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Faça você mesmo / TutoriaisAlternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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lmm1973
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 13 Dez 2018, 17:17

Este tópico não é necessariamente um passo-a-passo, pois no momento em que coloquei em prática os procedimentos aqui descritos, ainda não sabia se seria bem sucedido. Uma vez que foi atingido plenamente o objetivo, resolvi descrever o que fiz.

Como todos aqui no fórum já sabem, nos últimos anos vem ficando cada vez mais difícil obter as mangueiras originais do sistema do ar quente do vectra, tanto o 16V quanto o 8V. Além de caras, ficaram raras. Algumas podem ser obtidas no mercado paralelo, da marca cauplas, porém o engate rápido simplesmente não funciona e são dificílimas de conectar no radiador do ar quente. Frente a estes desafios, resolvi partir para uma solução de menor custo, maior facilidade de aquisição e mais genérica.
O procedimento a seguir só serve em vectras B 8 válvulas.
Material:
Duas mangueiras idênticas, do ar quente do corcel:
Imagem
Foto 1: código das mangueiras (no caso em questão, foram usadas mangueiras da marca "JAMAICA").
um tubinho de tekalon (menos de 10 cm)
um pedacinho de um tubinho de borracha que encaixe no tekalon dando vedação na junção
um "T" de aço galvanizado para mangueiras de 19mm
Imagem
Foto 2: "T" de aço galvanizado em 19mm

A foto 3 mostra o aspecto da mangueira cuja referência está na foto 1 e também a forma como a primeira foi seccionada:
Imagem
Foto 3: onde seccionar a primeira mangueira.

A foto 4 mostra como a segunda mangueira de mesma referência mostrada na foto 1 foi seccionada:
Imagem
Foto 4: onde seccionar a segunda mangueira.

É muito importante que o segmento "A" na foto 4 tenha o mesmo comprimento de "D"+"T"+"E" ("D" e "E" estão na foto 3 e "T" na foto2). Ou seja, A=D+T+E para que haja o correto encaixe na válvula do ar quente. Então, corte "D" primeiro, de forma que a saída central do "T" fique na mesma altura (ou o mais próximo disto) do bocal "U" do cano plástico de distribuição de água da foto 5, pois o segmento "C" de mangueira encaixará no bocal "U".
Imagem
Foto 5: o cano de distribuição de água. "U" é o bocal onde encaixa a mangueira "C".

Sei que apenas lendo o que está escrito a compreensão fica difícil, mas olhando no cofre do motor tenho certeza de que ficará mais fácil entender. As fotos seguintes dão uma visão mais ampla do que foi feito:
Imagem
Foto 6:"V" é a válvula do ar quente, "C" faz a ligação do bocal central do "T" a "U" no tubo plástico de distribuição de água e o segmento de mangueira "B" (já mostrado na foto 4) sai do lado da válvula de ar quente que tem só um bocal e é ligado no bocal da carcaça da termostática (ao lado do alternador).

Notem que, com essa configuração, a válvula do ar quente muda de posição. Originalmente, o lado da válvula onde entra o tubinho de vácuo de tekalon fica voltado para o lado do passageiro. Agora, ficará voltado para o motorista, motivo pelo qual é necessário o prolongamento do tubinho de tekalon. Essa configuração simplifica em muito a geometria das mangueiras do sistema do ar quente, permitindo sua substituição pelas mangueiras do corcel.
Imagem
Foto 7: outro ângulo do sistema de ar quente modificado.

Imagem
Foto 8: a mesma coisa, agora mostrando também parte do prolongamento novo de tekalon.

Imagem
Foto 9: por fim, em primeiro plano o prolongamento novo de tekalon até a válvula do ar quente.

Imagem
Foto 10: o prolongamento do tubinho de tekalon, de outro ângulo. "N" é o tubinho de tekalon original do carro. "L" é o tubinho de borracha que faz a emenda. "M" é o tubinho novo de tekalon prolongado.

Esta nova configuração substitui TOTALMENTE as mangueiras originais de engate rápido do sistema de ar quente do vectra B 8 válvulas, tanto de motorização 2.0 quanto 2.2.

JuniorMT
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por JuniorMT » 24 Dez 2018, 08:21

Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

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chirola
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por chirola » 24 Dez 2018, 15:03

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

ta facil a mangueira original ela tem uma T no meio so que cha vem soldada( a mangueira tem forma de T) e ele troca a original e coloca um T metalico e adapta uma mangueira do mesmo grosor e ao inves de gastar 200 reais na original gasta 40 o 50 adaptando outra fica bom e funcional, agora se tever que trocar a valvula o gasto seria maior abraço

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 25 Dez 2018, 16:55

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!



