O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalar MID (computador de bordo) em Vectra GL/GLS/Milennium/Expression 97~05
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

849 mensagens
Alex Palmeira
Member
Member
Nome Completo: Alex Palmeira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Instalar MID em vectra GL/GLS 97~05

por Alex Palmeira » 25 Jan 2016, 23:28

João você que já fez no seu deve saber tirar umas dúvidas, estávamos conversando sobre mid em outro tópico, acabei de comprar meu mid conector cinza, até então o tópico não me deixou nenhuma dúvida quanto a mudança das pinagens, o problema está na questão da chave de seta, irá funcionar sem a chave? Ou devo comprar a chave pra fazer a instalação? Digo por ser algo temporário até eu comprar a chave, outra dúvida aqui não detalha muito a instalação da chave como ligar os botões de acionamento, com fotos seriam mais fáceis as instalações, e outra dúvida é quanto aos sensores extras como óleo, aferrecimento e temperatura externa, não achei nada no fórum de como instalar, e sobre as informações básicas irão funcionar? Pois o meu é só relógio, porém conector amarelo, pois ouvi comentários de puxar sinal da ecu, se caso precisar também estou na dúvida quanto a isso. Se puder me ajudar tirar estas dúvidas valeu desde já.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 26 Jan 2016, 10:15

Bom dia alex, vou tentar te ajudar!

Em relação a alavanca do limpador com os botões, vc precisa dela para interagir com o mid, mudar funções, reset. Entao eu diria que sim, vc precisa dela pra ter o mid, porém contudo entretanto todavia, enquanto nao a possui vc pode ver na pinagem depois de fazer a conversão quais os respectivos pinos referentes a set e reset ai vc pode colocar um botao de pulso em algum lugar no painel uma para set outro para reset, mas vc pode e deve verificar antes o seu carro pois provavelmente ele possui os chicotes para alavanca de mudança e injeção pelo menos. Abra a capa da coluna de direção superior e veja se existe um plug solto ali próximo a chave do limpador, outro detalhes verifique se seu chicote amarelo possui todas as pinagens com fios.

Tbm acho melhor deveria ter fotos eu tbm apanhei um bocado para entender, mas como lido com eletrônica diariamente ficou fácil depois, quem sabe alguma alma caridosa nos presenteia com essas imagens né.

Esses sensores de agua, oleo, freio e demais não tem nada aqui pois nao fizeram ou fizeram e não compartilharam com a gente, mas a teoria tudo indica que deve-se instalar os respectivos sensores e levar o sinal até o chicote do mid seguindo a tabelinha do primeiro post, as informações de central provavelmente tbm ja estao no chicote basta converter, mas caso nao, tem aqui sim dizendo qual pino da central tem que puxar e levar ate o mid tbm.

Mas entao, mete a mao na massa, se tiver duvidas no percurso da um toque que te ajudo!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Alex Palmeira
Member
Member

por Alex Palmeira » 26 Jan 2016, 21:51

JoãodoValle escreveu:Bom dia alex, vou tentar te ajudar!

Em relação a alavanca do limpador com os botões, vc precisa dela para interagir com o mid, mudar funções, reset. Entao eu diria que sim, vc precisa dela pra ter o mid, porém contudo entretanto todavia, enquanto nao a possui vc pode ver na pinagem depois de fazer a conversão quais os respectivos pinos referentes a set e reset ai vc pode colocar um botao de pulso em algum lugar no painel uma para set outro para reset, mas vc pode e deve verificar antes o seu carro pois provavelmente ele possui os chicotes para alavanca de mudança e injeção pelo menos. Abra a capa da coluna de direção superior e veja se existe um plug solto ali próximo a chave do limpador, outro detalhes verifique se seu chicote amarelo possui todas as pinagens com fios.

Tbm acho melhor deveria ter fotos eu tbm apanhei um bocado para entender, mas como lido com eletrônica diariamente ficou fácil depois, quem sabe alguma alma caridosa nos presenteia com essas imagens né.

Esses sensores de agua, oleo, freio e demais não tem nada aqui pois nao fizeram ou fizeram e não compartilharam com a gente, mas a teoria tudo indica que deve-se instalar os respectivos sensores e levar o sinal até o chicote do mid seguindo a tabelinha do primeiro post, as informações de central provavelmente tbm ja estao no chicote basta converter, mas caso nao, tem aqui sim dizendo qual pino da central tem que puxar e levar ate o mid tbm.

