Faça você mesmo / TutoriaisFaça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

227 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 3641
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Jun 2021, 08:46

Júniorstacker escreveu:Fuente del Mensaje me diz uma coisa ju_Bueno o seu Astra era acelerador a cabo que nem o vectra B?

Não, já é o eletrônico, em todos os flex. Veio de fábrica com chicote e interruptores de embreagem e freio. Só o que precisei fazer trocar a chave de seta - que eu mesmo fiz - e habilitar com o scanner. Como eu era cliente fidelizado na mecânica, não paguei nada por isso.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 2046
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por chirola » 10 Jun 2021, 01:58

Não sei como é no vectra b com borboleta mecânica no caso do vecytra c borboleta eletrônica da para habilitar com opcom pelo que me informaron

Júniorstacker
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 10 Jun 2021, 20:30

Bom pessoal tentei com o scanner
Haster 3 de um amigo que tem oficina e não tive sucesso, pois não aparece as configurações pro piloto no vectra B aparece tudo menos o bendito controle de Cruzeiro ou seja só na Concessionária mesmo pelo fato do meu módulo ser novo tem que ser programado, estive na Concessionária para me informar eles nem querem pegar mais esse tipo de trabalho em carros com mais de 10 anos de idade, o chefe da oficina da concessionária que fui ele disse que precisaria da autorização do gerente , ele chamou o gerente pra falar comigo eu acho que ele não ia querer fazer pois disse que só com o Tech2 e ele teria que rever os procedimentos pois eles não usam mais esse scanner já é um bem mais atual para os carros atuais, porém ele ainda tem o scanner lá mais teria que pegar as atualizações da época 2 gerações pra trás na central de dados da GM passa-la pro scanner pra poder conseguir acessar o módulo e ainda fazer a programação no carro com parte dos dados online da central da GM. Aí ele me perguntou o ano do carro eu disse ele foi olhar o carro e falou; puxa vida, seu carro ta muito integro e bonito! Aí ficou falando que tem um chefão lá da GM que tem um CD Blindado que era o xodó dele e que as vezes ia com ele lá na Concessionária, aí ele resolveu fazer o trampo mas disse que eu tinha que fazer o agendamento e que iria me cobrar 1 hora de trampo sendo que provavelmente iria passar disso e que seria 270 dilmas a hora do mecânico hoje lá pra fazer o trabalho :11: , rezumindo me Fu.... :62: kkkkk Ou seja o esquema e pegar o módulo usado porque doado de outro carro ele já vem programado, no meu carro eu não sei se funcionaria um usado pois apartir do ano de 2002 foi atualizado a ECU e parece que ela também se comunica com o módulo do Piloto automático, bom mas já que ta dentro deixa né :52: kkk agendamento feito só aguardarem cenas do próximo capítulo, vou pagar o preço de um módulo usado na programação do meu zero kkkk brincadeira viu... :55: Quem tiver pensando em fazer o procedimento pega um módulo usado de outro carro e se for a parti de 2002 testa antes de fechar negócio.
Editado pela última vez por Júniorstacker em 10 Jun 2021, 20:41, em um total de 1 vez.

Júniorstacker
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 10 Jun 2021, 20:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Não sei como é no vectra b com borboleta mecânica no caso do Vectra c borboleta eletrônica da para habilitar com opcom pelo que me informaram

No Vectra C não dá pra abilitar no Opcom, experiência própria, tive um GT 2010 e tive o Opcom, não concegue entrar na programação do módulo tive que ir na GM e fazer via Tech2,
na época paguei 200 Dilmas isso em 2016, os carros que se conseguem Programar com o Opcom são poucos e um deles que da pra mecher em quase tudo inclusive no Piloto automático e o Astra 2.0 esse é Mamão com Açúcar :6: kkkk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 2046
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por chirola » 12 Jun 2021, 16:48

