O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 17 Out 2022, 18:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não sei lhe dizer, aliás no Vectra B que usa um sistema se seta através do multi time não acredito que tem como desativar algo ali e transformar para seta acesa, e ao mesmo tempo é possivel fazer isto através de relês, mas se fizer errado o multi time pode queimar. Eu fiz uma mudança há pouco tempo e quase queimei ele e era um simples relê batendo sem saida no mesmo fio da seta, tinha hora que piscava, tinha hora que piscava rápido e tinha hora que acendia sem piscar. descobri que sem colocar o diodo no lugar certo esta placa poderia queimar.

O Vectra A não sei como funciona, mas se for um relê de seta fica mais fácil montar um sistema assim, mas simplesmente desconectar algo eu não sei lhe dizer, porque a ignição estará deligada.

A igniçaõ desligada ela fica acesa do lado que a seta ficou ligada
Dizem que isso é pra se parar o carro em uma via a luz fica acesa

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 17 Out 2022, 18:07

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não sei lhe dizer, aliás no Vectra B que usa um sistema se seta através do multi time não acredito que tem como desativar algo ali e transformar para seta acesa, e ao mesmo tempo é possivel fazer isto através de relês, mas se fizer errado o multi time pode queimar. Eu fiz uma mudança há pouco tempo e quase queimei ele e era um simples relê batendo sem saida no mesmo fio da seta, tinha hora que piscava, tinha hora que piscava rápido e tinha hora que acendia sem piscar. descobri que sem colocar o diodo no lugar certo esta placa poderia queimar.

O Vectra A não sei como funciona, mas se for um relê de seta fica mais fácil montar um sistema assim, mas simplesmente desconectar algo eu não sei lhe dizer, porque a ignição estará deligada.

A igniçaõ desligada ela fica acesa do lado que a seta ficou ligada
Dizem que isso é pra se parar o carro em uma via a luz fica acesa

è que instalei o alarme e as setas não piscam quando liga ou desliga o alarme
Dai notei que se deixar seta posicionada pra um dos lados
Ai funciona,mas só o lado posicionado

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 17 Out 2022, 18:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O maior erro em uma temperatura de um carro era o que eu cometia quando não entendia dela e pior ainda não tinha ninguem para me explicar que estava errada e nem sei se alguem explicasse para mim eu iria aceitar, foi assim até sentir no bolso o quanto era o problema.

kkkkkkkkkkkkkkk foi bem asim custo retifica do cabeçote 16v ,
o carro rodaba de boa ao aumentar a velocidade e aumentaba a temperatura não era muita coisa ate o velo dia que estique pra valer e vi o ponteiro subindo ate os 98' tire o pe mais a temperatura foi ate o talo e foi vapor por todo lado deixe esfriar volte pra casa continue rodando normal um velo dia a junta do cabeçote não seguro mais e abri ela foi uma geral de uns 2mil reais foi feito todo , monte e fui testar o carro mais a temperatura continuaba subindo com a velocidade , vira e mexe chegue no radiador ao tirar ele vi o real estado , era uma mistura de acumulo de lama e cal grudado nas galerias (aqui a agua tem bastante cal que acumula nas paredes do radiador) o radiador funcionaba acredito que um 30% coloque um novo e a 4 anos não me incomoda a temperatura do carro .
uma coisa que note no meu carro e que a 80kmh ou a 130kmh com o radiador 100% funcional a temperatura é a mesma 82'\84' nunca mais do que iso .
olha ache uma foto de uma viagem do ano pasado que não deixa mentir a temperatura cravada em 80' a velocidade geralmente em viagem aqui é 120\130 (BR duplicada aqui a maxima é de 120 kmh) a temperatura externa de 37' não influencia em nada
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Out 2022, 18:28

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje è que instalei o alarme e as setas não piscam quando liga ou desliga o alarme

tem que ver como fico a instalação do alarme
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje è que instalei o alarme e as setas não piscam quando liga ou desliga o alarme

ta ligado certo o fio das setas do alarme ? pelo pouco que entendo o fio vai ligado pos chave de setas entre a chave de seta e o rele , se so pisca ao ligar o alarme cuando a chave de setas esta em alguma posição pode ser que o fio do alarme fico ligado pre chave de seta e o sinal so chega no rele se ativar a chave de setas ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 17 Out 2022, 18:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O maior erro em uma temperatura de um carro era o que eu cometia quando não entendia dela e pior ainda não tinha ninguem para me explicar que estava errada e nem sei se alguem explicasse para mim eu iria aceitar, foi assim até sentir no bolso o quanto era o problema.

