O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 25 Out 2022, 12:01

Fiz um video simples sobre sensores do Vectra como termostatica e cebolão. surgiu comentários no canal que a termostatica estaria fechada por está no painel 81 graus e isto não é verdade e estou tentando expor sobre este assunto e nada mais.

https://www.youtube.com/watch?v=0yw83nYClO4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 25 Out 2022, 14:10

Agora estou me preparando para trocar as 4 buchas hidraulicas, são as unicas que não troquei lá na traseira e eu também nunca fiz este serviço, foram feitos duas vezes no meu carro, mas eu mesmo nunca fiz e com certeza farei da forma que tem que ser feito onde colocarei 4 buchas novas sem estragas nenhuma das 12 que ja foram trocadas.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 25 Out 2022, 19:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lembrando que a do vectra gasolina é 82/97 graus, qualquer numero diferene disto pode dar problema, 87/97 é flex e 92/97 é carro alcool.

e bom resaltar os valores corretos , muito defeito nos carros são causados pelos vendedores de peças que não sabem em detaçhe cada modelo de carro ou por incompetecia mesmo que não sabem o que vendem e cuando o cliente vai comprar colocam no computador : vectra 97 e o primer articulo emaparecer é o que vendem , dificilmente o vendedor pergunta cual motor tem ou que combustivel utiliza o carro .

ao conhecer mais un pouco consegue criar uma secuencia de testes para ir descartando e sabendo os defeitos mais comum do modelo consegue investigar os items em uma ordem logica para chegar na causa , dificilmente troco peças no chutometro no geral tento entender como funciona ver como testar as peças para não ficar trocando peça a toa .
aqui no forum tem muita informação boa e o que não acha aqui no youtube acha akakakk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Out 2022, 09:28

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Lembrando que a do vectra gasolina é 82/97 graus, qualquer numero diferene disto pode dar problema, 87/97 é flex e 92/97 é carro alcool.

e bom resaltar os valores corretos , muito defeito nos carros são causados pelos vendedores de peças que não sabem em detaçhe cada modelo de carro ou por incompetecia mesmo que não sabem o que vendem e cuando o cliente vai comprar colocam no computador : vectra 97 e o primer articulo emaparecer é o que vendem , dificilmente o vendedor pergunta cual motor tem ou que combustivel utiliza o carro .

ao conhecer mais un pouco consegue criar uma secuencia de testes para ir descartando e sabendo os defeitos mais comum do modelo consegue investigar os items em uma ordem logica para chegar na causa , dificilmente troco peças no chutometro no geral tento entender como funciona ver como testar as peças para não ficar trocando peça a toa .
aqui no forum tem muita informação boa e o que não acha aqui no youtube acha akakakk

Exatamente Chirola, e tem uma má informação também de alguns mecanicos desenformados que olha o painel do carro que está lá 95 graus que é super aquecido e ele sabendo que o sensor está escrito 105 vai dizer exatametne isto "está normal".
Eu esqueci de colocar no video algo muito importante, quando eu digo que a agua sai do cabeçote fervendo e é fácil entender disto, ao desligar o carro esperar um pouquinho, ligar a chave outra vez, verão a temperatura ir lá pra cima, e é bem lógico isto, afinal a que estava la dentro ao desligar ela não sai e por isto que este fenomeno acontece de aumentar esta temperatura, mas isto ficará para um proximo video.

É uma dica que eu passo para todos que usam o ar condicionado, sem ar ligado esqueçam, mas com ar ligado olhe a temperatura antes de desligar, se tiver acima de 90, espere ela baixar um pouco ou desligue o ar uns 300 metros antes de chegar em casa, com certeza o motor vai agradecer isto eu nunca desligo ele se tiver o segundo estagio acionado, eu espero ele desligar e leva um minuto isto.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Out 2022, 10:58

Quem quiser apreciar um video legal, está em Alemão mas as imagens ajudam muito, aliás eu nem sabia sobre este Vectra quase hachback que eu vi em alguns momento no video.
Ensina até regular o varão e outras coisas mais, até abrir a chave para trocar a pilha. Bem, o meu não tinha aquela chavinha para tirar os bicos dos pneus, pelo menos fiquei sabendo porque tem aquele local ali na potinhola do tanque kakakkakak

https://www.youtube.com/watch?v=2gFmOp1oew8
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Out 2022, 15:20

Serviço bem fácil de tirar o forro de porta traseiro do Vectra, dicas de como colocar buchas plasticas para os parafusos e dicas para usar outras presilhas metalicas na parte superior. Por fim observar como manter o limitador regulado, não é colocar e já está pronto, tem que colocar primeiro o parafuso na ponta e depois apertar os da porta.

https://www.youtube.com/watch?v=gv6uhJX0KKk
Imagem

principe
Member
Member
Nome Completo: arildo ribeiro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000

por principe » 29 Out 2022, 12:26

ola boa dia meus amigos, meu vectra gls 2000 de nome Principe esta sem bozina o carro foi mexido muito, fui na caixa de fuziveis na saida do rele te 3 fios roxo, azul e verde eu segui no chicote porem me perco no caminho alguem pode me dizer se estou correto e onde ele termina na frente para ligação, obrigado abraços a todos