Pois é. Eu tentei fazer o possível para que não ficasse confuso. Teria que ter tirado uma foto das mangueiras conectadas entre si só que fora do carro, como foi feito na foto abaixo para o sistema original:
Imagem

O problema é que eu não sabia ainda as medidas exatas dos segmentos de mangueira nem se ia dar certo. Eu sei que vai demorar, mas quando eu tiver de substituir algumas destas mangueiras do novo sistema, eu retiro tudo e fotografo no estilo da foto acima. Já as medidas exatas eu não sei se vou conseguir fornecer, pois alguns segmentos são curvos.

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 25 Dez 2018, 17:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!

ta facil a mangueira original ela tem uma T no meio so que cha vem soldada( a mangueira tem forma de T) e ele troca a original e coloca um T metalico e adapta uma mangueira do mesmo grosor e ao inves de gastar 200 reais na original gasta 40 o 50 adaptando outra fica bom e funcional, agora se tever que trocar a valvula o gasto seria maior abraço


Sim. Eu já pus uma válvula nova, zero Km (não mencionei antes no tópico), pois a que estava no carro era da AJE (já não era original do carro e uma das entradas se esfarelou ao apertar com a braçadeira).
O suporte plástico onde vão os famigerados engates rápidos ficou em desuso.

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chirola
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por chirola » 27 Dez 2018, 15:22

O QUE IMPORTA E A POSIÇAO DO T QUE DA PARA VER NAS FOTOS E A POSIÇAO DA VALVULA QUE FICA CLARO CUAL PARTE PRA CIMA E CUAL PRA BAIXO O TAMANHO DA MANGUEIRA SEI LA TEM GENTE QUE PODE GOSTAR MAIS JUSTA O MAIS FOLGADINHA, MAIS A IDEIA FICA CLARA, QUE SERIA ADAPTAR UMA MANGUEIRA DE MENOR COSTO E FACIL DE ENCONTRAR O QUE E LEGAL PORQUE A GM TEM ISO DE FABRICAR CARROS E COM O TEMPO VAO SUMINDO OS REPOSTOS COMO NO CASO DA OMEGA, VECTRA A, KADETTE, CALIBRA, Y CONTINUA A LISTA PEÇA FACIL SO SE FOR CARRO POPULA E NEM TANTO TEM UNS FAROIS DO CORSA VELHO QUE DA O VICHO PRA ACHAR. TODA ADAPTAÇAO E LEGAL CONHECER MESMO QUE NO MOMENTO ESTEJATODO EM ORDEM PODE SALVAR UMA VIAJEM E TIRAR VC DO APURO E MAIS SE TEM A VER COM AGUA COISA VITAL NO CARRO CUALQUER FURINHO NUMA MANGUEIRA PODE LEVAR TUDO PRO SACO E UMA MANGUEUIRA BARATA E FACIL DE ACHAR PODE TIRAR VC DO SOFOCO,
SE AGRADECE O APORTE

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por lmm1973 » 13 Set 2023, 21:16

JuniorMT escreveu:Fuente del Mensaje Rapaz, parabéns pelo tutorial!!
Eu fiquei todo perdido aqui só de ler...kkkkk
O do meu Vectra CD está desativado, ainda quero criar coragem e reativá-lo assim que possível!!

Parabéns mesmo, bem bolado, hoje em dia agente tem que procurar mesmo essas alternativas pra não ficarmos na mão!



Agora que o maldito servidor de imagens apagou as imagens é que ninguém vai entender, deixando o tópico inútil! Eu odeio estes servidores de hospedagem de imagens. Assim que essas mangueiras do ar quente de corcel que usei no vectra começarem a vazar, refaço o texto ou mesmo coloco uma foto das mangueiras já seccionadas fora do carro. A questão é que até agora 13/05/2023 ainda estão lá, firmes e sem vazamento.

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 14 Set 2023, 07:50

O sistema de válvula ar quente é muito simples e fácil de adaptar, o problema é ter uma válvula confiável, tem que ter reservatório de vácuo e os Vectras tem, e conhecer o funcionamento de um solenóide de 3 vias onde você pode usar ele sugando para travar e saber inverter para liberar quando a válvula for ao contrário e nçao mudar o sistema da termostática usando o tubo errado.