kkkkkkkkkkkkkkk foi bem asim custo retifica do cabeçote 16v ,
o carro rodaba de boa ao aumentar a velocidade e aumentaba a temperatura não era muita coisa ate o velo dia que estique pra valer e vi o ponteiro subindo ate os 98' tire o pe mais a temperatura foi ate o talo e foi vapor por todo lado deixe esfriar volte pra casa continue rodando normal um velo dia a junta do cabeçote não seguro mais e abri ela foi uma geral de uns 2mil reais foi feito todo , monte e fui testar o carro mais a temperatura continuaba subindo com a velocidade , vira e mexe chegue no radiador ao tirar ele vi o real estado , era uma mistura de acumulo de lama e cal grudado nas galerias (aqui a agua tem bastante cal que acumula nas paredes do radiador) o radiador funcionaba acredito que um 30% coloque um novo e a 4 anos não me incomoda a temperatura do carro .
uma coisa que note no meu carro e que a 80kmh ou a 130kmh com o radiador 100% funcional a temperatura é a mesma 82'\84' nunca mais do que iso .
olha ache uma foto de uma viagem do ano pasado que não deixa mentir a temperatura cravada em 80' a velocidade geralmente em viagem aqui é 120\130 (BR duplicada aqui a maxima é de 120 kmh) a temperatura externa de 37' não influencia em nada
Imagem

Sofri com temperatura deste Vectra, pior que tinha um Monza 2.0 alcool, ventoinha pequena e temperatura não passava de 1/4, coloquei um motor a gasolina e a temperatura ia no meio e agarrava, eu sabia que era jais alta por ser gasolina, mas não agarrava no meio, logo percebi que a ventoinha do carro a gasolina era imensa, coloquei a ventoinha certa e acabou o problema sem muito sofrimento. Logo vem o Vectra e ai comecei a gastar para acertar e por isto que odeio um monte de aditivos, agua desmineralizada, e um monte de video fazendo teste com termometro que o aditivo só ferve em 110 graus. Eu pergunto: E se o aditivo ferver só em 150 graus? Isto irá defender o motor? Pra mim são todos desinformados, porque se um aditivo faz o serviço de manter o sistema limpo, ela nunca chega em 100 graus porque o sistema não deixará, colocam bombrio em um vidro e esqucem que o carro ali e todo aluminio, somente o eixo da bomba é ferro e a chapa da termostatica que é inox. Você não sabe a vontade que tenho de mandar eles com os termometro se f...errar.

Fiz outro video sobre temperatura, mostrando a do meu carro e explicando a forma mais fácil de tirar a agua de dentro do sistema para colocar água desmineralizada. Estou ediando alguma coisa, mas esta semana será liberado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 17 Out 2022, 18:39

ta ligado certo o fio das setas do alarme ? pelo pouco que entendo o fio vai ligado pos chave de setas entre a chave de seta e o rele , se so pisca ao ligar o alarme cuando a chave de setas esta em alguma posição pode ser que o fio do alarme fico ligado pre chave de seta e o sinal so chega no rele se ativar a chave de setas ,

Tem que reaver esta intalação, a melhor forma de ligar as setas é ir direto no fio de saida, exemplo Vectra B sai da caixa de fusível, fio verde e preto os dois da mesma cor, um lado direito e outro lado esquerdo. Caso tenha relês de seta, usar a mesma coisa, saida esquerda e direita.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 17 Out 2022, 18:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Tem que reaver esta intalação, a melhor forma de ligar as setas é ir direto no fio de saida, exemplo Vectra B sai da caixa de fusível, fio verde e preto os dois da mesma cor, um lado direito e outro lado esquerdo. Caso tenha relês de seta, usar a mesma coisa, saida esquerda e direita.

