HOW TO – TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23 – REGULAGEM DO TRAMBULADOR – RÉ PARA TRÁS
Bom dia pessoal, vou tentar montar um how-to para a troca da bucha do trambulador dos vectras com cambio F23, imagino servir para todos os anos, mas este em especifico é para os vectras B.
A desmontagem do console central eu não tive como demostrar/mostrar um passo a passo, irei apenas pontuar a troca da bucha e regulagem do trambulador.
Obs. desprezem a bagunça/sujeira, o how-to é bem amador.
Primeiramente aconselho a voces a comprarem esta bucha abaixo, branca e com modelagens próximas a da original, já vi relatos e já tive experiência com outra bucha que além de endurecer a alavanca, precisou ser desbastada para correto funcionamento.
COLOQUE O SISTEMA EM PONTO MORTO (SEM MARCHA ENGATADA)
• Destrave os cabos seletores puxando as travas para frente, automaticamente o sistema irá subir.
• Solte os encaixes dos cabos no suporte do trambulador apertando as travas (2 de cada cabo) e puxando os cabos para cima
• Solte os 4 parafusos de fixação do trambulador (10mm)
• Com a peça em mãos, solte a trava superior (ela precisa ser girada no sentido anti horário e depois destravados as 3 presilhas de fixação
• Solte o pino lateral
• Solte o suporte do cabo inferior da alavanca
Agora é só puxar a alavanca para cima e com cuidado deslocar a bucha lateral (fiquei devendo essa foto, mas a bucha lateral é essa aqui.
Ai está a bucha que precisa ser troca (na foto está a bucha nova, porem de má qualidade e que precisa ser desbastada para o correto funcionamento)
• Solte a bucha apenas na pressão
• Para instalação, proceda de forma inversa, eu particularmente lubrifiquei tudo com graxa branca, mas não posso afirmar que seja a graxa/material correto, então fica a critério de cada um lubrificar ou não e qual material usar...
• A única observação é sobre esse anel de borracha que fica na parte superior da bucha, ao instalar a nova bucha e colocar a alavanca no alojamento, não enfie a alavanca até o final, deixe a parte superior da bucha com o anel um pouco para cima e assim coloque a trava superior e depois gire no sentido horário para trava-la
Na montagem, peço a atenção para instalar tudo no carro e deixar apenas as travas dos cabos ainda soltas (1ª foto) para que possamos regular os cabos, procedimento muito simples.
REGULAGEM DO TRAMBULADOR/CABOS
Com tudo no local e as travas do cabos soltas, proceda da seguinte forma:
Na parte traseira da alavanca/sistema, tem um grampo que pode ser deslocado para frente imobilizando a alavanca e centralizando a mesma para a regulagem do cabo, mecha a alavanca até perceber que o grampo esta adentrando e travando a mesma.
* grampo ainda na posição original
*grampo já instalado para travar a alavanca
Após travar a alavanca, prenda as travas dos cabos forçando para baixo e pronto, sistema está alinhado.
Faça os teste e remonte os acabamentos.
• É basicamente isto, mas se alguém tiver duvidas ou melhorias favor pontuar/perguntar.
Espero que ajude alguns.
Abs.