O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)VCD 03, Challenge Shark 02, ELIte 2011, Tops Full
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1519 mensagens
Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 06 Set 2015, 16:24

Arquiteto escreveu:que show o cockpit do garoto nervoso ...


Eu acho Marea animal, sempre gostei muito. Meu gosto por estes carros vem desde 2000, meu pai teve uma ELX 2.0 20v zero km, tirada com carta de crédito da BASF, onde meu pai trabalhava, após muita insistência por minha parte.. eu devo ter ficado uns 6 meses na cabeça do meu pai cantando a musiquinha do Marea, "nã nã nãaanãnahhh, nã nã nãaanãnahhh!!!" .. hahaha .. acho que nunca dei um prejuízo tão grande pro meu pai na vida toda quanto essa história de ter um Marea, :40:

> https://www.youtube.com/watch?v=-fWaKNK6lKc

A minha Turbo foi consequência. Foi meu sonho de consumo durante a adolescência toda, e quando tive condições pra ter uma eu não medi esforços nem o peso de opiniões alheias. Meti a cara e fui atrás do sonho...

Imagem

Porém como vários FIAT.. são duas as maiores alegrias: Quando compra e quando vende. Fiquei com ela dois anos e saí meio bombardeado..

Também né, eu cuidava até do mínimo grilinho que aparecia no carro.. e ainda por cima rodava 450km / Semana com ele!

:55:

Arquiteto escreveu:com os bons resultados e o a gasolina cara com esta ...
me senti motivado a sempre que possível usar este modo de condução ...
o único ponto negativo e que tem de estar descansado pois pode dar sono
tenho certeza de qualquer um consegue bons resultados se conduzir o carro nesta forma
e so por em pratica ...


Aprovo e é por isso faço uso do estilo...

Sobre a questão de sono, nem é!.. e olha que o meu é automático. É só ter bons CD's com música de qualidade dentro do carro, e apreciar a condução.. garantia de sucesso,

:102:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 07 Set 2015, 11:54

no auge dos mareas ouve grande disputa com nosso vectra pela preferencia

de quem podia comprar um carro naional de categoria superior


o maior trunfo do marea era a mecânica sofisticada com motorizações

de respeito e turbo de serie

com o tempo o que era este diferencial a favor do modelo da fiat

passou ser um ponto negativo devido a manutenção mais cara e pouco conhecida

de algumas motorizações

ja ao contrario, com o tempo a manutenção mais simples levou o vectra a ter uma sobrevida

e valorização maior em relação ao marea

:88:

Avatar do usuário
Bruno Cesário
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1173
Registrado em: 02 Ago 2013, 23:29
Nome Completo: bruno c
Cidade: Acapuco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Bruno Cesário » 07 Set 2015, 14:35

putz

que saudade do meu MWT :(
:52:

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 07 Set 2015, 14:43

Exatamente Leo!..

A Chevrolet sempre soube dosar muito a escolha de cada produto para cada país / região que eles atendem. Não se trata do Vectra estar um passo atrás em modernização que o Marea na época, era tudo questão de preparo do mercado alvo.

Se parar pra olhar no caso do Vectra, lá fora desde 1990 ele já contava com umas versões brilhantes: V6, 2.0 Turbo 4x4, entre outras... E mesmo assim eles optaram por trazer só o mais simples e robusto da família de alta performance, o C20XE que equipa os GSi nacionais. Preguiça da GM? Na minha opinião foi estudo de mercado (E eles acertaram de mão cheia).

Trazer um Vectra A 4x4 Turbo, 2000cc 4cl 16v com 205cv e câmbio Getrag de 6 Marchas, em pleno 1993 ... Soa lindo e maravilhoso, mas numa terra onde o povo só sabia dar manutenção em Opala e VW "Ar" ... era pedir como consequência a desvalorização e sucateamento do produto ao longo dos anos.

