Precisava comprar um carro e aqui na região que moro haviam poucas opções. Decidi por um Vectra, fui pesquisando e não encontrei nada que fosse razoável no preço ou na conservação. Então, viajei 600km para São Paulo e fechei negócio com este Vectra, anunciado pela Webmotors de particular, pela conservação do interior e pelo cuidado básico que o dono parece que teve com o carro.
Porém, sempre há alguma maquiagem e várias surpresas. A parte boa é que não deu problema na viagem. Agora estou fazendo as manutenções pouco a pouco para deixar ele com a mecânica confiável para não me deixar na mão.
Ítens que o ex-dono disse que revisou:
- - Embreagem trocada
- - 4 amortecedores novos
- - instalação de kit GNV
- - final do escapamento
- - correia dentada trocada a 20mil km
O carro estava com 216.537km. Já antes de viajar de volta, troquei o óleo (Valvoline 20W50 SN semisintético), filtro de óleo e filtro de ar.
Na viagem de volta fiz 17km/m³ no GNV (que custa R$2,20 por m³ em uma cidade próxima daqui) e 14,5km/l na gasolina. Isso sem correr, andando na moral. Acho que já aprendi a andar calminho depois de dar PT em dois outros carros, mas essa é outra história. Gostei bastante do desempenho do Vectrão na estrada, onde pretendo utilizá-lo mais.
Lista de ítens a verificar e manutenções:
- - Não veio com manual como acho importante e gosto de ler, comprei do GLS 1996 no MercadoLivre.
- - Foi batida a traseira, o que não reparei na hora da compra, vários detalhes estão faltando:
- - Antena elétrica não funcionando: revisei ela, agora resta fazer parte elétrica
- - Suporte do macaco: não sei se o macaco é original e não tem suporte, fica solto no porta-malas;
- - Molas da tampa do porta-malas muito fortes: era só questão de ajustar, haviam deixado no ajuste mais forte;
- - Trava elétrica do porta malas não funciona, só consigo abrir na chave
- - Antena elétrica não funcionando: revisei ela, agora resta fazer parte elétrica
- - Várias luzes do painel não acendem, incluindo do ABS, TS (Controle de Tração), Farol de Neblina e óleo: dei uma geral; lâmpada do óleo havia sido retirada (!!)
- - Iluminação por traz dos botões tanto do painel central do ar condicionado quanto do painel da esquerda do botão do farol não funcionam
- - Iluminação traseira do painel de instrumentos e do computador de bordo estão bem ruins
- - Vazamento de oleo pela junta do cárter do motor
- - Regulagem do ângulo dos farois não funciona
- - Regulagem elétrica dos retrovisores só funcionam em uma direção, para os dois;
- - Barulho (forte CLECK CLECK) ao abrir porta do motorista
- - sistema elétrico de abrir os vidros meio "cansado"
- - travar o carro pelo controle remoto não funciona, ele só abre; só fecho pela chave;
- - primeiro silenciador arrebentou no meu primeiro mês de uso do carro
- - coxins do motor parecem meios cansados, dá pra sentir um tranco quando solto o pé da embreagem;
- - suspensão faz alguns barulhos, buchas devem estar gastas
- - Capa de uma homocinética estragada
- - Vazamentos na lateral no câmbio
- - Água do radiador com cor forte de ferrugem, parece que não usavam aditivo
- - Correia da Poli-V bastante ressecada
Por enquanto é isso. Vou atualizando na medida que eu for verificando os ítens e arrumando algo.