Bom dia pessoal,
Pela busca de informações por parte de alguns membros e nesse momento da minha também, estou trazendo esse tutorial como um auxilio e ajuda, pois na internet não tem muita informação sobre esse tipo de serviço e também não encontrei nada parecido no manual de reparação da GM para tentar resolver o problema da
Troca da Manopla ou Acabamento do Câmbio Automático do Vectra ''C'' falo apenas do automático, pois não cheguei a ver de perto como é o manual então não sei se servirá para ele.
Gostaria de deixar claro também que esse tutorial tem intuito de ''auxiliar e ajudar'' na realização desse procedimento, portanto não me responsabilizo por qualquer dano causado em seus carros, na verdade estou sendo ''corajoso'' em mexer com isso e estou trazendo essas informações para os corajosos de plantão que desejam realizar esse serviço em seus carros ok?
Então vamos ao que interessa, as informações
Lembrando que estou disponibilizando uma prévia pois ainda não finalizei o serviço, no final do tutorial vocês irão entender melhor:
Nosso querido câmbio de 4 marchas:
Primeiramente começamos tirando o acabamento ''que infelizmente é de má qualidade e acho que deveria ter vindo couro de fabrica), aqui utilize uma chave de fenda com a ponta bem fina para mover o acabamento:
Para Retirar o acabamento cromado que fica na manopla do câmbio utilize a mesma chave de fenda fina colocando a ponta dela entre as extremidades do seu encaixe com o ''gargalo cromado'' conforme foto abaixo:
Depois empurra para cima que o acabamento cromado irá deslizar até você conseguir retira-lo:
Obs: Aqui só será viável para quem vai trocar apenas o acabamento cromado conforme CepChev que vende separado, agora se for retirar o acabamento em courvin ou a manopla toda não precisa retirar esse acabamento.Pegue o acabamento que está solto e leve ele para cima, passando pela manopla do câmbio:
Repare que tem uma parafuso ali, que faz a primeira junção da manopla com a alavanca toda (achei que retirando ele estaria tudo resolvido, coitado de mim, mal sabia que o problema estava bem embaixo muito mais embaixo
)
Utilize uma chave ''estrela'' só não me recordo agora o tamanho, mas é uma bem fina:
Puxando o acabamento um pouco mais para cima, você irá avistar tipo um arame com a ponta torcida conforme foto:
Aqui no meu caso eu tirei a foto quando já estava quase todo desenroscado, pegue um alicate e solte-o:
Pensei comigo mesmo, agora vai!!! Engano meu,
o primeiro problema a vista e demorei até descobrir o que tinha que ser feito logo em seguida, tentei girar a manopla para um lado para o outro, inverter, puxar e nada, não saia nem a pau
pensei, pensei e pensei e tive uma ideia, as vezes a alavanca está presa no fundo então vou ter que desmontar mais coisas.
Continuando, não tem como retirar a moldura do câmbio aquela que aparece a seleção das marchas sem retirar a manopla, eu pelo menos não consegui visualizar outra forma, então eu soltei ela e movimentei para o lado para ter mais espaço para trabalhar, para soltar a moldura basta ir até um acabamento que tem após o câmbio, aquele que fica quando você desce o freio de mão, então retire ele que você vai a vistar dois parafusos dai é só retirar que a moldura vai ficar solta, dai só movimentar para o lado:
Alavanca retira
Mas não pense que foi fácil, aqui entrou o meu
segundo problema um dilema na verdade e agora como soltar a alavanca? Analisei bem o câmbio (lembrando eu nunca tinha mexido com isso e nada parecido, meu carro anterior era um Corsa Sedan manual, fui no achometro mesmo
).
Avistei duas pernas presas em um pino central na alavanca, puxei a alavanca e vi que ali movimentava dessa forma pensei é aqui mesmo que vou ter que mexer para retirar ela.
Para retirar chamo atenção, muito cuidado e paciência por favor, se forçar demais pode quebrar a perna da alavanca aí meu amigo já vai ter que comprar uma alavanca nova e já viu a fortuna que é né?
Repare bem nessas duas fotos abaixo:
Na primeira foto repare que tem uma porca marrom, cuidado com ela para não cair lá dentro do câmbio se não para pegar vai ser tenso. Pegue uma chave de fenda e force a perna do lado esquerdo (que é da primeira foto) para tirar o encaixa da perna nesse pino e depois vá para o outro lado. Na segunda foto é o lado direito, repare que tem uma peça amarela e também tem um bico de pino, ali é o limitador da ré, a função é da o engate certo da marcha ré, ela que fez a ligação com aquele botão na manopla que você segura para engatar a marcha.
