vezes com o mesmo oring e só troco ele quando eu enjoei dele. Acho que voce está usando um oring muito grosso e está sendo mastigado. Dá uma olhada no video o oring que eu uso, outro detalhe arruela de aluminio é melhor que cobre pra vedar.
Sobre a água na coluna, fique atento pode ser no vidro, entra por ai e desce pra coluna.

não sei do oring kakaka compre o buchaozinho original da GM que ja vem com oring vou dar uma olhada , se esta entrando agua pelo vidro é um problema com os vidros colados , se realmente for pelo vidro vou ver se tam como limpar bem e passar um silicone de parabrisas em volta do vidro ate conseguir resolver

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Set 2024, 15:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Interessante, pra mim o oring ali é a melhor opção, uso no carro um oring bem fino, quando o bujão encosta nele só resta 1mm de aperto para amassar-lo e nunca vaza e pior ainda, troco varias vezes com o mesmo oring e só troco ele quando eu enjoei dele. Acho que voce está usando um oring muito grosso e está sendo mastigado. Dá uma olhada no video o oring que eu uso, outro detalhe arruela de aluminio é melhor que cobre pra vedar.

não sei do oring kakaka compre o buchaozinho original da GM que ja vem com oring vou dar uma olhada , se esta entrando agua pelo vidro é um problema com os vidros colados , se realmente for pelo vidro vou ver se tam como limpar bem e passar um silicone de parabrisas em volta do vidro ate conseguir resolver

Sim, pode aparecer por dentro, soltar este acabamento de plástico e dar uma checada ali.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Set 2024, 10:44

TROCAR TRAVA ELÉTRICA PORTA TRASEIRA ESQUERDA VECTRA 96 a 05 e para aqueles que acham que eu falo demais... kakakakkak

https://www.youtube.com/watch?v=jQXvktjaDxU
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Set 2024, 18:29

TUDO SOBRE AS TRAVAS ELÉTRICAS DO VECTRA, com esta aqui do motorista seberão tudo sobre as outras, o que o dead lock faz, como eliminar se quiser, como trocar o switch se não quiser, o que os switchs fazem, a importância da chave abrindo o carro, na verdade tudo sobre ela de forma bem fácil.

https://www.youtube.com/watch?v=93RhR2ErSTo
Imagem

Eduardomartins
Member
Member
Nome Completo: Eduardo de Oliveira martins
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001

por Eduardomartins » 22 Set 2024, 05:27

Rapaziada prazer,sou novo aqui no clube.Meu Vectra está saindo óleo pela mangueira mais grossa q fica na tampa de válvulas,oq será?o motor é zero praticamente.

Pelo q eu sei,ali seria o antichamas não? Queria tbm saber se consigo fazer o teste na “pcv” pra ver se está entupida,somente soprando ou preciso tirar ela?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 22 Set 2024, 20:46

Eduardomartins escreveu:Fuente del Mensaje Rapaziada prazer,sou novo aqui no clube.Meu Vectra está saindo óleo pela mangueira mais grossa q fica na tampa de válvulas,oq será?o motor é zero praticamente.

Pelo q eu sei,ali seria o antichamas não? Queria tbm saber se consigo fazer o teste na “pcv” pra ver se está entupida,somente soprando ou preciso tirar ela?

Você só vai eliminar este óleo de forma ilegal, não quero comentar sobre isto para não incentivar o pessoal a fazer ou fazendo um super catch can, aliás penso em fazer um, mas será para 2025, estou muito atarefado no momento. Este sistema feito nos nossos Vectra foi elaborado por um péssimo engenheiro para enganar os clientes e satisfazer a exigência contra a poluição e conseguiu, mas você e eu pagamos por esta sujeira. Limpar a válvula é fácil, ela é colocada de forma que quase fecha a passagem quando ela é puxada, se fechar o carro morre na lenta, aliás ela é própria para deixar uma entrada falsa de ar para ele não morrer quando ela é sugada, sim tem que tirar ela e usar um WD ou querosene.
Com isto você terá que limpar TBI pelo menos uma vez ao ano se você usar o carro todos os dias
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Set 2024, 13:13

bom dia .
atualizando os dramas do meu carro e tentando colocar ele em dia, bom olhe os freios traseiros (pinças e freio de mão ) e esta ok tambem folgas nos rolamentos e buchas, troque os amortecedores dianteiros que um tava tracadinho e o outro vazo oleo pelo retentor o carro fico macio e alguns barulhos sumiram , tambem troque a homocinetica lado caixa izquierda que era a unica que tinha folga e melhoro os barulhos , tinha um chumbinho do balanceamento da roda pegando na pinça tambem .
mais vcs ja sabem que cuando arruma um barulho mais forte surgem os barulhos que eram abafador pelo mais forte kakakkaka
fico so 2 barulhos no carro na parte mecanica e parte ruim de tudo é que eu tenho sospeita de que seja na caixa de marchas , não sei se diferencial ou algum rolamento pela bola 8 .
mais isso eu não tenho como fazer por falta de espaço e tempo terei que procurar alguma oficina para fazer um diagnostico o que realmente não me agrada muito sabendo que 80% dos mecanicos não tem capacidade mental de arrumar alguma coisa , vamos ver que fim da a novela