Fiat nunca tinha tido este cuidado de selecionar produtos por aqui, até sentirem na pele o estrago que o Tempra e Marea fizeram no mercado deles. Carro grande da Fiat virou sinônimo de manutenção cara e desvalorização, e como lição aprendida, passaram a vender Bravo e Linea com motores de Palio (!).

Não que o produto Fiat seja ruim... mas a nível Brasil, fica sendo. Distribuição de peças ineficiente, impostos abusivos de componentes importados, falta de mão de obra qualificada... é melhor que mantenham a coisa o mais simples possível mesmo, tanto para eles quanto para 95% dos consumidores.

Infelizmente, eu que sou entusiasta... acabo pagando o pato nessa. :62:


Bruno Cesário escreveu:putz

que saudade do meu MWT :(


Marea é doença.. hahahaha.. uma vez que experimenta, fica difícil esquecer. O ronco, a presença, a força... o carro era foda mesmo. Só que eu comecei a desistir depois que nem coifa de homocinética achava pra comprar mais, nas concessionárias.... ô mercadinho nosso viu!!!!!!

:52:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Alez » 08 Set 2015, 12:54

Melhor que consegui no 2.0 8v foi 13 km/l sem ar e sem passar dos 110 km/h.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 08 Set 2015, 19:04

Alez escreveu:Melhor que consegui no 2.0 8v foi 13 km/l sem ar e sem passar dos 110 km/h.


Alez ... mas vc não esta adotando o Geriatric³ advanced mode

ai em Brasilia deve ser bem plano da pra melhorar ...

e so vc calibrar o pe em 85 km/h depois conta o resultado...

110 so se for em cut off

:76:

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 08 Set 2015, 20:37

Arquiteto escreveu:ai em Brasilia deve ser bem plano da pra melhorar ...


Já pensou se tudo fosse plano aqui em BH?? :40: :40:

Eu ia pro trabalho de bicicleta! :38:

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Alez » 08 Set 2015, 20:46

Arquiteto escreveu:
Alez escreveu:Melhor que consegui no 2.0 8v foi 13 km/l sem ar e sem passar dos 110 km/h.


Alez ... mas vc não esta adotando o Geriatric³ advanced mode

ai em Brasilia deve ser bem plano da pra melhorar ...

e so vc calibrar o pe em 85 km/h depois conta o resultado...

110 so se for em cut off

:76:


Mestre Arquiteto,

Como é esse tal de cut-off?

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 08 Set 2015, 23:36

mid marcando 999 km\l

:88:

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Julio Cesar » 10 Set 2015, 15:07

Alez escreveu:
Arquiteto escreveu:
Alez escreveu:Melhor que consegui no 2.0 8v foi 13 km/l sem ar e sem passar dos 110 km/h.


Alez ... mas vc não esta adotando o Geriatric³ advanced mode

ai em Brasilia deve ser bem plano da pra melhorar ...

e so vc calibrar o pe em 85 km/h depois conta o resultado...

110 so se for em cut off

:76:


Mestre Arquiteto,

Como é esse tal de cut-off?
Quando ver uma descida longa Alez, na rodovia, acelera um pouco pra ganhar um embalo e deixa o carro descer engatado!!! Bom demais!!!
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 10 Set 2015, 17:55

Alez escreveu:Mestre Arquiteto,
Como é esse tal de cut-off?


Todo carro injeção trabalha assim.. salvo carros Monoponto, que não tenho certeza..

CutOff até carro automático faz, normalmente quando em modo Sport ou trocando as marchas manualmente pelo seletor... pelo menos no meu carro, nunca vi o câmbio em modo "drive" reduzindo para terceira marcha no sentido de "descer engrenado", sempre deixa ela na quarta, que no caso do AT, é overdrive, e mesmo consumindo menos, o consumo ainda não é nulo (fica lá nos 60km/l).

Em qualquer carro se você está em uma descida, deixa engrenado e tira o pé.. os bicos praticamente param de injetar combustível, e a redução no consumo é drástica.. por isso que o carro i.e. é muito mais econômico que o carburado, onde sempre há combustível sendo gotejado no coletor.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 10 Set 2015, 18:19

Malagoli escreveu:
Alez escreveu:Mestre Arquiteto,
Como é esse tal de cut-off?