Então pega a chave e faça a mesma coisa, tire fora do encaixe a perna da alavanca do lado direito da mesma porca marrom e da peça amarela. Desse forma a alavanca vai está solta dai é só puxar cuidadosamente que ela vai sair.
Pronto agora posso trocar a manopla ou retirar o acabamento? Não meu amigo, ainda não pode a GM fez de tudo pra dificultar essa troca, por isso que só vende a alavanca toda, você aí doido para trocar o acabamento do câmbio apenas e gastar uma mixaria tendo que comprar uma alavanca inteira só por causa da GM que dificultou a vida de todo mundo.Continuando, alavanca na mão repare nessa foto abaixo:
No centro tem uma haste de ferro na verdade tipo um cabo o mais grosso ali no centro acolhido por uma peça de plástico, então esse é o culpado de tudo acredite, ele que faz a ligação da manopla com o pé da alavanca por isso sem tirar ele do lugar é impossível tirar o acabamento ou trocar apenas a manopla acredite se quiser.
Agora veja aqui a segunda foto no pé da alavanca:
Aqui seria a salvação fiquei até feliz na hora que vi isso pensei, poxa só empurrar a haste de ferro para o lado que vai soltar e finalmente conseguir terminar o serviço, só que não novamente
Repare bem na foto, seguindo a haste de ferro vai ver um pedacinho de plástico nas costas dela, acredite meu amigo a GM não queria mesmo que essa peça fosse trocada separadamente, ela impede de você fazer exatamente o que eu disse, empurrar a haste
Resumindo, consegui desmontar tudo, retirar a alavanca, soltar o acabamento mas a ligação entre a manopla e o pé da alavanca por causa de um simples pedaço de ferro não finalizei o serviço.
Minha ideia é a seguinte: Pegar uma chave de fenda pequena esquentar e derreter esse pedacinho de plástico, assim eu acredito que de para tirar a haste do lugar e ser feliz para sempre, mas isso sou eu tá pessoal não estou influenciando ninguém a fazer. Se alguém tiver uma ideia melhor, poste aí vamos compartilhar o conhecimento duas cabeças pensam melhor que uma.
FINALIZANDO O PROCESSO:Bom pessoal, venho aqui terminar esse tutorial que pra mim foi um grande desafio, alias adoro desafios...
Fiz conforme a minha ideia acima, segue a foto abaixo:
Com uma faca pequena e fina esquente a mesma no fogo por um determinado período e com ela quente encoste na pecinha de plástico que eu comentei anteriormente para desobstruir o caminho da haste de ferro. Depois pegue uma chave com a ponta bem fina e empurre a haste pelo buraco que irá se soltar e finalmente a bendita é separada uffa!!!!
Processo finalizado com sucesso!
Aí você está se perguntando, mas e na hora de montar? Só fazer a mesma coisa, pegue um pedaço de borracha / plástico aqueça e com a ponta de uma chave coloque nas costa da haste de ferro quando ele estiver no lugar espere esfriar e monte a alavanca ou passe um silicone de alta temperatura em pouca quantidade nas costa da haste e deixe secar de um dia para o outro ou também pode dar uma gota de araldite ou super bonde no buraco onde encaixa a haste, digo uma gota pois se precisar mexer futuramente não fica muito complicado desprender a haste. Mas isso é a minha opinião, faça como achar melhor ok?
Olha para desmontar gastei horas, mas para montar gastei minutos o ser humano é incrível aprende tudo muito rápido só basta interesse e força de vontade. Posso até dizer agora que não é difícil desmontar essa alavanca, então fica aí uma motivação no ''ar'' para os corajosos que não aguentam mais ver aquela acabamento descascando todo, aquela coisa horrorosa ou aquela manopla toda danificada, só ter um pouquinho de paciência e tempo que você gasta mixaria para resolver o problema sem precisa pagar uma fortuna em uma alavanca completa. Eu vou gastar R$ 30,00!!!!
Quem quiser tirar mais alguma duvida só escrever abaixo ou se preferir me mande uma MP, estarei a disposição para te ajudar ok?
Grande abraço a todos!