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 29 Out 2022, 14:33

principe escreveu:Fuente del Mensaje ola boa dia meus amigos, meu vectra gls 2000 de nome Principe esta sem bozina o carro foi mexido muito, fui na caixa de fuziveis na saida do rele te 3 fios roxo, azul e verde eu segui no chicote porem me perco no caminho alguem pode me dizer se estou correto e onde ele termina na frente para ligação, obrigado abraços a todos

Usa um multimetro,ou caneta de teste

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Out 2022, 22:29

principe escreveu:Fuente del Mensaje ola boa dia meus amigos, meu vectra gls 2000 de nome Principe esta sem bozina o carro foi mexido muito, fui na caixa de fuziveis na saida do rele te 3 fios roxo, azul e verde eu segui no chicote porem me perco no caminho alguem pode me dizer se estou correto e onde ele termina na frente para ligação, obrigado abraços a todos

Te respondi la no meu canal, sabado é raro entrar aqui e na parte da manhã estava trocando as buchas hidraulida do m,eu carro que não é nada hidráulico,
Os fios aparecem na frente da roda dianteira direita.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Out 2022, 12:12

Buchas Hidraúlicas trocadas, ali atrás das 18 buchas não faltam nenhuma, apesar que tenho uma guardada da axios importada para o eixo e talvez até eu troque para ficar tudo igual lá atrás e não ter uma Axios diferente da outra, fora isto está tudo novo.

A ferramenta eu mandei fazer e as medidas foram feitas com as buchas nas mãos e sem olhar o local porque já sabia que eu necessitaria de 3 peças por ter o local inferior diferente e não vejo dificuldades em fabricar ferramentas sabendo do serviço que eu terei que fazer.

https://www.youtube.com/watch?v=CfW44Gh8qV4
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 31 Out 2022, 22:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Buchas Hidraúlicas trocadas,

Asisti o video bem legal as imagens , aconteceu o mesmo com o paruso cuando troquie as do meu carro ,chega no final da rosca e tem que colocar enchimento, então compre uma barra roscada sol de uma porca em uma das pontas e corte ela em uma medida que não atrapalhe pelo comprimento dela asim não fico sem rosca no meio do serviço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Nov 2022, 10:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Buchas Hidraúlicas trocadas,

Asisti o video bem legal as imagens , aconteceu o mesmo com o paruso cuando troquie as do meu carro ,chega no final da rosca e tem que colocar enchimento, então compre uma barra roscada sol de uma porca em uma das pontas e corte ela em uma medida que não atrapalhe pelo comprimento dela asim não fico sem rosca no meio do serviço

Eu tenho uma barra, nem precisa soldar a porca, pode ser a duas enroscando que dá certo, mas eu achei melhor optar pelo parafuso em especial neste video para facilitar para alguns que moram em locais precarios que as vezes não acham esta barra de fuso inteira. Por pouco não deu direto em um parafuso rosca inteira, faltou 10 mm nele, Eu achei bem fácil tirar com a ferramenta que projetei, não é invenção minha, mas nunca vi uma de perto, pra colocar achei meio assustador porque ela entra enjambrada, mas logo ela se acerta e neste momento que enjambrada que a rosca pesa um pouco.

As buchas hidraulicas não são buchas de torção, mas se não afrouxar as buchas internas com certeza elas serão quebradas, e ao reapertar se não colocar o carro na posição inicial elas também serão quebradas. Acho que foi bem explicada no video.
Imagem

rafaelogliari
Member
Member
Nome Completo: RAFAEL RODRIGO OGLIARI
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V

por rafaelogliari » 02 Nov 2022, 22:02

Boa noite!

Sabem me dizer se esse fio com uma malha é o fio da sonda Lambda? Pergunto pq está cortado e sou novo com Vectra. Sonda Lambda só tem um fio.

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Nov 2022, 00:55

rafaelogliari escreveu:Fuente del Mensaje Sonda Lambda só tem um fio.

Sim dependendo do ano do carro só tem um fio , se não esta ligada o carro deve estar com a luz da injeção ligada no painel , mais se tem malha em volta do fio pode ser sim da sonda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 03 Nov 2022, 09:38

Eu tive que soldar o meu e tem várias opções de emendas, eu optei por uma muito difícil e acho que fiz a coisa certa. Este fio de aço quase não pega solda, mas usando um soldador muito forte de 70 Watt, soldador Fame, um soldador comum pequeno não vai ficar bom