CutOff até carro automático faz, normalmente quando em modo Sport ou trocando as marchas manualmente pelo seletor... pelo menos no meu carro, nunca vi o câmbio em modo "drive" reduzindo para terceira marcha no sentido de "descer engrenado", sempre deixa ela na quarta, que no caso do AT, é overdrive, e mesmo consumindo menos, o consumo ainda não é nulo (fica lá nos 60km/l).
.


Malogoli eu tambem nunca tinha visto vectra ATM reduzir marcha em descida ...

ate que vi o Elite fazer isto ...cheguei a assustar na hora ... coisas de vectra C ...


agora ja Sabemos que VA e VB não reduzem ...

:88:

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 10 Set 2015, 18:24

Também tem outro detalhe Leo... se não me engano, os AW-5040 dos Vectra C também possuem o "controle de neutro"... inexistente nos Vectra A e B, mesmo que o câmbio seja idêntico.

Dizem que é um ponto fraco do C, uns falam que dão tranco, uns já tiveram problema com o sistema.. eu particularmente só não me importo com isso, já tenho o costume de passar de Drive pra Neutro em sinal de transito e coisa do tipo. Tenho pavor de forçar os coxins, isso vem lá do tempo de Marea Turbo.. cada um era o preço de um rim! kkk

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 10 Set 2015, 21:16

realmente Malagoli o C tem controle de neutro

mas ao contrario do que possa parecer, pelo menos para mim, mais atrapalha as manobras

do que economiza combustível ,

em subidas principalmente perdeu-se aquela suavidade e comodidade ...

pois o AT C deixa de segurar o carro na hora da saida como

fazem os VAs e VBs ... juntando isto ao lag do acelerador eletrônico ... chega a ficar tenso

quase como se fosse um carro manual

:38:

Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Malagoli » 10 Set 2015, 21:25

Sim sim, já ouvi muito relato de proprietários e mecânicos de que o tal controle de neutro não é lá mil maravilhas.. mas que poupa coxins e haste seletora da caixa, com certeza poupam.

Quanto à mudança de marcha, aqui é suave a transição de Neutro pra Drive na seleção manual.. mas requer a intervenção do motorista (Nada que quem tem braço não possa resolver, haha). Se acelerar antes de colocar o Drive, mesmo que pouco, ele vai dar um leve tranco, que imagino ser como nos Vectra C em arrancada de sinal.

Sobre o Lag de acelerador eletrônico, não consigo falar sobre.. sempre tive carros com acelerador à cabo. Mas já vi gente instalar um módulo que dizem diminuir o "lag" entre o Acelerador eletrônico e a TBI, mas acredito ser só no psicológico tal "melhoria", kkk

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Alez » 10 Set 2015, 21:29

Sempre aprendendo nesse clube!

Valeu senhores.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 10 Set 2015, 21:37

é o sprint booster ...

dispositivo que deixa a resposta do acelerador imediata segundo relatos de quem instalou

mas noutra ponta favorece o aumento do consumo ... pois o lag acelerador eletrônico

foi pensado justamente visando economia ... rs

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Alez » 12 Set 2015, 22:29

Imagem

Num é que deu certo.

Segui a dica do cut-off e... deu nisso aí!

:52:

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10648
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por Arquiteto » 13 Set 2015, 21:57

ai Alez ... viu so

agora e so praticar a paciência necessária para ativar o Geritric mode sempre que possível

:102:

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: VCD 02, Challenge Shark 02, ELIte 2011 Top Full

por mecatronico » 15 Set 2015, 16:01

e eu feliz pq consegui fazer 12.9 km/l com o meu semana passada... Tirei a foto pra registrar e ficou borrada ¬¬
Imagem

Imagem

1519 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 269 visitantes

Bem-vindo: 15 Jun 2024, 20:10