

esse é o cano q sai do filtro secador.....o pior de tudo q nao tinha como soldar no local, e nao era uma peça substituivel.......entao ou trocava o condensador inteiro, ou fazia o reparo com solda....como trabalho em empresa de refrigeração pra transporte, e lá solda em canos de cobre é comum, resolvi apostar em consertar eu mesmo.....porem os carros usam tudo em aluminio....entao consegui uma vareta de aluminio, e um pouco de fluxo de solda (obrigatorio), e fui pra empresa no sabado passado....com ajuda de um parceiro do trabalho, tiramos fora o radiador e fizemos todo o trabalho......o pior de tudo é tirar o parachoque, tem dois parafusos ali na lateral (logo abaixo o farol) que judiam....o resto é bem tranquilo

com a frente toda fora e o condensador na bancada, pudemos fazer a solda....sempre fazendo ao redor "fechando" o buraco....com a vareta adequada e fluxo, foi bem tranquilo e o resultado ficou show

aproveitando o serviço, como estou há 7 anos com o carro, e o compressor roncava um pouquinho (todos dizem ser defeito cronico do compressor do vectra), aproveitei pra trocar o oleo do compressor, e tambem trocar o filtro secador, que mantem o sistema limpo e desidratado, condição ideal dentro do sistema de ar condicionado......pena q o compressor nao sai dali sem tirar o escapamento, entao tivemos q soltar ele, tirar a porca do dreno e girar ele no lugar para drenar o oleo velho, e entao repor......
antes de recolocar o compressor, passamos gas R141B, q é gas de limpeza para sistemas, ele "arranca" qquer sujeira e joga pra fora, tirando oleo velho tbem......entao apos feito esse processo e com tdo novo, recolocamos 300ml de óleo PZ160 (poliolester) da Danfoss, e adicionamos 100ml extra na mangueira para compensar o oleo q é arrastado e depositado no condensador e evaporador, pois o gas R134a se mistura com o oleo, carregando ele pelo sistema para retornar na sucção e sempre manter tudo lubrificado
depois de reposto o compressor no lugar, feito um vacuo caprichado (temos bomba de vacuo com o dobro de capacidade das utilizadas em oficinas automotivas), fizemos a carga de gás R134a da Dupont (nada de gás china


entao ao longo da semana comprei a conexão nova, sugiro se alguem um dia trocar procurar modelo desse tipo abaixo.....sempre achei q era valvula de segurança, mas na verdade é soh valvula pra botar gas mesmo.....as originais sao com uma borrachinha, e toda vez q vc conecta o manometro ela "morde" e vai danificando, entao uma hora ou outra vai estourar.....entao procurem sempre por conexão com valvula schrader de metal, como da foto.....essa sao bem mais robustas, e sempre tenham a tampinha preta de cima bem apertada, para nao haver vazamento.....

reposto a valvula, novo vacuo no capricho, nova carga de gás Dupont, e agora um ar gelando como um monstro


bom, depois de dois fds, consegui deixar o carro novo de novo, aproveitei pra colar com sicaflex o apoio de braço central.....antes tinha ele solto no lugar, pois tinha a interface de controle de som infravermelho la embaixo, mas com a mudança pro pioneer, removi ela e pude fixar no lugar de vez, chega de coisa solta

é isso ai galera, fica o registro do reparo....foi bom pra perder o "medo" de como se desmonta a frente, dá trabalho mas nao é coisa de outro mundo.....e agora é esperar o verao pra curtir o ar condicionado trincando apenas o ar de saida, e nao mais os canos ehehehhe