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Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 22 Jun 2013, 18:15

A linha GM utiliza em boa parte dos seus automóveis o sistema Multec. Também pode ser encontrado sistemas de injeção Bosch. Estaremos apresentando nessa aula como obter o código lampejante nestes sistemas e a sua tabela.

Observação: Embora os jumpers sejam diferentes, os códigos são os mesmos para os diferentes sistemas.


O conector do Vectra B é o de baixo, do lado direito, onde indica o jumper nos conectores 5 e 6.

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Tabela 1 de códigos de defeitos (contribuição do Renato Oliveira)

Código Descrição
13 Revisar circuito da Sonda Lambda
14 Baixa tensão no circuito do sensor de temperatura da água
15 Alta tensão no circuito do sensor de temperatura da água
16 Falha no circuito do sensor de detonação (menos 2.0 8V)
18 Falha no circuito de controle de detonação (menos 2.0 8V)
19 Falha no sinal do sensor de rotação
21 Alta tensão no circuito do sensor de posição de borboleta
22 Baixa tensão no circuito do sensor de posição da borboleta
24 Falha no circuito do sensor de velocidade (somente 2.2 8V e 2.2 16V)
25 Alta tensão no circuito do eletroinjetor 1
26 Alta tensão no circuito do eletroinjetor 2
27 Alta tensão no circuito do eletroinjetor 3
28 Alta tensão no circuito do eletroinjetor 4
31 Ausência de sinal de rotação do motor
33 Baixa tensão na eletro-válvula EGR mecânica (somente 2.2 8V)
34 Alta tensão na eletro-válvula EGR mecânica (somente 2.2 8V)
38 Baixa tensão no circuito da Sonda Lambda
39 Alta tensão no circuito da Sonda Lambda
44 Sensor de oxigênio indica mistura pobre
45 Sensor de oxigênio indica mistura rica
48 Baixa tensão de bateria
49 Alta tensão de bateria
52 Alta tensão na lâmpada de verificação
53 Baixa tensão do relé da bomba de combustível
54 Alta tensão no relé da bomba de combustível
55 Falha na UCE (somente 2.0 8V e 2.0 16V)
56 Alta tensão na válvula de controle da marcha lenta
57 Baixa tensão na válvula de controle da marcha lenta
61 Baixa tensão na válvula de purga no canister
62 Alta tensão na válvula de purga no canister
69 Baixa tensão no circuito do sensor de temperatura do ar
71 Alta tensão no circuito do sensor de temperatura do ar
75 Baixa tensão no sistema do sinal de controle de torque (somente 2.0 16V e 2.2 16V)
76 Revisar sistema do sinal de controle de torque (somente 2.0 16V e 2.2 16V)
77 Baixa tensão no relé do ventiladorde baixa (somente 2.2 8V e 2.2 16V)
78 Alta tensão no relé do ventilador de baixa (somente 2.2 8V e 2.2 16V)
81 Baixa tensão no circuito do eletroinjetor 1
82 Baixa tensão no circuito do eletroinjetor 2
83 Baixa tensão no circuito do eletroinjetor 3
84 Baixa tensão no circuito do eletroinjetor 4
87 Baixa tensão no circuito do relé do A/C
88 Alta tensão no circuito do relé do A/C
93 Baixa tensão no sensor de fase (somente 2.0 16V e 2.2 16V)
94 Alta tensão no sensor de fase (somente 2.0 16V e 2.2 16V)
119 Falha no sina l de pressão MAP (somente 2.2 8V)
125 Falha no sinal do sensor MAP
126 Falha no sinal do sensor MAP
129 Baixa tensão no sinal da válvula EGR elérica (somente 2.2 16V)
131 Alta tensão no sinal da válvula EGR elétrica (somente 2.2 16V)
132 Falha no sinal da válvula EGR elétrica (somente 2.2 16V)
135 Baixa tensão no circuito da lâmpada de verificação
138 Baixa tensão no sinal do sensor de pressão MAP
139 Alta tensão no sinal do sensor de pressão MAP

Tabela 2 de códigos de defeitos (contribuição do José Leal)
Fonte: http://www.motorevista.com.br/Aulas/Aula14.html
CURSO DE INJEÇÃO ELETRONICA - 19/11/2006
Aula 14 - Código lampejante - linha GM


Segue abaixo a tabela com os códigos lampejantes.
COD
Descrição do código

12 - Sem sinal do sensor de rotação e PMS
13- Circuito aberto na sonda lambda - sensor de oxigênio
14- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão baixa
15- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento - tensão alta
16- Sem sinal do sensor de detonação
17- Falha no circuito do eletroinjetor
18- Sem sinal de regulagem do sensor de detonação
19- Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS
21 -Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão alta
22- Sensor de posição de borboleta de aceleração - tensão baixa
24- Sem sinal do sensor de velocidade
25- Tensão alta nos eletroinjetores (monoponto ou simultâneo) ou no eletroinjetor 1 (seqüencial)
26- Tensão alta no eletroinjetor 2
27-Tensão alta no eletroinjetor 3
28-Tensão alta no eletroinjetor 4 (todos exceto Corsa GSI)
Mal contato nos terminais do relé da bomba (Corsa GSI)

