por Sicursiv »
31 Ago 2016, 14:53
Água da torneira ou água mineral é extremamente danoso ao sistema de arrefecimento e aos componentes do motor reduzindo de forma expressiva sua vida útil e danificando o funcionamento dos componentes, o correto é preencher todo o sistema de arrefecimento com água desmineralizada/deionizada juntamente com o aditivo na proporção recomendada pelo fabricante, ou seja, água sem os sais minerais e condutores elétricos..
A inserção de água da torneira ou água mineral no sistema de arrefecimento ocasiona o desgaste precoce das peças móveis do motor e ferrugem, o indício de contaminação e enferrujamento pode ser notado pela coloração âmbar (marrom) da água do reservatório que é confundido muitas vezes com barro ou sujeira, vale a pena ressaltar que o líquido de arrefecimento não tem contato com o ambienta externo, por tanto, mesmo que seja usado em estrada de terra o líquido do reservatório não deve ficar sujo ou com aspecto marrom, para o perfeito funcionamento recomendo o uso de água desmineralizada/deionizada, inclusive posso indicar locais onde comprar, se o reservatório apresenta sinais de ferrugem assim que possível deve-se fazer a limpeza completa do sistema com a devida substituição da água e verificar o funcionamento da bomba de água, recomendando a sua troca o mais rápido possível.
Para algumas pessoas essa medida parece ser exagero, mas destaco que, apesar de não se notar alterações instantaneamente, o dano/prejuízo causado à longo prazo reduz significativamente a vida útil do motor e seus componentes.
H\ Schmeltzer.