Ta ligado certinho
Tem um 2 fios que saem da chave de seta e vai até o rele
Eles são preto ,branco com uns pontinhos intermitente,não tem jeito de errar

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 17 Out 2022, 19:15

olha eu coloco umaditivo que não sei a marca nem quem fabrica so pego um galão e coloco no carro kkakakak e otimo so protege contra oxidação mais nada sei la a que temperatura ferve ...
sera que ferve rsrsrsrsrsrsrsr

a agua daqui e uma desgrama tem muito cal e é suja se colocar em um balde e deixar de um dia para o outro vc ve que acumjula terra no fundo do balde então eu coloco este aditivo pronto e não me estreso com a agua .

jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI

por jm_vectra99 » 17 Out 2022, 19:25

Isso dos aditivos e interessante, quando tiver tempo vou pesquisar mais sobre eles as tecnologias
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:41, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Out 2022, 09:23

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Ta ligado certinho
Tem um 2 fios que saem da chave de seta e vai até o rele
Eles são preto ,branco com uns pontinhos intermitente,não tem jeito de errar

Tony, eu sinceramente não sei como é o Vectra A, mas eu não ligo na chave de seta do Vectra B que é assim. O sinal vem da alavanca para o multi timer, o multi timer envia o sinal para a caixa de fusivel e da caixa de fusível saem dois fios verde e preto sendo um para cada lado, ali eu ligo o sinal que é direto no fio antes das lampadas. Acho que ai está o problema, façamos de conta que eu teria um relê de seta, se eu ligar antes do relê irá dar este problema, porque a alavanca emite o sinal, mas quem faz piscar é o relê, então eu tenho que ligar estes fios depois do relê e não antes. Como eu disse eu não entendo do Vectra A, mas façá um teste ai no fio direto que vai para a lampada de sete e ligue, ache este fio na caixa de fusível e ligue depois do fusivel. Ou para teste use um fio longo ligando direto la na lampada.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Out 2022, 09:55

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje [quote="Almeidão
O terra embaixo do trambulador em cima da caixa e no parafuso do lado que prende a peça que segura a caixa de fusivel eu também troquei, até gravei o nome desta peça trançada. Cordoalha kakakkaka

Vou verificar estes ponto de aterramento nao olhei, to com um problema de painel apagar as vezes, vi um video no youtube que é aquela conexao pra caixa fusiveis do lado direito dela, uma batida ali resolveu, ai tirei limpei recoloquei achando que ia sanar mas continua mesmo assim... vcs sabem qual o fio especifico? Deve ter esmagado algum fio e dando mal contato pois nao parece problema nas conexoes(pinos) estao firmes

Pessoal estes testes que fiz em rodovia aqui no interior sem radar na luz do dia sem uma alma viva por perto hehehe um tapetao da pra dar umas puxadas, e tambem ar condicionado sempre desligado.

O que notei é o seguinte, se eu der uma ou 2 esticadas acima 160 ele mantem ali nos 82-85 mas se constante acima disso (digamos mais de 10min) o arrefecimento nao da conta os ciclos de calor se repetem e aquece tudo e sobe nos 90-92 ja vi ate 94 acho, mesmo com todo ar dianteiro da velocidade

Creio estar normal entao ja que ninguem ficou forcando assim o carro, mas nao descarto possibilidade do radiador estar um pouco entupido principalmente la embaixo no fundo onde nao da pra limpar.

Isso dos aditivos e interessante, quando tiver tempo vou pesquisar mais sobre eles as tecnologias e qual empresa fabrica pois descobri que o delphi e o mesmo da peak que vende nos eua, quero ver se descubro quem faz os da toyota, honda, mercedes bmw etc e principalmente esse havoline que o almeidao comenta pois muito dessas emrpesas so fazem embalar; no fim das contas os radiadores em geral tem o mesmo material, pode mudar bloco ferro ou aluminio mas vou pesquisar sobre isso

Outra coisa pessoal, troquei os flexiveis dos freios dianteiros e sangrei as 4 rodas por gravidade mesmo sem nem pisar no pedal, fluido dot4 novinho ficou show de bola os freios ja estavam com discos e pastilhas zeradas do antigo dono
Pergunto: posso sangrar a embreagem tambem por gavidade? Pois o cilindro dela fica mais abaixo entao nem mexi pra nao ter problemas mas queria saber se alguem ja fez...

Sangrar por gravidade comigo aqui não deu certo nas rodas ou deu e eu achei que não e preciso trocar os meus também e estou estudando a forma de sangrar sem ajudante. A embreagem eu acho mais facil dar certo por gravidade por ser mais simples.
Sobre o radiador não tem como limpar esta peça porque ela não suja, o que pode acontecer seria oxidação tipo zinabre e ai vai tapar. Quando o problema é pequeno existe um liquido Bardhal Rad clean 7 dias, tira o liquido que está no sistema, coloca um vidro ou dois deste produto, completa com agua e ande com o carro 7 dias ou 10 e depois trocar todo o sistema e com agua mesmo testar se houve melhoria ou não antes de colocar o aditivo. Esta é a unica forma que conheço que pode aliviar problemas pequno ou quando um radiador começa apresentar problemas.
Aditivos, sim todos os originais usam embalagens e aditivos de alguem e eu queria mesmo saber quem fabrica para HAVOLINE que passa em todos testes inclusive o meu. Bem, o meu teste é que ele mantem o sistema limpo e se ele faz isto no meu carro, o resto deixa comigo que a temperatura nunca vai chegar em 110 sem um acidente tipo furar uma mangueira.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Out 2022, 10:04