1 - Raspar uma ponta cm 2 cm usando massa de solda e muita insistencia ele vai pegar um pouco estanhando bem de leve. Mas tem que ir encostando solda por varias vezes até pegar algo.
2 - Usando o fio da tomada, descascar 2 cm dele e estanhar ele também, se for comum é fácil estanhar, se for aço mesma insitencia.
3 - Colocar as duas pontas em paralelo e enrolar uma perna de fio de uns 10 cm bem enrolado tipo uma bobina, colocar massa em cima e meter solda ali que ficará um bolinho de solda até bonito e ficará bem feito.
4 - A malha externa não pode ter contao com o fio interno e eu sempre isolo com termocontrátio, mas pode ser fita isolante ali tambem

Voce vai precisar comprar isto e soldar ali neste fio.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 6e14c02a3d
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Nov 2022, 13:36

oi hoje tem novidade das ruim mais serve como experiencia para compartir .
saindo de casa o carro acusa no computador nivel de agua baixo ok pode ate ser a uns meses que complete a agua dele e sempre com o tempo alguma coisa baixa mesmo , chegando no trabalho paro o carro e denovo o aviso de agua baixa abro o capo a procura de azamento e nada por tras do motor nada na tampa mangueiras ok , e por um acaso olhando as abraçadeiras vejo aquela mancha rosa no radiador .
bem aonde junta a colmeia com a lateral aonde prende a caixa de plastico , não no plastico mais na junção da palheta com a lateral conclução alguma solda mal feita , o radiador tem mais ou menos um ano de uso , então aproveito para colocar a marca dele como não recomendada .

RADIADOR DA MARCA ¨DENSO¨ COM UM ANO DE USO APROXIMADO APRESENTA VAZAMENTO EM SOLDAS , não recomendo a marca .

solução vou pegar o radiadorantigo que guardei que troque porque cuando quebro a viela do meu carro algum pedaço do bloco bateu nele e fez dois furinhos na colmeia , mandar soldar para tampar os furinhos e colocar de volta no carro ese radiador que por um acaso guardei tem 4 anos de uso não tem corroção e o mais louco não tem marca kakakakaka a caixa so tinha escrito made in china foi o que deu pra comprar na epoca e funciono bem pra caramba ate que vai voltar a ativa

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Nov 2022, 15:01

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi hoje tem novidade das ruim mais serve como experiencia para compartir .
saindo de casa o carro acusa no computador nivel de agua baixo ok pode ate ser a uns meses que complete a agua dele e sempre com o tempo alguma coisa baixa mesmo , chegando no trabalho paro o carro e denovo o aviso de agua baixa abro o capo a procura de azamento e nada por tras do motor nada na tampa mangueiras ok , e por um acaso olhando as abraçadeiras vejo aquela mancha rosa no radiador .
bem aonde junta a colmeia com a lateral aonde prende a caixa de plastico , não no plastico mais na junção da palheta com a lateral conclução alguma solda mal feita , o radiador tem mais ou menos um ano de uso , então aproveito para colocar a marca dele como não recomendada .

RADIADOR DA MARCA ¨DENSO¨ COM UM ANO DE USO APROXIMADO APRESENTA VAZAMENTO EM SOLDAS , não recomendo a marca .

solução vou pegar o radiadorantigo que guardei que troque porque cuando quebro a viela do meu carro algum pedaço do bloco bateu nele e fez dois furinhos na colmeia , mandar soldar para tampar os furinhos e colocar de volta no carro ese radiador que por um acaso guardei tem 4 anos de uso não tem corroção e o mais louco não tem marca kakakakaka a caixa so tinha escrito made in china foi o que deu pra comprar na epoca e funciono bem pra caramba ate que vai voltar a ativa

Aproveitando o momento Chirola, marcas de peças é igual politico, nem sempre adianta avisar que é ruim kakakakkak. Mas obrigado ai pela informação, eu aqui sou muito fiel no que deu certo no meu carro e continuo com o Visconde caso seja necessário trocar e não sei se existe esta marca ai na Argentina e eu realmente a recomendo a todos.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Nov 2022, 22:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não sei se existe esta marca ai na Argentina e eu realmente a recomendo a todos.

não meu amigo aqui não tem visconde procure mais não tem .
O bom do aditivo que coloco é ISO aonde vaza fica aquela mancha rosa fácil de ver e facilita muito na hora de procurar vazamento se conseguir vou bater uma foto para VC ver e bem na solda aonde junta a palheta com a parede metálica da caixa o araiador esta pricamente novo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Nov 2022, 09:42

Mais dicas ai para não perder o Aditivo ao trocar uma mangueira superior do radiador ou até mesmo termostática.

https://www.youtube.com/watch?v=TzdgbL5tF-4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Nov 2022, 17:27

Fiz um video recente sobre os relês do Vectra, mas surgiram perguntas de quais seriam os relês a serem usados para substituir os originais deste carro. Fiz então este outro com mais detalhes sobre todos os auxiiares que temos ali. Só lembrando, especial mesmo é o do velocimetro, afinal os outros são todos auxiliares, afinal quem faz os tempos do Para-brisas, seta e desembaçador traseiro etc, é a placa multi timer.

https://www.youtube.com/watch?v=WwQdGrSEgUw
Imagem

1382 mensagens