1 - Onde conectar a mangueira?
Quando tem dois tubos na frente do alternador, usar uma válvula de 2 vias e conectar um lado da válvula no tubo certo, o de cima é o ar quente o de baixo é
retorno da termostática para o tubo de agua
2 - E se tenho somente um tubo na frente do alternador?
Quando se tem um tubo, ele é retorno direto para o tubo de água ou é ligado direto no radiador de ar quente sem válvula, neste caso usar uma válvula de ar
quente de 3 vias, uma entrada entra a mangueira e paralelo a esta entrada colocar outra mangueira que será o retorno quando a válvula fechar, este retorno
vai para o tubo de água, a outra saida vai para o radiador de ar quente e a saida do ar quente sai outro para o tubo de agua também.
3 - Qual a diferença na coneção do vácuo na válvula?
Válvula de 2 vias, está sempre em descanço até ser acionada mesmo com o carro ligado, ao acionar la o vácuo entra em ação e abre a passagem da água..
Valvula de 3 vias, é acinonado o vácuo sempre que ligar o carro, ao acionar a válvula o vácuo é liberado e ela abre a passagem para o ar quente e fecha o
retorno.
4 - Onde Colocar a válvula?
Fácil demais, a minha de alumínio mais pesada que plástico e de duas vias fica solta, a própria mangueira segura ela e isto desde de 2009. No minuto 2.50 do
video a seguir eu mostro ela ali no carro.

https://www.youtube.com/watch?v=KPOjk1d9zgQ
Imagem

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Felipe Jentz » 23 Mai 2024, 14:48

Meu vectra possui o sistema da válvula de 3 vias, apos muita dor de cabeça resolvi isolar, pois as mangueiras alem de difíceis de encontrar, válvula de 3 vias que peste não existe mais, ai agora consegui uma original gm de 2 vias, vou adaptar algo simples e ver se vai funcionar bem

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 23 Mai 2024, 16:03

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Meu vectra possui o sistema da válvula de 3 vias, apos muita dor de cabeça resolvi isolar, pois as mangueiras alem de difíceis de encontrar, válvula de 3 vias que peste não existe mais, ai agora consegui uma original gm de 2 vias, vou adaptar algo simples e ver se vai funcionar bem


kakka, Duvido que esta de duas vias presta, por isto eu fiz a minha de aluminio. Detalhe, tenho visto no meu canal muita gente errando ao anular o ar quente e não sabem que ao fazer de forma errada a temperatura do Vectra vai lá pra cima quando se exige do carro. Se você for ativar com esta valvula de dua vias, não se esqueça, na fente do alternador sai o ar quente na mangueira de cima, a mangueira debaixo tem que retornar para o tubo de água, caso contrário o carro vai super aquecer ao ser exigido.
Para eliminar este ar quente a mangueira de cima tem que ser tampada e tem que tampar la no tubo de água também e estas duas saidas são independentes.
Ainda sobre estas válvulas, todas que tive nenhuma veda 100%, e se não vedar, vai esquentar o radiador, a que fiz veda 100% e depois de 13 anos senti meu pé ali meio quente, tirei a valvula e estava passando um minimo de ar e ao colocar as mãos no cano do radiador de ar quente estavam aquecidos, troquei o reparo e vamos ai para mais uns 13 anos mexer nela e os tubos 100% frio quando ela está desligada.

Se você quiser conferir se o seu esta com p ar quente bem eliminado, este video lhe mostrará isto.
https://www.youtube.com/watch?v=18R1TIbPlI4

E se quiser saber sobre a termostatica e entender o tubo de debaixo dese do ar quente esté neste video, e é a maior burrice tirar ela fora, o carro vai esquentar mais e uns pensam e comentam que sem ele esquenta menos kakkakakak

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Felipe Jentz » 23 Mai 2024, 18:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Meu vectra possui o sistema da válvula de 3 vias, apos muita dor de cabeça resolvi isolar, pois as mangueiras alem de difíceis de encontrar, válvula de 3 vias que peste não existe mais, ai agora consegui uma original gm de 2 vias, vou adaptar algo simples e ver se vai funcionar bem


kakka, Duvido que esta de duas vias presta, por isto eu fiz a minha de aluminio. Detalhe, tenho visto no meu canal muita gente errando ao anular o ar quente e não sabem que ao fazer de forma errada a temperatura do Vectra vai lá pra cima quando se exige do carro. Se você for ativar com esta valvula de dua vias, não se esqueça, na fente do alternador sai o ar quente na mangueira de cima, a mangueira debaixo tem que retornar para o tubo de água, caso contrário o carro vai super aquecer ao ser exigido.
Para eliminar este ar quente a mangueira de cima tem que ser tampada e tem que tampar la no tubo de água também e estas duas saidas são independentes.
Ainda sobre estas válvulas, todas que tive nenhuma veda 100%, e se não vedar, vai esquentar o radiador, a que fiz veda 100% e depois de 13 anos senti meu pé ali meio quente, tirei a valvula e estava passando um minimo de ar e ao colocar as mãos no cano do radiador de ar quente estavam aquecidos, troquei o reparo e vamos ai para mais uns 13 anos mexer nela e os tubos 100% frio quando ela está desligada.