29- Tensão baixa no relé da bomba (motor 4 cilindros)
Tensão alta no eletroinjetor 5 (motor de 6 cilindros)
31- Nenhum sinal do sensor de rotação
Falha na eletroválvula de gerenciamento de vácuo da válvula EGR
32-Tensão alta no relé da bomba (motor 4 cilindros)
Tensão alta no eletroinjetor 6 (motor 6 cilindros)
33- Tensão alta no sensor de pressão absoluta
Tensão baixa na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
34- Tensão baixa no sensor de pressão absoluta
Tensão alta na eletroválvula EGR (Vectra / S10 2.2 MPFI)
35- Falha no atuador de marcha lenta (motores a gasolina)
Tensão baixa no relé de partida à frio (motores a álccol)
37- Tensão alta no relé de partida à frio (motores a álccol)
38- Tensão baixa na sonda lambda
39- Tensão alta na sonda lambda
41- Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 2 e 3
42- Tensão alta no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
Falha no controle do avanço da ignição (Multec 700)
43- Falha no circuito do sinal do sensor de detonação (Omega 2.2 MPFI e S10 EFI)
Sistema EGR linear (Corsa GSI)
44- Tensão baixa na sonda lambda - mistura pobre
45- Tensão alta na sonda lambda - mistura rica
47-Sistema EGR linear
48-Tensão baixa da bateria
49-Tensão alta da bateria
51-Defeito na unidade de comando (ECU ou EPROM)
52-Tensão alta na lâmpada de anomalia
Tensão baixa no relé de comando da bomba de ar secundário (Corsa GSI)
53- Tensão baixa no relé da bomba
Tensão alta no relé de comando da bomba de ar secundário (Corsa GSI)
54- Tensão alta no relé da bomba
Potenciômetro de ajuste de CO fora da faixa (Multec 700)
55- Defeito na unidade de comando
56- Tensão alta no atuador de marcha lenta
Tensão baixa na eletroválvula do sistema de injeção secundária de ar (Corsa GSI)
57- Tensão baixa no atuador de marcha lenta
Tensão alta na eletroválvula do sistema de injeção secundária de ar (Corsa GSI)
61- Tensão baixa na eletroválvula de purga do canister
62- Tensão alta na eletroválvula de purga do canister
63- Tensão baixa no comando da bobina dos cilindros 2 e 3
64- Tensão baixa no comando da bobina dos cilindros 1 e 4
66- Falha no transdutor de pressão do ar condicionado

69- Sensor de temperatura do ar - tensão baixa
71- Sensor de temperatura do ar - tensão alta
73- Medidor de massa de ar - tensão baixa
74- Medidor de massa de ar - tensão alta
75- Tensão baixa no controle de torque (transmissão automática)
76- Tempo de atuação muito longo na identificação do câmbio
Controle contínuo de torque
77- Relé do eletroventilador da primeira velocidade - tensão baixa
78- Relé do eletroventilador da primeira velocidade - tensão alta
81- Tensão baixa nos eletroinjetores (monoponto ou simultâneo) ou no eletroinjetor 1 (seqüencial)
82- Tensão baixa no eletroinjetor 2
83- Tensão baixa no eletroinjetor 3
84- Tensão baixa no eletroinjetor 4
85- Tensão baixa no eletroinjetor 5
86- Tensão baixa no eletroinjetor 6
87- Relé de acionamento do ar condicionado - tensão baixa
88- Relé de acionamento do ar condicionado - tensão alta
92- Falha no circuito do sensor de fase
93- Sensor de fase - tensão baixa
Falha no módulo Quad Driver U8 (Omega 2.2 ou S10)
94- Sensor de fase - tensão alta
Falha no módulo Quad Driver U9 (Omega 2.2 ou S10)
97- Tensão alta no sinal de injeção do controle de torque
119- Sensor de pressão absoluta - valor incorreto no momento da partida
125- Baixa pressão no coletor de admissão
126- Alta pressão no coletor de admissão
135- Tensão baixa na lâmpada de anomalia
136- Substituição da unidade de comando
138- Tensão baixa no sensor de pressão
139- Tensão alta no sensor de pressão
143- Imobilizador erroneamente inicializado
144- Imobilizador - código não recebido
145- Imobilizador - recebido código errado
171- Tensão baixa no relé do eletroventilador da segunda velocidade
172- Tensão alta no relé do eletroventilador da segunda velocidade
173- Tensão baixa no sensor de pressão do ar condicionado
174- Tensão alta no sensor de pressão do ar condicionado