Júniorstacker escreveu:Fuente del Mensaje No Vectra C não dá pra abilitar no Opcom, experiência própria, tive um GT 2010 e tive o Opcom, não concegue entrar na programação do módulo tive que ir na GM e fazer via Tech2,

mhh uma bosta pode ser que confundi eu tinha visto em um foro da espanha de opel vectra pode ser que tenha outra ECU (simens e nao bosch)
no club do vectra daqui da argentina falam o mesmo que vc comento mesma coisa no club da zafira tem modelos que é plug and play pelo que vi a maioria dos automaticos nao tem que programar os de borboleta eletronica depende do modelo da ECU tem atualisaçoes de ecu que habiltam o CC nos de borboleta mecanica nao ache informaçao ,e cuase nula .
pelo visto a ECU motronic nao e compativel com muitos scaner aqui os donos de corsa super pasan pelo mesmo e meu tio diz que tem muitos alfa romeo com bosch motronic e tambem tem problema em achar scaner com acceso a todas as funçoes .

Júniorstacker
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 13 Jun 2021, 14:57

Hoje mexi novamente no módulo por desencargo de consciência, desmontei ele só no lugar mesmo e despluguei o chicote pra fazer uma coisa que eu não tinha feito, dar um talento melhor nos conectores e fazer as medições de voltagem nos pinos correspondentes, então apliquei bastante limpa contato e lichei com um pedaço de arame os contatos, pois o carro tem 19 anos de idade e aquele plug ficou pendurado sem proteção nenhuma por todo esse tempo.
Fiz as medições com um multímetro testando os 3 comandos da alavanca de seta colocando o terra do multímetro no pino "E" e o positivo do multímetro nos pinos correspondentes, o de ativação que manda 12v pro pino "B" pra ativar, o de retomar a velocidade que também manda 12v pro pino C e o zero na alavanca que desabilita corta os 12v do pino "A" "B" e "C" Estava tudo ok, testei também o sinal do interruptor da embreagem que fica sempre mandando o os 12v pro pino "D" e quando se pisa no pedal de embreagem corta-se os 12v e desabilita o piloto automático esse também tava ok, o próximo foi o do freio que ao pisar ele manda 12v pro pino "G" e desabilita o sistema também está ok, também testei o pino "F" que seria o pós chave junto com o pino "A" tudo ok.
Só não deu pra testar o pino "H" sinal da ECU, o " J " pra luz espia indicadora do Piloto automático ativo no painel e o "K" sinal da velocidade que vem do painel e do sensor de ABS roda direita do carro, mas acho que os mais importantes eu testei e ta tudo ok, fiz tudo isso pra não ter problema na hora da ativação e ficar dúvidas a respeito dos interruptores dos pedais e da chave de seta, caso não funcione aí não tem jeito aí o defeito será no próprio módulo que pelo fato de ter sido comprado novo na caixa e quase impossível de ser isso! Mas vamos aguardar a ativação e vê o que dar, espero que com minhas informações eu possa ter ajudado alguém a instalar e quem sabe até reparar o seu CC em breve postarei mais a respeito abraço a todos :38:

Júniorstacker
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Mai 2016, 19:51
Nome Completo: jose fernandes pires
Cidade: cubatão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Faça Você Mesmo: Instalando o Cruise Control no Vectra B

por Júniorstacker » 13 Jun 2021, 15:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Júniorstacker escreveu:Fuente del Mensaje No Vectra C não dá pra abilitar no Opcom, experiência própria, tive um GT 2010 e tive o Opcom, não concegue entrar na programação do módulo tive que ir na GM e fazer via Tech2,

mhh uma bosta pode ser que confundi eu tinha visto em um foro da espanha de opel vectra pode ser que tenha outra ECU (simens e nao bosch)
no club do vectra daqui da argentina falam o mesmo que vc comento mesma coisa no club da zafira tem modelos que é plug and play pelo que vi a maioria dos automaticos nao tem que programar os de borboleta eletronica depende do modelo da ECU tem atualisaçoes de ecu que habiltam o CC nos de borboleta mecanica nao ache informaçao ,e cuase nula .
pelo visto a ECU motronic nao e compativel com muitos scaner aqui os donos de corsa super pasan pelo mesmo e meu tio diz que tem muitos alfa romeo com bosch motronic e tambem tem problema em achar scaner com acceso a todas as funçoes .

É meu amigo eles não tinham um padrão muitas ECU diferentes, acho que isso pra obrigar vc a usar o scanner das concessionárias.

227 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot], unBond e 34 visitantes