Se você quiser conferir se o seu esta com p ar quente bem eliminado, este video lhe mostrará isto.
https://www.youtube.com/watch?v=18R1TIbPlI4

E se quiser saber sobre a termostatica e entender o tubo de debaixo dese do ar quente esté neste video, e é a maior burrice tirar ela fora, o carro vai esquentar mais e uns pensam e comentam que sem ele esquenta menos kakkakakak

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8


Se eu tivesse como, iria adaptar uma válvula igual a sua, pois a dor de cabeça com isso e gigante, ainda mais que eu moro no sul e é frio, comprei uma válvula original justamente pra ver se vai funcionar, e passar esse inverno que já está frio kkkk

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 24 Mai 2024, 08:06

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Meu vectra possui o sistema da válvula de 3 vias, apos muita dor de cabeça resolvi isolar, pois as mangueiras alem de difíceis de encontrar, válvula de 3 vias que peste não existe mais, ai agora consegui uma original gm de 2 vias, vou adaptar algo simples e ver se vai funcionar bem


kakka, Duvido que esta de duas vias presta, por isto eu fiz a minha de aluminio. Detalhe, tenho visto no meu canal muita gente errando ao anular o ar quente e não sabem que ao fazer de forma errada a temperatura do Vectra vai lá pra cima quando se exige do carro. Se você for ativar com esta valvula de dua vias, não se esqueça, na fente do alternador sai o ar quente na mangueira de cima, a mangueira debaixo tem que retornar para o tubo de água, caso contrário o carro vai super aquecer ao ser exigido.
Para eliminar este ar quente a mangueira de cima tem que ser tampada e tem que tampar la no tubo de água também e estas duas saidas são independentes.
Ainda sobre estas válvulas, todas que tive nenhuma veda 100%, e se não vedar, vai esquentar o radiador, a que fiz veda 100% e depois de 13 anos senti meu pé ali meio quente, tirei a valvula e estava passando um minimo de ar e ao colocar as mãos no cano do radiador de ar quente estavam aquecidos, troquei o reparo e vamos ai para mais uns 13 anos mexer nela e os tubos 100% frio quando ela está desligada.

Se você quiser conferir se o seu esta com p ar quente bem eliminado, este video lhe mostrará isto.
https://www.youtube.com/watch?v=18R1TIbPlI4

E se quiser saber sobre a termostatica e entender o tubo de debaixo dese do ar quente esté neste video, e é a maior burrice tirar ela fora, o carro vai esquentar mais e uns pensam e comentam que sem ele esquenta menos kakkakakak

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8


Se eu tivesse como, iria adaptar uma válvula igual a sua, pois a dor de cabeça com isso e gigante, ainda mais que eu moro no sul e é frio, comprei uma válvula original justamente pra ver se vai funcionar, e passar esse inverno que já está frio kkkk


O Sul realmente está sofrendo muito, é triste ver o sentimento de uma minoria sobre seu estado, aliás nunca pensei que poderia existir gente assim e infelizmente existe. Desculpa ai pessoal sobre este assunto, mas hoje eu percebo o que é a nossa TV que absurdamente não relata a verdade, por sorte temos ainda a rede social e intensamente está viva ainda pelo segundo governo aqui no Brasil e agora sabemos os que eles escondem e gastando o nosso dinheiro. E o voto errado que vai só piorando.

Sobre a válvula de duas vias que é ainda melhor que a de 3 vias principalmente para o 8V que é diferente e esta vantagem é vista no verão. A diferença dela é que se seu carro tinha uma de 3 vias, você vai ter que inverter a valvula solenóide que está embaixo desta proteção no lado direito do carro bem perto da central e reservatório de Vácuo, mas isto é fácil e é preciso inverter duas das 3 mangueirinhas se não me engano a de trás será invertida com a de cima da frente do solenóide, mas se não for a de cima, será a debaixo, o certo que a de trás muda de lugar. E a válvula nem precisa ficar presa em nada, a mangueira segura ela e assim é aminha.

