1. Para conseguir retirar o corpo de válvulas, precisa liberar espaço, tive que retirar a bateria e seu suporte, a ventoinha, a mangueira inferior do radiador.
2. Depois temos que retirar a tampa do corpo de valvulas que são 9 parafusos, mas antes retire todo o óleo do câmbio pelo bujão. e desconecte as mangueiras de entrada e saída do óleo para o radiador, marque as posições dos parafusos pq são todos de tamanhos diferentes. Aqui já sem a tampa:
Notem que protegi as mangueiras para não entrar sujeira
Desconecte os terminais dos solenoides, cuidado pois eles são frageis por causa da temperatura, depois retire os parafusos (tbm são de tamanhos diferentes, separem eles na ordem) que predem o corpo na caixa e retire o corpo.
3. Retire os solenoides agora e separe-os:
Ao todo são cinco solenóides no vectra C:
4. O corpo de válvulas é dividido em 3 partes, frontal, central e traseiro. retire os parafusos do frontal e marque as posições e depois retire os do traseiro e marque as posições:
Meu esquema para marcar as posições do parafuso:
Basicamente fiz um desenho do corpo e colei os parafusos na posição:
5. Corpo frontal
Desmontado e limpo:
Montado com as esferas nas posições:
6. Corpo central
Lado que contém os 5 mini filtros:
Lado das esferas e válvula da ré (peça marrom)
Corpo desmontado
Corpo limpo
7. Corpo traseiro
Desmontado
Limpo e com as esferas
8. Três partes limpas
9. Válvula ré nova (azul), segundo o vendedor essa válvula não precisaria de calço, mas medi ela e tem exatamente o mesmo tamanho da que estava nele(marron) e coloquei assim mesmo um calço de quase 1 mm embaixo dela (chapinha de aço).
10. Problemas encontrados: 1 pedaço de ferro dentro do corpo que estava emperrando uma válvula do corpo central e uma esfera faltando no corpo traseiro, como vcs podem ver no item 7, como não achei a esfera de borracha de 5,5 mm para comprar coloquei uma de rolamento 6 mm que dava quase a mesma medida. Tinha tbm bastante residuo dos discos de composite que parece borra.
11. Limpei tudo com car 80, água e depois usei thinner e ar para retirar os vestígios de água, montei, coloquei a tampa do corpo com loctite grey completei com óleo e graças a Deus funcionou perfeitamente, agora quando engato a ré o carro anda sozinho sem acelerar como deveria ser e tbm ficou mais macio as trocas de marchas e quando uso o kick down acabou os trancos que dava na redução. Por enquanto é isso pessoal. Valeu!!