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha eu coloco umaditivo que não sei a marca nem quem fabrica so pego um galão e coloco no carro kkakakak e otimo so protege contra oxidação mais nada sei la a que temperatura ferve ...
sera que ferve rsrsrsrsrsrsrsr

a agua daqui e uma desgrama tem muito cal e é suja se colocar em um balde e deixar de um dia para o outro vc ve que acumjula terra no fundo do balde então eu coloco este aditivo pronto e não me estreso com a agua .

Não precisa proteger mais Chirola, se ele não oxida a agua circula e o sistema de arrefecimento funciona perfeito e a temperatura fica normal sempre. Em alguns locais é importante o Aditivo não congelar, mas aumentar o grau de fervura não ajuda em nada, O carro não queima a junta porque a agua ferveu, ele queima porque a temperatura chegou em 100 graus. Se o aditivo ferve somente com 110 graus não vai defender a junta por isto.

Fica até legal você ter esta informação para passar:
- Meu carro não ferveu, mas ao chegar em 100 graus queimou a junta. Ohhhh aditivo bom da p...!!! se fosse ruim tinha fervido kakakakakakak
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 19 Out 2022, 19:39

Liguei o alarme e deu certo agora
Liguei os fios da seta DEPOIS do rele

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 19 Out 2022, 22:28

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Liguei o alarme e deu certo agora
Liguei os fios da seta DEPOIS do rele

Legal então o modulo do alarme controla sozinho os piscas e bom saber to pensando em colocar uma pósitron no meu carro vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Out 2022, 09:38

Sim, exatamente, tem que ser depois do relê, o sinal de seta do alarme libera pulso positivo. Uma coisa que notei principalmente no meu carro e eu uso um positron, que tinha momentos que ao trancar o carro elas não piscavam e as vezes não piscavam duas vezes ao desativar, não era muito raro eu diria que de 10 falhava 4 e isto nos dois ultimos alárme que comprei. Ai eu coloquei dois relês auxiliar neste sinal sendo direito e esquerdo e tive que usar um diodo nos relês para não falhar mais. Sinceramente não sei o que estava de errado e sei que foram nos dois ultimos que comprei porque eu tinha colocado antes e ao comprar um modelo mais novo eu tirei os relês e voltou a acontecer. E não é alarme simples e não tinha nada instalado no meu carro nesta linha, e como era um defeito exporádico eu resolvi assim usando o pulso para disparar o relê e o relê manda a energia para os fios e assim está até hoje.
Sinceramente, não me lembro nos anteriores a estes dois ultimos, já que neste tempo todo com o carro eu comprei uns 4, mas com a mania de virar as costas e apertar o botão, talvez os outros até faziam isto e eu nunca tinha notado. Hoje mais consciente dou uma checada pra ver se os vidros subiram mesmo e acabei notando kakakka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Out 2022, 11:51

Fiz um outro video mostrando a temperatura do meu carro em dias atuais, neste video completo com uma dica segura de como usar o aditivo diluido e como usar agua desmineralizada com aditivo concentrado caso alguem queira usar. Eu continuo usando o Havoline Xtended Life Concectrado e com a agua de torneira e eu não consegui uma forma simples de trocar a agua do sistema sem usar este tipo de agua. Afinal moro na cidade e com certeza um dia terei que mudar porque sinto que o Havoline está ficando escasso no mercado. Paraflu, Radiex e Visconde eu conheço e não me serve, vamos ver até onde acharei esta marca.

