Ar condicionado apresenta problemas...Estava dirigindo para o trabalho pela manhã numa via expressa com ar ligado, de repente a ventilação disparou como se estivesse pulado para a posição 8 ou 9, mas no visor marcava 3. Com o carro em movimento tentei varias vezes reduzir a velocidade do ventilador e nada. Resolvi desligar o ar e acreditem, o ventilador continuou travado. Só desligou mesmo quando retirei a chave do contato. Nesse momento reparei algo diferente. Depois de desligado o painel, a central do ar acende e 2 tracinhos “_ _” aparecem no visor da temperatura, depois se apaga.
Cheguei em casa e a primeira coisa foi vasculhar o manual de instruções e encontrei a seguintes informações:
![Imagem](https://imageshack.com/a/img855/3764/r8e.png)
Tentei o procedimento e nada...
Precisava fazer o ventilador parar, pois não dava pra ficar aquele vento lá dentro, mais o ruido alto. Resolvi procurar o fusível do ventilador, não encontrei, mas encontrei esse relê:
![Imagem](https://imageshack.com/a/img835/1353/0b4q.jpg)
Retirei e o ventilador parou...
Depois disso, comecei a buscar por soluções no clube e encontrei um “how to” do José Leal:
Manutenção na resistência do ventilador interno ->
viewtopic.php?f=49&t=75&p=12668#p12668Antes de mais nada, testei o relê, trocando ele de lugar com um idêntico que fica na caixa de fusíveis próximo a bateria, mas também nada. O jeito foi cair de cara no tutorial do José Leal e repare que o processo de desmontagem da resistência não é fácil, mas se tiver paciência e calma, dá tudo certo.
![Imagem](https://imageshack.com/a/img541/8087/7b5y.jpg)
Limpei a resistência que não se encontrava suja. Limpei o conector com “Limpa Contatos” e também verifiquei o rele que fica na resistência, ao colocar a velocidade 9 dava pra ver ele atuar.
Resolvi chamar um amigo que manja de eletrônica e mostrei pra ele o diagrama elétrico do ar. Ele bateu o olho e disse, só pode ser nessa peça.
Com a peça fora do carro, o multímetro acusava curto em um dos transistores da placa. Depois ele testou com multímetro no local e vejam, a solda do transistor estava entrando em ponto de fusão ao funcionar.
![Imagem](https://imageshack.com/a/img833/5397/6l6a.jpg)
Poderia partir para a substituição do transistor, mas já não me restava paciência...
Comecei a busca pela peça original. Os orçamentos foram superiores a R$850,00 nas concessionárias e de R$350,00 a R$600,00 em casas especializadas. Buscando mais um pouco, encontrei na PACCINI em Americana/SP (auto-peças especializada em refrigeração automotiva) por R$220,00 em 2 vezes no cartão. Comprei, substituí e está tudo perfeito!