O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1382 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 26 Fev 2023, 17:52

chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom rode com o carro Para gastar a gasolina e procure outro posto . a luz da injeção paro de acender por causa da mistura pobre.
hoje vou terminar a instalação do alarme no meu carro , coloque um alarme taramps nele achei um bom custo benefício falta os interruptor das portas vai é porta-malas .também tem que colocar um relé para aumentar o pulso negativo que abre a mala a subida de vidro ao ligar o alarme foi fácil de instalar o alarme tem um fio auxiliar programável que envia 15 segundos de pulso negativo .
se desligar a bateria o one_touch desativa e tem que programar ele de novo ao ligar a bateria então vc fecha os vidros e mantém a tecla apertada fechando por 5 segundos e agora sim fecha os vidros ao ligar o alarme .vou continuar investigando tem coisas para programar como fechar as travas ao dar contato e destravar ao desligar a igniçao o que é bom porque carona tem costume de tentar abrir a porta antes de vc destravar ela kkkkk

Muito cuidado com esta trava automática, no meu caso não deu certo e eu desliguei esta opção. Não sei como é o seu, mas o Positron trava com 30 segundos depois que fechar a porta. Eu que mexo muito no carro, tipo liga ali, sai do carro abre o capô e TCHAU, poque ele iria trancar com certeza comigo fora do carro kakakakakkak.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 26 Fev 2023, 20:27

TROCAR O ÓLEO DO FREIO e fazer uma sangria perfeita e sozinho, esta é a forma mais correta. No fim do video eu comento o motivo de fazer em X e algo sobre a embreagem hidraulica que muitos tem medo de mexer e com esta peça a sangria fica muito boa tambem.

https://www.youtube.com/watch?v=j2kzF2Fxqeg
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por chirola » 27 Fev 2023, 16:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muito cuidado com esta trava automática, no meu caso não deu certo e eu desliguei esta opção

kakakkakakak pensei no mesmo é desative a opção .
só falta ligar um relé auxiliar para abrir a mala no controle o pulso negativo do alarme é muito fraco mais Intel e resolve
gaste no total 230 reais porque eu mesmo instale só para conseguir o número um do inmovilizador é mais do que iso fique contente com o resultado .
o único que não ache informação e teve que resolver é que o interruptor da porta do motorista é independente das outras portas então puxe um fio desde o módulo original do carro (fio cinza do plug grande que seria os interruptor das outras três portas ) e ligue junto com o do motorista na sai da do alarme que instale e fico funcionando bem.
pesquise cuando compre o alarme e ache o taramps um bom custo benefício ,igual do que o positron vc acha controle barato e em quantidade na internet para vender e tidos os alarmes taramps tem o mesmo plug então vc também consegue trocar a Central sem mudar o chicote .
daria até para ligar os ultra-som original do vectra mais teria que pasar uns 6 fios por debaixo do painel coisa que a futuro daria para fazer é não é dificil

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Fev 2023, 17:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Muito cuidado com esta trava automática, no meu caso não deu certo e eu desliguei esta opção

kakakkakakak pensei no mesmo é desative a opção .
só falta ligar um relé auxiliar para abrir a mala no controle o pulso negativo do alarme é muito fraco mais Intel e resolve
gaste no total 230 reais porque eu mesmo instale só para conseguir o número um do inmovilizador é mais do que iso fique contente com o resultado .
o único que não ache informação e teve que resolver é que o interruptor da porta do motorista é independente das outras portas então puxe um fio desde o módulo original do carro (fio cinza do plug grande que seria os interruptor das outras três portas ) e ligue junto com o do motorista na sai da do alarme que instale e fico funcionando bem.
pesquise cuando compre o alarme e ache o taramps um bom custo benefício ,igual do que o positron vc acha controle barato e em quantidade na internet para vender e tidos os alarmes taramps tem o mesmo plug então vc também consegue trocar a Central sem mudar o chicote .
daria até para ligar os ultra-som original do vectra mais teria que pasar uns 6 fios por debaixo do painel coisa que a futuro daria para fazer é não é dificil

Heheheheh, voce errou ai na porta, mas deu certo deixa pra lá, eu também na época fiquei meio perdido. A dica é busque o fio que acende a luz do teto, este é o fio de todas as portas, capô e mala. Eu achei ele ali no pé esquerdo por trás desta proteção, mas não tenho a minima ideia qual seja sem que eu vá lá e veja.
Sobre esta função trava eu achei algo muito mal feito, qualquer ruido no carro um vai ligar e procurar e isto já vai acontecer e em um Celta e uma mulher na empresa que eu trabalhava anos atrás. Ela perdeu umas 5 horas esperando alguem vir e abrir a porta e por ser mulher, chorou muito e foi eu quem desativou para ela esta função. E ela foi exatamente buscar um ruido na frente do carro.