TENHO 3 VIDEOS COMPARATIVOS, um atual, 18.10.2022, mais abaixo os links de um com dada de 24.11.2021 e um bem mais antigo com data de 31.10.2019, todos com inicio de Verão com temperatura ambiente em 35 graus e não é a nossa máxima ainda. Compara ai umca com a outra em datas diferentes.

https://www.youtube.com/watch?v=G_BGGGLXOoA

https://www.youtube.com/watch?v=lQa_HwY4at8&t=0s

https://www.youtube.com/watch?v=_znfCYRIKl4&t=0s
Imagem

jm_vectra99
Member
Member
Nome Completo: __
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI

por jm_vectra99 » 20 Out 2022, 22:36

Esse negocio de agua desmineralizada tambem nao uso nao, coloquei agua torneira mesmo ate porque o aditivo tem que fazer esse papel anti-ferrugem
Editado pela última vez por jm_vectra99 em 17 Nov 2024, 00:42, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 21 Out 2022, 09:36

jm_vectra99 escreveu:Fuente del Mensaje Almeidao, pra sangrar por gravidade os freios nao tem muito segredo é só nao deixar faltar fluido la no reservatorio (vai completando) e comecar do mais longe do cilindro mestre, no caso do vectra é o traseiro esquerdo pois as linhas vem pela direita e seguir depois nos outros, comprei 500ml do dot4 e deu certinho mas demorei pois aquelas arruelas grudaram nos flexiveis antigos e enquanto eu tinha trabalho tirar elas e lixa-las para usar denovo perdi muito fluido nesse tempo que ficou pingando, mais ai no segundo peguei uma mangueira de vacuo e botei la com um alicate de pressao abertando ela e nao vazou nada ai fiz com mais calma.....

Esse negocio de agua desmineralizada tambem nao uso nao, coloquei agua torneira mesmo ate porque o aditivo tem que fazer esse papel anti-ferrugem

Pessoal, de vez enquando o carro ainda acende a luz da injecao ao afundar o pe no acelerador, nao aconteceu mais em alta apenas em baixa na cidade
Quando comprei ele estava acendendo mais frequente, ai apos limpar o sensor map achei que tinha resolvido mas parece que nao
E no scanner ultima vez que passamos estava apenas com cod de mistura rica 045

Fui verificar os sensores do carro ja que fiz limpeza bicos e arumei uma entrada de ar falso do canister (parou de assobiar) e troquei bomba de comb e regulador de pressao

MAP ainda original da Bosch branco cod 0 261 230 022
TPS tambem original Bosch preto cod 0 280 122 001
Sonda lambda ja foi trocada, Bosch universal 1 fio cod 0 258 986 501

Interessante sobre a sonda lambda... na ponta dela esta ralada como se estivesse encostando dentro do cano do escapamento... ela tambem nao estava totalmente rosqueada... e quando fui na loja verificar o preco achei uma da marca MTEThomsom (cod7810) que é mais curta a ponta e nao daria esse problema de encostar la dentro...

Agora me pergunto, sera que é essa sonda o defeito?

estava pensando em trocar tambem o sensor MAP e TPS pelos da marca DS que achei aqui na cidade e tambem esa sonda pela MTE thomsom, somando os 3 da quase o preco de uma sonda original bosch...

Ai fico nessa duvida, mantenho esses senhores originais com mais de 20 anos no carro ou coloco esses novos mas de segunda linha....

Sobre a sangria eu nunca achei que fosse dar certo, apesar que fiz uma vez e sem muito teste não confiei e fiz o correto em seguida. Vou tentar na próxima, sobre a perca de óleo fica tranquilo sempre uso dois frascos para limpar geral,

Eu não posso falar da sonda marca MTE porque eu tenho algumas peças de cada marca, e a sonda eu prefiro Bosch. Mas não acredito que seja o TPS o problema porque esta peça é muito simples e se tivesse ruim iria falhar em alguma aceleradas, Sobre o MAP, ai eu tenho duvidas, apesar que quando ele estraga de vez o carro nem liga, mas também não sei se ele fica nesta de meia vida, mas tanto o MAP é bem complicado achar o correto sendo de outra marca, confira em catalogo o numero do seu porque tem vários numeros diferentes em carros com anos próximos, eu tenho 2 Bosch um com final 013 funciona perfeito e outro com outro numero a luz fica acendendo a cada 15 minutdos, apaga e acende outra vez, no início do ano comprei um da China e deu errado, igual o meu errado, ai chequei o numero e comprei de novo, não testei ele com precisão consumoi etc, mas durante um mes funcionou bem e eu voltei com o Bosch e o Chines está na reserva, o mesmo fiz com o TPS tambpem da China e voltei com o Bosch mas todos funcionaram. O pouco que testei eu percebi que em funcionamento o Bosch antigo sendo TPS ou MAP junto com os Chineses eram iguais.