Detalhe alguns carros e incluo o meu veio de fábrica sem a válvula de ar quente, vinha a mangueira la daquele tubo de cima na frente do alternador até a entrada do radiador de ar quente, e a saida dese radiador ia direto para o meio do tubo de água. Então colocar ar quente ai no seu não é nada difícil mesmo sem a válvula de ar qunente
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Felipe Jentz
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Felipe Jentz » 24 Mai 2024, 11:59

Almeidão, me tira uma única dúvida então, se eu deixar sem válvula de ar quente, tem perigo de ru ferver o motor? Ou o fato de tar direto não interfere em nada

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 24 Mai 2024, 13:33

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, me tira uma única dúvida então, se eu deixar sem válvula de ar quente, tem perigo de ru ferver o motor? Ou o fato de tar direto não interfere em nada


Não atrapalha em nada porque o simples fato dela passar pelo radiador de ar quente alem de ele obstruir um pouco passagem da água, ela ainda vai perder um pouco de calor e assim era o meu carro original aqui no ES onde é 40 graus o ano inteiro. Podes colocar direto, mas não esqueças saida de cima na frente do alternador é ar quente a debaixo tem que está retornando para o tubo de água. Se alguem mudou algo ai no seu carro esta é a hora de acertar.
Ali vai dissipar um pouco do calor quando o ar quente está desligado, porque ele ligado irá dissipar muito mais.
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por chirola » 24 Mai 2024, 13:47

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, me tira uma única dúvida então, se eu deixar sem válvula de ar quente, tem perigo de ru ferver o motor? Ou o fato de tar direto não interfere em nada

tinha modelos de vectra que simplesmente não tinham valvula de ar quente , o meu carro ja de fabrica não tinha , não tem e não vai ter valvula de ar quente akakakkakaka
não influi ma teperatura do carro, o unico detalhe a ter em conta é sevc isola o ar quente , a maioria simplesmete tampa o buraco e deu , mais ta errado se vc tampa o buraco sim pode modificar a temperatura do carro , ao tampar o buraco la na carcaza da termostatica disminui o fluxo de agua o correto e ligar uma mangueira desde a carcaza da termostatica , a saida de cima atrais do alternador ate uma das entradas do cano de agua asim o sistema vai continuar com o mesmo fluxo de agua dentro do motor .
no meu carro simplesmente a mangueira de agua do ar quente vai da carcaza ate a ligaçao do ar quente na parede de fogo e volta para o cano de agua , ainda com as mangueiras originais de fabrica

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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Ju_Bueno » 25 Mai 2024, 06:20

Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, me tira uma única dúvida então, se eu deixar sem válvula de ar quente, tem perigo de ru ferver o motor? Ou o fato de tar direto não interfere em nada

Como já comentado, não haverá problema. Eu recomendo que vc faça um revestimento térmico por dentro do console do painel - isso isolará um pouco o calor do radiador do ar quente para amenizar o calor na região das pernas. Fiz isso no Vectra A que tive, que não possuía válvula (não vinha de fábrica) e ficou bom. Pode ser com uma manta de proteção térmica - ou feltro, facilmente encontrada em tapeçarias.
JULIANO -
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Almeidão
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Alternativa para o sistema de ar quente dos vectras B 8V (2.0 e 2.2)

por Almeidão » 25 Mai 2024, 15:07

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Felipe Jentz escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, me tira uma única dúvida então, se eu deixar sem válvula de ar quente, tem perigo de ru ferver o motor? Ou o fato de tar direto não interfere em nada

Como já comentado, não haverá problema. Eu recomendo que vc faça um revestimento térmico por dentro do console do painel - isso isolará um pouco o calor do radiador do ar quente para amenizar o calor na região das pernas. Fiz isso no Vectra A que tive, que não possuía válvula (não vinha de fábrica) e ficou bom. Pode ser com uma manta de proteção térmica - ou feltro, facilmente encontrada em tapeçarias.


Existe uma opção também que é uma válvula com solenoide para irrigação, mas ai teria que achar uma de metal que suporta 90 graus e seria ligada direto no botão do carro. se eu não tivesse inventado a minha eu usaria sem problemas e como eu disse nem precisa travar ela, basta cortar a mangueira, colocar ela no meio e fazer a parte elétrica que é fácil demais.

Ju_Bueno, engano seu que colocando uma válvula original estes radiador de ar quente fica frio, as válvulas originais ou paralelas que vi não vedam 100%, aprendi isto depois que coloquei a minha, ela sim deixa os dois canos 100% frio quando desligada. E para usar a minha tive que comprar uma da Ranger para tirar a bombinha de vácuo e usar na minha e ela passava fechada uns 15% de água, o suficiente para aquecer ele.
Comprei esta, e ao abrir ela me espantei com a vedação dela com um oring sem vergonha, enquanto a minha usar retentor de válvulas

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... JOEALw_wcB
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