1)Trocar lona freio de mão vectra com freio a disco
2)Trocar o disco de freio traseiro
3)Trocar rolamento roda traseira vectra
Ferramentas necessárias:
Um bom macaco:
uma preguiça (cavalete);
chave de roda;
chave flip;
chave de fenda comprida e fina, pelo menos 35 cm;
chave 10 estria;
chave 19 estria;
chave 10 especial para cano de freio;
chave 7 para sangria;
Alicate bico fino;
martelo;
dois alongadores;
cabo de força;
chave de caixa estria 16;
uma junta universal (para parafusar em curvas).

Passo a passo:
01 – Sem o pneu e com o disco a ser tirado.

02 – Soltar este parafuso flip, as vezes eles agarram e é preciso sair com pancadas, tipo um punção batendo em um lado até sair, o correto é ter uma chave de impacto. Ao recolocar não aperte muito, só encostar e já fica bom, afinal ele só serve para manter o disco com os furos casando com os da roda que estão no cubo com rolamento.

03 – Solte esta peça que prende a pastilha, basta colocar uma pino de metal mais fino que o orifício dele, até um prego mais grosso ali dará certo e bater com o martelo que ele sai do outro lado, tire o debaixo primeiro.

04 – Aperte neste local para sair mais fácil e depois é só tirar esta peça que prende as pastilhas e tirar o outro pino.

05 – Com a trava da pastilha na mão, se ela estiver folgada você viu na hora de tirar o pino porque não teve pressão, então você põe pressão nela abrindo um pouco a cruz, peça que encosta na parte de trás da pastilha e para completar coloque ela um pouco mais reta, basta segurar ela como na foto e apertar com os dedos, isto deve ser feito e testando no local. Depois de colocar o primeiro pino, a trava deve ser colocada e ao recolocar o segundo pino ele tem que entrar com a trava pressionando-o e lógico você com uma chave pressiona a trava para o pino passar. Depois de colocado, observar se realmente ela está com pressão ao contrário, caso não esteja, volte a regular para não ouvir ruídos.

06 –Ainda com a pinça apertada, coloque a chave especial para cano de freio, 10mm e afrouxe o cano e volte a apertar só encostando, assim facilitará a retirada dele com a pinça solta.

07 – Você já pode tirar as pastilhas puxando as para trás, caso elas estejam agarradas, volte um pouco os pistões. Afrouxe a sangria, coloque uma chave de fendas atrás da pastilha, e tenha a certeza que ela esteja entre a pastilha eo pistão parte de ferro, não em cima do guarda pó que é borracha. Faça agora com a chave de fendas uma alavanca forçando para os lados, assim o pistão volta e a pastilha sai, como são 2 pistões, então faça igual dos dois lados e volte apertar a sangria. Nestes reapertos nunca aperte muito, somente quando for finalizar, agora é só encostando os parafusos, pode ser com a mão mesmo.

08 – Solte os dois parafusos atrás da pinça, chave 19 de estria. Pode ser que outros modelos tenham outro parafuso, o meu é 19 e este da parte de baixo a 19 estria só pega nele para afrouxar e apertar, então é preciso uma de boca para retirar por completo e quando voltar a colocar. Isto porque o eixo tem uma saliência bem ali e a chave de estria em determinado espaço deste parafuso, não entra e nem sai. Porém o aperto final deve ser dado com ela.

09 – Afastar a pinça, faça uma força leve para não dobrar o cano de freio que nela está. Aliás nunca dobre um cano de freio, ele aguenta umas viradinhas, mas dobrar de verdade nunca.

10 – Solte esta tampa no console e libere a alavanca do freio de mão.

11 – Solte 3 a 4 voltas deste parafuso.

12 – Solte o regulador de freio de mão que está na roda, é tipo uma estrelinha e com uma chave de fendas você solta ele, não coloquei para que lado apertar ou soltar, porque esta opção pode ser inválida, já que este regulador eu posso colocar ele virado ao contrário que funcionará, então teste com a chave apertando a estrela sentido horário, se não folgar, vá para o anti horário. Esta estrela é fácil de ser localizada olhando com uma lanterna este buraco e na parte superior.
Ela está visivel na foto 14

13 – Bata na parte frontal com um martelo, vá batendo e girando o disco e você verá quando ele solta e dá um pulinho pra fora. Daí é só puxar e tirar.

14 – Sem o disco e a estrelinha de regulagem.

15 – Dica para soltar e colocar esta mola na parte inferior. Uma chave de fendas no mínimo com 30 cm e com a ponta mais fina possível. O correto seria passar a ponta dela no esmeril deixando a como um ponção, esta eu coloquei com ela, mas dá um trabalhinho e o próprio eixo nos dá espaço para alavanca.

16 – tirar o regulador, e fechar ele todo. Deixando ele todo parafusado e encolhido, ai que percebi que posso colocar ele em qualquer posição ou para trás ou para frente, sei que existe uma regra de fábrica, porem nunca sabemos se foi mexido e recolocado invertido, então melhor testar ao afrouxar.

