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José Leal
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Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por José Leal » 07 Abr 2013, 06:39

Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.

A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
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O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.

Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.

Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
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Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.

Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
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Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9

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Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.

Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
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Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.

Um abraço e espero ter ajudado.
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HANK
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por HANK » 14 Abr 2013, 20:44

Legal

O meu ta com esse problema, mas meu vectra so tem até a velocidade 4, porém não sei se é isso ou se tem alguma coisa raspando no ventilador e tem horas que trava o ventilador pois ele não entra.
Era esse o mesmo sintoma do seu?
PS:que ano e modelo de vectra é esse tutorial

Abraços
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José Leal
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 17 Abr 2013, 16:55

Kahn, o meu era um 98/99.

No seu caso, pode ser que o ventilador esteja emperrado ou a resistência dele esteja queimada. Só que no AC analógico, a resistência é diferente, mas provavelmente deve ficar no mesmo lugar.
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por wyll_rj » 24 Abr 2013, 20:00

Ola amigos, voces que possuem vectra com ar eletronico, poderiam fazer a caridade de disponibilizar o esquema do chicote/conector preto de 22 vias que pega atras do painel do ar digital, assim eu concluiria minha adaptaçao para ar digital, só falta isso. :38:

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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por HANK » 24 Abr 2013, 22:37

José Leal escreveu:Kahn, o meu era um 98/99.

No seu caso, pode ser que o ventilador esteja emperrado ou a resistência dele esteja queimada. Só que no AC analógico, a resistência é diferente, mas provavelmente deve ficar no mesmo lugar.

Então

Acho que era algo no ventilador, agora ta funcionando de boa e nem mechi nada.
Porém acredito que possa ser algo no botão, visto que conforme ligo ele as vezes apaga as luzes do console central, tipo curto ou mal contato.

Abraços
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 29 Abr 2013, 10:19

Provavelmente algum mal contato no soquete das lâmpadas.

Abra o compartimento do filtro de cabine e veja se não tem algo preso no ventilador. Acho que por ali tb tem acesso a resistência do ventilador.
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Anderson » 30 Abr 2013, 09:09

José, pq não vi seu tutorial ontem a noite?? :13:

Estou com um problema semelhante ao seu.
Meu ar semana passada passou a funcionar somente com a velocidade 9. Se coloco qualquer outra velocidade, ele desliga a ventilação imediatamente.
Sera que pode ser essa peça?
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José Leal
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 30 Abr 2013, 18:41

Pode ser sim a resistência. No meu carro, ao pressionar o AUTO, o ventilador ia até a velocidade 9. Quando ia baixando, funcionava por alguns minutos e depois parava. Provavelmente a resistência provocada pela solda fria esquentava a peça e abria o contato.

Depois que vc pegar o jeito de tirar a resistência, fica mais fácil qqer manutenção posterior.
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 14 Jun 2013, 20:47

Já faz dias que desmontei a resistencia conforme orientações do Jose Leal. Sem saber como testá-la, chamei um amigo que manja de eletronica.
Munido de um multimetro, ele já notou que os transístores da placa estão em curto.
O mais interessante foi o teste no local. Conforme voce aumenta ou diminui a velocidade do ventilador, a central envia os dados corretamente para a placa.
No momento desse teste, foi possível ver a solda do transistor em ponto de fusão na placa. Esse meu amigo, disse que aposta em 95% de chances de ser ela.

A troca do transistor, é praticamente impossível. Ela foi fabricada de forma "blindada" com rebites. Ou seja, queimou qualquer componente, troque a placa completa...

Preço nas CSS's ultrapassam a casa dos R$850,00.

Com um pouco de paciencia, procurei em demais auto-peças da cidade e encontrei na PACCINI em Americana/SP. Auto-peças especializada em refrigeração automotiva. Obs.: Peça original da Valeo!!!

Valor: R$220,00 em 2x no cartão.

Troquei a peça e o problema está resolvido!

Obrigado Leal!
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Rafael Gouveia » 03 Jul 2013, 00:50

Estou com um problema parecido com meu Vectra GTX, ele tem uma resistencia diferente, mas com a mesma função; ela fica atraz do porta luvas perto do ventilador, o estranho é que o meu não funciona em nenhuma velocidade e normalmente quando é problema nessa peça ele fica só na velocidade maxima e isso não acontece no meu...

Alguem sabe exatamente qual é o fusivel desse ventilador? Quais os reles responsáveis por ele?

Já desmontei o porta luvas e amanha vou tentar testar o ventilador.
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 03 Jul 2013, 10:38

Rafael Gouveia escreveu:Alguem sabe exatamente qual é o fusivel desse ventilador? Quais os reles responsáveis por ele?

Rafael, no VB parece não ter fusivel... No meu caso o ventilador ficou travado e só consegui desligar removendo um relê (mais detalhes na minha garagem).

Se voce observar a placa da resistencia, com um multimetro pode medir o que tá saindo para o ventilador. Quem me ajudou com isso foi um amigo que manja de eletronica. Com esse teste ele bateu o martelo, pois da central vinha o sinal correto da velocidade desejada, mas na saída para o ventilador nao, confirmando um curto na resistencia...
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Rafael Gouveia » 03 Jul 2013, 16:40

Pessoal, resolvido! Nem acredito rsrsrs era só mau contato ou zica mesmo rsrsrs

Primeiro passo é tirar a peça do local (apanhei), depois desliguei os fios do ventilador, testei o ventilador ligando ele direto no 12v, funcionou normal, quando liguei novamente na resistência eletrônica, liguei o ar e o ventilador funcionou as 4 velocidades rsrsrs
Da raiva, mas pelo menos não vou precisar comprar outra peça...

