O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Diário de um Vectra: Válvula PCV
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

563 mensagens
lugier
GLS member
GLS member
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Fluído DOT 5.1 e Reservatório de F

por lugier » 18 Nov 2014, 17:19

Estou fora do problemas de saúde, agora é minha vez de baixar na oficina. O Fígado deu defeito e não consigo descobrir o que é, fiz os testes das 3 hepatites e deram negativo, mas ele se comporta como se tivesse, com valores das enzimas 10x maiores que os limites. E olha que nem bebo e não fumo.

Sobre o carro, aconteceu algo inusitado ontem, fui ligar o AC e não ligava o ventilador. Ligava o display digital, o compressor trabalhava mas o ventilador não funcionava. Andei por um tempo e depois parei, desliguei e liguei novamente o motor e voltou a funcionar, Muito louco.

E novamente está apresentando problemas na polia inferior da correia de acessórios, está grilando. Mesmo nova e comprada na CSS, tenho até o dia 27/12/2014 para pedir a garantia da peça. Primeiro vou resolver meus problemas bruxos.
Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 18 Nov 2014, 17:26

lugier escreveu:Estou fora do problemas de saúde, agora é minha vez de baixar na oficina. O Fígado deu defeito e não consigo descobrir o que é, fiz os testes das 3 hepatites e deram negativo, mas ele se comporta como se tivesse, com valores das enzimas 10x maiores que os limites. E olha que nem bebo e não fumo.

Sobre o carro, aconteceu algo inusitado ontem, fui ligar o AC e não ligava o ventilador. Ligava o display digital, o compressor trabalhava mas o ventilador não funcionava. Andei por um tempo e depois parei, desliguei e liguei novamente o motor e voltou a funcionar, Muito louco.

E novamente está apresentando problemas na polia inferior da correia de acessórios, está grilando. Mesmo nova e comprada na CSS, tenho até o dia 27/12/2014 para pedir a garantia da peça. Primeiro vou resolver meus problemas bruxos.

Já pensou em começar a fumar e beber para ver se sara? :38: :38:

Quanto ao AC, o carro estava muito quente?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 18 Nov 2014, 22:55

Alcir Andreoni escreveu:
lugier escreveu:Estou fora do problemas de saúde, agora é minha vez de baixar na oficina. O Fígado deu defeito e não consigo descobrir o que é, fiz os testes das 3 hepatites e deram negativo, mas ele se comporta como se tivesse, com valores das enzimas 10x maiores que os limites. E olha que nem bebo e não fumo.

Já pensou em começar a fumar e beber para ver se sara? :38: :38:

Quanto ao AC, o carro estava muito quente?

Poisé né, eu que nem bebo e tenho problema de quem bebe.

Sim o carro estava no Sol, bem quente. Isso tem algo a ver?
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 19 Nov 2014, 00:02

Lugier passei aqui e vi seu relato, melhoras ai para você companheiro forte abraço!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Mantenedor » 19 Nov 2014, 00:49

lugier escreveu:
serginho_vectra A escreveu:vc sentiu alguma diferença do fluido dot5.1 + freios originais, ou não?

Poisé aqui é tudo capado.
Sobre o militec, o fabricante recomenda:

No motor, 60ml por litro ou 120ml se o motor trabalhar em regime de 5mil RPM, e repor a cada 4 trocas.

Na transmissão 30ml por litro

Ja no AC e DH eu coloquei a meu criterio, 20ml no AC e 30ml na DH.

Pra mim é indispensável, é unânime, pergunta pra quem compete com carro e moto, todos usam.

Ainda não usei o dot 5.1, primeiro vou deixar as pastilhas e disco se acabarem pra trocar tudo.

Bom dia tudo bem? Estive dando uma lida nos comentários sobre o Militec .
Acho que chegou a hora de fazer um teste no urubu.

Poderia me orientar de como posso utiliza lo de forma correta.

Qual o percentual de militec x óleo do motor.

Meu vectra B ano 97 é 2.0 16 v turbo forjado com pistões iasa. Rodo a 0,8 de pressão de turbo , a fuelTech FT400 gerencia toda a alimentação e ponto do motor .

De manha bate um pouco de saia devido a folga depois de 55° o motor fica bem silencioso, no meu caso eu gostaria de usar o militec para ter um rendimento melhor no processo de aquecimento e durante a utilização do carro em períodos de tempos quentes.
Sabemos que carros turbos sofrem demais com temperaturas altas.

O óleo lubrificante perde viscosidade afina e dependendo do tempo o funcionamento do motor apresenta algumas perdas no rendimento.

Será que conseguiria um resultado satisfatório com o militec nestas situações?

Desculpe pelo longo texto , mas é de suma importancia para mim este assunto.

Agradeço desde já sua cooperação

Atenciosamente

Moisés
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 19 Nov 2014, 02:25

Mantenedor escreveu:
lugier escreveu:
serginho_vectra A escreveu:vc sentiu alguma diferença do fluido dot5.1 + freios originais, ou não?

Poisé aqui é tudo capado.
Sobre o militec, o fabricante recomenda:

No motor, 60ml por litro ou 120ml se o motor trabalhar em regime de 5mil RPM, e repor a cada 4 trocas.

Na transmissão 30ml por litro

Ja no AC e DH eu coloquei a meu criterio, 20ml no AC e 30ml na DH.

Pra mim é indispensável, é unânime, pergunta pra quem compete com carro e moto, todos usam.

Ainda não usei o dot 5.1, primeiro vou deixar as pastilhas e disco se acabarem pra trocar tudo.

Bom dia tudo bem? Estive dando uma lida nos comentários sobre o Militec .
Acho que chegou a hora de fazer um teste no urubu.

Poderia me orientar de como posso utiliza lo de forma correta.

Qual o percentual de militec x óleo do motor.

Meu vectra B ano 97 é 2.0 16 v turbo forjado com pistões iasa. Rodo a 0,8 de pressão de turbo , a fuelTech FT400 gerencia toda a alimentação e ponto do motor .

De manha bate um pouco de saia devido a folga depois de 55° o motor fica bem silencioso, no meu caso eu gostaria de usar o militec para ter um rendimento melhor no processo de aquecimento e durante a utilização do carro em períodos de tempos quentes.
Sabemos que carros turbos sofrem demais com temperaturas altas.

O óleo lubrificante perde viscosidade afina e dependendo do tempo o funcionamento do motor apresenta algumas perdas no rendimento.

Será que conseguiria um resultado satisfatório com o militec nestas situações?

Desculpe pelo longo texto , mas é de suma importancia para mim este assunto.

Agradeço desde já sua cooperação

Atenciosamente

Moisés

Moises,

Segundo os revendedores de militec, as indicações seriam para reduzir o atrito entre as partes metálicas em contato umas com as outras, como comandos, tuchos e bronzinas. Através de uma película protetora que o militec forma em contato com o metal.
Ao atingir uma certa temperatura, o militec se solta do óleo e gruda no metal, por isso que não deve-se reduzir a quantidade de óleo na troca.

O fabricante recomenda 60ml de militec por litro de óleo utilizado no motor. Se o motor trabalha acima de 5mil RPM, deve-se dobrar a quantidade. E repetir o processo a cada 4 trocas de óleo.

No seu caso, como é um motor turbo, as especificações são as mesmas, mas no seu caso, eu repetiria o processo a cada troca de óleo.

Também acho que o militec não irá resolver seu problema na folga do pistão, ele não é um engrossador de óleo e nem um aditivo, é apenas um condicionador de metais que foi desenvolvido para uso militar, caso alguma viatura levasse um tiro no cárter, pudesse ter uma sobrevida e continuar rodando.
O que acontece que seu motor deve estar perdendo compressão, tanto no pistão como nas válvulas, assim você perde muito desempenho, o militec não iria ajudar nisso.

Sobre os tuchos, acredito que ele possa ajudar.

Qual a viscosidade do óleo que você usa e tecnologia?
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 19 Nov 2014, 02:31

Thiago Menezes escreveu:Lugier passei aqui e vi seu relato, melhoras ai para você companheiro forte abraço!

Muito obrigado, ta bem estranho, se falam miuto em hepatite, mas não tenho nenhum sintoma. Daqui a pouco vou aparecer no discovery channel naqueles programas de casos bizarros.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

Re: Diário de um Vectra: Pedaleiras Shutt

por lugier » 21 Nov 2014, 03:06

Dia 20/11/2014 - Pedaleiras SHUTT finalmente instaladas. O pessoal da SHUTT entrou em contato comigo e me enviou uma chapinha de metal adaptadora, sem nenhum custo, que é colocada atrás do pedal para poder rebitar os cantos que ficaram para fora. Custo da Instalação, R$40,00

Imagem
Imagem

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por serginho_vectra A » 21 Nov 2014, 08:22

Fico chique

Vectra A de Tapatalk tbm haha
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 21 Nov 2014, 08:24

Ficou show , qualidade é outro nipe.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Nov 2014, 08:44

Bacana :88:
Imagem

Imagem

FabioBarrosDBA
GLS member
GLS member
Nome Completo: Fábio Dias Barros
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

por FabioBarrosDBA » 21 Nov 2014, 08:53

Muito Bom!
Garagem
Vectra Elite 2.0 2010 Automático Full
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14253

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Estado: Minas Gerais
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 21 Nov 2014, 09:21

Legal hein cara, bem discreta e bonita.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 21 Nov 2014, 10:13

Ligier bom dia , obrigado por esclarecer duvidas sobre o militec.
Deixa eu me explicar melhor :
Quando mencionem conseguir melhor rendimento do motor no momento em que se encontra frio ou seja no processo de aquecimento.
Meu objetivo é justamente aproveitar o ótimo recurso de proteção do militec para amenizar o desgaste entre peças . Pelo que entendi o militec é um forte protetor e revestidor dos componentes do motor impedindo desgastes prematuros , principalmente quando se da a partida ao ligar o motor , o desgaste acontece principalmente por existir um tempo de ausência da lubrificação ao encher todo sistema de óleo.
Com relação a possível folga ou desgaste em meu motor , lhe asseguro que não existe!
Descartei está possibilidade pelos testes de compressão em cada cilindro do motor que faço com certa freqüência.
Verifiquei também o sistema de lubrificação e arrefecimento , tudo normal.
Antes da forja a 2 anos ! Eu utilizava Power Race junto com o óleo do motor , confesso que não sentia diferença no desempenho e funcionamento apenas no Cheirinho agradável e no bolso , kkkk.
Minha preocupação hoje é justamente manutenção preventiva e não corretiva.
Motores customizados ( forjados )
turbinados que utilizam pistões preparados para receber pressões altíssimas tendem a trabalhar com determinadas folgas recomendadas pelos próprios fabricantes , Ex: iasa , Iapel e inúmeros outros.
Você deve saber não é mesmo que esta folga se manifesta principalmente quando o motor ainda está em processo de aquecimento.
Desculpe o extenso texto mas é um assunto que me agrada muito e que acompanhei bastante a preparação destes meu motor.

Ainda falta alguns itens que fazem o motor do vectra 16 v.no meu caso. Funcionarem ainda melhor , mas para mim que adoro este carro e prefiro usa lo no dia a dia esta bom para mim! Conforto , segurança , força e agilidade , corpo de tiozão e coração de garoto , [emoji109] [emoji109] [emoji109] [emoji109] [emoji109]

Abraço , prazer falar com vocês este assunto
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

lugier
GLS member
GLS member

por lugier » 21 Nov 2014, 19:52

Mantenedor escreveu:Ligier bom dia , obrigado por esclarecer duvidas sobre o militec.
Deixa eu me explicar melhor :
Quando mencionem conseguir melhor rendimento do motor no momento em que se encontra frio ou seja no processo de aquecimento.
Meu objetivo é justamente aproveitar o ótimo recurso de proteção do militec para amenizar o desgaste entre peças . Pelo que entendi o militec é um forte protetor e revestidor dos componentes do motor impedindo desgastes prematuros , principalmente quando se da a partida ao ligar o motor , o desgaste acontece principalmente por existir um tempo de ausência da lubrificação ao encher todo sistema de óleo.
Com relação a possível folga ou desgaste em meu motor , lhe asseguro que não existe!
Descartei está possibilidade pelos testes de compressão em cada cilindro do motor que faço com certa freqüência.
Verifiquei também o sistema de lubrificação e arrefecimento , tudo normal.
Antes da forja a 2 anos ! Eu utilizava Power Race junto com o óleo do motor , confesso que não sentia diferença no desempenho e funcionamento apenas no Cheirinho agradável e no bolso , kkkk.
Minha preocupação hoje é justamente manutenção preventiva e não corretiva.
Motores customizados ( forjados )
turbinados que utilizam pistões preparados para receber pressões altíssimas tendem a trabalhar com determinadas folgas recomendadas pelos próprios fabricantes , Ex: iasa , Iapel e inúmeros outros.
Você deve saber não é mesmo que esta folga se manifesta principalmente quando o motor ainda está em processo de aquecimento.
Desculpe o extenso texto mas é um assunto que me agrada muito e que acompanhei bastante a preparação destes meu motor.

Ainda falta alguns itens que fazem o motor do vectra 16 v.no meu caso. Funcionarem ainda melhor , mas para mim que adoro este carro e prefiro usa lo no dia a dia esta bom para mim! Conforto , segurança , força e agilidade , corpo de tiozão e coração de garoto , [emoji109] [emoji109] [emoji109] [emoji109] [emoji109]

Abraço , prazer falar com vocês este assunto

Então, eu falei da folga pois você mesmo mesmo disse que havia folga e que tinha que esperar esquentar para parar de bater, pois o pistão quando frio ele possui o formado Ovalado, quando começa a esquentar que ele expande e assume o formato da câmara de combustão.
Sem dúvidas, independente de resolver ou não seu problema, acho que o Militec seria indispensável para prevenir o desgaste prematuro das peças, principalmente na parte fria, que eu havia me esquecido de falar também.
Infelizmente essa parte de motores turbinados eu não entendo mesmo.
Ja experimentou usar um óleo com uma viscosidade mais alongada, tipo um 0w40? que lubrifique rapidamente os tuchos quando frio e que resista bem a temperatura na parte quente?
Também independente disso, experimente então usar o Militec, mal não vai fazer, e você nos relata se sentiu diferença.
Imagem

lugier
GLS member
GLS member

Re: Diário de um Vectra: Devidamente Credenciado e Cristaliz

por lugier » 21 Nov 2014, 20:00

Dia 21/11/2014 - Chegou o tão esperado adesivo do Clube do Vectra :102: , para realizar uma aplicação digna, mandei cristalizar (polir) os vidros especialmente para poder aplicar o adesivo do Clube :103: . O Processo consiste em remover aquelas marcas de chuva ácida que não saem mesmo depois de passar limpa vidros, através de um cristalizador da Wurth. Custo R$80,00

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

por Arquiteto » 21 Nov 2014, 21:37

legal ...

inovou no local lugier ...

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 21 Nov 2014, 22:05

Show [emoji106]

Imagem

Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 22 Nov 2014, 11:03

Bom dia Lugier tudo bem , me desculpe , se fui agressivo em outra mensagem , não quis dizer que não conhecia motores turbo.
Por favor não se sinta ofendido,não foi minha intenção.
Quando comentei sobre folga , achei que tinha entendido a que tipo eu me referia.
Neste processo de forja , o bloco é usinado com dimensões dos novos pistões ! É aí que se segue a orientação do fabricante dos pistões em manter folga de até : ? Para uma melhor vedação e ajustes dos pistões e anéis no bloco após atingir a temperatura ideal de dilatação.
Não tenho a certeza quanto deixaram de folga no meu motor ! Estou falando centésimos de milésimos , acredito que próximo disto para + ou para - .
É aí que o famoso lubrificante entra em ação , encontrar o óleo ideal que não sofra alterações com a alta temperatura e as variações de rotações e principalmente um resfriamento do motor.
A instalação de um intercooler seria a solução mas: O problema maior é encontrar espaço para um belo serviços destes. Aqui deve ter alguns vectras com intercooler mas não consegui fazer contato ainda e obter maiores e detalhes .

Agradeço mais uma pelo bom papo , se tiver alguma duvida posso ficar a vontade e perguntar ?

Obrigado , bom fim de semana..

Mantenedor\Vectracd\2.0\16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Levinthal
GLS member
GLS member
Nome Completo: João Victor Levinthal
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Levinthal » 23 Nov 2014, 03:20

Lugier,

somente agora que vi seu tópico. Parabéns pela iniciativa. Li de cabo a rabo e aprendi algumas coisas.

Deixo aqui meus agradecimentos e agora acompanharei oficialmente o tópico.

Parabéns e continue sempre assim! :wink:

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

563 mensagens