O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisHOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

52 mensagens
Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23

por corsa turbo » 15 Set 2015, 08:27

HOW TO – TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23 – REGULAGEM DO TRAMBULADOR – RÉ PARA TRÁS

Bom dia pessoal, vou tentar montar um how-to para a troca da bucha do trambulador dos vectras com cambio F23, imagino servir para todos os anos, mas este em especifico é para os vectras B.
A desmontagem do console central eu não tive como demostrar/mostrar um passo a passo, irei apenas pontuar a troca da bucha e regulagem do trambulador.
Obs. desprezem a bagunça/sujeira, o how-to é bem amador.
Primeiramente aconselho a voces a comprarem esta bucha abaixo, branca e com modelagens próximas a da original, já vi relatos e já tive experiência com outra bucha que além de endurecer a alavanca, precisou ser desbastada para correto funcionamento.
Imagem
COLOQUE O SISTEMA EM PONTO MORTO (SEM MARCHA ENGATADA)


• Destrave os cabos seletores puxando as travas para frente, automaticamente o sistema irá subir.
Imagem
Imagem

• Solte os encaixes dos cabos no suporte do trambulador apertando as travas (2 de cada cabo) e puxando os cabos para cima
Imagem

• Solte os 4 parafusos de fixação do trambulador (10mm)
Imagem

• Com a peça em mãos, solte a trava superior (ela precisa ser girada no sentido anti horário e depois destravados as 3 presilhas de fixação
Imagem
Imagem

• Solte o pino lateral
Imagem

• Solte o suporte do cabo inferior da alavanca
Imagem

Agora é só puxar a alavanca para cima e com cuidado deslocar a bucha lateral (fiquei devendo essa foto, mas a bucha lateral é essa aqui.
Imagem

Ai está a bucha que precisa ser troca (na foto está a bucha nova, porem de má qualidade e que precisa ser desbastada para o correto funcionamento)
Imagem

• Solte a bucha apenas na pressão

• Para instalação, proceda de forma inversa, eu particularmente lubrifiquei tudo com graxa branca, mas não posso afirmar que seja a graxa/material correto, então fica a critério de cada um lubrificar ou não e qual material usar...

• A única observação é sobre esse anel de borracha que fica na parte superior da bucha, ao instalar a nova bucha e colocar a alavanca no alojamento, não enfie a alavanca até o final, deixe a parte superior da bucha com o anel um pouco para cima e assim coloque a trava superior e depois gire no sentido horário para trava-la
Imagem


Na montagem, peço a atenção para instalar tudo no carro e deixar apenas as travas dos cabos ainda soltas (1ª foto) para que possamos regular os cabos, procedimento muito simples.

REGULAGEM DO TRAMBULADOR/CABOS
Com tudo no local e as travas do cabos soltas, proceda da seguinte forma:
Na parte traseira da alavanca/sistema, tem um grampo que pode ser deslocado para frente imobilizando a alavanca e centralizando a mesma para a regulagem do cabo, mecha a alavanca até perceber que o grampo esta adentrando e travando a mesma.
* grampo ainda na posição original
Imagem

*grampo já instalado para travar a alavanca
Imagem

Após travar a alavanca, prenda as travas dos cabos forçando para baixo e pronto, sistema está alinhado.
Faça os teste e remonte os acabamentos.
Imagem

• É basicamente isto, mas se alguém tiver duvidas ou melhorias favor pontuar/perguntar.
Espero que ajude alguns.

Abs.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10652
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Arquiteto » 15 Set 2015, 10:56

realmente excelente material e inedito ...

vai encorajar a muita gente a fazer a troca

bela contribuição Corsa

:88:

adicionei ao indice geral de how to ...

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Jeferson.eng » 15 Set 2015, 17:29

Excelente how-to, parabéns. Há uns 4 anos troquei essa bucha no meu ex-B. Lembro que na época troquei alguma ideias com um usuário do antigo clube, mas sem imagens nem nada, fiz a troca só na coragem. Infelizmente não fiz nenhum registro. Aos que tem problema de folga na alavanca do F23 podem trocar sem medo, esse tutorial vai ajudar muito.
É bom ressaltar para ter o máximo de cuidado nesses engates dos cabos, como é tudo de plástico, se forçar demais corre-se o risco de danificá-los. Além disso, é importante citar a obrigatoriedade em lubrificar a parte interna da bucha.
Imagem

Avatar do usuário
[JAFS]
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Dez 2014, 07:00
Nome Completo: João Antonio Filipe Sanches
Cidade: Loanda
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por [JAFS] » 16 Set 2015, 21:30

Ótimo tópico como disse o Alcir irá encorajar muitos a efetuar esta troca de buchas, incluindo eu mesmo que até então não havia feito por não ter idéia de por onde começar...uma pergunta há realmente a necessidade de retirar o console central?! Parabéns corsa pela iniciativa...
Vectra Expression Azul Darscena (Perolizado) 2002. OPEL MOD!!
ImagemImagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 17 Set 2015, 06:01

boa pergunta....rs EU sinceramente não sei te responder, tirei o console, pois precisava para trocar o sistema do trambulador F18 para o F23. talvez apenas retirando a coifa, ou coifa e botões dos vidros de para efetuar essa troca... acho tambem que a remoção do conjunto trambulador possa ser opcional, talvez a alavanca saia de forma facil... Nao testei, pois como o conjunto ja estava fora, fiz o mais detalhado.
abs
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
[JAFS]
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Dez 2014, 07:00
Nome Completo: João Antonio Filipe Sanches
Cidade: Loanda
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por [JAFS] » 17 Set 2015, 07:30

