Imagem do primeiro reabastecimento, ainda em Guararema/SP
Sim, o carro ainda está na oficina, praticamente a um ano e três meses, refazendo toda a parte elétrica, instalando o ar condicionado da forma original, ou seja, sendo comandado pelo módulo de injeção, retirando todo e qualquer tipo de gambiarra, trocando praticamente 100% dos conectores, e isso leva muito, muito tempo para ser estudado, corrigido e terminado, mesmo de posse do diagrama original do carro.
Vou poupá-los das coisas ruins que tinham no carro, vai por mim, não vale à pena e, na verdade, eu nem quero lembrar.
Felizmente hoje o ar condicionado está instalado corretamente, ou seja, o botão manda um sinal ao módulo, e esse por sua vez corrige a mistura e a rotação do motor para receber a carga do compressor e em caso de aceleração repentina, como para uma ultrapassagem, por exemplo, o módulo comanda o desligamento do compressor para aliviar o peso do compressor no motor e priorizar o desempenho.
Painel totalmente restaurado.
As lâmpadas de alarme do painel foram substituídas por novas.
Caixa de fusíveis
Toso os fios foram verificados, limpos e protegidos por uma "fita tecido" que além de proteger evitam barulhos indesejados dentro do painel do carro.
As luzes de cortesia voltaram a funcionar corretamente! O problema estava no negativo do comando de luzes, o técnico anterior (corno) que havia feito o serviço de instalação do ar condicionado danificou o aterramento criando todo esse problema.
Na caixa de conexão dos chicotes dianteiro/traseiro havia zinabre, o que poderia criar um problema de mal contato em algum momento. Problema corrigido!
Caixa de fusíveis livre de qualquer gambiarra.
Chicote do conjunto de ventoinhas restaurado.
A placa do Multitimer tinha algumas soldas frias, já corrigido.
Chicote para o pré-tensionador do motorista e carona checados.
O módulo das travas também foi desmontado e as soldas frias corrigidas
Os conectores da bateria, relés e fusíveis da parte de arrefecimento, relés de bomba, da injeção e o conversor de sinal do velocímetro foram substituídos por novos.
As placas da lanterna traseira foram limpas e reinstaladas.
Felizmente, na parte traseira praticamente nenhum problema, fora um aterramento que precisou ser melhorado, e óbvio que não poderia faltar, uma ligação (que eu havia desfeito lá atrás) de um Brake Light paralelo.
Foram corrigidos também o AIrbag que estava aceso e era um dos pré-tensionadores com problema e o ABS que tinha um mal contato.
E o que ainda falta? Terminar de fazer a instalação correta das luzes dos parasóis e do retrovisor fotocrômico, se eu não me engano falta apenas isto.
O Alan é um cara realmente muito, muito bom, ele só peca por não dar conta da quantidade de serviços que tem, então ele tem que dar um pouco de atenção ao meu, fica três dias depois alterna pra outro carro e fica assim, praticamente fazendo4/5 carros ao mesmo tempo!
Honestamente eu estou extremamente desanimado com essa história de Vectra e carros antigos. O meu GLS me deu um problema sério agora em fevereiro, estava voltando de viagem e o carro parou, fui ver e tinha - pasmem! - quebrado o comando de válvulas! Bom com tudo, inclusive táxi de volta (estava a uns 200km de casa), reboque até a cidade próxima e tudo que gastei (até a gaiola tive que comprar!) gastei em torno de R$2500,00! Acredita que uns dois meses depois o carro aqueceu e misturou água com óleo? Não, não é possível, tanto carro largado, sem nem troca de óleo não acontece isso, o meu faço a troca a cada 5 mil km e só coloco Motul, arrefecimento com aditivo, olha revoltante. Parei o carro e quando tiver dinheiro mexo nele, até lá ficará de castigo!
Aos que gostam de modificar o carro, colocar som, Xenon, LED, central multimidia, rebaixar, rodas grandes e GNV mas na hora de fazer manutenção levam no mais barato, trocam óleo a cada 5 anos e usam pneus remold, me desculpem, mas tomara que seus pintos caiam!
Agora sim o motor está ficando apresentável!
Eu acredito que nesse mês de maio o carro fique pronto, só não sei se vou conseguir ir pegá-lo, vamos ver o que o futuro nos reserva!