_________________



Duvidas frequentes:
Pode ligar o carro com o jumper no lugar?
Sem querer eu fiz isso no meu e não aconteceu nada. Os códigos continuam sendo apresentados no painel mesmo com o motor em funcionamento. (Vectrathebest)

Para o vectra modelo B, são os terminais 5 e 6. (Ricardo GLS/2000)

Vectra 96/97 a tomada de diagnostico,em alguns fica debaixo do painel atras do porta-luvas, os pinos a serem jumpeados no meu foram o 4 e 6. (leobraco009)

material montado a partir de outros sites e complilado para ficar mais facil entender e consultar ...
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Bacana » 24 Jun 2013, 00:19

muito boa essa dos códigos... ouvia sempre falar mas não sabia realmente como funcionava

valeu abraço.
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 24 Jun 2013, 18:28

R.Mineiro escreveu:Arquiteto

Fiz o teste, mas não consegui entender muito não :47:

A luz pisca 1 vez e para por 3 segundos depois voltar a piscar novamente com um intervalo de 1 segundo sempre alternando a quantidade de piscada.

Algumas sequencias tem de 3,4 e 8 piscadas em sequencia de 1 segundo, ai fiquei na duvida :47:

Quando pisca e para por 3 segundos estaria mudando de item da lista?

Quando pisca em uma sequencia de até 8 vezes com um intervalo de 1 segundo seria informação de problemas? Se for o caso estou ferrado :62:

Ou entendi tudo errado e o melhor levar o carro para oficina?



e isto mesmo rodrigo entre um codigo e outro ha um intervalo mesmo ...

mesmo que seu carro não tenha nada deve acusar acusar ...

codigo 12

codigo 31

codigo 144
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por oliveiramao » 24 Jun 2013, 19:00

hahahaha, desculpe a minha risada, mas eu lendo, relendo, lendo novamente, só agora fui entender os códigos, rsrsrsrsr, vejam se eu entendi mesmo, para cada nr, tem um intervalo de 3 segundos ok. se piscas uma vez é 1, pausa 3 segundos, pisca duas vezes é 2, pausa de 3 segundos e pisca uma vez é 1, portando na matemática dos universitários, o código é 121, é isso. os nrs. são só como exemplo ok. :38: :38: :38: :38:
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 24 Jun 2013, 19:11

oliveiramao escreveu:hahahaha, desculpe a minha risada, mas eu lendo, relendo, lendo novamente, só agora fui entender os códigos, rsrsrsrsr, vejam se eu entendi mesmo, para cada nr, tem um intervalo de 3 segundos ok. se piscas uma vez é 1, pausa 3 segundos, pisca duas vezes é 2, pausa de 3 segundos e pisca uma vez é 1, portando na matemática dos universitários, o código é 121, é isso. os nrs. são só como exemplo ok. :38: :38: :38: :38:


santa matemática Robin ...:81:
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por R.Mineiro » 24 Jun 2013, 22:49

Arquiteto escreveu:
oliveiramao escreveu:hahahaha, desculpe a minha risada, mas eu lendo, relendo, lendo novamente, só agora fui entender os códigos, rsrsrsrsr, vejam se eu entendi mesmo, para cada nr, tem um intervalo de 3 segundos ok. se piscas uma vez é 1, pausa 3 segundos, pisca duas vezes é 2, pausa de 3 segundos e pisca uma vez é 1, portando na matemática dos universitários, o código é 121, é isso. os nrs. são só como exemplo ok. :38: :38: :38: :38:


santa matemática Robin ...:81:


Valeu arquiteto pela explicação.

Mais estou vendo que e mais complicado que eu pensava deixa para lá vou levar para o mecânico.
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 24 Jun 2013, 23:09

rodrigo,

todo mundo apanha no começo ... eu fui um deles rsrsrs ...


de um codigo pro outro são tres segundos ...

o ideal e fazer com um papel e lapis na mão ...

apos cada intervalo de tres segundos

vai marcado as piscada com um risco no papel , e so depois analise o codigo que forma ...


apos tres segundos vai iniciar um codigo ex ...

3 seg ... pisca pisca pisca ... 1seg ... pisca pisca ... 3seg

seria codigo 32,

pois foram tres piscadas na 1ª sequencia e duas piscadas na 2ª sequencia ...


outro detalhe

a luz vai mostrar tres vezes consecutivamente cada codigo antes de passar pra outro

deposi volta a repetir tudo de novo
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por R.Mineiro » 25 Jun 2013, 23:10

Arquiteto escreveu:rodrigo,

todo mundo apanha no começo ... eu fui um deles rsrsrs ...


de um código pro outro são três segundos ...

o ideal e fazer com um papel e lápis na mão ...

apos cada intervalo de três segundos

vai marcado as piscada com um risco no papel , e só depois analise o código que forma ...


apos três segundos vai iniciar um código ex ...