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Set 2024, 13:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom dia .
atualizando os dramas do meu carro e tentando colocar ele em dia, bom olhe os freios traseiros (pinças e freio de mão ) e esta ok tambem folgas nos rolamentos e buchas, troque os amortecedores dianteiros que um tava tracadinho e o outro vazo oleo pelo retentor o carro fico macio e alguns barulhos sumiram , tambem troque a homocinetica lado caixa izquierda que era a unica que tinha folga e melhoro os barulhos , tinha um chumbinho do balanceamento da roda pegando na pinça tambem .
mais vcs ja sabem que cuando arruma um barulho mais forte surgem os barulhos que eram abafador pelo mais forte kakakkaka
fico so 2 barulhos no carro na parte mecanica e parte ruim de tudo é que eu tenho sospeita de que seja na caixa de marchas , não sei se diferencial ou algum rolamento pela bola 8 .
mais isso eu não tenho como fazer por falta de espaço e tempo terei que procurar alguma oficina para fazer um diagnostico o que realmente não me agrada muito sabendo que 80% dos mecanicos não tem capacidade mental de arrumar alguma coisa , vamos ver que fim da a novela

Diferencial eu tenho tempo que não escuto este ruído, mas voce trocou a homocinética ali do lado esquerdo. A porca que regula o diferencial não ficou apertada?, se ficar frouxa o carro dá tranco se apertar ele vai zunir e pode ser também o rolamento que esteja com pista e por isto faz o ruído. Eu achei a melhor forma de regular este dierenfial sem desmontar embaixo, apertando tudo e voltando 3 dentes.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Set 2024, 15:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Diferencial eu tenho tempo que não escuto este ruído, mas voce trocou a homocinética ali do lado esquerdo. A porca que regula o diferencial não ficou apertada?, se ficar frouxa o carro dá tranco se apertar ele vai zunir e pode ser também o rolamento que esteja com pista e por isto faz o ruído. Eu achei a melhor forma de regular este dierenfial sem desmontar embaixo, apertando tudo e voltando 3 dentes.

apertado não esta e chequei a trava para ver se estava quebrada ou solta e esta fixa no lugar , a folga que senti mexendo na roda e coisa de dois treis dedos pra cada lado girando a roda , mais e um barulho enjoado e como algo esfregando metal com metal acho que vou mandar para oficina pra ver se acham pq realmente não tenho tempo cada vez que paro para dar uma olhada perco um dia de trabalho praticamente .
o rolamento ali e conico? o carro não da tranco nem bate diferencial cuando coloca uma marcha alta a baixa velocidade não treme nem faz barulho de bater so aquele zumbido chato de metal esfregando pode ser rolamento mais nem sei como testar sem desmontar nada.
de pasada descobri sem querer açgo que me incomodaba , tinha um vazamento de oleo entre a caixa e o motor eu pensei que era retentos do volante ou da caixa , mais cuando tire a homocinetica da caixa vazo mais de meio litro de oleo pelo buraco da homocinetica , evidentemente o retentor esta bom kakakakakk e era oleo de mais que completaram em alguma oficina sem tirar o parafuso para ver o nivel

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Set 2024, 15:30

algo positivo que muitos perguntam , o numero de peça das molas original ,pelomenos para o 2.0 16v
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Set 2024, 16:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje algo positivo que muitos perguntam , o numero de peça das molas original ,pelomenos para o 2.0 16v
Imagem

kakakka, sim vou anotar isto aqui. São dois rolamentos cônicos um em cada lado e para zunir pode ser aperto ou na pior das hipóteses o rolamento criou pista. Esta folga de mexer a roda direita para esquerda é a folga do diferencial, se o rolamento tiver apertado esta folga ainda vai aparecer.