Meio ruim tirar essa resistência, pouco espaço e tem umas travas que seguram ela, mas consegui o/
Agora está funcionando novamente hehehe... valeu...

Ta ai as fotos...

Os fios vermelho e preto são do ventilador e o outro é o chicote, o fio mais fino do conector é oque vem do controle do ar digital, quando mudamos a velocidade esse fio muda a tenção entre 0 e 5 volts, assim sabemos se o problema é no comando do ar ou na resistência...
O dissipador de alumínio fica para dentro do duto de ar, para o próprio ventilador refrigera-lo, pois essa peça esquenta muito...

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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por luizhbh » 04 Jul 2013, 23:58

Diego Perroni escreveu:Já faz dias que desmontei a resistencia conforme orientações do Jose Leal. Sem saber como testá-la, chamei um amigo que manja de eletronica.
Munido de um multimetro, ele já notou que os transístores da placa estão em curto.
O mais interessante foi o teste no local. Conforme voce aumenta ou diminui a velocidade do ventilador, a central envia os dados corretamente para a placa.
No momento desse teste, foi possível ver a solda do transistor em ponto de fusão na placa. Esse meu amigo, disse que aposta em 95% de chances de ser ela.

A troca do transistor, é praticamente impossível. Ela foi fabricada de forma "blindada" com rebites. Ou seja, queimou qualquer componente, troque a placa completa...

Preço nas CSS's ultrapassam a casa dos R$850,00.

Com um pouco de paciencia, procurei em demais auto-peças da cidade e encontrei na PACCINI em Americana/SP. Auto-peças especializada em refrigeração automotiva. Obs.: Peça original da Valeo!!!

Valor: R$220,00 em 2x no cartão.

Troquei a peça e o problema está resolvido!

Obrigado Leal!


Só pra falar que a troca não é impossível, eu lembro de já ter visto um how-to ensinando a trocar esses transistores e justamente prendê-los de volta com rebite. Só que eu achei essa informação meio que por acaso na época e confesso que vacilei em não ter salvado. Hoje eu já não consigo mais achar onde foi...
Tenho quase certeza que era em algum forum ou site dedicado ao Vectra ou Opel em geral e era em portugues de portugal!

[EDITADO A 01 e 04 AM]
Oras pois pois ! ! O topico a que me referi está lá no outro forum... o link está acá, ó gajo!

http://vectraclube.com.br/forum/viewtop ... 82&start=0
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 05 Jul 2013, 11:18

luizhbh escreveu:eu lembro de já ter visto um how-to ensinando a trocar esses transistores e justamente prendê-los de volta com rebite.

Puxa Luiz, que beleza não?
Agora já troquei a resistencia... Na próxima queima, vamos partir para esse how to.
Seria bom mover ele pra cá neh?
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por MarceloOliveira » 05 Jul 2013, 11:44

Vou transferir para cá.

:88:

MarceloOliveira

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por MarceloOliveira » 05 Jul 2013, 12:00

O tópico esta aqui :

viewtopic.php?f=49&t=1246

copiei alguns links quebrados também, vai que um dia volta :-D

luizhbh
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por luizhbh » 23 Set 2014, 22:30

Só pra constar, as imagens do post inicial do José Leal estao OFF.. tem como refazer os links?
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marlonbenfica
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por marlonbenfica » 30 Dez 2014, 01:47

Olá!

Estou com praticamente o mesmo problema em meu Vectra 98 com ar digital. Porém, ao invés de somente ligar na velocidade 9, ele não liga o ventilador interno em nenhuma velocidade.

Retirando a peça pude perceber que a solda de três pinos estava quebrada, então chamei um amigo técnico em eletrônica para refazer as soldas. Após a soldagem correta dos pinos e limpeza dos contatos, o ventilador interno voltou a ligar, mas porém apenas até a velocidade 8, pois quando ligo no máximo (9) ele desarma o relé da resistência e fica ligando e desligando o ventilador interno (coisa de segundos mesmo).

Será que para este problema a substituição dos dois Transistors da resistência resolveria o meu problema. Pelo tempo de uso da peça sou mais favorável pela substituição, mas 200 conto ou mais não caiu do céu todo dia!!!

Alguém sabe de algum site que tenha a peça original GM Valeo???
Sou de Ipatinga, na região do Vale do Aço e estou a 220 km de BH, já procurei nos ferros velhos daqui e também na PORTA DA ESPERANÇA e N A D A da peça.

Obrigado a todos! Parabéns pelo post!

José Leal
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 01 Jan 2015, 09:12

Luiz, esse imageshack c@gou meus tutoriais, pois postava as fotos nele. Deveria ter salvado-as em outro lugar.

Marlon, se o relé da velocidade 9 fica ligando e desligando, podem ser sim os transistores. Mas, infelizmente, pode ser tb o comando do AC. Tem que testar antes de condenar.
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Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por claudiocasilva » 10 Ago 2015, 13:36

Rafael Gouveia escreveu:Pessoal, resolvido! Nem acredito rsrsrs era só mau contato ou zica mesmo rsrsrs

Primeiro passo é tirar a peça do local (apanhei), depois desliguei os fios do ventilador, testei o ventilador ligando ele direto no 12v, funcionou normal, quando liguei novamente na resistência eletrônica, liguei o ar e o ventilador funcionou as 4 velocidades rsrsrs
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amigao me diz como vc conseguiu chegar ate ele?

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