Esta eu assino embaixo, mas quando eu comprei era 30 reais, talvez pela época e sem a pandemia deveria ser uns 60 hoje, mas encareceu demais.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... dc3b3c56c5
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: antonio m.
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tony Fera » 28 Fev 2023, 21:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje bom rode com o carro Para gastar a gasolina e procure outro posto . a luz da injeção paro de acender por causa da mistura pobre.
hoje vou terminar a instalação do alarme no meu carro , coloque um alarme taramps nele achei um bom custo benefício falta os interruptor das portas vai é porta-malas .também tem que colocar um relé para aumentar o pulso negativo que abre a mala a subida de vidro ao ligar o alarme foi fácil de instalar o alarme tem um fio auxiliar programável que envia 15 segundos de pulso negativo .
se desligar a bateria o one_touch desativa e tem que programar ele de novo ao ligar a bateria então vc fecha os vidros e mantém a tecla apertada fechando por 5 segundos e agora sim fecha os vidros ao ligar o alarme .vou continuar investigando tem coisas para programar como fechar as travas ao dar contato e destravar ao desligar a igniçao o que é bom porque carona tem costume de tentar abrir a porta antes de vc destravar ela kkkkk

Muito cuidado com esta trava automática, no meu caso não deu certo e eu desliguei esta opção. Não sei como é o seu, mas o Positron trava com 30 segundos depois que fechar a porta. Eu que mexo muito no carro, tipo liga ali, sai do carro abre o capô e TCHAU, poque ele iria trancar com certeza comigo fora do carro kakakakakkak.

O alarme que coloquei só trava as portas com a chave virada com painel aceso,se apagar o painel destrava
Meu alarme veio 2 controles,deixo um na chave (desprogramado,no caso de assalto,falo que o controle ta no chaveiro) e o programado em outro chaveiro sempre no bolso
Comprei bateria moura com 2 anos de garantia será que presta?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 28 Fev 2023, 23:02

Mas é com a chave ligada mesmo q vamos ver q barulho faz no motor. Moura, heliar e bosch são as melhores.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 01 Mar 2023, 18:44

então a função trava automática do funciona se não de contato no carro se vc de contato desativa a função ache que é por se aperta o botão no bolso sem querer ela trava de novo.
o porta-malas deu um trabalhinho até entender como funcionava .
no botão original que abre a mala tem o fio do motorzinho e o fio que vem do alarme original. o fio que vem do alarme ele é ops chave . saida auxiliar do alarme que instale é negativo então para funcionar teve que colocar um relé para transformar o pulso em positivo cortar o fio que vem do alarme original até o botão e coloque um positivo direto assim o botão abre a mala sem dar contato e ao apertar o botão do controle ativa o relé é manda pulso positivo no fio que vai direto no motor da mal fico bom . mais a maioria das informações que achei na internet falava que a mala abria com pulso negativo é PERDI tempo de mais estudando com uma lâmpada teste como funcionava .
bateria Moura é Boa mais sabe como é hoje em dia as baterias duram cada vez menos se a garantia fala dois anos em coisa de dois anos e alguma coisa a mais elas vão morrendo kakkakka

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 01 Mar 2023, 23:40

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas é com a chave ligada mesmo q vamos ver q barulho faz no motor. Moura, heliar e bosch são as melhores.

Sim.mas meu controle fica em outro chaveiro que ta sempre no bolso kkkkk

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 01 Mar 2023, 23:46

chirola escreveu:Fuente del Mensaje então a função trava automática do funciona se não de contato no carro se vc de contato desativa a função ache que é por se aperta o botão no bolso sem querer ela trava de novo.
o porta-malas deu um trabalhinho até entender como funcionava .
no botão original que abre a mala tem o fio do motorzinho e o fio que vem do alarme original. o fio que vem do alarme ele é ops chave . saida auxiliar do alarme que instale é negativo então para funcionar teve que colocar um relé para transformar o pulso em positivo cortar o fio que vem do alarme original até o botão e coloque um positivo direto assim o botão abre a mala sem dar contato e ao apertar o botão do controle ativa o relé é manda pulso positivo no fio que vai direto no motor da mal fico bom . mais a maioria das informações que achei na internet falava que a mala abria com pulso negativo é PERDI tempo de mais estudando com uma lâmpada teste como funcionava .
bateria Moura é Boa mais sabe como é hoje em dia as baterias duram cada vez menos se a garantia fala dois anos em coisa de dois anos e alguma coisa a mais elas vão morrendo kakkakka

