por Robson Lott »
04 Nov 2013, 17:42
Tive um problema com a documentação do Vectra aqui no Ecuador. Recebi informações, do consulado do Ecuador no Brasil de como eu procederia com os papeis estando com o Vectra aqui.
Pois bem, as informações são completamente divergentes, e obviamente que, caso eu tivesse recebido as corretas, eu não teria gastado tempo, muito menos dinheiro pra trazer ele pra cá.
Ao me dar conta de como estava essa situação, decidi com minha mulher leva-lo o mais rápido possível para o Brasil, principalmente por conta de uma multa altíssima que estavam nos cobrando. Conversei com 3 advogados aqui e os mesmos chegaram numa barreira que é a lei de comercio aduaneiro que NÃO permite que eu fique aqui com o carro por mais de 90 dias e mais um montão de coisas... Completamente diferente do que eu tinha em meus e-mails do consulado, mas não adiantou.
Na quarta-feira 16, expliquei a situação para meu chefe que foi compreensível, troquei o óleo do motor (tava com seus 159k km – faltando menos de 1000km pra trocar), limpei os bicos injetores, troquei todos os filtros, conferi rolamentos, homocinéticas, freios... e parti pro abraço! Minha esposa ia encontrar comigo 2 dias depois, pois eu tinha a urgência de tirar o carro do Ecuador e ela tinha prioridades no trabalho. A intenção era levarmos o carro até Belo Horizonte para deixa-lo lá.
Mas na sexta-feira 18 é que a documentação ficou “pronta” para que eu pudesse tirar o carro daqui sem pendências. Daí acabou que decidimos que eu ia sozinho até Rio Branco/AC e deixaria o carro lá pra ser entregue em BH de caminhão cegonha. E assim foi! Rodei 3.800km atravessando o Peru, subindo e descendo os Andes, passando por inimagináveis paisagens novamente, saindo dos 5 graus andinos e enfrentando 35 graus da Amazônia peruana/brasileira. Deixei o carro na cegonha e voltei de avião para o Ecuador. Foi um gasto imprevisto, mas que não me deixou ilegal aqui, já que minha intenção é continuar trabalhando e vivendo alguns anos, tanto eu quanto a esposa..
Aproveitei muito o carro, isso foi bom! Curti muito ter esse carro comigo, mais que os outros que tive, inclusive porque esse carro não teve NADA de problemas em minhas mãos. E ele foi colocado a toda prova, tanto na ida, e agora, na volta! Nenhum pneu furado, nenhuma luz de injeção pra indicar mudanças bruscas de parâmetros. Tenho só 2 problemas para resolver que isso será verificado e fará parte da negociação: o botão do vidro elétrico do motorista que tive que abrir pra ver pq parou de funcionar, e a transmissão parou de funcionar a ré progressivamente. Ela começou com algumas vibrações, e as mesmas foram piorando, dando a impressão de que como se não tivesse conseguindo acoplar algo para tracionar o carro pra trás. E assim piorou até eu não forçar mais. Falando nisso, nunca forcei o funcionamento da transmissão. Sempre espero acoplar antes de sair, acelero progressivamente e outros cuidados. Troquei o fluido dela também por um ATF tipo Dexron II da Penzoil aqui em Cuenca, acreditando que isso pudesse resolver o problema da ré, e por ter quase 40k km que foi feita uma grande revisão.
E estou com o carro a venda... Não adianta manter ele no Brasil, pois não tenho a mínima condição (ainda) de ter um carro parado, descapitalizado. Ainda mais que não pretendo comprar outro tão cedo, pois tenho que tapar os buracos desse problema.
Abraços à todos!
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!
Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km
http://bit.ly/11uJZUg