3 seg ... pisca pisca pisca ... 1seg ... pisca pisca ... 3seg

seria código 32,

pois foram três piscadas na 1ª sequencia e duas piscadas na 2ª sequencia ...


outro detalhe

a luz vai mostrar três vezes consecutivamente cada código antes de passar pra outro

depois volta a repetir tudo de novo


Arquiteto
Depois que passei a mensagem que fui entender a sequencia de códigos, o problema era conseguir acompanhar mas como você diz que ele repete 3 vezes antes de mudar acho que vai ficar mas fácil.
amanhã vou tentar fazer isso valeu :88:
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 25 Jun 2013, 23:11

isto mesmo ... vc vai conseguir :88:
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por MTulioG » 26 Jun 2013, 17:13

Pessoal fui fazer esse teste aqui no meu Milenium 2001 e achei os seguintes códigos: 12, 145, 55 e 31.
Vi que os códigos 31 e 12 são normais, mais esses outros dois não sei o que está acontecendo... principalmente o 145.
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 26 Jun 2013, 18:17

o 145, se refere ao imobilizador ...

se quiser investigar vc pode soltar a parte de baixo

da proteção do volante e veja se o chicote que chega no transponder esta ligado

ocorre que as vezes acontece do carro apresentar problemas no imobilizador e ao inves de se trocar

se elimina a função no modulo central ... evitando gastos

caso isto tenha sido feito seu carro pode ser ligado por uma chave não codificada ...

caso seja isto, justificaria o codigo 55 que acusa erro no modulo central ...(centralina)
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por R.Mineiro » 26 Jun 2013, 22:45

Arquiteto

Se não entendi errado o código encontrado seria o de numero 38 Tensão baixa na sonda lambda.

o que fazer :47:
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por williansapz » 26 Jun 2013, 22:54

aonde se localiza esse conector paa jampear o
s fios
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 27 Jun 2013, 22:16

williansapz escreveu:aonde se localiza esse conector paa jampear o
s fios


entre a alavanca do cambio e a do freio de mão ... tem uma tampa movel que da acesso ao conector ..

enfie uma chave de fenda nesta tampa ... por baixo ... fica mais ou menos na direçao da ponta da alavanca

do freio de mão ....
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por MTulioG » 27 Jun 2013, 22:49

Arquiteto escreveu:o 145, se refere ao imobilizador ...

se quiser investigar vc pode soltar a parte de baixo

da proteção do volante e veja se o chicote que chega no transponder esta ligado

ocorre que as vezes acontece do carro apresentar problemas no imobilizador e ao inves de se trocar

se elimina a função no modulo central ... evitando gastos

caso isto tenha sido feito seu carro pode ser ligado por uma chave não codificada ...

caso seja isto, justificaria o codigo 55 que acusa erro no modulo central ...(centralina)

Amanhã vou dar uma olhada nisso, mais tive problemas com o alarme original e foi colocado um Positron FX. Sei que o cara aproveitou alguns sinais do antigo alarme... até queria ver se dava para refazer as ligações e reinstalar o original, mais pode ser por causa do alarme ter sido alterado e também por ter aproveitado parte do original?
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 27 Jun 2013, 23:40

bom o alarme e controlado por outro modulo ...

mas quem sabe ...
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por maxsuel » 06 Ago 2013, 11:19

Ótima informação.

com essa tabela é possível até evitar ser enganado diante de um mecânico safado.

williansapz
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por williansapz » 13 Out 2013, 14:03

fiz o teste hoje ele da o código 12 ( Sem sinal do sensor de rotação e PMS)
código 19 (Sinal incorreto do sensor de rotação e PMS )
também deu um código -- 1 piscada e depois piscou 10 vezes não entendi seria 110 não achei na lista o 110
o código 19 indica sensor de rotação e meu quando vcd esquenta um pouco ele morre e não pega só quando esfria um pouco vou trocar o sensor de rotação pra ver se melhora.
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por Arquiteto » 13 Out 2013, 23:40

olha o sensor de temperatura da injeção pode ser a causa da falha ...

o codigo 19, pode ser apenas porque vc virou a chave mas não ligou o carro ...
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Re: Sistema I.E Auto Diagnostico

por joel junior » 27 Out 2013, 23:59

ola pessoal,muito bem explicado o tópico!!! fiz no meu vectra e deu os seguintes codigos:12:31:56 seria o caso de trocar o atuador de marcha lenta ou apenas limpa-lo?o codigo 12 é normal?Meu carro ta gastando bastante é 2.0 8v.Abraço

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