A sangria do sistema de freio foi feita utilizando este fluido
que por sinal é melhor, e mais barato que o Bosch DOT 4, o fluido antigo saiu preto e extremamente viscoso, principalmente nas rodas traseiras, indicando ai que provavelmente nunca tivesse sido trocado.
A suspensão traseira estava extremamente baixa e pulando muito, indicando ai um cansaço dos amortecedores traseiros, então apos analise da suspensão traseira, pelo estado da mola, decidi trocar o conjunto

as molas estavam com pequenos pontos de corrosão, devido ao carro passar ai provavelmente toda sua vida em litoral
então apos uma saga quase interminavel acabei encontrando as molas originais na accioly e por um preço bem camarada, em torno de R$80,00 cada, então comprei as mesmas e para aproveitar o frete comprei uns detalhes que só a accioly mesmo vende rsrs
Eis as molas originais gm


Aproveitei para comprar esses adesivos que vão no painel dianteiro, paguei uma bagatela, enquanto alguns ladrões no mercado livre estavam pedindo 20 reais em cada um... absurdo


Parafusos e mais parafusos


E os amortecedores... comprei turbogás cofap, afinal a gm tambem os usa, e na sua rede autorizada custa um absurdo

No dia da retirada dos amortecedores, constatei que de fato os mesmos eram originais do carro e nunca tinham sido retirados de la, nos parafusos ainda havia aquele lacre químico de tinta
Coluna extremamente enferrujada

Nesta foto da para perceber uma data "11/2000"

A mola com muita ferrugem, cheia de estourados

Coxins, batentes e espaçadores todos em otimo estado, voltaram todos pro carro, apenas o batente da haste aquela espuma amarela que simplesmente nao existia mais, e um guarda pó que sequer tem codigo no cep chev para comprar separado.

Amortecedor novo, fiz tudo como manda o figurino, fiz o "escovamento" acho que este é o termo correto em que vc força o amortecedor até o fim e deixa o mesmo voltar no intuito de eliminar as possiveis bolhas de ar que venham a interferir em seu funcionamento

Batente do amortecedor simplesmente nao existia mais

caixa de roda metade limpa metade suja

Eis a altura do carro, ficou incrivelmente mais alto que antes, porem apos poucos km acabou baixando mais um dedo, provavelmente devido ao assentamento das molas e amortecedores

E simplesmente mudou da água para o vinho a suspensão traseira do vectra é coisa de outro mundo, extremamente estável e seguro em altas velocidades, relativamente dura quando comparada a carros com eixo de torção, mas nada que chegue a incomodar quem vá atrás, muito em breve será feito um alinhamento tecnico com gabarito de suspensão completo