Eu compraria a Sonda Bosch, deixava os sensores Originais, Bem, pode dar errado, mas por experiencia eu faria isto e se voce não trocou ainda, eu trocaria para teste o sensor de agua, este plug, este sim pode ser MTE 4051.

Ainda Sobre o MAP, nunca tente limpar dentro deste furinho colocando algo ali, na verdade tem uma membrana muito sensível e se furar ali ele estraga porque tem uma especie de gas naquele local, o maximo a fazer é limpar na parte externa com um pincel e querosene e nem sei se vale a penas limpar ele e igualmente o TPS que não se deve jogar nada dentro dele por ser ali apenas um potenciômetro.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 21 Out 2022, 13:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, exatamente, tem que ser depois do relê, o sinal de seta do alarme libera pulso positivo. Uma coisa que notei principalmente no meu carro e eu uso um positron, que tinha momentos que ao trancar o carro elas não piscavam e as vezes não piscavam duas vezes ao desativar, não era muito raro eu diria que de 10 falhava 4 e isto nos dois ultimos alárme que comprei. Ai eu coloquei dois relês auxiliar neste sinal sendo direito e esquerdo e tive que usar um diodo nos relês para não falhar mais. Sinceramente não sei o que estava de errado e sei que foram nos dois ultimos que comprei porque eu tinha colocado antes e ao comprar um modelo mais novo eu tirei os relês e voltou a acontecer. E não é alarme simples e não tinha nada instalado no meu carro nesta linha, e como era um defeito exporádico eu resolvi assim usando o pulso para disparar o relê e o relê manda a energia para os fios e assim está até hoje.
Sinceramente, não me lembro nos anteriores a estes dois ultimos, já que neste tempo todo com o carro eu comprei uns 4, mas com a mania de virar as costas e apertar o botão, talvez os outros até faziam isto e eu nunca tinha notado. Hoje mais consciente dou uma checada pra ver se os vidros subiram mesmo e acabei notando kakakka

Tem uns alarmes que mandam pulso fraco.ai não conseguem acionar todas as lampadas e falha
Por isso tentei instalar ANTES do rele
Esse que comprei diz no manual que tem corrente de 5 A nas luzes da direita e mais 5 na esquerda ai funciona de boa
O bloqueio diz ser 10 A ,mas não liguei na bomba não
Liguei no sensor de rotação que a voltagem é baixa, 5 volts
Sofri um pouco,mas economizei 150 pilas que o eletricista queria me cobrar rsss

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 21 Out 2022, 14:13

sangrar por gravedade funciona sim é meio demorado mais se não tem nenguem para ajudar vai asim mesmo , fica bom é um pouco mais demorado eu coloco uma mangueira de silicone no sangrador para ver cuando sai fluido limpo .

os sensores eles funcionam ou não se funciona não tem porque trocar , iso de que mais novo é melhor é historia coloque um sensor MAP no meu carro da marca MTE e na hora vi que o carro fico estranho rode uns dias e não mehoro tire ele e coloque o bosch original com seus 25 anos de uso e o carro fico bom , na epoca medi a leitura dos dois sensores e tinha diferença de leitura pouca coisa mais tinha e daba pra sentir no andar do carro ate hoje tem o bosch com seus 25 aninhos sem falhas , o TPS coloque um da DS acho e fico aceitavel o bosch original tinha folga no eixo pelos anos de uso mais funcionaba bem no que diz leitura mais a folguinha as vezes daba uma trancadinha que trapalhaba .

a agua do meu carro sei la que diabo de agua é , coloco um aditivo que vem pronto ,sei la a marca dele ou com que agua esta preparado akakakakka, mais funciona o radiador que tire depois de 4 anos de uso (ele furo porque algo bateo nele , acho que foi mexanico rssrrsrs) e não apresentaba oxidação entãocontinuo com o aditivo ese , cuando completo agua coloco destilada mais o motivo é que a agua daqui tem muito cal e é meio suja sempre tem um pouco de terra nela .

Imagem

olha na foto a resistencia da agua quente da maquina de lavar roupa como acumula cal nela , não é oxidação se vc tira aquela capa branca po baixo continua boa mais o mesmo acontece em cafeteriras eletricas , lava lousa , chaleira eletrica e no motor do carro tambem vai grudando nos dutos radiador bomba de agua etc, por iso sempre falo que pode colocar agua da torneira dependendo do que sai da torneira não todo lugar tem a mesma cualidade de agua .

1382 mensagens