Mas entao, mete a mao na massa, se tiver duvidas no percurso da um toque que te ajudo!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Como sempre obrigado pela atenção João, então na verdade não tem nada de difícil, nada mesmo, o difícil é saber aonde fica cada lugar, exemplo como chegar na ecu, li as 20 páginas e só um membro entrou em detalhes, uma foto ajudaria muito mais que apenas falar, meu mid está previsto pra ser entregue amanhã, duro é achar está chave, só achei uma e cara, assim que fizer prometo tirar algumas fotos pra compartilhar com outros membros que possuem dúvidas como eu, abraço João.

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 26 Jan 2016, 23:27

Alex outro dia tinha uma no ML por 30 pratas ... barata não e

mas em ultimo caso

:47:

Alex Palmeira
Member
Member

por Alex Palmeira » 27 Jan 2016, 01:02

Arquiteto escreveu:Alex outro dia tinha uma no ML por 30 pratas ... barata não e

mas em ultimo caso

Pelo amor de Deus arquiteto, achando outra dessa me manda o link do anúncio, só achei uma por 130, e o vendedor não tem boa qualificação, havia achado outra sem os fios do chicote por 40 mas já vendeu :62:

joao mauricio
Member
Member
Nome Completo: Joao mauricio ribeiro neto

por joao mauricio » 06 Fev 2016, 01:43

Boa noite! tenho um vectra 96/97 e gostaria de fazer essa modificação nele! você sabe me informar se tem algum profissional em Minas Gerais que faz essa instalação com boa qualidade? qualquer coisa pode me ligar (38)9-9806-2414 Vivo
ou por email joao.lordevzp@gmail.com

joao mauricio
Member
Member
Nome Completo: Joao mauricio ribeiro neto

por joao mauricio » 06 Fev 2016, 01:49

Olá! tenho interesse em fazer essa mudança no meu vectra 97 você sabe me informar se em Minas Gerais tem algum profissional que faz essa mudança? se puder me informe por telefone ou email (38)9 9806-2414 ou joao.lordevzp@gmail.com

edsxxeds
Member
Member
Nome Completo: Edson nunes lourenço
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Computador de bordo

por edsxxeds » 11 Fev 2016, 23:35

Galera comprei painel com tudo e com computador de bordo, o meu é um relógio tid zuado , alguém sabe onde instalar? ?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Andersonss
GLS member
GLS member
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Estado: Rio Grande do Sul

Re: Computador de bordo

por Andersonss » 11 Fev 2016, 23:58

Esse How to pode lhe ajudar, :88:
viewtopic.php?f=39&t=285

yanbrasil
Member
Member
Nome Completo: Yan Patrick Brasil
Estado: Rio de Janeiro

por yanbrasil » 15 Fev 2016, 10:09

Galera Alguem também pode me ajudar, tenho um vectra GLS, estou querendo colocar um MID já que meu TID ta queimado e custa 400 reais novo, no mercado livre, lá mesmo tem o MID por 400 reais, porém de plug cinza, o de plug amarelo é quase 1000, existe algum jeito de adptar o MID de plug cinza pro vectra de plug amarelo alguem já fez?

yanbrasil
Member
Member
Nome Completo: Yan Patrick Brasil

por yanbrasil » 15 Fev 2016, 10:13

Galera preciso do esquema pra substituir o plug cinza pelo amarelo.

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por JoãodoValle » 15 Fev 2016, 11:10

yanbrasil escreveu:Galera preciso do esquema pra substituir o plug cinza pelo amarelo.

amigo, leia esse tópico desde a primeira página, esta tudo aqui!

Alex Palmeira
Member
Member

por Alex Palmeira » 18 Fev 2016, 11:14

Alguma alma boa pra me ajudar? Não sei como puxar o fio da ecu já localizei, achei o pino 32 e agora como enfiar o pino lá, não sei qual tamanho do plug do fio, está foda

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 18 Fev 2016, 12:31

Alex reproduzindo aqui algumas dicas que pode ser úteis a você ...