O meu é diferente
Ele não abre o porta malas,tem abrir la atras no botão,mas ele destrava pra abrir lá
Destrava portas ,porta malas e tanque.igual quando era na chave

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 01 Mar 2023, 23:54

Bateria boa de vdd só a que vem no carro
Paguei 400 pra 2 anos ta bom
Se comprar mais barata é 250 e um ano só de garantia
Aquela craul ,não compro nunca mais
A que tava no carro quando comprei, o cara tinha 2 meses de garantia ainda e marca fundo de quintal durou mais um ano e meio comigo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 02 Mar 2023, 10:14

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje bateria Moura é Boa mais sabe como é hoje em dia as baterias duram cada vez menos se a garantia fala dois anos em coisa de dois anos e alguma coisa a mais elas vão morrendo kakkakka
A que tava no carro quando comprei, o cara tinha 2 meses de garantia ainda e marca fundo de quintal durou mais um ano e meio comigo

Eu não sei se altea algo, mas eu sempre compro com amperagem alta, 70 ou 75 amperes, mas não uso outra marca que não seja Moura ou Bosch. Sobre as originais os carros novos ajudam muito, não tem ainda disperdicio de energia, curtos, terras comprometidos etc. Sobre a garantia, eu nunca comsegui pegar uma, se tenho dois anos, elas estragam com 2 anos e 2 meses kakakkak. É o que dura pra mim, mas meu carro ando todos os dias, só foga 15 dias nas minhas viagens.
Eu notei que esta que estou está bem boa, é uma Moura e estou usando luz baixa de leds, e mesmo assim não vi vantagem porque jpa estragaram 2 leds e eles custam quase o preço da bateria, ou seja ganha de um lado e perde do outro.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por Tony Fera » 02 Mar 2023, 12:54

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje bateria Moura é Boa mais sabe como é hoje em dia as baterias duram cada vez menos se a garantia fala dois anos em coisa de dois anos e alguma coisa a mais elas vão morrendo kakkakka

Eu não sei se altea algo, mas eu sempre compro com amperagem alta, 70 ou 75 amperes, mas não uso outra marca que não seja Moura ou Bosch. Sobre as originais os carros novos ajudam muito, não tem ainda disperdicio de energia, curtos, terras comprometidos etc. Sobre a garantia, eu nunca comsegui pegar uma, se tenho dois anos, elas estragam com 2 anos e 2 meses kakakkak. É o que dura pra mim, mas meu carro ando todos os dias, só foga 15 dias nas minhas viagens.
Eu notei que esta que estou está bem boa, é uma Moura e estou usando luz baixa de leds, e mesmo assim não vi vantagem porque jpa estragaram 2 leds e eles custam quase o preço da bateria, ou seja ganha de um lado e perde do outro.

Amperagem alta é bom pra quem costuma dar partida ,com algo ligado,pé no freio e em lugares muito frio

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 03 Mar 2023, 17:03

hoje consegui achar uma junta garanto da tampa de válvula do 16v .
sempre comente que a garanto tem melhor acabamento do que a sabo é com ela na mão confirmo realmente é melhor acabada nos ângulos de 90graus é até da a impreçao de que é um pouco mais alta cuando desmonte para trocar vou tentar tirar foto para comparar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Mar 2023, 23:48

chirola escreveu:Fuente del Mensaje hoje consegui achar uma junta garanto da tampa de válvula do 16v .
sempre comente que a garanto tem melhor acabamento do que a sabo é com ela na mão confirmo realmente é melhor acabada nos ângulos de 90graus é até da a impreçao de que é um pouco mais alta cuando desmonte para trocar vou tentar tirar foto para comparar

Eu não conheço esta junta, mas com certeza você sabe o que está fazendo e dará certo. Bem que esta tampa poderia ser reta embaixo sem a valeta da junta, desta forma com certeza daria para usar com uma camada fina de silicone black e ai sim iria dar certo e não estragaria para desmontar. E já tem carro novo de outras marcas que são montados assim, não sei se é a mesma cola, mas sem junta.
Aproveitando sobre esta cola, estou hoje na Rep. Dominicana e vou ver se acho aqui, tempos atrás eu paguei 2 dollares em um tubo de super black ou algo parecido e com o mesmo poder. Quero também tentar achar as velas Bosch WR56 que é mais fria que WR78 e assim quem sabe poderei voltar o ponto que atrasei e parar de detonar. E tem que ser antes do Verão acabar, porque mesmo não tendo um inverno aqui, acho que ele não detona nesta época como no verão. Só lembrando que atrasado o ponto por 2,5 a 3 mm acabou este problemas, mas como eu não para nunca de pensar, vou tentar mais esta.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Mar 2023, 23:54