17 – Puxe a lona de lado, ou seja lado direito para direita e ficará mais fácil para tirar a trava da mola. Esta trava, acho que todos que mexem com freio sabe como tirar, basta um alicate de bico, colocar ele dentro desta mola, segurar o pino, empurrar e girar. Caso isto não funcione, colocar o alicate, segure o pino, empurre e com a outra mão girar a mola com o prendedor que ela sairá. Para recolocar fazer o mesmo ao contrário. É chato, mais não é ainda o pior serviço em um Vectra. Não esqueçam que ao trocarem os dois lados, somente regular o freio de mão quando estiverem as duas trocadas.

18 – outra foto da mola com a trava para que todos entendam como esta trava funciona.

19 – Lonas na mão.

20 – local sem lonas, Estes pinos que segura as molas são totalmente soltos para os lados, só ficando fixo com a mola no local. Não se assustem ao ver eles balançando quando sem mola.

21 – Dando continuidade ao trabalho, vamos tirar os pistões da pinça. Coloque um calço entre os dois pistões, este calço no inicio deve ser igual as duas pastilhas + o disco e peça alguém para pisar no freio até os dois pistões encostarem na peça. Depois coloque uma peça um pouco mais fina e pisa outra vez e vai assim até sair os pistões. Estas peças ou calços podem ser de madeira. Caso um fique um pouquinho agarrado, não bata nele, simplesmente balance o com calma e ele sairá.

22 – Aqui eles já quasem sairom, lembro que no meu caso eles não estão agarrados porque faço manutenção preventiva, se tiverem agarrados não muda muito, mas será mais difícil.

23 – Aqui já soltei aquele parafuso do cano de freio que eu já tinha afrouxado antes e assim não precisei fazer muita força. Pequei uma tampa que tampa os parafusos de sangria e coloquei na saída do cano para não perder óleo de freio.

24 – Assim são os reparos da pinça traseira, 2 retentores, um para cada pistão e dois anéis, um para cada cilindro.

25 – ai um lado da pinça sem o anel de vedação que eu já tirei e é fácil, com qualquer coisa de ponta tipo chave de fenda, faca e já estará fora.

26 –o Pistão, passei graxa, mas não esta quantidade, depois limpei e deixei somente no gargalo onde ficará o retentor. Não usem graxa ai ou se usar use esta graxa branca que não agride muito a borracha.

27 – Pinça com o anel de vedação, ao colocar este anel, não passar nada nele e a pista onde ele fica deve estar totalmente limpa. Dá a impressão que ele não cabe, parecendo ser maior que o local, mas dá sim.

28 – Colocar os pistões. Passe vaselina neles, coloque o retentor, observe que eles tem um rebaixo, este rebaixo fica virado para trás e é importante que sejam assim para facilitar o retorno dos mesmos ao trocar as pastilhas no futuro. Coloque ele na pinça com cuidado e bem no prumo para ele entrar corretamente e empurre o que puder com as mãos e depois complemente com uma alavanca tipo um cabo de força deitado em cima do pistão entre este vão que tem um do outro e com a pinça no chão pressionar com as duas mãos, uma em cada lado até ele recolher todo. Ou colocar a pinça no local e usar uma chave de fendas como alavanca, mas para isto use algo para proteger o disco, não deixando a chave de fendas encostar nele.

29 – Pinça montada.

30 –LONAS MONTADAS

31 – DISCO E PINÇA MONTADAS. Antes de colocar a pinça no local, coloque o cano de freio nela e nunca, nunca mesmo comece colocar esta porca do cano de freio com uma chave, sempre comecem com as mãos e estando na posição correta entra fácil, e com a pinça nas mãos para movimentar la escolhendo a melhor posição fica ainda mais fácil. Só depois de ter a certeza que foi enroscado umas voltas ai sim usar a chave. Esta regra, serve para qualquer parafuso, porem este em primeiro plano. Depois de colocar as pastilhas, complete o reservatório de óleo e abra a sangria até o óleo chegar por elevação, assim que chegar, feche a e pise no freio até encostarem as pastilhas no disto e pode sangrar.

32 – Trocar os rolamentos traseiros. Depois que os discos estiverem desmontados, basta soltar estas 4 porcas por trás da roda e o rolamento estará solto. Eu uso para isto dois alongadores e chave 16 de Estria + cabo de força + chave catraca + junta universal (parafusa em curva) para soltar os dois da frente. Lembro que as chaves de estrias são melhores para manusear que as sextavadas, isto porque ao tirar uma sextavada do parafuso e colocar na próxima posição o giro é maior e para quem precisa de espaço não pode dar este luxo.

33 – Do lado de fora sem o rolamento. Esta peça que segura a pinça está solta, simplesmente pendurada e presa somente no cabo de aço do freio de mão e o que prende ela nada mais é que os parafusos da ponta do eixo, ou seja dos rolamento. Achei muito fácil fazer isto.

34 – Peça ao contrário para terem uma ideia como ela é.

Isto é tudo e por favor, não entrem embaixo de carro sem segurança. Eu mesmo tendo a preguiça (cavalete) que estava com o carro arriado nela, ainda deixei o macaco de reserva e ainda tinha um amigo comigo somente assistindo e óbvio se acontecesse algo, ele poderia me ajudar. Não confie em macaco, nem nos bons. Digo isto, porque os que vem nos carros é uma piada.
Uma observação aqui é que o sistema do disco traseiro do Vectra C é igual ao B, só muda o local. O Vectra B a alavanquinha é embaixo e o C é em cima. Identico, porem local diferente, aliás acertei um aqui dias passados
Sds