À exceção do MID, não usei chicotes para fazer as ligações. Para os 3 pinos da alavanca do MID e o +12V pós-chave da alavanca do CC eu usei um cabo PP 4 x 0,5mm e um outro pedaço desse mesmo cabo para trazer da ECU os 3 fios para a alavanca do CC e mais o sinal de consumo para o MID. Os sinais do painel eu trouxe ao chicote do MID por um cabo PP 3 x 0,5mm, mais fino um pouco. Fica bem mais fácil passar um cabo do que um chicote enrolado com fita isolante, fita de tecido, crepe, etc. ou mesmo dentro de um termo-retrátil, e mais protegido também porque a capa externa é grossa.

Imagem

Imagem

Imagem

pela fotos parece que foi usado terminais para fios ... algo deste tipo

o importe e que caiba no espaço disponível

Imagem

:88:

fernandopiresrj
Member
Member
Nome Completo: Fernando Pires

por fernandopiresrj » 18 Fev 2016, 12:32

Prezados,
O meu MID apenas acende (todo amarelo), porém, não exibe nenhuma informação. Alguem com alguma dica do que possa estar ocorrendo ?

Abs!

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 18 Fev 2016, 12:33

Alex Palmeira escreveu:
Arquiteto escreveu:Alex outro dia tinha uma no ML por 30 pratas ... barata não e

mas em ultimo caso

Pelo amor de Deus arquiteto, achando outra dessa me manda o link do anúncio, só achei uma por 130, e o vendedor não tem boa qualificação, havia achado outra sem os fios do chicote por 40 mas já vendeu :62:

era esta mesmo faltou o numero um na minha postagem ...(130)

:76:

Alex Palmeira
Member
Member

por Alex Palmeira » 18 Fev 2016, 21:35

Arquiteto escreveu:Alex reproduzindo aqui algumas dicas que pode ser úteis a você ...

À exceção do MID, não usei chicotes para fazer as ligações. Para os 3 pinos da alavanca do MID e o +12V pós-chave da alavanca do CC eu usei um cabo PP 4 x 0,5mm e um outro pedaço desse mesmo cabo para trazer da ECU os 3 fios para a alavanca do CC e mais o sinal de consumo para o MID. Os sinais do painel eu trouxe ao chicote do MID por um cabo PP 3 x 0,5mm, mais fino um pouco. Fica bem mais fácil passar um cabo do que um chicote enrolado com fita isolante, fita de tecido, crepe, etc. ou mesmo dentro de um termo-retrátil, e mais protegido também porque a capa externa é grossa.

Imagem

Imagem

Imagem

pela fotos parece que foi usado terminais para fios ... algo deste tipo

o importe e que caiba no espaço disponível

Imagem

:88:

Então só não sei como fechar ele fazendo isso como vou plugar e depois voltar o chicote? Estou muito desanimado, querendo desistir, vou tirar uma foto e enviar

cleiton pará
Member
Member
Nome Completo: cleiton da silva barros
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por cleiton pará » 19 Fev 2016, 00:39

Alex use um pino de um plug padrão de som aqueles que use o femea e igual aos do conector original do UC do carro.
O fio vc passa por dentro do carro mesmo vc tira o porta luvas que vc vai ver a visão tem quando vc tirar o painel para instala,vc emenda um fio fino de boa qualidade no pino que vc vai usar.

Imagem

Alex Palmeira
Member
Member

por Alex Palmeira » 19 Fev 2016, 03:51

Cleiton antes de mais nada muito obrigado pela atenção, então eu já fiz 60% do trabalho, desmontei o painel, tirei e troquei o relógio pelo mid, fiz a conversão das pinagens, já fiz a ligação da chave de seta também okay, alguns pequenos problemas, não consigo ajustar data e hora, o chicote do painel é curto não consigo reinstalar de volta ao painel (não sei se isso é normal) e quanto a central desmontei tudo tirei a churrasqueira e tive acesso a central, porém lá é um plug conector, terei que abrir pra conseguir conectar o plug ao pino 32, fiquei com receio de romper o lacre e não conseguir passar o fio pois é lacrado por um conduite de fábrica do qual sai toda fiação que é ligada à Central, hoje limpei tudo é voltei tudo ao lugar, exceto o painel que não consigo conectar o chicote azul do painel de instrumentos, se puder me ajudar fico agradecido.

Arquiteto
Administrador
Administrador

por Arquiteto » 19 Fev 2016, 12:08

acredito que recortam a lateral do conector da ECU para a passagem do fio ...

vamos ver se algum que fez o procedimento confirma isto ...

849 mensagens