por Luizfer »
09 Ago 2015, 02:18
Pessoal, eu instalei os neblinas no meu GL 2001 há alguns anos e descobri que ele tinha toda a fiaçào na parte interna do carro. Isso depois de muita insistência nas concessionárias e falando com vários técnicos que me diziam que não tinha nada pronto no carro. Se vocês olharem nos orifícios dos contatos do fusível para os neblinas na caixa de fusíveis e estiverem ali os dois contatos metálicos procedam da seguinte maneira: instalem a chave de luzes original que vocês compraram no lugar da outra, depois instalem o relé e o fusível dos neblinas nos respectivos lugares originais da parte elétrica. Tudo isso pode ser feito sem a colocação deles na dianteira do carro.
Agora então pressionem o botão correspondente aos neblinas na chave de luzes do carro. Se a lâmpada do botão acender é pq a fiação interna está completa.
Eu fiz isso pq estava desconfiado que havia a fiaçào por causa dos contatos que apareciam através do orifícios do fusível dos neblinas.
Pois bem, quando eu vi que a lâmpada do botão acendia eu voltei numa concessionária e só assim um eletrecista ficou interessado em olhar ( ele ficou surpreso quando viu a luz acendendo ) e me explicar onde estava a tomada de onde eu obteria a corrente do positivo de 12V que foi acionado pelo botão que eu liguei.
Que novela!!! Acho que fiquei uns dois anos nessa função, frustrado com as respostas dos caras que diziam que não dava pra fazer. É que eles nunca tão a fim de pensar, é mais fácil dizer que não dá! O meu problema é que se eu vejo que não posso fazer como o original eu prefiro não fazer, cada um tem suas manias né?
Só que depois de descobrir esse detalhe fica tudo bem mais fácil, ainda mais que no caso dos Vectras a partir de 2000 o corte do choque já tá lá.
Finalizando: o cara me explicou que provavelmente eu iria achar a corrente em umas tomadas que ficam atrás do acabamento plástico ao lado do pé esquerdo do motorista, o mesmo acabamento em que a alavanca para abrir o capô fica sobreposta. Ali atrás tem algumas tomadas ou terminais escondidos, então eu acabei achando o terminal correspondente com um multimetro. EUREKA! infelizmente não me lembro qual era o terminal hehe.
Daí é só levar um fio por trás do painel e passar pela parede corta-fogo até a frente do carro com uma mangueirinha corrugada igual às originais até o chicote dos neblinas. No meu caso eu comprei o chicote dianteiro original para os neblinas que já vem com os plugues no balcão da concessionária, e ele fica posicionado ali mesmo na travessa dianteira como o tutorial e aterra em uma porca dentro do cofre abaixo do farol do lado do motora se bem me lembro. Espero também ter ajudado um pouco, já que alguns Vectras e seus donos podem acabar tendo a mesma sorte que tive com o meu. Tentem isso.
João, parabéns pelo teu tutorial de instalação e pelo trabalho de recorte do choque.
Abraços do Luizfer.