DICAS IMPORTANTE AI GENTE E COMO COLOQUEI O BOTÃO DA RÉ NA FRENTE DA ALAVANCA, Soldar com ferro quente tem técnica e não pode mexer antes da solda esfriar porque perde o poder da solda em uns 40% e não dá para segurar queimando a mão para fazer solda. Outra dica seria para não rascar o courinho de acabamento da alavanca e por fim uma ótima sobre o trilho da ré. Infelizmente eu não tenho como ajudar muito ai na invenção, mas dei a dica completa como fiz e assim vocês interessados tirem suas conclusões.

https://www.youtube.com/watch?v=N6harPCcTVI
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Mar 2023, 00:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não conheço esta junta, mas com certeza você sabe o que está fazendo e dará certo. Bem que esta tampa poderia ser reta embaixo sem a valeta da junta, desta forma com certeza daria para usar com uma camada fina de silicone black e ai sim iria dar certo e não estragaria para desmontar

tire algumas fotos no telefone cuando de um tempo vou compartir e a diferenca da junta da sabo para a taranto e muita , nao so em acabamento tambem em altura cheguei ontem de viagem foi 1900 km e a junta da taranto nao vazo um pingo de oleo vendo as fotos da para entender o porque na semana vou subir as fotos .
a tampa ser sem a ranhura seria otimo e facilitaria muito mais de momento recomendo a junta da taranto ue utilize uma vez depois foi pro mexanico e foi trocada por uma da sabo foi 4 juntas da sabo e todas vazo oleo con esta nova da taranto e mais de 2mil km rodados parece ter resolvido , sem falar que a taranto custa a metade da sabo .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Mar 2023, 01:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não conheço esta junta, mas com certeza você sabe o que está fazendo e dará certo. Bem que esta tampa poderia ser reta embaixo sem a valeta da junta, desta forma com certeza daria para usar com uma camada fina de silicone black e ai sim iria dar certo e não estragaria para desmontar

tire algumas fotos no telefone cuando de um tempo vou compartir e a diferenca da junta da sabo para a taranto e muita , nao so em acabamento tambem em altura cheguei ontem de viagem foi 1900 km e a junta da taranto nao vazo um pingo de oleo vendo as fotos da para entender o porque na semana vou subir as fotos .
a tampa ser sem a ranhura seria otimo e facilitaria muito mais de momento recomendo a junta da taranto ue utilize uma vez depois foi pro mexanico e foi trocada por uma da sabo foi 4 juntas da sabo e todas vazo oleo con esta nova da taranto e mais de 2mil km rodados parece ter resolvido , sem falar que a taranto custa a metade da sabo .

1900 km?? Você é animado mesmo, já andei muito com o Monza tipo 900 km minha cidade a São Paulo e andando alguns lugares la, mas hoje me encanta andar 200 km e nada mais kakkaka. Estou viajando tambem, mas de avião mesmo e a trabalho, sairei de Santo Domingo quinta e vou para o México, e volto para o Brasil somente no dia 18/03, era o dia do meu aniversário e hoje está sendo meu adversário kakakakak
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 07 Mar 2023, 09:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje... recomendo a junta da taranto ue utilize uma vez depois foi pro mexanico e foi trocada por uma da sabo foi 4 juntas da sabo e todas vazo oleo con esta nova da taranto e mais de 2mil km rodados parece ter resolvido...

Sabe aquela minha saga do vazamento na tampa... pois você me apresentou uma nova esperança. Nas 4 trocas que já fiz usei a original GM - Sabó. Quem sabe essa diferença do produto também se aplique à do motor 8 válvulas.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno

por Ju_Bueno » 07 Mar 2023, 10:04

Olha o comentário no anúncio da junta Taranto:

Imagem
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 07 Mar 2023, 20:58

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Olha o comentário no anúncio da junta Taranto:

entao juliano realmente a diferenca é bruta , no 16V acredito que resolva para 90% dos donos , so se a tampa ja esta muuuuito deformada mais eu recomendo sim.
no 8V ainda tem a opcao de achar uma tampa do kadette ou do monza , que ela e lisa na fase da junta e colocar com junta de cortizo ou junta metalica e utilixar cola para nao ficar feio pode pintar a tampa de preto e tambem resolveria , cuando tiver tempo pasa em alguma autopecas e compara a taranto com a sabo nunca troque junta de 8V mais se a diferenca foi a mesma poderia resolver o seu drama .

1382 mensagens