Vou tentar sem retirar o console central...caso de certo posto aqui também...onde comprou a bucha pra eu não pegar a errada!!!
Vectra Expression Azul Darscena (Perolizado) 2002. OPEL MOD!!
ImagemImagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 17 Set 2015, 07:56

Comprei na Clauplast pelo ML -mas eles tem site direto tambem. Abaixo vai o anuncio. Nas fotos 1 e 3 esta a bucha mais parruda e ruim de usar, mas a minha veio como na 2 foto... aconselho confirmar isto antes da compra.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Jeferson.eng » 17 Set 2015, 20:52

[JAFS] escreveu:Ótimo tópico como disse o Alcir irá encorajar muitos a efetuar esta troca de buchas, incluindo eu mesmo que até então não havia feito por não ter idéia de por onde começar...uma pergunta há realmente a necessidade de retirar o console central?! Parabéns corsa pela iniciativa...


Não precisa retirar o console. Quando fiz a troca do meu, apenas retirei a moldura com os comandos dos vidros.
Pra facilitar a parte de soltar os cabos, eu lembro de ter deixado o câmbio engatado na quarta marcha. Porém, se conseguir soltar tudo com o câmbio em neutro, faça dessa forma, pois facilita a regulagem dos cabos.
Imagem

ediomar
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 179
Registrado em: 06 Jan 2014, 19:58
Nome Completo: ediomar diego souza
Cidade: ituporanga
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por ediomar » 19 Out 2015, 17:54

Putz,eu gastei quase 1 conto nessa bendita,comprei completa na concessionaria,fui em diversos lugares e ninguém tinha solução,falavam que não tinha peças de reposição,mas pelo menos ficou tudo novinho se serve de consolo kkk.

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Gabriel Abrahão » 19 Out 2015, 18:55

Estou com esse problema no meu CD com esse cambio e esse how-to vai me ajudar bastante. Até irei imprimir e deixar no carro, para nao ter problemas.

Parabéns pela iniciativa, vai ajudar alguns membros ai. :88:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Thiago Menezes » 20 Out 2015, 07:02

Ótimo tutorial Corsa, parabéns :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

linocar
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Set 2015, 20:48
Nome Completo: luiz antonio cantareli lino
Cidade: ibitinga
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por linocar » 20 Out 2015, 16:44

boa tarde
o meu ta com folga na alavanca dificultado o engate da 1ª e 2ª o resto ta normal,sera que alguem tem o passo a passo para a troca ai?
desde ja agradeço

linocar
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Set 2015, 20:48
Nome Completo: luiz antonio cantareli lino
Cidade: ibitinga
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por linocar » 20 Out 2015, 17:00

muito obrigado,vou executar em breve

Avatar do usuário
jackson silva
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Dez 2013, 15:44
Nome Completo: JACKSON SILVA
Cidade: mogi guacu
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por jackson silva » 05 Nov 2015, 12:47

parabens pelo topico eu troquei do meu no ano passado mas nao postei nada vai ajudar muitos da familia parabens

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por josuelavorcosta » 19 Nov 2015, 11:41

acho que não é o meu problema, mas é o seguinte:

meu cambio antes era bem centralizado. O ponto morto era realmente bem no centro do console, a terceira bem acima e a quarta bem abaixo em linha reta!

depois de um problema na ponteira do cabo do trambulador que vai la na parte dentro do capô(solucionado) as marchas ficaram meio deslocadas para a direita de modo que a 1ª da aparencia de ser a 3ª, e a 3ª de ser a quinta. o mesmo com a 2ª aparenta ser a 4ª. e o ponto morto ficou deslocado para a direita. a ré ficou normal.

obs: as marchas entram normal, do mesmo modo como era antes do problema com a ponteira.

só ficou visualmente deslocado a alavanca mesmo. alguem tem uma dica?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2015, 15:41

josuelavorcosta escreveu:acho que não é o meu problema, mas é o seguinte:

meu cambio antes era bem centralizado. O ponto morto era realmente bem no centro do console, a terceira bem acima e a quarta bem abaixo em linha reta!

depois de um problema na ponteira do cabo do trambulador que vai la na parte dentro do capô(solucionado) as marchas ficaram meio deslocadas para a direita de modo que a 1ª da aparencia de ser a 3ª, e a 3ª de ser a quinta. o mesmo com a 2ª aparenta ser a 4ª. e o ponto morto ficou deslocado para a direita. a ré ficou normal.

obs: as marchas entram normal, do mesmo modo como era antes do problema com a ponteira.

só ficou visualmente deslocado a alavanca mesmo. alguem tem uma dica?

Desculpe a pergunta idiota, mas você tentou fazer uma regulagem? :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por josuelavorcosta » 20 Nov 2015, 10:31

não achei nada de regular. se tiver alguem da um help onde acho isso!

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 21 Nov 2015, 07:26

josuelavorcosta escreveu:não achei nada de regular. se tiver alguem da um help onde acho isso!



Bom dia. Voce leu o tópico?
se seu cambio for F3 está descrito e bem claro o procedimento.
De uma conferida.
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 07 Dez 2015, 20:30

Essa bucha ainda encontra original GM?
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 08 Dez 2015, 07:41

leoborgesl escreveu:Essa bucha ainda encontra original GM?


A GM não vende apenas bucha, apenas a alavanca inteira.
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

52 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes