O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Diário de um Vectra: Válvula PCV
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

563 mensagens
Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 13:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Diário de um Vectra: Filtro do A/C, Vitaminas e Sucos

por Levinthal » 24 Dez 2014, 21:10

Lugier, muito bacana o talento!

Esse filtro de cabine é muito chato para trocar. Acabei de comprar a chave correta, que me custou R$80,00, mas pelo menos agora eu mesmo farei a troca em casa, quando bem entender!

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Filtro do A/C, Vitaminas e Sucos

por Thiago Menezes » 24 Dez 2014, 21:20

Muito bom lugier, também está na hora de trocar o óleo do meu, vou comprar 4 litros de Havoline 5w30 + filtro + b12, troco em casa mesmo, aproveito para fazer o procedimento de retirada do vestígio de óleo velho que fica no fundo do Carter ai fica 100% [emoji106]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 13:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Diário de um Vectra: Filtro do A/C, Vitaminas e Sucos

por Levinthal » 24 Dez 2014, 21:49

Thiago, a litragem do B12 se soma ao do óleo?

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Filtro do A/C, Vitaminas e Sucos

por Thiago Menezes » 26 Dez 2014, 21:41

Levinthal escreveu:Thiago, a litragem do B12 se soma ao do óleo?

Cumprimentos.

Sim levinthal, são 4 litros de óleo + 500 ml do b12 da os 4,5 litros do sistema, porém como recomendação do almeidao se não retirar os 200 ml que sobra no fundo do,Carter é melhor colocar 4,3 litros para não dar excesso!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por lugier » 28 Dez 2014, 04:15

Dia 26/12/2014 - Chegou o Filtro de AR Inflow, custo R$124,00 somado o frete + óleo para borrifar e o Filtro (só o filtro R$98,00)


Imagem

Aproveitei o mesmo dia para já efetuar a troca de óleo, que faço a cada 5mil Km. Comprei também 2 frascos de Militec 1 para adicionar ao óleo (270ml para os 4,5 litros), custo de R$144,00 as duas embalagens de militec 1.

Imagem

Comando de válvula sem nenhuma borra, limpinho por dentro, nem o verniz, que é base para a borra, possui.

Imagem

Analise do filtro magnético do cartér (bujão magnético), mesmo com o uso do militec, ainda sim encontra-se limalhas de desgaste do motor. A função deste bujão é reter as partículas de metal para manter o motor limpo e poder realizar estas vistorias.

Imagem

Bujão limpo

Imagem

Custo da mão de obra da troca de óleo, filtro de gasolina, filtro de ar R$30,00

Óleo usado - Mobil 5w40 SN sintético, R$27,00 o litro
FIltro de ar esportivo inbox InFlow, R$98,00
FIltro de combustível TECFILL, R$18,00
FIltro de Óleo Orignal ACDELCO, R$20,00
Militec 1, R$72,00 cada frasco de 200ml

Nestes 5mil Km, não houve queda do nível de óleo

Estou realizando esta postagem dia 28, até o momento, não percebi nenhum ganho de potência com o filtro, da mesma maneira que não percebi na troca do escapamento em uso URBANO, só vou ter uma noção quando viajar novamente. Esta última viagem eu percebi ganho de desempenho pela troca do escapamento, notei que nas ultrapassagens o câmbio não precisava reduzir tantas vezes a marcha como em outras vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 21:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Mantenedor » 28 Dez 2014, 07:26

Gostei da manutenção preditiva !

Mantenedor/vectra CD/2.0/16Vt./215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Levinthal
GLS member
GLS member
Mensagens: 509
Registrado em: 12 Mai 2013, 13:52
Nome Completo: João Victor Levinthal
Cidade: Manaus
Estado: Amazonas
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Levinthal » 28 Dez 2014, 14:07

Lugier,

que trato bacana na caranga. :D

Aqui meu motor roda exatamente igual ao seu. Bujão magnético + Militec-1. Meu próximo passo seria o InFlow. Podes dar seu parecer mais acurado daqui umas semanas? Participo do Clube do Civic e lá o pessoal percebeu melhora no consumo na ordem de 0,5km/l e queda de 0,5 segundos no 0 a 100 do carro. Achei uma mudança positiva, mesmo que sutil.

Cumprimentos.
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Thiago Menezes » 29 Dez 2014, 16:24

Bela manutenção Lugier, o meu vai ficar para depois do ano novo mesmo!

Parabéns.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por lugier » 02 Jan 2015, 06:03

Dia 30/12/2014 - Aos 126.860Km, portinhola da tomada 12v não para mais fechada, A mola funciona, porém ela não tranca. Será de fácil solução ou vou ter que trocar tudo?

Imagem
Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por lugier » 03 Jan 2015, 01:13

Dia 02/01/2015 - Enceradinho, plástico e couros hidratados, custo R$150,00

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 15:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Edcezar » 04 Jan 2015, 20:30

Lindas fotos, parabens pelo cuidado
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por lugier » 10 Jan 2015, 03:21

Dia 04/01/2014 - Hoje fechou 1 ano de convívio com o Vectra.

Um breve resumo neste primeiro ano:

Pontos Positivos: É um carro bastante confiável e acessível para os padrões de preço atuais, não existe concorrente na mesma margem de valor de mercado atual, que ofereça tantos opcionais, além dos mecânicos possuírem um conhecimento disseminado sobre a mecânica dele no mercado brasileiro.
É o melhor custo x benefício da categoria, sem dúvidas.

Pontos Negativos: Típicos da idade/kilometragem dele, também o velho defeito do empeno da tampa do comando causando vazamentos de óleo por todo lado, mas facilmente corrigíveis, pois suas juntas possuem valores de mercado bem em conta, mesmo comprado em Concessionária.

O que gostei: Putz é um vectra, o carro no lançamento custava R$79,900 reais, e é o Elite, pude comprá-lo por R$29,500. Rodas grandes, completo, bancos de couros. Atualmente coloquei central, e alguns spoilers que deram uma jovialidade, tirando aquele ar de carro de chefia. Eu só queria muito a versão com bancos elétricos e teto solar.
Ainda por onde passa, chama atenção. E hoje ja teve gente perguntando se eu vendia ele, mesmo ainda pagando as parcelas...

O que não gostei: Consumo, em primeiro lugar, apesar de eu ja ter ciência disso.
O defeito de vazamento de óleo me deixou bastante triste, gastei muito para deixar tudo sequinho, ainda volta e meia fico cuidado para ver se não volta. Ser perfeccionista é foda...
Eu acho que se a GM tivesse melhorado esse cabeçote e coletor de escape, poderiam aproveitar muito mais a eficiência do motor. Existiam motores com menores cilindradas e maior cavalagem já naquela época.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Arquiteto » 10 Jan 2015, 09:49

lindas fotos lugier ...

o Elite ta muito bem cuidado, realmente o vecta neste estado e como diz minha mulher um carrão

independente do ano ...rsrs

quanto ao motor nos NE a GM tentou mexeu nos pontos que vc falou

para resolver o consumo urbano e ganhar mais torque em baixa

neste ponto ate funcionou mas se perdeu no consumo rodoviario ...

mas no todo o conjunto e bem afinado

:88:

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Filtro do A/C, Vitaminas e Sucos

por lugier » 11 Jan 2015, 02:55

Levinthal escreveu:Lugier, muito bacana o talento!

Esse filtro de cabine é muito chato para trocar. Acabei de comprar a chave correta, que me custou R$80,00, mas pelo menos agora eu mesmo farei a troca em casa, quando bem entender!

Cumprimentos.


Realmente muito chato, mas pelo menos aqui não me cobram a mão de obra para colocar, então deixo para os mais experientes.
Imagem

Avatar do usuário
larussosan
GLS member
GLS member
Mensagens: 993
Registrado em: 04 Mar 2014, 20:48
Nome Completo: Daniel Larusso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por larussosan » 11 Jan 2015, 10:24

Linda máquina Lugier!!

Parabéns pelo cuidado e zelo pelo Vectrão!!! :38:

Como o Arquiteto disse acima, os NE vieram com cabeçote roletado e coletor de escape de plástico, com menor peso e maior eficiência, o mesmo motor de 128 cv pulou para 140cv no NE com um discreto aumento de torque. A Gm fez isso também em alguns motores VHC na mesma época (2009).

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 10:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Thiago Menezes » 11 Jan 2015, 16:22

Boa lugier! Estou super satisfeito com o meu também, como você disse tem os pontos positivos e negativos! A relação do vazamento é um problema crônico não só do nosso Vectra mas dos carros com 16v.

Mas se resolve com bem pouco e fazendo em casa mesmo! Na questão consumo resolvi e ainda de cara ganhei ipva com desconto e uma performance boa por ser um kit injetado de 5 geração. O que eu economizei já paguei o kit e já lucrei bastante até o momento, para você ter uma ideia ipva desse ano 499,90 [emoji106]

Quanto a questão desempenho sabesse que o ganho de torque e potência é muito maior com um duplo comando de cabeçote do que um cabeçote roletado, se você visualizar a questão motor convencional e a evolução do 16v e roletado no 16 o ganho é maior de potencia em dobro na gasolina! Sobre a questão torque em baixa, sem problemas o nosso Vectra entrega 90% do torque em 2 mil rpm e o restante até os 4 mil (informações da própria GM não sou eu que estou dizendo), não tem como em relação ao Vectra C o melhor motor em questão de performance e desempenho é o do 2.4, perdemos em,consumo mas vamos bem em desempenho e performance obrigado [emoji1] [emoji106]

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Camioneteiro f*[censurado]...

por lugier » 12 Jan 2015, 20:29

Dia 12-01-2014 - Bateram no meu vectra... :62: :62: :62: :62: :61:

Estava estacionando, e logo que parei, um camioneteiro sem C.. ânus... deu rê com tudo nele ao sair. Ainda bem que era carro de empresa e eu estava lá. Foi acionado o seguro dele e deverá ser substituído todo o parachoque e grade frontal superior. Eu exigi um parachoque novo pois coloquei ele novo a alguns meses atrás.

Sorte que não encostou nos faróis.

Vou aproveitar e tentar ver se coloco desta vez os sensores dianteiros de embutir, aqueles iguais da VW.
Também vou aproveitar a mão de obra e instalar a saia traseira.

Na foto parece pouco, mas craquelou toda pintura até o farol, e desalinhou com o paralama, além de ter quebrado a grade em cima também. Mas foda-se, olha o trabalhão que tenho com esse carro! quero tudo novo! :15:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 12:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Diário de um Vectra: Camioneteiro f*[censurado]...

por Julio Cesar » 12 Jan 2015, 20:38

Ave. ...mas logo logo o elite vai estar inteiro de novo. Fica em cima da seguradora principalmente pq vc é terceiro. Se for a mapfre eles enrolam pra caramba.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 20:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Diário de um Vectra: Camioneteiro f*[censurado]...

por lugier » 12 Jan 2015, 21:02

Julio Cesar escreveu:Ave. ...mas logo logo o elite vai estar inteiro de novo. Fica em cima da seguradora principalmente pq vc é terceiro. Se for a mapfre eles enrolam pra caramba.


Sorte quem vai fazer o serviço é o mesmo lugar que faço as pinturas de costume :40: , então ele vai cuidar pra mim.
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10655
Registrado em: 05 Abr 2013, 21:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Diário de um Vectra: Óleo Trocado e Filtro Esportivo

por Arquiteto » 12 Jan 2015, 21:41

que chateação Lugier ...

mais uns dias o carro internado ...logo agora que vc tinha feitos uns ups

que vc estava planejando a muito tempo ...

muita provação ... mas toca a bola pra frente e corre atras que daqui a pouco

vai estar tudo em ordem novamente ...

imagina se e um ze ruela sem seguro e sem ter onde cair motor ...

pelo menos acredito que vai ficar tudo como antes ... então procure não sofrer

demais ok

abração

563 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 285 visitantes

Bem-vindo: 23 Jun 2025, 20:18