Sobre um zunido fino, o meu tem isto desde sempre mas só escuto com os vidros fechados e é bem suáve, nunca descobri o que seria e ao soltar o acelerador ele some, cheguei a pensar que seja a bombda de gasolina. Não seria isto no seu carro? Assovia mesmo descendo sem acelerar?
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 24 Set 2024, 17:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre um zunido fino, o meu tem isto desde sempre mas só escuto com os vidros fechados e é bem suáve, nunca descobri o que seria e ao soltar o acelerador ele some, cheguei a pensar que seja a bombda de gasolina. Não seria isto no seu carro? Assovia mesmo descendo sem acelerar?

kakakaka j escute mais de uma pessoa com barulho estranho que nunca acho , meu pai mesmo teve um ford que tinhaum barulho e nunca acho cuando vendeu o carro elecmento para o comprador e quem compro falo , sabe o que faz esse barulho e a homocinetica da caiza so reapertar a porca e some kakakakkaka o coroa fico anos com o carro e nenhum mecanico acho a causa ,
agora meu caro me tem intrigado mesmo pq revise tudo e o barulho chato não sai resolvi um monte de pendentes tentado arrumar o baulho kakakkak
escuto mais do lado esquerdo e acompanha o movimento das rodas , mais me inferniza aquele bup bup bup cuando embala e continuo pela velocidade e cuando vai bem devagar escuto barulho como de pecinhas de metal soltas pode ser o rolamento nas ultimas , mais zero bondade de mexer em caixa e mais curiosidade .
os rolamentos troca pelo lado da caixa mesmo ou tem que desmontar ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Set 2024, 08:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre um zunido fino, o meu tem isto desde sempre mas só escuto com os vidros fechados e é bem suáve, nunca descobri o que seria e ao soltar o acelerador ele some, cheguei a pensar que seja a bombda de gasolina. Não seria isto no seu carro? Assovia mesmo descendo sem acelerar?

kakakaka j escute mais de uma pessoa com barulho estranho que nunca acho , meu pai mesmo teve um ford que tinhaum barulho e nunca acho cuando vendeu o carro elecmento para o comprador e quem compro falo , sabe o que faz esse barulho e a homocinetica da caiza so reapertar a porca e some kakakakkaka o coroa fico anos com o carro e nenhum mecanico acho a causa ,
agora meu caro me tem intrigado mesmo pq revise tudo e o barulho chato não sai resolvi um monte de pendentes tentado arrumar o baulho kakakkak
escuto mais do lado esquerdo e acompanha o movimento das rodas , mais me inferniza aquele bup bup bup cuando embala e continuo pela velocidade e cuando vai bem devagar escuto barulho como de pecinhas de metal soltas pode ser o rolamento nas ultimas , mais zero bondade de mexer em caixa e mais curiosidade .
os rolamentos troca pelo lado da caixa mesmo ou tem que desmontar ?

Tem que tirar a tampa embaixo da caixa, soltar os dois semi eixo, soltar as duas tampas laterais da caixa e nas tampas estão as capas dos rolamentos e sai embaixo o diferencial inteiro com a coroa e ali saca a partes internas dos rolamentos, libera em seguida as capas dele que estão nas tampas e volta a montar tudo. Tendo um elevador ou uma rampa o serviço não é tão difícil como a explicação, mas é trabalhoso.
Neste video que fiz sobre os orings, dá pra ver em um lado a capa de um rolamento e na porca castelo não mostrei, mas ele está ali logo demois do retentor.
https://www.youtube.com/shorts/Vdj-OSAa71c
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Set 2024, 13:55

Eu resolvi fabricar uma outra grade para o Vectra, para isto o investimento em 3 grades foram 281,00 e com estas 3 farei uma ou tentarei fazer uma. Mas eu me surprendi com a qualidade da grade do Vectra A que eu comprei para este projeto, tipo muitas vezes melhor que a do Vectra B que eu comprei e que nem é tão ruim. O fabricante desta do Vectra A está dando Show no fabricante do Vectra B kakakakakakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 27 Set 2024, 15:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu resolvi fabricar uma outra grade para o Vectra, para isto o investimento em 3 grades foram 281,00 e com estas 3 farei uma ou tentarei fazer uma. Mas eu me surprendi com a qualidade da grade do Vectra A que eu comprei para este projeto, tipo muitas vezes melhor que a do Vectra B que eu comprei e que nem é tão ruim. O fabricante desta do Vectra A está dando Show no fabricante do Vectra B kakakakakakak

a grade do vectra B é muito ruim isso de fabricar a grade em duas peças e ruim e a parte das aletas e de um plastico fraco ruim e que quebra so de olhar pra ele o emblema encaixa ruim e as paralelas não tem o miolo do meio aonde encaixa a gravata da GM fica aquele buraco feio pracas.
quem fabrico a grade do vectra B estava de mau humor eu acho kakakkkakak
ate guarde a que troque quebrada para remendar a que coloque cuando quebrar pq vai quebrar
vc vai fabricar uma grade sem emblema ?

1382 mensagens